Benfica goleou Sporting na Taça da Liga feminina

por Mário Aleixo - RTP
Cloé Lacasse na condução da bola, ela que foi uma das figuras do jogo D.R.-Catia Luís-slbenfica

O Benfica voltou hoje a golear o Sporting, por 4-1, desta vez a contar para a primeira mão da meia-final da Taça de Liga de futebol feminino, e deu um passo de gigante rumo à final da competição.

Apenas quatro dias após vencer as "leoas" por 5-0, no Estádio da Luz, nos quartos de final da Taça de Portugal, as encarnadas voltaram a superiorizar-se às verde e brancas incontestavelmente, com dois golos em cada metade do encontro, por Cloé Lacasse (16 e 42 minutos), Jéssica Silva (69) e Kika Nazareth (77), contra o tento solitário de Chandra Davidson (55) pelas visitantes.

O Benfica mostrou de imediato que ia à procura de repetir o feito e não precisou sequer de um minuto de jogo para criar as primeiras oportunidades. Hannah Seabert defendeu o remate de Cloé Lacasse (20 segundos) e Pauleta (56 segundos) rematou a centímetros do poste da baliza adversaria.

O golo das "águias" acabou por chegar após mais um lance de Cloé Lacasse no flanco esquerdo. A canadiana ofereceu o golo a Jéssica Silva, que chegou atrasada para o desvio, mas Catarina Amado, na insistência, devolveu a Lacasse (16), que só teve de encostar para as redes na pequena área.

As oportunidades do Benfica sucediam-se e Cloé Lacasse (42) "bisou" ainda na primeira parte, finalizando uma triangulação perfeita com Kika Nazareth e Jéssica Silva, após uma perda de bola do Sporting na construção ofensiva.

Só depois disso as verde e brancas criaram algum perigo e foi no seguimento de erros das benfiquistas.

Primeiro, Rute Costa abordou mal uma bola longa e deixou-se antecipar por Ana Capeta (45), mas a avançada deixou a bola escapar pela linha de fundo; depois, Pauleta ofereceu a bola a Cloé mas a canadiana levou o esforço individual longe demais e perdeu a bola para a guarda-redes adversária.

O Sporting reduziu mesmo a desvantagem por Chandra Davidson (55), na finalização de um contra-ataque que a própria conduziu e teve alguma sorte num ressalto, após tabelar com Jéssica Silva, para ganhar posição de remate dentro da área adversária.

Mas o Benfica conseguiu chegar ao 3-1 por Jéssica Silva (69), desmarcada por um passe de 50 metros de Pauleta, ainda antes de a sportinguista Fátima Dutra (72), com duas faltas duras sobre adversárias em menos de um minuto, ser expulsa por acumulação de amarelos.

O domínio do Benfica já era incontestável e, em superioridade numérica, ganhou expressão com mais um golo de Kika Nazerth (70), na conclusão de uma jogada individual de Lacasse sobre a linha de fundo.

A segunda mão está marcada para 8 de fevereiro, na Academia de Alcochete, onde as sportinguistas terão a árdua tarefa de recuperar de uma desvantagem de três golos se quiserem chegar à final da competição.


pub