Estoril vence Casa Pia e garante entrada em 2021 na liderança da II Liga

por Lusa
Nuno Patrício - RTP

O Estoril Praia venceu esta quarta-feira no terreno do Casa Pia, por 2-0, em jogo da 13.ª jornada da II Liga portuguesa, e garantiu a continuidade na liderança da prova à entrada para o ano de 2021.

O resultado foi construído na segunda parte. Aos 53 minutos, o central Hugo Gomes abriu a contagem e Bruno Lourenço, aos 79, fechou o marcador em 2-0.

Com este triunfo, a equipa orientada por Bruno Pinheiro mantém a liderança da II Liga, agora com 30 pontos, distanciando-se da Académica e ficando à espera do que pode fazer o Feirense, frente ao Leixões. Já o Casa Pia, com 17 pontos, mantém-se a meio da tabela, em nono lugar, com 17 pontos.

Apesar da condição de visitante, o Estoril Praia entrou em Pina Manique com o foco na liderança e desde o primeiro minuto que assumiu a iniciativa de jogo.

A equipa de Bruno Pinheiro dominou por completo o ritmo de jogo, os números de posse de bola foram esmagadores na primeira parte, mas apenas por duas ocasiões os avançados 'canarinhos' levaram algum perigo à baliza de Ricardo Batista.

Aos nove minutos, o remate de Franco saiu por cima da baliza dos 'gansos' e, aos 38, após boa jogada de entendimento no flanco esquerdo entre Joãozinho e Crespo, Franco voltou a vacilar e atirou frouxo para as mãos de Ricardo Batista.

O Casa Pia, que passou quase todo o primeiro tempo remetido ao seu meio-campo defensivo, saiu da 'toca' já em tempo de compensação da primeira parte, num remate de Vítor Gonçalves à trave, que podia ter levado a equipa da casa para os balneários em vantagem.

O Estoril Praia voltou a entrar com sinal mais para a segunda parte, mas, desta feita, foi mais eficaz na primeira ocasião de que dispôs: aos 53, na sequência de um canto e de alguma confusão na área do Casa Pia, Hugo Gomes acabou por ser o mais lesto e empurrou a bola para o fundo da baliza lisboeta, colocando a equipa da Linha na liderança.

Forçado a mudar de estratégia para recuperar da desvantagem, o Casa Pia subiu as suas linhas e, nos minutos seguintes, passou a ganhar os duelos a meio-campo. Em duas recuperações, Christian apareceu em boa posição de remate e só defesas atentas de Dani Figueira impediram o brasileiro de festejar.

Aos 70, Yakubu Aziz podia ter sentenciado o jogo, mas, depois de bater os centrais casapianos, já sem força, o avançado rematou sem força para uma defesa fácil de Ricardo Batista.

O segundo golo do líder da II Liga acabaria por chegar à beira dos 10 minutos finais. Aos 79, depois de um lance ganho a meio-campo por André Franco, João Carlos levou a bola até ao flanco esquerdo, Joãozinho cruzou com mestria para a pequena área e Bruno Lourenço apareceu a finalizar sem oposição.
pub