Liga Europa. Benfica à prova em Toulouse

por Mário Aleixo - RTP
Rafa é a arma mais poderosa apontada à baliza dos franceses slbenfica

O encontro entre o Toulouse e o Benfica, da segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, realiza-se na quinta-feira, a partir das 17h45 (em Lisboa), em Toulouse. Os encarnados partem na defesa de um golo de vantagem alcançado na primeira mão.

Dois penáltis concretizados pelo argentino Ángel Di María, aos 68 e 90+8 minutos, com um tento do dinamarquês Mikkel Desler pelo meio, aos 75, selaram o 2-1 do Benfica, que, assim, arrancou pela 29.ª vez um duelo europeu com uma vitória caseira por um golo.

Para o desafio desta quinta-feira o cenário em cima da mesa pode acabar por ser mais favorável à turma portuguesa. O Toulouse está obrigado a arriscar, e por isso deve desfazer a linha de cinco defesas, e assumir um pouco as despesas do encontro. Essa pode ser uma grande dor de cabeça para Carles Martínez, pois a experiência interna em igual cenário não tem sido famosa. 

O Toulouse venceu apenas uma vez em casa para a Ligue 1, mas para a Liga Europa ainda ninguém saiu da ilha Ramier a rir: Liverpool e Linz perderam e Saint-Gilloise empatou. 

A grande dúvida centra-se em torno da utilização de João Neves, por força do estado emocional do jogador que viu falecer a mãe nos últimos dias. O treinador do Benfica, Roger Schmidt, mostrou-se chocado com o drama familiar do jogador do Benfica e garantiu que ele quis estar com a equipa, mas não revelou se o médio vai ser titular.

De resto, o treinador alemão do Benfica deve optar pelos seus jogadores de eleição: nomes como Bah ou Aursnes devem figurar nas alas, tal como Di María e Arthur Cabral vão entrar nas escolhas iniciais. 

Já o Toulouse está moralizado, não só por ter o fator casa, mas também pela vitória que conseguiu no passado em casa do Monaco. As boas respostas devem fazer com que o treinador catalão de 40 anos mexa pouco na equipa, no entanto a forma de entrar em campo deve ser um pouco distinta.



pub