Portugal preparado para alterar historial frente à Alemanha, diz Eduardo

por RTP com Lusa
Legenda da Imagem reuters

O guarda-redes Eduardo garantiu hoje que a seleção portuguesa de futebol está preparada para alterar o recente historial contra a Alemanha, na estreia no Mundial2014, alertando que Portugal também é uma equipa temível.

"O que posso garantir é que no futebol todos os jogos são diferentes. Vamos querer mudar historial e estamos preparados para o fazer. Portugal também é uma equipa temível, pela qualidade que temos, que também preocupa os adversários. Estamos mais concentrados no que podemos fazer, que pode ser muito", disse.

Em conferência de imprensa no centro de treinos da Ponte Preta, em Campinas, a dois dias da partida com a Alemanha, marcada para segunda-feira em Salvador, Eduardo recordou que não há vencedores antes do início dos encontros, apesar de Portugal ter perdido os três últimos confrontos com os germânicos, o último dos quais na estreia no Euro2012.

"As pessoas atribuem sempre o favoritismo através do passado, o historial não está a nosso favor, mas estamos a tempo de mudar. O jogo ainda está para vir e temos oportunidade de mudar esse historial. Estamos motivados e confiantes de que o podemos fazer", afirmou.

Eduardo garantiu que "a motivação é a melhor possível, o grupo está
saudável, está com vontade de começar, determinação e vontade ao limite", assim como Cristiano Ronaldo, que o guarda-redes garantiu que está a cem por cento.

O selecionador da Alemanha disse que Portugal é o campeão do Mundo do contra-ataque, tendo Eduardo dito que essa é apenas uma das armas de Portugal, em que jogadores com Nani e Cristiano Ronaldo podem fazer a diferença.

"Estamos preparados para tudo. É um erro está a precaver o que as outras equipas fazem. Estudamos os adversários, mas o futebol é imprevisível. A Alemanha, como grande equipa, pode tentar assumir o jogo, mas nós também vamos dizer que estamos presentes neste Mundial e estamos preparados", garantiu.

Apesar das grandes probabilidades de ser suplente no Mundial do Brasil, quatro anos depois de ter sido titular na África do Sul, Eduardo diz que "são situações diferentes, são fases da carreira", garantindo que vai apoiar o colega que for titular.

"No último Mundial tive o privilégio de jogar, neste pode não ser assim. Mas garanto o meu empenho e que a minha forma de estar não foi alterada. Vou dar tudo e deixo o resto para o selecionador", disse.

Eduardo lembrou que Rui Patrício "fez todo o trajeto até ao Mundial",
mas que, tanto ele como Beto, estão a dar o melhor e "tentar estar o melhor possível para o dia" do jogo, deixando a decisão final para Paulo Bento.


"Aconteça o que acontecer, 1/8o titular 3/8 terá o apoio de todos, como tem acontecido sempre. A seleção está bem guardada na baliza", sublinhou.

Sobre o horário do encontro com a Alemanha, marcado para as 13:00 locais (17:00 em Lisboa), pouco habitual na Europa, Eduardo diz que está "tudo preparado", lembrando que todas as equipas vão jogar a horas pouco comuns e afiançando que "é um fator a ter em conta, mas que não vai servir de desculpa".

"É óbvio que quando o campeonato começa, o tempo passa mais depressa, estamos a ver os jogos. Sentimos que a nossa hora está a chegar, mas estamos tranquilos. A maior parte dos nossos jogadores têm experiência ao mais alto nível e saberemos ultrapassar essa barreira e estaremos preparados mentalmente para o jogo", afirmou.

Questionado sobre a goleada sofrida pela campeã Espanha frente à Holanda (5-1), Eduardo diz que é também um alerta para Portugal, porque "não há jogos fáceis e que tudo pode acontecer", aproveitando para defender o guarda-redes espanhol Iker Casillas.

"Tem-se dito muito sobre o Iker. Toda a gente tem um dia mau. Ele continua a ser um dos melhores do Mundo. Ninguém pode questionar o valor dele. Às vezes esquecem-se que os guarda-redes são humanos", disse.

Na segunda-feira, Portugal joga com a Alemanha, na primeira jornada
do Grupo G, às 13:00 locais (17:00 em Lisboa), em jogo que será dirigido pelo sérvio Milorad Mazic, defrontando depois os Estados Unidos, a 22 de junho, em Manaus, e o Gana, a 26, em Brasília.


pub