Cerca de 30 elementos da PSP recusam entrar no jogo entre Guimarães e Porto

por Lusa
Legenda da Imagem Reuters

Cerca de 30 elementos do Corpo de Intervenção da PSP do Porto recusaram este domingo entrar no estádio Dom Afonso Henriques para fazer policiamento de visibilidade no jogo entre o Vitória de Guimarães e o FC Porto.

De acordo com indicação dada à agência Lusa por fonte policial, a recusa foi uma forma de protesto, tendo os elementos do corpo de intervenção apenas acompanhado os adeptos do FC Porto entre os autocarros e a entrada do estádio.

A fonte disse ainda que os polícias só entrarão no estádio caso "haja necessidade de intervir para manter a ordem pública".

Dentro do estádio estão outros elementos das equipas de intervenção rápida da PSP, aqueles que recebem gratificados -- horas extra pagas, neste caso, pelo clube anfitrião - para fazer este tipo de trabalho.

Na sexta-feira, a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) avisou que os elementos do corpo de intervenção e das equipas de intervenção rápida iriam realizar várias ações de protesto no início do campeonato.

Em causa está o não-pagamento dos gratificados para estes profissionais.

A ASPP tem alertado o Governo para a necessidade de rever os modelos de policiamento de futebol profissional, considerando que os clubes devem pagar este trabalho feito pelos polícias.

O jogo entre o V. Guimarães e o FC Porto teve início hoje às 20:30, devendo terminar por volta das 22:00.

 

pub