Clubes das ligas profissionais alemães contra alterações na Liga dos Campeões

| Liga dos Campeões

Alterações na Liga dos Campeões foram descartadas
|

Os 36 clubes das ligas de futebol profissional alemãs opõem-se por unanimidade aos projetos de alteração do formato da Liga dos Campeões, anunciou esta quarta-feira o organismo que rege as competições profissionais germânicas.

“O conceito que a Associação Europeia de clubes (ECA) tem atualmente em discussão teria consequências inaceitáveis nas ligas nacionais. Não pode ser aplicado desta forma”, refere um comunicado da Liga Alemã de Futebol (DFL), publicado no final de uma Assembleia-Geral.

A proposta da ECA, apoiada pela UEFA, prevê a alteração do modelo da atual Liga dos Campeões, que manteria as atuais 32 equipas, mas substituiria os atuais oito grupos de quatro equipas por quatro grupos de oito.

Este modelo permitiria a todas as equipas realizar um mínimo de 14 jogos, sete em casa e sete fora, sendo despromovidas quatro delas no final de cada época e substituídas por outras tantas.

A DFL está preocupada com a dificuldade de gerir os calendários das competições nacionais, que considera “estarem em perigo”, caso a proposta seja aprovada.

O presidente da DFL, Christian Seifert, disse estar convencido de que a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, reconheçam a importância das ligas nacionais e conduza o processo de reformulação da competição com clarividência.

A informação mais vista

+ Em Foco

A Festa dos Tabuleiros regressa às ruas da cidade de Tomar. Um longo desfile em que 750 tabuleiros são transportados por mulheres.

    Os líderes europeus não chegaram a acordo sobre quem deve liderar a União nos próximos cinco anos.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.