Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui os desenvolvimentos sobre a propagação do novo coronavírus à escala internacional. Subiu para 187 o número de mortos em Portugal. O último balanço diário da Direção-Geral da Saúde revela ainda que há 8.251 infetados confirmados. Em relação a terça-feira, há mais 27 mortos e mais 808 casos confirmados. Um aumento de 11 por cento em relação aos infetados e de 19,9 em relação aos óbitos. O Governo deu parecer favorável à proposta de decreto do Presidente da República para a renovação do estado de emergência por mais 15 dias. O PR enviou entretanto para a AR o projeto de decreto que prolonga o estado de emergência.

Mais atualizações




22h43 - Criança com seis semanas morre nos EUA com Covid-19

O Governador do Connecticut disse que uma criança com seis semanas morreu no hospital tendo sido depois confirmado que estava infetado com Covid-19.

22h02 - Esta batalha exige que "sejamos unidos". A entrevista de Fátima Campos Ferreira ao general Ramalho Eanes. Veja aqui: 
 21h36 - O problema começa a adensar no Brasil

O estado brasileiro de São Paulo tem 201 mortos em fila de espera para serem testados ao novo coronavírus, informou o governo estadual, acrescentando que o total de exames que aguardam o resultado é de 16 mil. 

21h13 - Bolsa de Nova Iorque com queda superior a 4 por cento

21h06 - Compras online dispararam nos últimos dias. E sabe o que está no topo? 
20h56 - Trump diz que EUA atravessam uma crise pior do que as duas guerras mundiais
20h42 - Cerca de 3600 empresas pediram o lay-off
 20h30 - Governo deverá propor indultos para aliviar prisões
19h47 - FPF quer terminar competições até final de julho
19h25 - Desobediência civil. Bolsonaro deixado a falar sozinho com o novo coronavírus

"Não sigam as orientações do presidente [brasileiro Jair Bolsonaro]". A directiva partiu do governador de São Paulo, João Dória, para todos os 44 milhões de habitantes daquele que é o motor da economia brasileira e mais populoso Estado brasileiro. 

O mesmo sinal de desobediência teve eco no Rio de Janeiro, pela boca de um outrora aliado de Bolsonaro, o próprio governador Wilson Witzel: fiquem em casa, é uma ordem.


19h17 - EDP vai oferecer desconto de 20 por cento no consumo de energia... mas não para todos

Em comunicado enviado às redações, a EDP diz que vai oferecer um desconto de 20% no consumo de energia "às residências para comunidades mais vulneráveis e aos profissionais do SNS".

"Médicos, enfermeiros e residências para doentes e outras comunidades mais vulneráveis estão entre os beneficiários do novo pacote de apoios que envolvem a oferta de um desconto de 20% no consumo de energia", diz a EDP.

O desconto estará em vigor durante durante dois meses (abril e maio).

A EDP estima que que "esta ação possa beneficiar 50 mil profissionais de saúde que são clientes da EDP Comercial".

O outro desconto para "Unidades de Cuidados Continuados Integrados e a Estruturas Residenciais na Área da Deficiência, Infância e Comunidade" poderá "beneficiar 500 instituições, clientes da EDP Comercial, que se candidatem através do site www.edp.pt".

19h10 - França ultrapassa a fasquia dos 4 mil mortos

Mais 509 pessoas morreram no hospital vítimas do novo coronavírus. São agora 4032 as vítimas mortais no país.

6017 pessoas estão em reanimação, mais 452 do que ontem.

Pelo lado positivo, mais de 1000 pessoas deixaram o hospital nas últimas 24 horas.

19h06 - PR publica projeto de decreto do estado de emergência

No sítio da Presidência da República, lê-se que "depois de ouvido o Governo, que se pronunciou em sentido favorável, o Presidente da República enviou à Assembleia da República, para autorização desta, o projeto de diploma decretando a renovação do estado de emergência por 15 dias".

O projeto que renova o estado de emergência clarifica a restrição ao direito de resistência e abrange a área da educação, prevendo a imposição de aulas à distância.
 18h57 - 90 pessoas detidas

Desde as 00h00 de 22 de março até às 18h00 de hoje, foram detidas pela Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública 90 pessoas pelo crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência.

No mesmo período, foram encerrados 1.633 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

18h46 - OMS muito preocupada com o crescimento de casos em todo o mundo

O responsável máximo da Organização Mundial da Saúde afirmou há momento que nos próximos dias o mundo deve chegar a 1 milhão de casos confirmados de infeção por Covid-19 e 50 mil mortes.
 18h41 - Holanda propõe ajuda

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, propôs hoje a criação de um fundo europeu para cobrir os gastos médicos nos países mais afetados pela covid-19, como Itália e Espanha, relativamente aos quais admitiu que os Países Baixos não mostraram "solidariedade".

Numa intervenção feita hoje perante o parlamento holandês -- um dia depois de o seu ministro das Finanças ter reconhecido que mostrou pouca empatia com o sul da Europa --, Mark Rutte explicou que o fundo europeu de emergência teria por base contribuições dos Estados-membros, nomeadamente dos Países Baixos, que iria fazer uma "contribuição substancial".

Notando que o objetivo é que este instrumento europeu esteja disponível para que os países da União Europeia (UE) possam recorrer para manter a economia em funcionamento, Mark Rutte rejeitou que tal iniciativa seja feita com base em empréstimos, para que os valores arrecadados não tenham de ser devolvidos. (Lusa)

18h16 - Números oficiais de vítimas nos EUA

O Centro para o Controlo e Prevenção de doenças avançou esta tarde um aumento de 22.562 casos de infeção por coronavírus nos EUA, para um total de 186.101.

O número de vítimas mortais aumentou consideravelmente. Passou de 743 para 3603.

18h11 - 2 milhões de mortos nos EUA?

Nos Estados Unidos, a Casa Branca está a trabalhar com cenários que de até dois milhões de vítimas mortais da Covid-19. Clique aqui para saber mais neste artigo da Mariana Ribeiro Soares.

18h02 - Costa classifica como "exemplar" o comportamento dos portugueses
 17h57 - Mais casos nas Forças Armadas

A Forças Armadas portuguesas têm 50 casos confirmados de militares infetados com covid-19, dois deles hospitalizados, informou o Ministério da Defesa Nacional.

O número de militares atualmente infetados (50) mais do que triplicou relativamente aos dados de 25 de março, quando eram 14.

17h56 - Nos EUA, o número de vítimas e de casos continuam a aumentar. 
 17h55 - Situação em Bruxelas. O relato do correspondente da RTP Duarte Valente. 
 17h54 - Espanha com mais de 100 mil casos. 
 17h29 - Itália com aumento menor no número de mortos mas mais infeções

O
s últimos dados revelados pelas autoridades italianas indicam que o país registou mais 727 mortos em relação ao dia de ontem, para um total de 13.155. No entanto, este dado representa um aumento substancialemnte inferior ao do dia anterior.

No entanto, o número de novas infeções aumentou em relação ao dia anterioro. Mais 4.782. Ontem tinha crescido 4.053.

O total de infeções no país é agora de 110.574.

17h23 - Cientistas procuram conhecer como funciona e como reage o vírus
17h11- Governo deu parecer favorável à renovação do período do estado de emergência

O primeiro-ministro anunciou esta tarde que o Governo deu parecer favorável à proposta de decreto do Presidente da República para a renovação do estado de emergência por mais 15 dias. Decisão transmitida no final de uma reunião do Conselho de Ministros.
De acordo com a Constituição, o estado de emergência não pode ter duração superior a 15 dias, mas pode ser renovado com o mesmo limite temporal. 

Para o decretar, o Presidente da República tem de ouvir o Governo e ter autorização da Assembleia da República, que se reunirá para esse efeito na quinta-feira de manhã.

O Governo reunirá novamente em Conselho de Ministros na quinta-feira à tarde. Uma reunião que se destinará a aprovar "o conjunto de legislação que regulamenta e tornará aplicável o decreto presidencial de prorrogação do estado de emergência por mais 15 dias", disse António Costa.

O primeiro-ministro voltou a afirmar que "o comportamento dos portugueses tem sido exemplar, com raríssimas exceções em termos de autocontenção, autodisciplina, quer das normas de afastamento social, quer (no cumprimento) do isolamento domiciliário".

"Esse é um esforço muito importante de fazer e reforçar neste mês. Como os números da evolução da pandemia têm demonstrado, este é um esforço que vale a pena e tem produzido resultados. Se temos hoje um crescimento menos forte do número de casos de contaminados e de pessoas em estado de risco, isso deve-se ao grande esforço de contenção feito", afirmou.

 16h58 - EUA. Casos e mortes não param de aumentar

EUA já têm neste altura quase 200 mil casos de pessoas infetadas e 4102 vítimas mortais

16h18 - Wimbledon anulado

O famoso torneio de Wimbledon foi anulado por causa do novo coronavírus.

16h02 - Lar em Alvaiázere

Vinte e cinco dos 27 utentes de um lar em Alvaiázere estão infetados com a covid-19, assim como nove dos 17 trabalhadores, anunciou hoje este município do distrito de Leiria.

"Dos 44 testes efetuados a utentes e colaboradores da instituição, determinou-se a infeção de 25 idosos (registando-se que apenas dois apresentaram testes negativos) e de nove colaboradores, de um total de 17", informa a Câmara, numa nota de imprensa, revelando que os resultados dos testes efetuados na sexta-feira foram conhecidos hoje.

15h48 - AT alerta para esquema com email fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a existência de 'emails' fraudulentos, pedindo aos contribuintes para os ignorarem e não carregarem nas ligações sugeridas.

"A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes de endereços como info.wKK@portaldasfinancas.gov.pt ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num 'link' que é fornecido", alerta uma mensagem publicada no Portal das Finanças.

Nestes 'emails', o remetente insere um texto a dizer ser prática da AT informar com regularidade os contribuintes para datas de cumprimento voluntário de obrigações fiscais e para o pagamento voluntário de impostos, acrescenta que o "sistema" detetou alertas "pendentes de resposta" e fornece, de seguida, um 'link' fraudulento.

"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas", assegura a AT, lembrando que têm como único objetivo "convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos 'links' sugeridos", operação que "em caso algum" deve ser efetuada.

A AT recomenda ainda a leitura de um folheto informativo sobre segurança informática, que está disponível no Portal das Finanças. (Lusa)

15h44 - Singapura com novos casos

Registou 74 novos casos de Covid-19, o maior aumento num dia. São agora 1000 os casos que foram registados desde o início da epidemia.

20 desses casos foram importados e 54 foram transmitidos localemente.

15h37 - Alemanha prolongou medidas com restrições pelo menos até ao dia 19 de Abril

15h21  - Um dia com os médicos na primeira linha de combate

Com o aumento do número de infetados, aumenta também o número de doentes graves. E há ainda casos de agravamento súbito de quem durante alguns dias apresentava apenas sintomas ligeiros. A RTP foi conhecer por dentro a realidade do Hospital de São João, no Porto, a unidade que desde o início da pandemia conta com mais pacientes internados em cuidados intensivos.
 15h17 - BCP vai antecipar o pagamento de faturas 

BCP vai antecipar pagamentos aos seus fornecedores para uma semana, face aos atuais 30 dias, para ajudar a tesouraria das empresas no contexto da crise provocada pela covid-19, informou hoje o banco.

15h08 - Reino Unido em choque com aumento de vítimas Covid-19
14h58 - Pandemia de Covid-19 cilindra férias
14h42 - Número de mortes dispara no Reino Unido

No Reino Unido morreram mais 563 pessoas devido à Covid-19 nas últimas 24 horas. Nesta altura, o número total de vítimas mortais no país é de 2.352.

De acordo com a atualização diária dos dados, foram até agora registados 29.474 casos positivos, mais 4.324 do que ontem.

14h36 - Governo prepara solução de aulas pela televisão

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que o Governo está a preparar uma solução assente na Televisão Digital Terrestre (TDT) para assegurar as aulas no período em que as escolas estão encerradas.

António Costa referiu-se a esta medida no programa de Cristina Ferreira, na SIC, depois de interrogado sobre as consequências para os alunos caso se prolongue pelo terceiro período escolar o encerramento dos estabelecimentos de ensino por causa da pandemia da Covd-19.

"Para todos os níveis educativos, estamos a trabalhar numa solução de rede de segurança, porque sabemos que muita gente não tem acesso aos conteúdos e às aulas que têm estado a ser ministrada online por computador", declarou o primeiro-ministro.

No entanto, António Costa admite que é uma tarefa "muito difícil", tendo em conta que há "dezenas de disciplinas e é muito difícil organizar grelhas".

14h31 - África pede perdão de dívida total durante três anos

Os ministros das Finanças africanos alertaram que o continente pode levar até três anos para recuperar dos efeitos da pandemia. Por isso, defenderam esta quarta-feira um perdão de toda a dívida durante esse período.

Os governantes defenderam que o continente "está a enfrentar um profundo e sincronizado abrandamento económico e que a recuperação pode demorar até três anos".

No comunicado de imprensa que dá conta das conclusões da reunião, os governantes concordaram que "o foco imediato deve permanecer na frente humanitária e de saúde" e apontaram a necessidade de "continuar a alertar as pessoas sobre a importância dos testes e do distanciamento social".

Para além da questão de saúde, os ministros africanos insistiram na necessidade de haver um perdão da dívida, mas alargaram o pedido a todo o tipo de dívida e a todos os países do continente, durante os próximos três anos.

Este pedido sobre a dívida, salientam, "deve ser para toda a África e deve ser feito de forna colaborativa e coordenada, através da criação de um veículo financeiro especial que lide com as obrigações da dívida soberana".

14h10 - Dezasseis dos 18 distritos do continente com planos de emergência ativos

Dezasseis dos 18 distritos de Portugal continental têm o seu plano de emergência ativo devido à pandemia de covid-19, vigorando em paralelo com o plano nacional Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com uma resposta enviada à Lusa pela ANEPC, este foi o número de planos distritais acionados até terça-feira (31 de março), data em que apenas não estavam ativos os planos distritais de emergência de Viana do Castelo e Portalegre.

Ao longo dos últimos 15 dias, estes mecanismos foram acionados nos distritos de Coimbra, Beja, Santarém, Bragança, Vila Real, Évora, Castelo Branco, Braga, Lisboa, Setúbal, Aveiro, Leiria, Faro, Porto, Guarda e Viseu.

Foram também ativados mais de 100 planos municipais de emergência de norte a sul do país.

De acordo com a Proteção Civil, os planos distritais e municipais de emergência são ativados pelas autoridades territorialmente competentes em função da avaliação que é realizada no respetivo espaço geográfico.

14h00 - Irão regista mais de três mil mortos devido ao coronavírus

As autoridades iranianas anunciaram hoje 138 novas mortes pelo coronavírus, elevando para mais de 3.000 mortos o balanço oficial da pandemia no Irão, um dos países mais afetados pela Covid-19.

O número de mortes causadas pela Covid-19 - provocada pelo novo coronavírus -, até ao momento, é de 3.036 mortos no país.

As autoridades também registaram 2.987 novos casos de infetados pelo vírus nas últimas 24 horas, elevando o número total de casos confirmados para 47.593, acrescentou Kianouche Jahanpour, porta-voz do Ministério da Saúde durante a sua comunicação diária à imprensa.

Kianouche Jahanpour disse que 15.473 pessoas que foram hospitalizadas já estão curadas.

13h59 - Reino Unido liberta reclusas grávidas e mães acompanhadas dos filhos

O Governo britânico vai libertar temporariamente mulheres grávidas atualmente detidas, assim como reclusas que estejam em unidades onde residem com os filhos, de forma a protegê-las do contágio de Covid-19 nas prisões.

A medida, anunciada pelo ministério da Justiça britânico, vai abranger mulheres que passem numa avaliação e não sejam consideradas um risco para a sociedade.

"Os diretores [das prisões] podem agora liberar temporariamente as prisioneiras grávidas para que possam ficar em casa e reduzir o contacto social, tal como todas as outras grávidas foram aconselhadas a fazer", justificou o ministro, Robert Buckland.

As autoridades já tinham tomado providências há vários dias para combater a propagação da pandemia covid-19 nas prisões, proibindo as visitas a prisioneiros e impondo medidas de distanciamento social nas celas.

O número de casos confirmados de covid-19 nas prisões de Inglaterra e País de Gales mais que duplicou em três dias, para 55 reclusos no domingo, contra 27 casos na quinta-feira entre um total de 83.000 pessoas detidas nestas duas regiões.

O número de guardas prisionais infetados também aumentou de cinco para 13 no mesmo período, num quadro de pessoal reduzido por 10% de membros atualmente em isolamento.

O primeiro óbito nas prisões foi registado na passada quinta-feira, um homem de 84 anos com outros problemas de saúde.

13h55 - Vladimir Putin em teletrabalho

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, decidiu optar pelo teletrabalho, em face da propagação do novo coronavírus, disse hoje à imprensa o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.

A informação foi avançada depois de, na terça-feira, um médico que na semana passada acompanhou Putin numa visita ao principal hospital de Moscovo para o tratamento de pessoas com Covid-19, o hospital Kommunarka, anunciar que estava infetado com o novo vírus, embora sem sintomas.

"O Presidente prefere, por estes dias, fazer tudo por teletrabalho", disse Peskov antes de um Conselho de Ministros que será realizado por videoconferência.

"Todos os que estiveram com o Presidente em Kommunarka são testados diariamente"", tinha dito na quarta-feira o porta-voz, assegurando que as análises de Putin estavam "normais".

Metade da população russa está desde segunda-feira em confinamento para impedir a propagação do novo coronavírus.

O país regista até agora 2.777 casos, dois terços dos quais em Moscovo, e 24 mortes.

13h52 - Taiwan anuncia doação de 10 milhões de máscaras a países da UE e EUA

Taiwan prometeu hoje doar 10 milhões de máscaras aos países mais afetados pelo novo coronavírus, incluindo membros da União Europeia e os EUA.

Assegurando que o território travou a propagação do vírus, a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, lembrou que a pandemia nunca terminará a menos que seja contida a nível global.

"No estágio anterior, formámos uma equipa nacional, e agora precisamos de uma ação concertada a nível internacional para combater a pandemia", disse Tsai.

A líder taiwanesa anunciou a doação de 10 milhões de máscaras como parte daquele esforço, entre as quais sete milhões serão destinadas à União Europeia, sobretudo aos países mais afetados, para além do Reino Unido e da Suíça.

A doação é três vezes superior ao valor prometido pela China à UE.

13h50 - Centro Hospitalar Cova da Beira cria linha de apoio para crianças e adolescentes

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, distrito de Castelo Branco, criou uma linha de apoio e promoção da saúde mental para crianças e adolescentes em isolamento, no âmbito da pandemia da Covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, esta unidade hospitalar lembra que, "face à situação de pandemia, que a todos impõe restrições e a obrigatoriedade do cumprimento de medidas excecionais de saúde pública", se torna "fundamental o desenvolvimento de medidas de promoção da saúde mental, para ajudar crianças, adolescentes e seus cuidadores, neste momento de particular exigência".

"Com esta medida de apoio à população mais jovem, o CHUCB visa diminuir o impacto psicológico que a repentina e prolongada alteração de rotinas escolares e sociais pode ter nas crianças ou nos adolescentes, gerando neles sentimentos de medo, stress, frustração, ansiedade, irritação ou tédio", aponta a nota de imprensa.

A linha especial de apoio e promoção de saúde mental será dinamizada pela equipa de Pedopsiquiatria do CHUCB e estará disponível todos os dias da semana, entre as 9h00 e as 12h00, através do número 969 111 031.

13h45 - Açores com 57 infetados, ilha Graciosa com primeiros casos

A Autoridade de Saúde dos Açores elevou hoje para 57 o número de casos positivos de covid-19 na região, com sete novos casos detetados em São Miguel e dois na Graciosa, que assim regista os primeiros doentes infetados.

stão a ser acompanhados pelas delegações de saúde concelhias, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos".

Até à data, foram detetados nos Açores 57 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 25 em São Miguel, nove na ilha Terceira, dois na Graciosa, sete em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

O concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, está desde domingo em cerco sanitário.

13h30 - Costa afirma que Governo vai apertar e clarificar restrições de circulação

O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo vai "apertar um bocadinho" e clarificar as regras de circulação, sobretudo no período da Páscoa, e avisou que abril vai ser um mês "perigosíssimo" em termos de propagação da Covid-19.

António Costa anunciou esse passo do Governo no programa de Cristina Ferreira, na SIC, depois de questionado sobre em que moldes se iria prolongar por mais 15 dias o estado de emergência em Portugal.

"Vamos adotar medidas mais claras para que as pessoas percebam que no período da Páscoa não podem mesmo andar a circular e devem ficar na sua residência permanente. Acho que vamos ter de apertar um bocadinho, dando um sinal mais claro de que não é mesmo época para andarmos de um lado para o outro", declarou o primeiro-ministro.

13h25 - MNE admite que ainda há portugueses à espera de regressar a Portugal

O ministro dos Negócios Estrangeiros admite que ainda há portugueses à espera do regresso ao país, mas sublinha que grande parte das situações está resolvida.

Augusto Santos Silva faz questão de dizer que os portugueses têm sido compreensivos, mesmo os que estão em circunstâncias mais difíceis.

13h15 - Aumentam as queixas sobre resposta nos testes

São cada vez mais as queixas de quem não consegue realizar os testes para perceber se está ou não infetado.

Os laboratórios do grupo Unilabs, por exemplo, não conseguem dar resposta a tanta procura. O número de chamadas chegou a ser de 20 mil num só dia.

13h15 – “Medida número 1 é o distanciamento social”

No final da conferência, questionada sobre a importância de alargar a disponibilidade das máscaras, Graça Freitas explica que a prioridade na obtenção deste material de proteção “tem que ver com o grau de exposição” de determinado grupo.

“A questão das máscaras ainda terá de ser estudada”, admite a diretora-geral da Saúde. No entanto, estas “não podem dar uma falsa sensação de segurança”.

“Independentemente das máscaras, a medida número 1 é o distanciamento social”, completou.

13h10 – “Há sempre um atraso no número de casos que está notificado”

Questionada sobre quantas pessoas poderão estar infetadas mas que ainda não foram identificadas, a diretora-geral da Saúde admite que há um atraso nos dados, tal como noutros países.

“Há sempre um atraso no número de casos que está notificado. As pessoas adoecem num determinado dia com sintomas ligeiros e só entram no radar do sistema de saúde quando procuram apoio de profissionais de saúde”, esclarece.

Ainda assim, as curvas epidémicas das autoridades têm em conta a data de início dos sintomas. “Quando se olha para a curva da epidemia, essa correção já está feita. Os doentes entram no sistema hoje mas nós sabemos que eles já estavam infetados há quatro ou cinco dias quando fazemos a história clínica”, explica.

Graça Freitas esclarece que os números de doentes que não entram no registo dos infetados variam de país para país, sobretudo os assintomáticos, serão incluídos mais tarde. A diretora-geral da Saúde explica que as autoridades portuguesas vão querer estudar, a posteriori, que percentagem da população desenvolveu anticorpos, ou seja, que teve contacto com a doença.

13h07 – Forças de segurança, tal como população em geral, são avaliadas “em função dos sintomas”

Questionada pelos jornalistas sobre eventuais locais específicos para as forças de segurança poderem fazer testes em caso de apresentarem sintomas, tal como existe para os profissionais de saúde, a diretora-geral da Saúde esclarece que o local de testes depende da condição clínica, independentemente da profissão.

“Relativamente aos testes de pessoas sintomáticas, temos de ter em conta a gravidade clínica. (…) Cerca de 80 por cento [dos doentes infetados], são seguidos no seu domicílio e são testados em ambiente domiciliário. Os restantes 20 por cento (…) ou vão para ambulatório ou para uma urgência hospitalar”, explica Graça Freitas.

A responsável de saúde refere que, seja qual for o cidadão que apresente sintomas, será testado de acordo com a gravidade desses sintomas.

Independentemente do doente e da sua profissão, “uma pessoa com sintomas, mesmo antes de saber o resultado do teste, deve ficar em isolamento”, assinala.

“Os testes são de acordo com a condição clínica, também independentemente da profissão. Em função dos sintomas vai para um sítio ou para outro”, completou a diretora-geral da Saúde.

13h04 – Mais doentes nos cuidados intensivos? Justificação pode estar na idade e condições de base

Confrontada pelos jornalistas com o aumento significativo de doentes nas unidades de cuidados intensivos ao longo dos últimos dias, a diretora-geral da Saúde explica que o país “está a fazer um esforço grande de aumentar a sua capacidade” em ventiladores e camas ventiladas, não só pela compra de novos materiais mas também ao poupar ventiladores que seriam usados em cirurgias que puderam ser entretanto adiadas.

Graça Freitas diz ainda que a subida do número de pessoas nos cuidados intensivos deve ser observada tendo em conta a estrutura etária dos doentes que estão a ser internados.

“Somos um país com população envelhecida, muitos dos doentes que estão em hospitais são dessa população envelhecida”, justificou a diretora-geral da Saúde, acrescentando que muitos destes doentes têm patologias anteriores, e por isso têm também “um risco acrescido de necessidade de cuidados intensivos”.

Ainda que a justificação possa ser a da idade e antecedentes clínicos, Graça Freitas admite que os números carecem de maior análise e devem ser estudados com mais pormenor. Um dos aspetos a ser avaliado deve ser o “intervalo de tempo que medeia o internamento e ida para os cuidados intensivos”, bem como as condições de base de todos estes doentes, acrescenta a responsável.

“Estamos muito atentos e temos de aprofundar a análise destes dados”, disse ainda a diretora-geral da Saúde.

13h03 – Fiscalização das obras públicas

Sobre os riscos a que estão associados os trabalhadores de obras públicas que continuam a laborar durante este período do Estado de Emergência, a diretora-geral da Saúde remete para as entidades fiscalizadoras.

“É a fiscalização que tem mecanismos de garantir que os profissionais estão a ser protegidos” e se as empresas estão a cumprir as regras devidas, nomeadamente no que diz respeito ao distanciamento social, acrescentou Graça Freitas.

12h59 - Confinamento depende da “avaliação do risco”

Questionada pelos jornalistas sobre a forma como os portugueses vindos do estrangeiro estão a ser colocados de quarentena, dependerá sobretudo da avaliação de risco, por exemplo com contacto próximo com um doente que tenha testado positivo.
“Estão criados mecanismos da autoridade de saúde, que colabora com as forças policiais para garantir que aquela pessoa cumpre quarentena”, garante a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Sobre a colocação de grupos populacionais maiores com medidas especiais de confinamento, também essas medidas são tomadas em função do risco.

“Se uma autoridade de saúde avaliar que uma determinada comunidade deve tomar medidas para além do confinamento obrigatório, propõe essa recomendação à autoridade de saúde nacional”, esclarece Graça Freitas, acrescentando que a “decisão é tomada pela tutela” se se considerar necessário.

“Quando se considera que uma região, uma zona, uma cidade, uma vila, precisa de medidas reforçadas, isso é proposto pelas autoridades de saúde. É ao Governo a quem cabe tomar decisão”, acrescenta a responsável, explicando que essa indicação depende devários critérios de avaliação, nomeadamente do risco ou da dimensão do fenómeno.

12h52 - Pessoas com diabetes representam um grupo de maior risco

José Manuel Boavida, da Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses, revelou na conferência de imprensa na sede da DGS, que os diabéticos são um grupo de risco. 

“A comunidade de diabetes representa mais de um terço da população. Observou-se em estudos que a diabetes constitui um grupo de maior risco, nomeadamente de aumento de mortalidade”.
O médico endocrinologista José Manuel Boavida afirmou que não há qualquer dado que comprove que os diabéticos estão mais propensos à infeção da covid-19.

"Não há qualquer evidência q as pessoas com diabetes sejam mais atreitas a ser infetadas pelo coronavírus", disse o diretor clínico da APDP. Segundo o responsável pela APDC, “não existe evidência entre os vários tipos de diabetes, a tipo 1 e tipo 2”

“Se a diabetes estiver bem compensada, o risco é o mesmo da população em geral”. 

José Manuel Boavida valoriza o papel das “pessoas com diabetes, que no dia-a-dia procuram um controlo rigoroso da sua situação”.

“Controlando a glicémia a tensão arterial, os pés. Sabendo que quanto maior for o controlo da diabetes, melhor será o prognóstico”.
 
A Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses valoriza “a disponibilidade dos doentes crónicos para o teletrabalho ou em condições de segurança, ou distanciamento adequado, principalmente acima dos 60 anos ”.

“Gostaria de reforçar o papel das equipas de saúde que têm sido inexcedíveis na adaptação que conseguiram introduzir em tão curto espaço de tempo e em condições tão difíceis o acompanhamento para estes doentes”.

Entre as quais a “alteração das consultas para telemedicina e a entrega de medicamentos ao domicílio”.

José Manuel Boavida reforça ainda o apelo às equipas de saúde para “contatarem com as pessoas com diabetes, que neste momento têm maiores dificuldades em sair de casa”.

“Nomeadamente os idosos ou pessoas com dificuldade no acesso aos meios eletrónicos”.

A criação de linhas de apoio, “como a linha verde que a APDP criou para todo o país, ou fazer telefonemas de conforto para as pessoas que estão em isolamento”.

“Lembramos a necessidade de reforçar a medicação e material de vigilância. Não há falta de medicamentos nem de meios de controlo. Podem pedir as receitas por telefone, e elas podem ser enviadas pelo mesmo meio e com a entrega de medicamentos ao domicílio”.

12h35 - Boletim da DGS

A taxa de letalidade é de 2,3%. Acima dos 70 anos, essa taxa é de 9,1%, revelou o secretário de Estado da Saúde.

"Se me pedissem uma palavra sobre o tempo em que vivemos, diria que é o tempo da adaptação. Os cidadãos adaptam-se a novas rotinas, os profissionais a novas medidas Covid-19 e o Governo adapta-se a situações dinâmicas e nem sempre previsíveis”, diz o secretário de Estado.

“A capacidade de adaptação tem sido extraordinária e de adaptar o que não está melhor”, garante.

“De muitos nos vale e nos deve orgulhar o nosso serviço nacional de saúde”, acrescenta.

"É uma garantia de que ninguém fica para trás".

O que mais se adaptou foi a linha SNS24, que atende agora 18 mil chamadas por dia, quando antes atendia cinco mil por dia.

“Em março foram atendidas mais de 300 mil chamadas”, revela António Sales.

Antes do primeiro caso, tinha 950 profissionais. Agora, tem mais de 1400, agradecendo aos profissionais de saúde.

“Os contactos sociais têm mesmo de ser reduzidos ao mínimo”, “continua a ser crucial que as pessoas não adoeçam todas ao mesmo tempo”, diz o secretário de Estado. “Os contactos sociais têm mesmo de ser reduzidos ao mínimo”, lembra, justificando com a aproximação da Páscoa.

“Hoje são processadas muitos mais amostras do que nas semanas anteriores” Processámos mais de 69 mil amostras para testes desde 1 de março. Na semana passada foram processadas quase 40 mil amostras, de segunda a domingo, mais do dobro do que na semana anterior a essa.

“Não podemos esperar analisar toda a gente com critério clínico, à mesma hora e ao mesmo tempo”, alerta.

O governante destacou que foram recebidas ofertas de muito material, entre ventiladores a equipamentos, agradecendo a “onda solidária individual e coletiva” dos portugueses.

Destaca, como exemplo, a Associação de Bancos que comprou uma centena de ventiladores para o SNS.

“Muito obrigado a todos os que têm colaborado”, disse.

“Pretendemos a curto prazo duplicar a capacidade de ventilação”.

O secretário de Estado acrescenta ao que disse a diretora-geral de Saúde que há uma capacidade de 1142 ventiladores, 525 em unidades de cuidados intensivos e 480 em blocos operatórios e com uma capacidade de expansão de 134.

“Pretendemos a curto prazo duplicar a capacidade de ventilação”, diz o secretário de Estado, referindo-se às muitas ofertas de material que o Estado tem recebido.

12h26 - Portugal com 187 mortos e 8.251 casos confirmados

Subiu para 187 o número de mortos em Portugal. O último balanço diário da Direção-Geral da Saúde revela ainda que há 8.251 infetados confirmados. 

Em relação a terça-feira, há mais 27 mortos e mais 808 casos confirmados. Um aumento de 11 por cento em relação aos infetados e de 19,9 em relação aos óbitos.

Estão internadas 726 pessoas, 230 nas unidades de cuidados intensivos. Em Lisboa estão internadas 546 pessoas e no Porto 505.

Há 4.957 pessoas a aguardar resultados de análises e 20.257 mil estão sob vigilância.

São agora 43 os casos de pessoas que recuperaram.

12h00 - Estado de emergência prorrogado por mais 15 dias em STP

O estado de emergência sanitária em São Tomé e Príncipe foi hoje prorrogado por mais 15 dias através de decreto presidencial publicado a noite passada. O estado de emergência estava previsto terminar na próxima sexta-feira.

O presidente Evaristo Carvalho justifica que a pandemia do novo coronavírus encontra-se ainda numa fase de propagação, permanecendo intactos os riscos de contágio e a necessidade de consolidação das medidas de proteção e salvaguarda da população.

O estado de emergência em São Tomé e Príncipe, país que não regista qualquer caso confirmado do novo coronavírus, foi inicialmente decretado no dia 20 de Março e o prazo terminava no dia 3 de Abril.

11h55 - Castelo Branco cria Centro de Recursos

A Câmara de Castelo Branco criou o Centro de Recursos COVID, que visa responder às necessidades das instituições e facilitar iniciativas solidárias de voluntariado que têm surgido no fabrico de equipamentos de proteção individual, foi hoje anunciado.

"Esta medida não é só um modo de fazer chegar equipamentos de proteção individual a quem mais precisa, é também uma forma de incentivar a comunidade que está em casa e que quer contribuir para ajudar os que diariamente estão no combate direto à covid-19", explica, em comunicado, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

O Centro de Recursos COVID está localizado na Fábrica da Criatividade e tem como objetivo potenciar e facilitar iniciativas solidárias de voluntariado no fabrico de equipamentos de proteção individual, como máscaras, viseiras, cogulas, tapa-botas, batas, entre outros equipamentos.

As entidades que necessitem de equipamentos de proteção individual devem contactar o centro, especificando o tipo de recurso e as quantidades necessárias.

A Câmara de Castelo Branco está também a criar uma zona de apoio de retaguarda no pavilhão municipal, equipada com 60 camas, que será utilizada em caso de emergência no âmbito do combate à Covid-19, foi hoje anunciado.

"Esta é mais uma medida que vai ao encontro do trabalho que tem sido desenvolvido em cooperação com várias entidades, no combate ao vírus e à sua propagação", refere, em comunicado enviado à agência Lusa, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

A Zona de Apoio de Retaguarda, localizada no Pavilhão Municipal, conta com 60 camas cedidas pelo Exército português e será utilizada, em caso de emergência, no âmbito do combate à covid-19, sendo que beneficia de uma localização privilegiada, junto à Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco.

"Este é mais um espaço criado pela autarquia [Castelo Branco], que se junta à disponibilização da Base de Apoio Logístico (BAL)", lê-se na nota.

11h50 - Mais de 42 mil mortos no mundo e quase 873 mil infetados

Desde que surgiu na China, em janeiro, o novo coronavírus já provocou a morte a 43.275 pessoas. Trinta mil das quais na Europa.

Em todo o mundo, há 872.972 casos confirmados, mais de metade na Europa. Os Estados Unidos registam 186 mil e os países asiáticos 108 mil.

11h45 - Rússia envia avião com ajuda humanitária para os Estados Unidos

A Rússia anunciou hoje ter enviado um avião com ajuda humanitária para os Estados Unidos, atingido com força pela pandemia do novo coronavírus, que já causou mais de quatro mil mortos no país.

Um Antonov-124 da força aérea russa “com máscaras e equipamento médico partiu para os Estados Unidos”, indicou o Ministério da Defesa russo num comunicado.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, esta ajuda foi referida numa conversa telefónica entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, na segunda-feira.

“Neste momento, quando esta situação afeta todo o mundo sem exceção e se tornou global, não há alternativa às ações no espírito da parceria e assistência mútua”, declarou Peskov na terça-feira à noite às agências de notícias russas.

11h30 - ONU alerta para risco de escassez alimentar

A Organização Mundial do Comércio e as Nações Unidas alertaram hoje para o risco de uma "escassez de alimentos" no mercado mundial devido aos distúrbios causados pela Covid-19 no comércio internacional e nas redes de abastecimento.

"As incertezas sobre a disponibilidade de alimentos podem desencadear uma onda de restrições à exportação", causando "escassez no mercado mundial", refere uma declaração conjunta assinada pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, o chinês Qu Dongyu, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o brasileiro Roberto Azevedo.

Para as três organizações multilaterais que lidam com saúde, alimentos e comércio mundial, é importante garantir a manutenção das trocas comerciais, "para evitar a escassez de alimentos".

As três organizações estão particularmente preocupadas com o "abrandamento da circulação de trabalhadores da indústria agrícola e alimentar", que faz parar muitas das produções agrícolas ocidentais, mas também com os "bloqueios de contentores de mercadorias nas fronteiras", que provocam uma "desorganização de produtos perecíveis" e um aumento do desperdício de alimentos".

Os responsáveis das três organizações também enfatizam a necessidade de proteger os trabalhadores de toda a cadeia de produção de alimentos para "minimizar a propagação do vírus no setor" e "manter as redes de abastecimentos de alimentos" a funcionar em segurança.

"Quando se trata de proteger a saúde e o bem-estar dos seus cidadãos, os países devem garantir que nenhumas medidas comerciais perturbam a cadeia de abastecimento de alimentos", acrescentam os líderes das organizações FAO, OMS e OMC.

"É nestes momentos que a cooperação internacional é essencial", sublinham, acrescentando ser necessário "garantir que a resposta à pandemia da covid-19 não cria, inadvertidamente, escassez de produtos essenciais e aumenta a fome e a desnutrição" no mundo.


11h25 - África com 196 mortes e mais de 5.700 infeções confirmadas

O número de mortes pela covid-19 em África subiu para 196 nas últimas horas num universo de mais de 5.700 casos confirmados em 49 países, de acordo com as mais recentes estatísticas sobre a doença neste continente.

De acordo com o Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças da União Africana (África CDC), o número de casos positivos de infeção pelo novo coronavírus em África ascende a 5.786, com as mortes associadas à doença a subirem de 173 para 196 nas últimas horas.

Com os primeiros casos da doença declarados, na terça-feira, na Serra Leoa e no Burundi são agora 49 os países e territórios africanos com registo da doença.

O África CDC contabiliza ainda 412 doentes recuperados.

O norte de África é a região com mais casos e mortes associadas à doença, contabilizando 2.437, 136 mortes e 259 doentes recuperados.

Na África Austral, há 1.436 infetados, nove mortos e 32 pessoas conseguiram recuperar.

A África Ocidental regista 1.031 casos de infeção, que resultaram em 27 mortes e 132 recuperações.

Até ao momento, não foram anunciados quaisquer casos em São Tomé e Príncipe, Sudão do Sul, Comores, República Saaraui, Lesoto e Maláui.

Assim, São Tomé e Príncipe é o único país lusófono sem qualquer caso confirmado.

Angola confirmou sete casos de infeção pelo novo coronavírus, tendo registado duas mortes associadas à covid-19, Cabo Verde regista seis casos e uma morte, Moçambique confirmou oito, o mesmo número que a Guiné-Bissau.

Na Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, estão confirmados 15 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.


11h20 -Município de Pinhel dispõe de 150 camas no Centro Logístico

A Câmara Municipal de Pinhel, no distrito da Guarda, instalou 150 camas no Centro Logístico local, no âmbito do combate à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

O presidente da autarquia, Rui Ventura, disse hoje à agência Lusa que no Centro Logístico de Pinhel estão "150 camas já montadas" e que, em caso de necessidade, o espaço tem capacidade "para levar muitas mais".

O município equipou o espaço - metade de um pavilhão do Centro Logístico - com camas que pediu à Direção-Geral de Educação e com outras que pertenciam à antiga residência de estudantes local.

O espaço está também dotado com uma área que tem "possibilidade de servir 200 refeições" diárias, indicou.

"Caso seja necessário, é um espaço de acolhimento a pessoas que estejam infetadas pelo vírus", referiu Rui Ventura.

O responsável disse ainda que, em caso de necessidade, o complexo do Centro Logístico de Pinhel tem também zonas para a realização de possíveis triagens e para montagem de um hospital de campanha de âmbito distrital, tendo já informado o Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda sobre essa possibilidade.

"Cada pavilhão do Centro Logístico tem 2.400 metros quadrados. Nós ainda temos disponíveis para ocupação, sedo necessário, cerca de quatro mil metros quadrados", apontou.

No concelho de Pinhel foram, até ao momento, registados quatro casos positivos de infeção pela covid-19, na localidade de Pínzio, segundo o presidente da Câmara Municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Pinhel lamentou hoje que o país não tenha tido a "coragem" de obrigar a uma quarentena os emigrantes e os cidadãos que chegam à região oriundos de outros pontos do país.

"Infelizmente, o país não teve a coragem e a determinação de tomar a medida de obrigatoriedade daqueles que vinham de fora para esta região, ou para o país. [As autoridades] não tiveram a coragem de o fazer, de obrigar as pessoas a ficar de quarentena, e o que está a acontecer no meu concelho, e no âmbito distrital, e também na zona de fronteira, é que todos os casos [de infetados com o coronavírus] são oriundos de pessoas que vieram do estrangeiro", disse hoje Rui Ventura à agência Lusa.

Para o presidente da autarquia de Pinhel, no distrito da Guarda, neste processo "houve uma falta de coragem da tomada de decisão" e o país está "agora a sofrer as consequências".

10h15 - Macau já vendeu 40 milhões de máscaras à população

Macau já vendeu à população, de forma racionada, 40 milhões de máscaras em pouco mais de dois meses, informaram hoje em conferência de imprensa as autoridades locais.

Desde o final de janeiro que o Governo de Macau garantiu a venda racionada de dez máscaras a cada dez dias, que podem ser adquiridas em farmácias convencionadas.

Cada residente, mediante apresentação da identificação, recebe dez máscaras para igual número de dias, que custam oito patacas (cerca de 91 cêntimos de euro).

Nos últimos 10 dias foram vendidas seis milhões de máscaras, disse o médico adjunto da direção do Centro Hospitalar Conde de São Januário, em conferência de imprensa, acrescentando que na quinta-feira vai iniciar a oitava ronda da venda deste material de proteção.

O responsável disse ainda que estudantes voluntários estão a ajudar a empacotar as máscaras.

"Nos próximos dias vão nos ajudar a fazer a distribuição de máscaras e o seu empacotamento", afirmou.

Ainda na conferência de imprensa de hoje, as autoridades indicaram que dos 3.617 casos suspeitos em Macau, 3.570 foram excluídos pelas autoridades, com seis à espera de resultados de análises.

Nas últimas 24 horas foram efetuados 625 testes, sublinharam as autoridades de saúde.

Após Macau ter estado 40 dias sem identificar qualquer infeção, a partir de meados deste mês foram identificados 31 novos casos, todos importados.


11h15 - Mais de dois milhões para apoiar a pesca e a aquicultura

O Ministério do Mar aprovou, com recurso ao Programa Operacional Mar 2020, linhas de apoio destinadas especificamente a operações que visem a adoção de medidas de prevenção, deteção e mitigação de contágio pelo novo coronavírus, nomeadamente aquisição de equipamentos e materiais de proteção individual, de desinfeção, bem como de testes de despistagem do vírus, por forma a contribuir para o exercício dessas atividades económicas em condições de segurança.

A verba disponibilizada para os operadores do setor é de dois milhões de euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, a que acresce a respetiva contrapartida pública nacional, num total de 2,7 milhões de euros.

11h09 - Apoio das Forças Armadas no combate da Covid-19

No início do mês de março, foi ativada uma Célula Permanente de Crise (CPC) no Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), que tem como tarefas coordenar as ações de apoio no combate da pandemia Covid-19 por parte dos três Ramos das Forças Armadas enquanto agente de Proteção Civil, bem como efetuar a monitorização do impacto da doença nas capacidades das Forças Armadas, incluindo nas Forças Nacionais Destacadas.

“No âmbito do aconselhamento para a área da saúde, a CPC é responsável pela gestão de dados dos militares relativamente à infeção pelo vírus SARS-CoV-2, bem como, o estudo de normas/orientações clínicas e definição das prioridades de atuação, em estreita coordenação com o Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva (CPEI) do Hospital das Forças Armadas”, lê-se numa nota do Estado-Maior-General das Forças Armadas

A é constituída por um conselheiro médico, um oficial de ligação ao Departamento Operacional Interagências, um oficial de ligação para a área da logística e um oficial de ligação à Força de Reação Imediata (FRI), que se articulam com os oficiais de ligação aos três Ramos residentes nos centros de gestão de crise dos Ramos.

11h00 - Itália estende medidas de confinamento até 13 de abril

O ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, anunciou hoje que as medidas de confinamento no país serão estendidas até 13 de abril, quando terminam as festividades da Páscoa.

"A decisão do Governo é no sentido de estender até 13 de abril todas as medidas para limitar as atividades e o movimento das pessoas", explicou Speranza, durante uma intervenção no senado italiano.

Até agora, a Itália havia decretado o isolamento e o encerramento de atividades não essenciais até 3 de abril, pelo que será necessário atualizar o decreto.

O ministro enfatizou que, neste momento, é necessário "não cometer erros" ou cair no "otimismo fácil", porque "existe o risco de comprometer os sacrifícios realizados até agora" e "os primeiros sinais positivos não devem ser confundidos como um sinal de que o alarme cessou”.

10h50 - Hospital da Cruz Vermelha realiza testes inovadores

A reportagem da RTP recolheu, junto de instalações de campanha da Cruz Vermelha Portuguesa, as explicações do médico Gonçalo Órfão, coordenador de emergência nacional da instituição.

Trata-se de uma triagem "smart".

10h45 - Alemanha contabiliza mais de 67 mil casos diagnosticados

A Alemanha, o terceiro país com mais casos da Europa e o quinto do mundo, regista 67.366 infetados com o novo coronavirus, um crescimento de 5.453 em relação ao dia anterior.

O Instituto Robert Koch (RKI), entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças, dá conta de 732 vítimas mortais.

Os estados regionais da Baviera e da Renânia do Norte-Vestefália continuam a ser os mais afetados com 16.497 e 14.351 casos respetivamente.

10h40 - Espanha ultrapassa os 100 mil casos e regista quase nove mil mortos

Espanha registou nas últimas 24 horas mais 846 mortes, um novo máximo diário.

O Ministério da Saúde revelou que o país regista 9.053 vítimas mortais e mais de 102 mil infetados.

Mais de 22.500 pessoas recuperaram. Pelas Unidades de Cuidados Intensivos já passaram 5.872 pessoas


10h25 - Município de Viseu disponibiliza linhas de apoio psicológico

A Câmara de Viseu disponibiliza, a partir de hoje, linhas telefónicas de apoio psicológico gratuitas, sete dias por semana, para ajudar a gerir os sentimentos durante a pandemia de Covid-19.

Segundo a autarquia, estas linhas têm como objetivo "dar respostas a carências de apoio psicológico, escuta e aconselhamento especializados à população de Viseu, realizados por profissionais com formação".

"Como gerir o isolamento, a separação social ou a ansiedade da crise são algumas das questões que poderão ser expostas, com confidencialidade, através destes números de telefone", refere, acrescentando que "parte da equipa de psicólogos colabora com o município a título de voluntariado".

O município já tinha lançado a linha de emergência social Viseu Ajuda, "destinada exclusivamente a pessoas e famílias residentes no concelho, carenciadas, em isolamento, mobilidade reduzida ou outra situação de emergência social, que necessitem de uma resposta imediata para um conjunto de bens e serviços básicos, urgentes e inadiáveis".

10h20 - Câmara da Covilhã cria bolsa de alojamento para profissionais

A Câmara da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, criou uma bolsa de alojamento para apoiar os profissionais de saúde, que vai funcionar em parceria com as unidades hoteleiras e operadores de alojamento local.

"Uma vez que, dada a sua exposição, estes profissionais correm mais risco de contágio, colocando assim em risco as suas famílias, torna-se urgente encontrar soluções alternativas. É no sentido de conferir mais segurança e tranquilidade a estes profissionais, no desempenho das suas funções, que surge esta bolsa de alojamento", refere aquele município em comunicado enviado à agência Lusa.

10h18 - Recolha de dados ajuda a combater crise na UE mas vem tarde

Especialistas na área digital consideraram hoje que o rastreamento de informações pessoais anónimas poderá ajudar a conter a propagação da pandemia na União Europeia (UE), mas afirmaram que a medida chega tarde, pedindo ainda proteção destes dados.

"Esta crise e as medidas de confinamento adotadas não têm precedentes. O que também é inédito é a quantidade de dados disponíveis, que podem ajudar a entender melhor a crise, a disseminação do vírus, o comportamento individual e como os Estados-membros podem responder melhor, aprimorando as medidas já implementadas", afirma em declarações à agência Lusa Andreas Aktoudianakis, analista de política digital do grupo de reflexão European Policy Centre.

Numa altura em que a Comissão Europeia quer avançar com a monitorização de dados pessoais anónimos (obtidos por uma operadora em cada Estado-membro) para, desta forma, analisar os padrões de mobilidade, incluindo o impacto das medidas de confinamento e, portanto, os riscos de propagação da covid-19, o especialista diz à Lusa que tal medida "poderá ajudar a obter uma leitura mais clara do impacto das medidas adotadas pelos Estados-membros".

"Isso é crucial para delinear o fornecimento de equipamentos médicos e antecipar a disseminação da covid-19 e o seu pico em cada país", aponta Andreas Aktoudianakis.

10h10 - Malásia com 142 novos casos

Nas últimas 24 horas, a Malásia registou 142 novos casos de Covid-19, elevando para 2.908 o número de infetados, o mais alto do sudeste asiático.

O Ministério da Saúde da Malásia revela ainda que há a registar 45 vítimas mortais. Duas delas nas últimas horas.

10h06 - Governo promove integração de desempregados ou trabalhadores a tempo parcial em instituições sociais

Para apoiar as entidades do setor social e solidário a enfrentar os desafios colocados pela pandemia Covid-19, o Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde.

A medida, que já foi publicada em Diário da República, tem como objetivo dar resposta ágil às entidades coletivas públicas ou privadas sem fins lucrativos, nomeadamente lares de idosos, hospitais ou outras respostas sociais, que desenvolvam atividades de prestação de cuidados de saúde ou de apoio social e que tenham necessidades de reforço de pessoas no curto prazo.

As entidades do setor social e solidário que se encontrem em situação de sobrecarga vão poder integrar pessoas para desenvolvimento de trabalho socialmente útil durante um período que pode ir até três meses.

Será admitida a integração, neste âmbito, de desempregados (independentemente de estarem ou não inscritos no IEFP), de trabalhadores com contrato suspenso ou horário de trabalho reduzido e também de trabalhadores com contratos de trabalho a tempo parcial – desde que não tenham mais de 60 anos, nem pertençam aos grupos sujeitos a dever de especial proteção definidos na regulamentação do Estado de Emergência. Admite-se igualmente a integração de estudantes ou formandos, preferencialmente de áreas relacionadas com estas atividades, desde que com 18 anos ou mais.

10h00 - Papa reza pelos jornalistas, que ajudam a suportar o isolamento

O Papa Francisco dedicou a missa realizada na manhã de hoje, na Residência de Santa Marta, aos trabalhadores da comunicação social, que ajudam as pessoas a suportarem este período de isolamento devido à pandemia da covid-19.

Francisco dedicou a missa diária a uma das categorias envolvidas nessa luta contra o novo coronavírus.

"Hoje, eu gostaria que orássemos por todos aqueles que trabalham nos meios de comunicação, que trabalham para comunicar, para que as pessoas não fiquem tão isoladas", afirmou o Papa.

Antes da pandemia de Covid-19, esta missas eram acompanhadas por várias dezenas de pessoas, mas agora Francisco celebra-as sozinho, apenas com transmissão televisiva e pelos canais do Vaticano.

O Papa também orou "pela educação das crianças e para ajudá-las a suportar este tempo de confinamento".

9h45 - Indonésia impede entrada de estrangeiros, confirmando isolamento de Timor-Leste

A Indonésia anunciou hoje a proibição da entrada de cidadãos estrangeiros não residentes, mesmo em trânsito, com medidas idênticas às adotadas na Austrália e em Singapura, deixando assim sem alternativas timorenses e estrangeiros em Timor-Leste.

A nova restrição, que entra em vigor a partir de quinta-feira, implica que para a Indonésia só podem viajar cidadãos ou residentes permanentes, medida que já estava em vigor em Singapura e na Austrália.

Na Indonésia foram confirmados mais 149 casos de infeção, o que eleva o número para 1.677. Há ainda o registo de mais 21 mortes, são agora 157 as vítimas mortais. 103 pessoas recuperaram.

Até agora cidadãos estrangeiros em Timor-Leste, incluindo portugueses, que quisessem sair do país, poderiam ainda viajar através da Indonésia, mesmo que sendo exigido um atestado médico e um visto.

Díli tem ligações aéreas para Darwin, na Austrália, para Bali, na Indonésia e para Singapura, ainda que atualmente com uma frequência mais reduzida.

Devido às restrições implementadas nesses três países, passa a ser impossível sair de avião para timorenses e estrangeiros.

Paralelamente, e no sentido inverso, Timor-Leste também fechou as suas fronteiras à entrada de cidadãos estrangeiros não residentes.

9h30 - Qualidade do ar melhorou em Portugal e Espanha durante o estado de emergência

A monitorização das emissões de dióxido de azoto (NO2) em Portugal e Espanha ao longo do mês de março pelo AIR Centre mostra um efetivo aumento do nível da qualidade do ar durante o período de emergência nacional decretado no contexto do surto da doença COVID-19. Esta evolução é particularmente benéfica para reduzir a probabilidade de afetar pessoas com problemas respiratórios, revela uma nota do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A inalação por dióxido de azoto está relacionada com o aumento da probabilidade de problemas respiratórios, uma vez que em altas doses poderia inflamar o revestimento dos pulmões e reduzir a imunidade a infeções pulmonares, causando problemas como tosse, constipações e bronquite.

O NO2 é gerado sobretudo por emissões resultantes de setores como transportes e indústria, os quais têm sido, pelo menos parcialmente, desativados com a situação de emergência nacional decretada nas últimas semanas.

9h25 - Estudantes pedem reforço do sistema de ação social

Os estudantes alertaram hoje o ministro da Ciência e Ensino Superior para a necessidade de reforçar o sistema de ação social para combater os problemas criados pela redução dos rendimentos das famílias decorrentes das consequências da pandemia.

"A diminuição de rendimento de muitas famílias irá criar dificuldades no pagamento de rendas de outras despesas associadas ao ciclo de estudos. (...) O sistema de ação social tem de ser adaptado e reforçado para combater estas dificuldades", defendem as federações e associações de estudantes, numa carta enviada a Manuel Heitor.

Na missiva, os estudantes recordam que, na carta que receberam do ministro no âmbito do Dia Nacional do Estudante, o governante garantia que os apoios sociais de emergência estavam prontos para ser usados "no quadro legal e institucional em vigor", mas sublinham que, mais de uma semana depois, a resposta por parte do ministério é "exatamente nenhuma"

"O sistema de ação social, o seu reforço e sua adaptação a novos cenários é responsabilidade de V. Exa. As IES [Instituição de Ensino Superior] e as estruturas académicas tudo têm feito para resolver todos os problemas que surgiram desta brusca mudança, mas não nos peçam para fazer tudo", insistem.

As federações e associações académicas de todo o país dizem-se dispostas a total colaboração com o Governo e apelas a Manuel Heitor que "evite uma crise no futuro" e reforçam que o momento que o momento que a sociedade atravessa "é de particular dificuldade" e que o desafio "será ultrapassado pelo esforço conjunto de todos".

"Salvar vidas é ainda assim garantir que quando a pandemia que se abateu sobre o mundo desaparecer, porque vai desaparecer, os que cá continuam e os que virão a seguir a nós têm recursos para poderem prosperar", sublinham.

9h15 - Afeganistão com 22 novos casos nas últimas 24 horas

O Afeganistão registou 22 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número total de infeções para 196, à medida que a doença continua a se espalhar. Há ainda o registo de 4 mortos.

Dos novos casos, 12 foram relatados na província ocidental de Herat, que faz fronteira com o Irão e é a área mais afetada do Afeganistão, com 143 casos positivos de Covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 75 por centos dos casos são importados.

Em Cabul, a capital do país, há seis casos confirmados.

8h45 - Mundo enfrenta a pior crise desde a II Guerra Mundial 

O secretário-geral da ONU considera que a pandemia do novo coronavírus é a “crise mais difícil” que o mundo enfrenta desde Segunda Guerra Mundial.

“Por um lado é uma doença que representa uma ameaça para todos e, por outo lado, terá um impacto económico que vai trazer uma recessão sem precedentes”, afirmou António Guterres.

Assim, “a combinação dos dois factos e o risco de contribuir para uma maior instabilidade, maior descontentamento e maior conflito são os motivos que nos fazem acreditar que esta é realmente a crise que já enfrentámos desde a Segunda Guerra Mundial”, frisou.

8h25- Mais de 30 mil mortos na Europa

A pandemia do novo coronavírus já provocou mais de 30 mil mortos na Europa, mais de dois terços em Itália e Espanha, segundo a AFP.

Com um total de 30.063 mortes (para 458.601 casos), a Europa é o continente mais atingido pela pandemia de Covid-19. A Itália (12.428 mortes) é o país europeu mais afetado, seguida pela Espanha (8.189) e França (3.523).

8h15 - Indígenas da Amazónia pedem aos governos medidas de proteção urgentes

A Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazónica(COICA), que reúne comunidades dos nove países amazónicos, instou na terça-feira os respetivos Governos a adotarem medidas de proteção para enfrentarem a pandemia do novo coronavírus.

Numa declaração de caráter urgente, a COICA frisou a "dupla vulnerabilidade" dos povos originários em questões de "exclusão e marginalização histórica", recordando que, diante da declarada emergência de saúde, faltam "protocolos específicos" para enfrentar a pandemia.

A organização exigiu que os Governos dos países amazónicos "tomem medidas urgentes de proteção para as comunidades indígenas, incluindo campanhas de informação e prevenção nos seus próprios idiomas, assim como o fortalecimento dos sistemas públicos de saúde que prestam serviços às comunidades".

8h10 - Bolsonaro admite que muitos brasileiros vão morrer

O Presidente do Brasil falou ao país, mas sem incentivos à interação social. Jair Bolsonaro admite que muitos cidadãos vão morrer, numa mudança de tom.
O Brasil já ultrapassa os 200 mortos e 5700 infetados.

A bolsa de valores de São Paulo registou o pior trimestre da história, no arranque deste ano, com perdas acima dos 35%.

7h55 - China identifica 130 novos casos assintomáticos

A Comissão Nacional de Saúde da China anuncia ter identificado 130 novos casos assintomáticos de infeção pelo novo coronavírus.

A mesma estrutura adiantara ontem que, de um total de mais de 1500 casos assintomáticos - isolados e acompanhados em permanência -, 205 vieram do exterior.

As autoridades locais indicaram ainda que foram registados 36 novos casos da Covid-19 na China continental. Todos, exceto um dos novos casos, foram importados. Nas últimas 24 horas foram ainda registadas mais sete vítimas mortais.

Pela primeira vez, a China passou a registar os casos assintomáticos na contagem oficial.

A China, onde o vírus foi detetado pela primeira vez em dezembro, teve um total de 81.554 casos e 3312 mortes.

7h47 - Moçambique em estado de emergência

Moçambique passa esta quarta-feira ao regime do estado de emergência, por um período de 30 dias, acrescentando a proibição de todos os eventos e o fecho de alguns estabelecimentos às medidas que têm vindo a ser implementadas para responder à pandemia.

O estado de emergência cobre a limitação de circulação anunciada na segunda-feira pelo Presidente da República, mas esta restrição apenas será acionada "desde que se verifique um aumento exponencial de casos de contaminação", ao abrigo da lei aprovada por unanimidade na noite de terça-feira pelo Parlamento.

O país africano tem registo oficial de oito casos de infeção pelo novo coronavírus, sem vítimas mortais.

O estado de emergência permite às forças de defesa e segurança intervir em caso de desrespeito pelas medidas aprovadas.

7h40 - Recibos verdes

O formulário para trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de atividade, no máximo de 438,81 euros, fica disponível esta quarta-feira no portal da Segurança Social.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou no sábado, através do Twitter, que os formulários para os trabalhadores independentes acederem aos apoios estariam disponíveis esta semana.


Enquanto o formulário para o apoio por acompanhamento à família está disponível desde segunda-feira, o formulário para requerer o apoio por redução de atividade só agora estará acessível, de acordo com o gabinete de Ana Mendes Godinho.

7h36 - Repatriamento de portugueses em Timor-Leste

A Embaixada de Portugal em Díli adianta que é esperado "nos próximos dias", em Díli, um voo para transportar até Lisboa professores, cooperantes e outros cidadãos portugueses em Timor-Leste.

A informação sobre o voo foi comunicada por e-mail aos cidadãos portugueses que já confirmaram vontade de partir, nos termos da mensagem da representação diplomática, citada pela agência Lusa.

O e-mail informa as mais de 200 pessoas que já estão inscritas para o voo de que a viagem deverá acontecer "nos próximos dias", aguardando-se apenas "autorizações de escala e sobrevoo de alguns países".

7h00 - Ponto de situação


O Governo reúne-se esta quarta-feira, a partir das 15h00, no Palácio da Ajuda, em Conselho de Ministros para debater o prolongamento do estado de emergência. O Executivo dará um parecer sobre os termos dessa renovação.O Presidente da República defende que as medidas de contenção devem manter-se - opinião partilhada pelos especialistas e políticos que estiveram na reunião no Infarmed, em Lisboa.


Depois, já com o aval dos ministros, António Costa reúne-se com o Presidente da República, a quem comunicará as conclusões do Conselho de Ministros extrordinário.

O decreto deverá seguir ainda esta quarta-feira para o Parlamento, que se pronunciará amanhã.

Marcelo Rebelo de Sousa deverá depois anunciar o prolongamento do estado de emergência em país.
Novos casos voltaram a aumentar

O número de vítimas mortais da doença causada pelo novo coronavírus está agora nas 160, mais 20 do que no boletim de segunda-feira.
Mais de 2200 portugueses que estavam no estrangeiro já regressaram. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, admitiu no Parlamento que há ainda quase 1400 pessoas à espera de poderem voltar ao país.


Os infetados são o dobro: 7443.

Quarenta e três pessoas já recuperaram da Covid-19.

Um avião com material médico chegou na última noite ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Aterrou pouco antes da meia-noite.

O aparelho trouxe da China 80 toneladas de material de proteção individual. A carga - 3,5 milhões de máscaras, 300 mil toucas e 100 mil batas - será distribuída nos próximos dias pelo Serviço Nacional de Saúde.
Impactos na economia
A TAP prepara-se para suspender o contrato de trabalho a nove mil trabalhadores. A empresa anunciou que pediu o lay-off e que a medida entra em vigor na quinta-feira.

A partir desta quarta-teira, a companhia de bandeira irá voar apenas para Madeira e Açores, num total de cinco ligações por semana.

Também a Ryanair avança com o regime de lay-off em Portugal já a partir desta quarta-feira. A companhia aérea alega que é unica forma de manter os postos de trabalho e admite que esta fórmula pode durar dois meses.

O regime assegura alguns serviços administrativos e tarefas essenciais. A maioria dos trabalhadores terá a atividade suspensa e os restantes ficam com horário de trabalho reduzido.
Quadro internacional
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou já mais de 828 mil pessoas em todo o mundo. Morreram mais de 41 mil.Itália vai ficar em quarentena durante todo o mês de abril. Só no início de maio deverá ser implementado o fim progressivo do isolamento.  Caberá a cada autarquia decidir quais as empresas e serviços que abrem primeiro.


Dos casos de infeção, pelo menos 165 mil são considerados curados.

Em Espanha, o contágio voltou a disparar. Em 24 horas, morreram mais 849 pessoas, o que constitui um novo máximo em apenas um dia. No total, já morreram 8189 pessoas.

Há agora quase 94.500 casos de contágio, mais nove mil do que no boletim anterior. São 5607 as pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos.

Em 24 horas morreram em Itália 837 pessoas. No total são 12.428 mortos. O número de contágios manteve-se estável.

Registaram-se mais 4.023 casos de contágio, elevando para 105.792 o número de pessoas infetadas em Itália.