Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui os desenvolvimentos da propagação do novo coronavírus à escala global. Há nesta altura registo de 33 vítimas mortais.

Mais atualizações

23h00 - As críticas de Cabrita

O ministro da Administração Interna realçou no final da segunda reunião da Estrutura de Monitorização do estado de emergência, que as forças de segurança verificaram nos primeiros dias a prática de um conjunto de comportamentos que são "absolutamente inaceitáveis".

"A realização de atividades físicas, de caminhadas, que são incentivadas, devem ser feitas na área de residência. Isto é, não se justifica, de modo algum, a deslocação em viatura automóvel para áreas de prática de passeio, sobretudo quando tal decorrer em áreas em que facilmente se verifica a concentração de um número elevado de pessoas", advertiu Eduardo Cabrita.

O governante sublinhou que o "risco de contágio pela covid-19 é igual em todas as áreas do país", e, por isso, o perigo de "ter um ajuntamento à porta de um estabelecimento de uma grande cidade ou em torno de um pequeno café de aldeia é exatamente o mesmo".

22h18  - Covid-19. Hábitos dos portugueses estão a mudar com a pandemia
 

22h06 - Brasil com mais casos positivos e mais mortos

O número de casos positivos do novo coronavírus no Brasil ultrapassou os dois mil. Há 2201 infetados e 46 mortos, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

Na segunda-feira, o Brasil tinha 1.891 infetados.

São Paulo é o estado brasileiro mais afetado pelo coronavírus, contabilizando 40 mortos e 810 infetados. Segue-se o Rio de Janeiro com seis óbitos e 305 casos confirmados de infeção.

22h05 - Autoridade norte-americanas dizem que já foram realizados no país 370 mil testes ao novo coronavírus

21h42 - 27 detenções por violação das regras do estado de emergência

O ministro da Administração Interna adiantou hoje que entre as 00:00 de domingo e as 20:00 de hoje foram registadas 27 detenções por "violação das regras" do estado de emergência decretado devido à pandemia da doença covid-19.
  21h35 - Eurogrupo não exclui `coronabonds` mas privilegia linha de crédito

21h09 - Madeira tem 16 casos confirmados de infeção por Covid-19

São mais quatro casos0 do que na segunda-feira, anunciou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) da região autónoma.

21h06 - Aplicação para telemóveis criada por portugueses rastreia estado clínico de cada utilizador
 21h00 - Situação em Espanha piora a cada dia

Em Espanha, em apenas 24 horas morreram 514 pessoas com a Covid-19.

Ao fim de 10 dias de confinamento, as autoridades acreditam que esta é a semana decisiva para saber se as medidas do estado de emergência surtiram ou não efeito.

Nos hospitais, há doentes em corredores, deitados no chão, como conta nesta reportagem a correspondente da RTP em Madrid.
  20h57 - Repatriada a maioria dos passageiros do navio de cruzeiro
20h56 - Governo vai adquirir à China 500 ventiladores 
 20h52 - Forte subida em Wall Street

Dow Jones cresce 11,26 por cento, a maior subida em cerca de 90 anos

20h18- Covid-19. ANF diz que preços propostos às farmácias para produtos sanitários são imorais
20h12 - Hospitais privados prontos a receber e tratar doentes para ajudar SNS

20h06 - PR promulga diploma que autoriza aumento da despesa na saúde

O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que cria um "regime excecional de autorização de despesa no setor da Saúde", como medida para responder à propagação da pandemia da doença covid-19.

19h54 - Mais de 100 portugueses na Austrália pedem ao Governo voo para regressar

19h46 - Mais de 400 mil casos em todo o mundo

Mais de 400.000 casos de infeção com o novo coronavírus foram registados em todo o mundo desde o início da pandemia de covid-19, segundo contagem da Agência France Presse (AFP) com dados atualizados às 18:00 de hoje.

Foram ainda registadas 18.040 mortes, em 175 países e territórios.

19h33 - Covid-19. Bruxelas alerta para compras online de produtos falsos e perigosos
 19h27 - Aumento substancial no número de mortos e casos na Turquia

O número de vítimas mortais na Turquia por causa do novo coronavírus passou de 7 para 44.

Os casos confirmados também aumentaram. Passaram de 343 para 1872.

18h51 - França com 1100 vítimas mortais

Os últimos números oficiais divulgados apontam para 1100 mortos e 22.300 casos confirmados de Covid - 19. Desses, 10.176 estão internados.

As autoridades francesas dizem que estão a combater uma epidemia inédita, severa e rápida. Vão passar a fazer 19 mil testes por dia, mais 10 mil do que estão atualmente a ser feitos.

A França teve um aumento de 28 por cento no número de vítimas mortais em um dia, tornado-se no quinto país do mundo com mais de 1000 mortes relacionadas com o novo coronavírus.
 18h19 - Multas mais caras em Itália para quem não cumpre a quarentena

O governo italiano aumentou o valor das multas para quem não cumpre a quarentena.

Quem for apanhado fora de casa sem justificação pode ter que pagar uma multa entre os 400 e três mil euros. O valor anterior era de 206 euros.

17h54 - OMS alerta. Estados Unidos podem tornar-se o epicentro da pandemia

Os Estados Unidos correm o risco de se tornarem o epicentro da pandemia da Covid-19 devido ao rápido aumento do número de infetados no país, particularmente na cidade de Nova Iorque, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por seu lado, Trump diz que gostava de ver todos os negócios a funcionarem pela Páscoa.
 17h46 - Rui Rio. "Eu tenho de dar o exemplo aos meus próprios deputados"

O líder do Partido Social Democrata abandonou esta tarde o debate quinzenal de forma brusca, depois de críticas do presidente da Assembleia, Ferro Rodrigues, ao número de deputados social-democratas na bancada.

Apesar de, na Conferência de Líderes ter ficado estabelecido que o PSD teria apenas dezena e meia de deputados no plenário, as bancadas contavam com o dobro de legisladores.

Rio deu razão a Ferro e deu o exemplo, abandonando a sala.

Mais tarde explicou aos jornalistas os motivos do seu gesto.

O líder do PSD sublinhou que o PSD defendeu a presença de deputados "devidamente afastados uns dos outros", mas a Conferência de Líderes decidiu permitir apenas 46 ao todo no plenário, e essa decisão deve ser "obedecida".
 17h41 - Covid-19. Militares patrulham as ruas da capital Washington
 17h39 - Análise aos números sobre as vítimas mortais em Portugal

Quase 80% dos óbitos associados à doença provocada pelo novo coronavírus em Portugal são de pessoas com 70 anos ou mais, segundo o novo boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Segundo os dados da DGS, dos 33 mortos confirmados em Portugal, 26 são pessoas com 70 anos ou mais (78,7%), cinco delas entre os 70 e 79 anos de idade e 21 (12 homens e nove mulheres) com mais de 80 anos.

As vítimas mais jovens tinham entre 50 e 59 anos (três casos).

Os dados registam ainda quatro vítimas mortais entre os 60 e os 69 anos de idade.

Segundo o novo boletim epidemiológico, estão confirmadas 14 mortes na região Norte, seis na região Centro, 12 na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve.

(Lusa)

17h35 - Rally de Portugal adiado sem data nova ainda anunciada

A prova ia decorrer em Portugal de 21 a 24 de maio.

17h27 - EUA já com 544 mortes por COVID - 19

Os últimos números revelados pelas autoridades norte-americanas indicam que 544 pessoas morreram no país vítimas no novo coronavírus. Um aumento substancial tendo em conta que ontem eram 144.

O número de pessoas infetadas também cresceu. Mais 10.779 casos. São agora no total 44.183.

Dados revelados no mesmo dia em que Donald Trump afirmou que uma "grave recessão" pode fazer mais vítimas do que o coronavírus.

17h12 - Mais 743 mortos em Itália. Taxa de infeção nos 8,2%

Mais 743 pessoas morreram em Itália, passando agora para 6.820 o número total de vítimas mortais da Covid - 19.

O número de pessoas infetadas aumentou em 8,2 por cento. Passou de 63.927 para 69.176.


Há ainda a registar que 8.326 pessoas recuperaram totalmente na terça-feira, mais do que as 7.432 que recuperaram no dia anterior.

Há nesta altura 3396 pessoas nos cuidados intensivos, mais do que as 3.204 do dia anterior.

17h01 - Hospital provisório em Londres

O Reino Unido vai abrir um hospital temporário na próxima semana no centro de exposições de Excel, no centro de Londres, para tratar cerca de 4 mil pessoas.

16h43 - Compra conjunta de equipamento para a União Europeia

Em comunicado, a Comissão Europeia diz que "o procedimento de contratação pública conjunta de equipamento de proteção individual lançado pela Comissão Europeia para dar resposta à crise suscitada pelo coronavírus foi bem-sucedido".

Diz a Comissão que "os produtores apresentaram propostas que abrangem e, em alguns casos, excedem as quantidades de todos os artigos solicitados pelos Estados-Membros que participam no processo. O procedimento de contratação pública conjunta abrange máscaras do tipo 2 e 3, luvas, óculos de proteção, viseiras, máscaras cirúrgicas e fatos de proteção".

Desta forma, lê-se, "garante-se que os hospitais, os profissionais de saúde, os lares de idosos e as pessoas que dele necessitam dispõem do equipamento necessário para os proteger do vírus e para limitar a sua propagação.

O equipamento deve estar disponível no prazo de duas semanas após os Estados-Membros assinarem os contratos com os proponentes.

16h27 - São afinal 33 as vítimas mortais em Portugal de Covid - 19 

A DGS fez uma correção no número de vítimas mortais em Portugal. São afinal 33 e não 30 como tinha sido anteriormente anunciado.

Em comunicado, a DGS indica que "registaram-se ao todo 33 óbitos até às 00 de 23 de março, e não 30 como foi publicado".

A alteração, explica a DGS, deve-se ao facto de "o óbito registado na Região Autónoma dos Açores, caso suspeito para COVID-19, veio infirmado, ou seja, a DGS teve conhecimento após fecho do boletim de que o resultado é negativo para COVID-19".

E acrescenta que "os três óbitos que reportamos aqui, em acréscimo ao que foi referido, explicam-se com a existência de resultados que foram conhecidos após publicação do boletim.


16h24 - Escola provavelmente vai continuar de casa depois das férias da Páscoa

No debate quinzenal, a decorrer, o primeiro-ministro afirmou que a situação excecional de "atividade letivas não presenciais" será "muito provavelmente" para continuar depois das férias da Páscoa. "Não vai ser um terceiro período muito diferente do que tem sido nestas últimas semanas", disse António Costa.
 16h09 - Debate quinzenal

Primeiro-ministro defendeu que a União Europeia deve adotar "todas as medidas", incluindo 'eurobonds', face à pandemia da covid-19, argumentando que "é fundamental financiar o impacto que é bastante assimétrico" entre Estados-membros.
 16h02 - Números atualizados no Reino Unido

Mais 87 pessoas morreram no Reino Unido de Covid - 19. No total, há agora a registar 422 mortes.

O número de casos confirmados do novo coronavírus também aumentou. Passou dos 6.650 para os 8.077. São dados oficiais.

15h58 - Requisição Civil dos privados? Para já não

O primeiro-ministro, António Costa, afastou hoje, no debate quizenal, uma requisição civil dos serviços de saúde privados, embora sem excluir no futuro essa possibilidade.

Em resposta a uma pergunta do Bloco de Esquerda, o PM afirmou que "até agora não se colocou a necessidade de proceder a nenhuma requisição civil. A articulação tem estado a decorrer de uma forma harmoniosa. Se for necessário requerer à requisição civil, iremos recorrer à requisição civil".
 15h55 - PSP faz várias detenções 

No dia de ontem, o Comandando Metropolitano de Lisboa registou cinco detenções pelo crime de resistência e coação sobre funcionário.

15h47 - ASAE no terreno contra especulação com venda de álcool

A ASAE informa que "na sequência de uma denúncia sobre eventual prática de preços especulativos na venda de desinfetante para as mãos" desencadeou uma "ação inspetiva a uma sociedade comercial de importação e distribuição na zona metropolitana de Lisboa, que associava a venda dos produtos à própria pandemia".

A ASAE concluiu que o "denunciado procedeu à venda de “álcool gel”, a preços díspares entre si, sem qualquer justificação, uma vez que a venda, durante o mês de março, oscilou entre os € 25 e os €150".

"O operador económico não seguia qualquer critério na definição do preço final ao cliente e foi aumentando, de forma generalizada, os valores de venda à medida que os dias passavam, em função da procura generalizada", diz ainda a ASAE".

Entre final de fevereiro e março, os preços tiveram variações absolutas, entre o preço de compra e o preço de venda entre 48% e 490%.

Em face de fortes indícios da prática do crime de especulação, a ASAE comunicará, nos termos legais os resultados desta operação ao Ministério Público.

15h43 - Autarca de Vila Real alerta para situação grave de 20 infetados em lar

15h39 - O que se passa?

Diretores de escolas alertam que há alunos de famílias carenciadas que não estão a ir buscar as refeições nem a ir almoçar às escolas, que estão abertas para garantir esse serviço. 

Os números são residuais e as escolas estão a fazer um levantamento para perceber o que se passa em cada uma das situações e garantir que ninguém é prejudicado, disseram à Lusa os presidentes das duas associações de diretores escolares.

15h38 - Ligações à Madeira

A TAP vai fazer três voos por semana entre a Madeira e o continente, abertos a qualquer passageiro que "precise de viajar" neste período de pandemia de covid-19, informou a empresa.

15h23 - Covid-19: Ativado plano nacional de emergência de proteção civil
 15h20 - Covid-19. "Em abril não há dinheiro para pagar salários"

O presidente da Confederação do Comércio de Portugal não acredita que as medidas de apoio às empresas produzam efeitos a tempo de pagar os salários de abril. Apesar de o Governo se preparar para permitir o lay off imediato às empresas que encerraram a atividade por decisão administrativa ou legislativa e de na última sexta-feira ter decidido alargar as linhas de crédito ao comércio, João Vieira Lopes considera que não há tempo para pôr as novas regras em prática e as empresas que vivem do que faturam, estando fechadas, não vão conseguir pagar os salários.

"O mês de abril é um grande drama".

15h16 - Índia. Confinamento do país inteiro

O primeiro-ministro da Índia disse esta terça-feira que o Governo vai impor um confinamento geral da população a partir da meia-noite e durante 21 dias para combater o novo coronavírus.

A Índia tem 482 casos confirmados de Covid - 19.

15h14- Pandemia pode durar meses

"Acho que devemos ter planos para isto para alguns meses e estamos a tomar todas as medidas nesses sentido", disse o Secretário norte-americano da Defesa.

15h00 - “Para a economia é melhor o pico muito alto”

O presidente do PSD, que também esteve presente na reunião sobre a situação epidemiológica no país, mostrou-se preocupado com a situação da economia, anotando que aquilo que é melhor em termos de saúde é pior para a conjuntura económica. "Para a economia é melhor o pico muito alto".

Rui Rio sublinhou que "para a saúde, se achatarmos como estamos a fazer, nunca haverá falta de resposta do SNS".
 14h45 - Navio-Escola Sagres com regresso antecipado

O Ministério da Defesa Nacional confirmou esta terça-feira que o Navio-Escola Sagres recebeu ordens para regressar a  Lisboa antecipadamente.

Nesta altura, o Navio-Escola Sagres ruma à Cidade do Cabo, na África do Sul, onde se prevê que chegue amanhã.

O navio recebeu ordens de regressar antecipadamente devido à atual situação de pandemia em mais de 180 países do mundo. O regresso está assim previsto para "meados de maio".

Nessa situação, vários países estão a tomar medidas de segurança acrescidas para proteção dos respetivos portos, com a limitação da atracação e desembarque de tripulações e passageiros de navios.

"Por haver restrições de desembarque em muitos portos e cidades, e por ser desaconselhável a realização de visitas ao navio, o Ministério da Defesa Nacional entendeu que não estavam reunidas as condições para prosseguir esta missão", acrescenta o Ministério da Defesa Nacional.

Mais refere que a continuidade da expedição poderia "potenciar um maior risco de contágio entre os 142 elementos da guarnição, que se encontram bem de saúde".

"A possibilidade de se retomar a viagem de circum-navegação, eventualmente noutros moldes e com uma rota distinta, será equacionada quando for oportuno, e nomeadamente depois de extinta a atual pandemia", lê-se ainda.

14h20 - PR vê "unidade" entre responsáveis políticos

"Estivemos todos unidos por uma causa nacional. Aqui a batalha é uma batalha por Portugal. É a batalha de todos os portugueses e de todos os responsáveis políticos, económicos e sociais”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas no final do encontro no Infarmed.

Para além do Chefe de Estado, também o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, a ministra da Saúde e a diretora-Geral da Saúde e líderes partidários estiveram presentes na reunião.

O Presidente da República frisa que o encontro serviu para “cimentar um espírito de coesão e unidade”.

O Presidente da República anunciou que a iniciativa se vai repetir com “periodicidade” e destaca o “papel essencial dos especialistas”.

“Em geral daqueles que no domínio da saúde têm tido um contributo único no enfrentar da crise. Os que estudas, os que investigam, os que vão analisando os dados. Mas também os que vão agindo e desde logo vão agindo no terreno. Os profissionais de saúde. Um obrigada não é suficiente. (...) Todas as palavras são poucas para agradecer esse contributo", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que “todos os portugueses” são “grandes batalhadores neste combate nacional”.

“Os especialistas são unanimes ao dizer que estamos perante uma mola - que é esta pandemia - que se não for contida nesta fase por uma pressão muito firme naturalmente tende a multiplicar de forma imprevisível os efeitos negativos na saúde e na vida dos portugueses”, disse ainda.

O chefe de Estado frisa que os “portugueses têm aderido massivamente a esse apelo nacional. É preciso manter a compressão na mola, dizem os especialistas”.

“São semanas estas que se seguem fundamentais, são semanas que seguem até à Páscoa. E os portugueses são os primeiros a compreender que vale bem o sacrifício de uma Páscoa passada em termos tradicionais por aquilo que se ganha em termos de saúde e de vida dos portugueses”, completou.

14h15 - Governo activa Plano Nacional de Emergência da Protecção Civil

A secretária de Estado da Administração Interna diz que o objectivo é garantir a melhor utilização e distribuição dos recursos disponíveis no combate à propagação da Covid-19.
Patrícia Gaspar adianta ainda que há agora uma coordenação global das estruturas da Protecção Civil.

O plano foi aprovado na reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil, que decorreu esta terça-feira de manhã na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

13h59 - "Vamos massificar os testes"

O sub-diretor regional de Saúde argumentou na conferência de imprensa que a nova norma da DGS, emitida ontem vai “alargar muito o número de testes que se vai fazer”, permitindo que se faça os testes a qualquer pessoa “ao mínimo sintoma” que apresente.

“Vamos massificar os testes” para as pessoas sintomáticas, frisou.

“Nós próprios recomendamos que quando há um sintoma deve ser testado”, acrescentou Diogo Cruz.

13h37 - 30 mortos em Portugal

De acordo com o novo boletim informativo da DGS, há afinal 30 vítimas mortais em Portugal. Grande parte das vítimas mortais foi registada na região Centro (11), seguida da região Norte (9) e Lisboa e Vale do Tejo (8).

O Algarve continua com registo de uma vítima mortal e os Açores registaram hoje a primeira vítima do Covid-19.

Há nesta altura 203 pessoas internadas com Covid-19, das quais 48 em unidades de cuidados intensivos.

Quanto ao número de casos confirmados, há 2.362 nesta altura. A zona com mais casos continua a ser o Norte, com 1.130 casos, seguida de Lisboa e Vale do Tejo, com 852 casos. Apesar de ser a região com mais mortos, a região Centro tem 293 casos.

No Algarve há 46 casos confirmados e no Alentejo apenas seis. Quanto às regiões autónomas, os Açores têm 12 casos confirmados e a Madeira 11 casos.

O boletim mostra ainda que há 1.783 casos que aguardam resultado laboratorial e 11.842 pessoas estão a ser seguidas pelas autoridades de saúde.

Há 22 casos recuperados em todo o país.

O grupo etário mais afetado entre os infetados continua a ser o dos 40-49 anos, segudo do grupo entre os 50 e os 59 anos.

Quanto aos óbitos, são prevalecentes sobretudo após os 70 e os 80 anos: 25 das vítimas mortais estão neste grupo etário. 

Há ainda um óbito dos 60 aos 69 anos, dois óbitos entre os 50 e os 59 anos e um óbito entre os 40 e os 49 anos.

13h30 - DGS defende norma sobre testes a profissionais de saúde

O sub-diretor de Saúde, Diogo Cruz, começou por revelar na conferência de imprensa que em breve será emitida uma orientação sobre como agir perante casos de grávidas infetadas.

O responsável reforçou a análise do secretário de Estado de Saúde quanto às análises aos profissionais de saúde serem apenas feitas a quem esteja sintomático, dizendo que fazer um teste num dia quando não se tem sintomas, pode gerar uma falsa sensação de segurança que pode ser prejudicial.

O responsável argumenta que no dia seguinte o teste pode ser positivo, quando hoje foi negativo. “Só há certeza ao fim dos 14 dias do período de incubação”, reforça.

No que toca aos idosos, o sub-diretor lembra que na semana passada foi emitida uma orientação para quem entra ou trabalha em lares de idosos.

Sobre uma eventual mutação do coronavírus já em território europeu, o sub-diretor não pode confirmar esse dado, argumentando que o Instituo Nacional Ricardo Jorge está a analisar os vírus presentes em Portugal, e “em breve” teremos mais informação sobre essa questão técnica.

13h20 - "Estamos a testar cerca de 2.000 a 2.300 por dia"

Em resposta às questões da RTP sobre a capacidade de testar, o secretário de Estado da Saúde confirma que há um stock de 30 mil testes por dia, tal como foi referido pelo primeiro-ministro.

O secretário de Estado destaca que estes recursos devem ser racionalizados, ou seja, deve haver critério na decisão de quem é testado. "Não podemos fazer um rastreio populacional de 10 milhões de habitantes", acrescentou.

"Podemos realizar cerca de 4.000 testes por dia, embora estejamos a testar ainda menos do que isso", admitiu Lacerda Sales.

Reconhece que estão a ser efetuados menos testes por dia "cerca de 2.000 a 2.300 por dia", mas nega que esteja a ser feita qualquer poupança de recursos.

"Não estamos a poupar em testes, não estamos a poupar em alocação de recursos financeiros, não estamos a poupar em nada", frisou.

O secretário de Estado explicou ainda que os critérios para avaliar quem deve ser testado são variáveis e vão ao encontro da evolução do próprio surto.

"Se calhar, a partir desta semana, coloca-se a questão de testarmos pessoas que estão em lares", reconheceu, admitindo uma situação de testagem de grupos de risco.

12h58 - Número de mortos sobe para 29 em Portugal

De acordo com o último relatório da Direção-Geral da Saúde, há nesta altura registo de 29 vítimas mortais, mais seis que na segunda-feira.

Quanto ao número de casos, é agora de 2362, mais 302 que no dia anterior. Há 22 casos de recuperação até ao momento.

Na habitual conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, começou por explica as razões para a publicação mais tardia do boletim da DGS.

Este relatório terá, a partir de hoje, um modelo com maior detalhe.

O secretário de Estado falou ainda da operação de repatriamento dos passageiros do navio de cruzeiro atracado no Porto de Lisboa. 

Um dos portugueses que estava no navio testou positivo e está no domicídio em "vigilância ativa". Amtónio Lacerda Sales destacou que a operação aérea não é financiada pelo Estado português.

O secretário de Estado sublinhou ainda que "Portugal não é o único país a procurar equipamentos para fazer face à epidemia".

O governante reforçou as palavras do primeiro-ministro, indicando que Portugal pediu 500 ventiladores à China. Este equipamento chegará "progressivamente até meados de abril", para além dos vários donativos que têm sido feitos.

Estão ainda encomendados 280 mil testes, dos quais 80 mil chegarão ainda esta semana, garante o secretário de Estado.

Lacerda Sales destacou que foi alterado o paradigma de abordagem do doente com suspeita ou infeção por Covid-19. A nova norma tem em vista a criação de pelo menos uma área dedicada ao Covid-19 em cada agrupamento dos centros de saúde.

"Trata-se da preparação do SNS para uma nova fase, uma fase de mitigação, que produzirá efeitos a partir das 00h de 26 de março", destacou. Apesar desta nova norma, as pessoas com sintomas devem, preferencialmente, contactar previamente o SNS24.

Para os doentes que estão em casa, será implementada uma nova ferramenta de suporte aos profissionais de saúde que assegura o seguimento clínico de doentes infetados ou com suspeitas de Covid-19.

"Todos reconhecemos que a situação atual impõe a adoção de medidas robustas que sacrificam a normalidade do nosso quotidiano. Um sacrifício que só terá efeito se todos cumprirmos com a nossa parte", concluiu o secretário de Estado.

12h52 - Oficial: Jogos Olímpicos adiados para 2021

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, adiantou que Comité Olímpico Internacional aceitou o seu pedido de adiar por um ano os Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido ao surto da Covid-19.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 deveriam realizar-se de 24 de julho a 9 de agosto.

De acordo com a organização, o evento será adiado até ao verão de 2021, no máximo.

12h31 - Filipinas declara emergência nacional

O Parlamento das Filipinas aprovou esta terça-feira a declaração de emergência nacional, o que reforça os poderes presidenciais na ajuda a famílias e requisição de hospitais privados, por exemplo.

O presidente Rodrigo Duterte passa a contar com mais meios do Orçamento do Estado e, de acordo com a nova legislação, pode mandar punir os cidadãos que não cumpram as ordens de quarentena assim como aqueles que venham a difundir informações falsas sobre a pandemia.

O estado de emergência vai estar em vigor durante três meses, mas pode ser prolongado pelo Congresso.

De acordo com as autoridades de Manila, a pandemia provocou a morte a 35 pessoas e 552 estão infetadas.

12h29 - Professores no estrangeiro querem regressar ao país

A Fenprof pediu ao Governo que resolva a situação dos docentes de escolas portuguesas no estrangeiro que querem regressar a casa devido à pandemia da Covid-19.

A Fenprof diz que tem sido contactada nos últimos dias por muitos professores que estão a trabalhar no estrangeiro, em especial nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), e que querem "voltar para junto das suas famílias".

Com os voos cancelados e as entradas no país limitadas, desde que foi decretado na semana passada o estado de emergência, os professores "têm pedido a intervenção junto das autoridades nacionais para que seja possível o seu regresso a Portugal, neste perigoso tempo de pandemia", lembra a Fenprof em comunicado enviado esta terça-feira às redações.

12h26 - Quase 17 mil mortos em todo o mundo

Quase 17 mil pessoas já morreram em todo o mundo infetadas por Covid-19, de acordo com um balanço feito pela Agência France Presse a partir de dados oficiais divulgados esta terça-feira até às 11h00.

Até agora, o novo coronavírus matou 16.961 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro.

Foram registados mais de 386.350 casos de infeção em mais de 175 países e territórios desde o início da epidemia.

Itália, que registou a primeira morte ligada ao novo coronavírus no final de fevereiro, tem 6.077 mortes em 63.927 casos. 7.432 pessoas foram consideradas curadas pelas autoridades italianas.

A China - sem os territórios de Hong Kong e Macau -, onde a epidemia começou no final de dezembro, contabilizou um total de 81.171 casos, incluindo 3.277 mortes e 73.159 curados.

Os países mais afetados depois de Itália e da China são Espanha, com 2.696 mortes para 39.673 casos, o Irão com 1.934 mortes para 24.811 casos, França com 860 mortes para 19.856 casos e Estados Unidos com 499 mortos para 46.440 casos.

12h08 - Portugal pede novo apoio para repatriamento

Portugal enviou o segundo pedido de apoio ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil para repatriamento de pelo menos 63 portugueses em países estrangeiros, neste caso do Peru.


O pedido foi formalizado esta segunda-feira, através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O voo de repatriamento vai ser realizado por um avião da TAP, e tem a possibilidade de transportar 298 pessoas. Serão repatriados portugueses e cidadãos de 17 outras nacionalidades.

11h59 - Japão pede adiamento dos Jogos Olímpicos

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, decidiu propor ao Comité Olímpico Internacional o adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 por um ano devido à pandemia da Covid-19.

A televisão pública japonesa adianta que Shinzo Abe quer que a decisão do COI seja tomada "o mais rápido possível".

De acordo com a mesma fonte, citada pelas agências internacionais, esta é a proposta em discussão na conversa por videoconferência entre o primeiro-ministro japonês e o líder do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, que está ainda a decorrer.

O Canadá e a Austrália já anunciaram que, caso os Jogos se realizem nas datas previstas, os seus atletas não deverão participar.

Os Jogos Olímpicos deveriam realizar-se entre 24 de julho e 9 de agosto. O COI anunciou no domingo que vai deliberar durante as próximas quatro semanas para decidir se a prova deve ser adiada. O cancelamento não está na agenda.

11h49 - Suíça com 8.800 casos e 86 mortes

Na Suíça houve registo de mais 776 infeções confirmadas nas últimas 24 horas. Há 8.836 casos confirmados.

O número de mortos subiu de 66 para 86 desde segunda-feira.

11h45 - Egito impõe recolher obrigatório

O Egito vai impôr, a partir de quarta-feira, o recolher obrigatório entre as 19h00 e as 6h00 de forma a combater o novo coronavírus. Esta regra irá vigorar pelo menos durante duas semanas. 

A maioria dos serviços e comércio vai encerrar nestas horas de recolher obrigatório. Quem violar as novas regras será sujeito às medidas que vigoram em estado de emergência.

11h34 - Espanha. 14 por cento dos casos são profissionais de saúde

Em Espanha, os profissionais de saúde representam neste momento 14 por cento do total de infetados com o novo coronavírus.

Até ao momento, 5.400 profissionais de saúde foram diagnosticados no país, num total de 39.673 infetados.

11h26 - MNE ouvido no Parlamento sobre repatriamento de portugueses

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, garante que tem sido possível garantir o repatriamento de portugueses, mas reconhece que há exceções que se devem a razões sanitárias.

O governante esclareceu na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da Assembleia da República, que os casos mais difíceis são aqueles em que, por decisão unilateral dos países, as ligações aéreas com a Europa, ou com alguns países europeus, foram cortadas.

Há ainda dificuldades de repatriamento de portugueses que estão em países em que o espaço aéreo foi fechado ou em que a lei marcial foi imposta.

"Nessas circunstâncias, as ligaçoes normais, dsignadamente as ligações de natureza comercial, ficam impedidas", reconhece o MNE.

"A minha estimativa é que algures entre dois mil e três mil portugueses no estrangeiro, entre turistas, viajantes ocasionais e estudantes estejam ainda a precisar de apoio para operações de regresso a Portugal", admitiu.

11h17 - Repatriamento. Primeiro voo já seguiu para a Alemanha

Em conferência de imprensa, Paulo Pereira, comandante da PSP Lisboa, confirmou que o primeiro avião já seguiu para a Alemanha, com 154 passageiros. 

Durante o dia estão previstos mais três voos: às 14h00, com destino ao Brasil, 14h10 com destino a Londres, e outro às 18h10, com destino à Alemanha.

Estas deslocações estão sujeitas a medidas de segurança. De acordo com a PSP, os passageiros vão nos autocarros em número muito mais reduzido: cerca de um terço da capacidade.


11h10 - Infetados em Itália podem ser 600 mil

O número de infetados pelo novo coronavírus em Itália pode ser dez vezes maior do que oficialmente reportado e chegar a 600.000, admitiu o chefe da Proteção Civil italiana, Angelo Borrelli.

Em entrevista ao jornal La Repubblica, o responsável admite que "para cada infetado declarado, há dez não registados".

De acordo com os dados oficiais, há neste momento 63 mil pessoas infetadas em Itália.

10h48 - Província de Hubei suspende medidas de quarentena

A partir de quarta-feira, a província de Hubei, no centro da China, vai pôr fim a um bloqueio de mais de dois meses a todas as cidades.

Este fim do bloqueio não irá abranger a cidade de Wuhan, epicentro da epidemia do novo coronavírus, que vai continuar sob as medidas de quarentena até 8 de abril.

10h44 - Ministros do Interior reúnem-se por vídeoconferência

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, participa esta terça-feira na reunião de ministros do Interior da União Europeia, que decorre por videoconferência a partir das 13h00.

10h39 - Mais 514 mortos em Espanha

Nas últimas 24 horas foram registadas mais 514 vítimas mortais em Espanha. O número total de mortos no país é agora de 2.694. O país já tem 39.673 casos confirmados de infeção, 

Neste momento, há 2.636 pessoas nos cuidados intensivos.

No total, 3.794 tiveram alta e são considerados como curados.

A região mais atingida pela Covid-19 em Espanha é a de Madrid, com 12.352 infetados e 1.535 mortos, seguida pela da Catalunha (7.864 casos e 282 mortos), a do País Basco (2.728 casos e 133 mortos) e a de Castela-Mancha (2.465 casos e 216 mortos).

10h34 - Governo prorroga prazo das inspeções automóveis

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação decidiu prorrogar os prazos das inspeções periódicas de veículos a motor, bem como decretar o encerramento parcial dos centros de inspeção de veículos.

Os veículos a motor e seus reboques, ligeiros ou pesados, que devessem ser apresentados à inspeção periódica no período entre 13 de março e 30 de junho de 2020, veem o seu prazo prorrogado por cinco meses contados da data da matrícula.

No entanto, mesmo durante este período, o Governo entende que é essencial garantir alguns serviços referentes a veículos específicos: desde automóveis pesados de passageiros, automóveis pesados de mercadorias, alguns reboques e semirreboques, automóveis ligeiros de transporte público de passageiros e ambulâncias, automóveis ligeiros de passageiros usados para transporte internacional, e ainda automóveis utilizados no transporte escolar. 

10h30 - Infarmed acolhe sessão técnica

No auditório do Infarmed, em Lisboa, está a decorrer uma sessão técnica sobre a Covid-19.

Neste encontro participam o Presidente da República, o primeiro-ministro, o presidente da Assembleia da República e líderes partidários com representação parlamentar. Estão também presentes a ministra da Saúde e a diretora-geral da Saúde.

Uma vez que estão no mesmo espaço todas as principais figuras do Estado, os protagonistas políticos foram colocados a distâncias nunca inferiores a dois metros.

10h16 - Ryanair não deverá operar voos entre abril e maio

Num comunicado publicado no Twitter, a companhia aérea admitiu que não espera realizar voos nos meses de abril ou maio.


"A experiência vivida na China sugere que haverá um período de três meses até que a disseminação do vírus seja contida e reduzida. Não esperamos operar voos durante os meses de abril e maio, mas isso ainda vai depender das indicações do Governo", lê-se no comunicado da Ryanair.

No entanto, a companhia aérea diz que continua a disponibilizar as aeronaves aos Governo europeus para permitir voos essenciais, como voos de resgate ou transporte de medicamentos e de equipamentos de proteção individual.

10h05 - Triplicar testes poderá evitar mais de 900 hospitalizações nos próximos dias

Um estudo conduzido por vários investigadores da Universidade do Porto concluiu que elevar a atual taxa de 1.000 testes para uma taxa de 3.000 testes por milhão de habitantes permitiria evitar 900 hospitalizações nos próximos dez dias.

Essas hospitalizações consideradas evitáveis representam ainda uma poupança de quatro milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde.



O estudo foi levado a cabo por um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

A simulação neste estudo assumiu que pelo menos 7,5 por cento dos testes teriam um resultado positivo. Esta é uma taxa bastante mais baixa que a atual, que se situa nos 15 por cento.

Os investigadores que participaram no estudo concluiram que a massificação dos testes levaria a uma identificação mais preococe dos casos, evitando também novos casos de infeção e novas hospitalizações.

9h58 - Irão contabiliza 1.934 vítimas mortais

Continua a ser um dos países mais afetados pelo novo coronavírus. O Ministério da Saúde confirmou esta terça-feira que o número de mortos por Covid-19 é de 1.934. Nas últimas 24 horas morreram 122 pessoas.

No total, há 24.811 pessoas infetadas no país. Foram registados mais 1.762 novos casos desde segunda-feira.

9h40 - Governo prorroga suspensão de voos para Itália

O Governo anunciou esta terça-feira que a suspensão de voos de e para Itália por mais 14 dias. A medida foi adotada face à intensidade da pandemia que ainda se verifica naquele país.

Inicialmente, o Governo tinha suspenso os voos de todas as companhias aéreas, comerciais ou privados, até 25 de março. Com o novo despacho, os voos de e para Itália ficam suspensos até 7 de abril.

A medida não se aplica a aeronaves do Estado, voos para transporte exclusivo de carga e correio, bem como a voos de caráter humanitário ou de emergência médica e a escalas técnicas para fins não comerciais.

9h23 - Mais de 100 mortos na Alemanha

A Alemanha regista 27.436 casos de Vovid-19, um aumento de 4.764 em relação ao dia anterior.

Há ainda a registar 114 vítimas mortais, segundo a página oficial do Instituto Robert Koch. São mais 28 mortes em relação ao dia anterior.

Ainda assim, a Alemanha continua a registar uma baixa letalidade em relação a países como Itália, Espanha ou França.

9h13 - Autocarros continuam a chegar ao Porto de Lisboa

Vários autocarros continuam a chegar ao Porto de Lisboa, de onde irão levar os vários passageiros do cruzeiro atracado no Porto de Lisboa. Estes passageiros vão ser repatriados hoje.

Uma vez que é necessário manter alguma distância entre passageiros nos autocarros, de forma a respeitar as regras do distanciamento social, são muitos os autocarros que têm chegado ao terminal durante a manhã.

Os passageiros vão diretos para a pista do terminal 1 do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

9h01 - Morreu o saxofonista Manu Dibango

O saxofonista Manu Dibango, natural dos Camarões, morreu esta terça-feira em França aos 86 anos, vítima da Covid-19.



A informação foi confirmada pela página oficial do músico no Facebook.

O autor de "Soul Makossa" (1972), um dos primeiros temas de afro-jazz conhecido mundialmente, morreu hoje de madrugada num hospital da região de Paris.

8h18 - Repatriamento em curso

Realizam-se esta terça-feira quatro voos para repatriar passageiros do navio de cruzeiro atracado no Porto de Lisboa.

Até agora já partiram para o aeroporto de Lisboa seis autocarros com passageiros deste navio.

8h13 - Macau estende restrições

O Governo de Macau anunciou esta terça-feira mais restrições fronteiriças, com destaque para a proibição de entrada dos residentes da China continental, Hong Kong e Taiwan.

Macau já tinha imposto a proibição de entrada a todos os que chegassem do estrangeiro ou que tivessem estado no estrangeiro 14 dias antes.

Foram também suspensos os voos de conexão no Aeroporto Internacional de Macau.

8h10 - China com quatro casos de infeção locais

Nas últimas 24 horas, a China registou 78 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Apenas quatro foram de contágio local, os restantes foram importados.

A cidade de Wuhan, centro da epidemia, voltou a registar um caso de contágio local, indicou a Comissão de Saúde.

Na última semana, a maioria dos casos relatados pelas autoridades chinesas tem sido de pessoas chegadas do exterior, enquanto a transmissão comunitária quase desapareceu.

7h45 - Ponto de situação

As autoridades portuguesas, adianta o Ministério da Administração Interna em comunicado, procedem esta terça-feira ao repatriamento de cidadãos que se encontram a bordo do navio de cruzeiro atracado no Porto de Lisboa. Para tal serão realizados quatro voos.

O primeiro parte às 8h30 e tem por destino Frankfurt, na Alemanha. Este é o destino de um outro voo, com partida às 16h10. Ambos têm capacidade para 189 passageiros.

Neste âmbito, haverá ainda um voo para o Brasil, pelas 14h00, com capacidade para 453 pessoas e destino a São Paulo, e um voo com destino ao Aeroporto de Heathrow, em Londres, pelas 14h56, com capacidade para 309.

"Tal como estava previsto, estes cidadãos sairão do navio e serão escoltados até ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para os voos de regresso aos seus países de origem", indica o Ministério.

"Recorde-se que se encontrava no navio, que acostou no Porto de Lisboa no passado domingo, 1338 passageiros, maioritariamente da União Europeia, Reino Unido, Brasil e Austrália".

"Destes, 27 cidadãos (29 portugueses e sete titulares de Autorização de Residência em Portugal) desembarcaram ontem. Foram todos submetidos aos testes de despistagem de vírus SARS-CoV-2 e levados até ao seu domicílio, onde ficarão em isolamento profilático", prossegue a nota.

Um dos passageiros testou positivo para a presença do coronavírus. Ficará em casa, "em vigilância ativa, com contacto diário pela autoridade de saúde local".

A RTP apurou que a capacidade dos voos estará praticamente preenchida. A Administração Interna adianta que esta operação de repatriamento.
Costa e as contas públicas

O primeiro-ministro reconheceu que, com esta pandemia, as contas do Estado não vão ser excedentárias no final do ano.

O chefe de Governo afirma que não é tempo de fazer despedimentos.
Em entrevista à TVI, António Costa explicou que para evitar despedimentos foi criado o regime de lay-off para as empresas. Uma medida que custará ao Estado mil milhões de Euros por mês.

António Costa deixou claro que é impossível atravessar esta crise sem dor.



António Costa mostra-se ainda convicto de que o SNS não chegará a um ponto de rutura.

Na mesma entrevista, o governante afirma que já foram pagos à China 500 ventiladores e encomendados 280 mil testes rápidos.


O último balanço da Direção-Geral da Saúde
Portugal tem confirmadas 23 mortes associadas ao vírus da Covid-19, mais nove do que no domingo, e 2060 pessoas infetadas.

Estão confirmadas nove mortes na região Norte, cinco na região Centro, oito na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve.

Das 2060 pessoas infetadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a grande maioria (1859) está a recuperar em casa, 201 estão internadas, 47 das quais em unidades de Cuidados Intensivos.

Havia ontem mais 460 casos (22,3 por cento) confirmados de infeção com o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, do que no domingo.

Desde 1 de janeiro existem 13.674 casos suspeitos, dos quais 1.402 aguardam resultado laboratorial. Houve ainda 10.212 casos em que os testes não confirmaram a infeção e 14 doentes que já recuperaram.

Existem 11.842 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde (menos 720).

A região Norte continua a registar o maior número de infeções, totalizando 1007, seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (737), da região Centro (238), do Algarve (42) e do Alentejo (cinco casos).

Há nove casos na Madeira e 11 nos Açores. O boletim dá ainda conta de 11 casos de estrangeiros.

Os dados da DGS indicam que há 44 casos resultam da importação do vírus de Espanha, 26 de França, 20 de Itália, 11 da Suíça, 11 do Reino Unido, seis dos Países Baixos, cinco do Brasil, quatro da Áustria, três dos Emirados Árabes Unidos, três da Índia, dois da Alemanha, dois de Andorra, um da Bélgica, um da Alemanha e Áustria, um do Irão, um do Egito e outro da Dinamarca.

Só existe informação sobre sintomas em 46 por cento dos casos confirmados. Nesses casos, 72 por cento têm tosse, 60 por cento dos doentes apresentam febre, 42 por cento dores musculares, 34 por cento cefaleias, 28 por cento fraqueza generalizada e 23 por cento dificuldade respiratória.

Potugal está em estado de emergência desde as 0h00 de quinta-feira até às 23h59 de 2 de abril.