COI vai analisar alegadas irregularidades na atribuição dos Jogos Olímpicos Rio2016

por Lusa
Reuters

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje que vai contactar as autoridades judiciais francesas na sequência de acusações de alegadas irregularidades na atribuição dos Jogos Olímpicos Rio2016, noticiadas pelo jornal Le Monde.

Segundo o jornal, o ex-atleta namibiano Frank Fredericks possuía uma sociedade nas ilhas Seicheles que no mesmo dia em que a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sede dos Jogos Olímpicos de 2016 recebeu uma verba de 299.300 dólares (cerca de 283.574 euros).

O porta-voz do COI, Mark Adams, garantiu que o organismo acredita que ex-atleta namibiano Fredericks “vai disponibilizar todos os elementos que provam a sua inocência”, de forma a contrariar as acusações feitas hoje pelo jornal gualês.

Adams explicou que o antigo velocista já contactou a Comissão de Ética do COI para esclarecer a situação.

Frank Fredericks terá dito que a verba em causa foi depositada pela Pamodzi Sports Consulting, uma empresa gerida por Papa Massata Diack, que se dedica à promoção de programas de marketing desportivo da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

“A Comissão de Ética está a analisar as alegações para clarificar todo o assunto”, referiu Mark Adams.

O jornal francês também alude a um pagamento feito por um empresário brasileiro a Lamine Diack, antigo presidente da IAAF, três dias antes da eleição da sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Franck Fredericks, que já presidiu à Comissão de Atletas do COI, integra atualmente a Comissão de Avaliação das candidaturas aos Jogos de 2024.
pub