Noite europeia agridoce para Benfica e Sporting

por Mário Aleixo - RTP
A equipa do Benfica estreou-se a ganhar na Turquia e festejou Epa-Tolga Bozoglu

O Benfica ficou mais perto dos oitavos de final da Liga Europa de futebol, depois de ter vencido fora o Galatasaray, ao contrário do Sporting, que foi derrotado em casa pelo Villarreal.

Na primeira mão dos 16 avos de final da prova, o Benfica venceu em Istambul, por 2-1, enquanto o Sporting saiu derrotado do Estádio José Alvalade, por 1-0.

Mesmo com seis alterações no "onze" inicial, com destaques para as estreias de Ferro e Florentino nas competições europeias, o Benfica somou a primeira vitória de sempre na Turquia, com golos de Salvio (27 minutos, de grande penalidade) e Seferovic (64), com Luyindama (54) a reduzir para os turcos.

Destaque para os jovens provenientes do centro de formação do Seixal Rúben Dias, Ferro, Yuri Ribeiro, Florentino (o melhor em campo), Gedson e João Félix que num palco temível como é o "inferno de Istambul" mostraram o porquê do treinador Bruno Lage ter apostado neles.

Sempre ponderado nos seus comentários o treinador dos encarnados explicou que as escolhas que fez para o jogo tiveram a ver com a necessidade de gerir a intensidade competitiva de alguns jogadores sem abdicar da aposta nas provas em que a equipa está inserida.

O técnico fez questão de lembrar ainda que conta com todos os jogadores e que esta afirmação é uma frase sentida e não apenas dita.



Perante uma equipa que não vencia há 10 encontros e está em zona de despromoção na liga espanhola, o Sporting foi batido com um golo marcado logo aos três minutos, por Pedraza, tendo terminado o encontro com 10 jogadores, devido à expulsão de Acuña, aos 76.

No final da partida o técnico holandês do Sporting, Marcel Keiser, reconheceu a má exibição da equipa, justificada pelas dificuldades sentidas em ter a bola e pela falta de confiança dos jogadores.


Arsenal derrotado na Bielorrússia
A grande surpresa da noite de quinta-feira aconteceu na Bielorrússia, onde o favorito Arsenal acabou batido pelo BATE Borisov, por 1-0, com um golo de Dragun (45 minutos), numa partida em que os "gunners" terminaram reduzidos a 10, por expulsão de Lacazette (85).

O Olympiacos, de Pedro Martins, empatou em casa com o Dínamo Kiev (2-2), com o egípcio Hassan, ex-Rio Ave e Sporting de Braga, e Gil Dias a marcarem os golos dos gregos, que ainda tiveram José Sá e Podence no "onze".

O Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, esteve quase 80 minutos em desvantagem numérica, mas conseguiu empatar 2-2 em casa com o Eintracht Frankfurt, que teve Gonçalo Paciência no banco de suplentes.

A jogar em casa, o Rennes permitiu ao Betis, com William Carvalho na equipa, empatar o encontro a três golos, depois de a equipa espanhola ter estado a perder por 3-1.

O Sevilha, com André Silva a titular, e o Inter, com Cédric Soares no "onze", conseguiram importantes vitórias por 1-0 fora de casa, sobre a Lazio e o Rapid Viena, respetivamente.

Também triunfos forasteiros conseguiram o Nápoles (3-1), Chelsea (2-1) e Valência (2-0), com Gonçalo Guedes na segunda parte, sobre Zurique, Malmö e Celtic, respetivamente.

Além do BATE Borisov, apenas Club Brugge, sobre o Salzburgo (2-1), e Viktoria Plzen, frente ao Dínamo Zagreb (2-1), venceram em casa.

Os jogos da segunda mão estão marcados para 20 e 21 de fevereiro.

pub