Quatro seleções apuradas no Europeu de hóquei

por Mário Aleixo - RTP
A seleção aproveitou a folga de terça-feira no Europeu para treinar FPP

Portugal e França, no Grupo A, e a anfitriã Espanha e a Itália, no B, já garantiram um lugar nos quartos de final do Europeu de hóquei em patins, a decorrer na Corunha.

A formação de Luís Sénica, que  na terça-feira aproveitou o dia de folga para treinar, foi alcançada no topo do agrupamento pela França, que goleou a Áustria por 14-3, num resultado que qualificou os gauleses e também o conjunto luso.

Sobre esta pausa na competição o treinador nacional desvalorizou-a embora tenha dito que prefere jogar sem paragens.


O selecionador nacional Luís Sénica, na hora de fazer um balanço ao arranque do Europeu, em declarações ao jornalista da Antena 1 Pedro Ferreira, fez questão de expressar uma ideia de que não abdica: "Pela história e pelo passado, a Itália e a Espanha num primeiro plano, mas atenção à França. Já não é uma equipa que é uma esperança, já tem de ser assumida como candidata".

Sobre as dificuldades que espera encontrar daqui para a frente Luís Sénica falou com cautela: "Creio que a maioria das seleções ainda não abriram na totalidade o seu jogo. São competentes, fazem o que é estritamente necessário”.



No Grupo B, a equipa local bateu a Alemanha 7-1, num jogo em que o hoquista do Sporting, Ferran Font, voltou a marcar, enquanto a Itália goleou a Holanda por 15-4.

Na vitória dos transalpinos, o novo jogador do FC Porto Giulio Cocco assinou um "hat-trick", tal como Alessandro Verona, que ultrapassou o capitão português, João Rodrigues, na lista dos melhores marcadores, e também Davide Banini.
Outros portugueses em destaque
Outro dos destaques da terceira jornada foram as estreias a vencer de Andorra e Inglaterra sobre a Suíça e Bélgica, respetivamente, com os jovens andorrenhos a entrarem a perder na partida, para proporcionarem uma reviravolta e vencerem por 3-2.

Na partida que marcou um confronto entre portugueses, a Inglaterra, do treinador Carlos Amaral, venceu a Bélgica, dos hoquistas Nuno Rilhas, Marco Miguéis e Sérgio Rita, por 14-2, numa boa "performance" de Alex Mount, jogador da Sanjoanense, ao apontar seis golos, enquanto Serge Berthels, o mais velho de sempre num Europeu, marcou o último tento.

Esta foi a primeira vitória dos ingleses na competição, resultado que ainda permite a passagem à próxima fase da prova, num grupo que conta com as já apuradas Espanha e Itália.

Esta quarta-feira, Portugal volta a jogar, desta feita contra a Áustria, às 21h00 hora portuguesa, encerrando um dia que conta ainda com os duelos França-Suíça, Itália-Alemanha e Bélgica-Espanha.

pub