Grande final, Espanha vs Holanda
Este domingo termina o Mundial2010 com uma final inédita entre a Holanda e a Espanha. A Holanda já é repetente neste palco, enquanto a Espanha estreia-se numa final de um Mundial de futebol. Em 6 jogos, a ‘laranja mecânica’ teve seis vitórias. Por seu lado, a campeã da Europa só teve uma derrota, frente à Suíça. O Soccer City será mais uma vez o palco do mundo.
O encontro é desejado peloas duas nações de uma forma intensa, já que a Espanha nunca viveu estas emoções e a Holanda tenta conquistar um troféu perdido em outras ocasiões.
O estádio Soccer City, em Joanesburgo, a partir das 19:30 (hora de Lisboa), será demasiado pequeno para todos os amantes do futebol. Em Espanha, reina a confiança. Para o lado dos países baixos, a Holanda está completamente pintada de laranja. Na África do Sul, o clima é de fim de festa, com o sentimento de dever cumprido.
A Espanha, que afastou Portugal nos oitavos-de-final, pode realizar um feito como poucas selecções o fizeram: juntar o título europeu ao título mundial. Para isso, david Villa e companhia partem com um ligeiro favoritismo. Por seu lado, os holandeses tenteam, à terceira, arrebatar o único troféu que falta no futebol.
A "laranja mecânica", que tem em Wesley Sneijder e Arjen Robben as suas
principais figuras, procura retificar os desaires sofridos nas finais dos
Mundiais de 1974 e 1978 frente às anfitriãs RFA e Argentina.
A Espanha, liderada pelos cerebrais Xavi e Iniesta e pelo goleador David
Villa, também procura rescrever a história e tornar-se o terceiro país a
juntar o título mundial ao europeu, depois da RFA (1972 e 1974) e da França
(1998 e 2000).
A festa tem início às 19.30H, antecedida por um espectáculo da organização. Os festejos, esses, prometem ser longos, talvez mesmo aqui ao lado de Portugal.