Pichardo de ouro

por Mário Aleixo - RTP
Pablo Pichardo a mostrar a medalha de ouro ao mundo José Coelho-Lusa

O atleta português Pedro Pichardo, que se sagrou campeão olímpico do triplo salto, recebeu a medalha de ouro eram 10h51, em Lisboa.

Ar calmo, ladeado dos dois atletas, chinês e burquinense, apesar de estar de máscara (consequência da pandemia), o saltador cantou a portuguesa como tinha prometido enquanto a bandeira de Portugal subia no mastro.


O atleta luso recebeu a medalha e exibiu-a, perante um estádio quase vazio, para o grupo de portugueses que estavam na bancada (treinador e outros atletas nacionais).

Depois falou à reportagem da RTP para dizer o que lhe ia na alma e da vontade em bater o recorde do mundo.


Pichardo venceu o concurso com um salto de 17,98 metros, conquistando a primeira medalha de ouro para Portugal em Tóquio2020, depois da prata de Patrícia Mamona na prova feminina do triplo salto e das de bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg) e do canoísta Fernando Pimenta (K1 1.000).

O atleta natural de Cuba, de 28 anos, efetuou o seu melhor salto, de 17,98 metros, à terceira tentativa, e bateu o seu recorde nacional por três centímetros, impondo-se ao chinês Yaming Zhu, com 17,57, e ao burquinense Fabrice Zango, com 17,47, que conquistaram as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.
pub