Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Eduardo Costa - Lusa

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI



00h08 - Marcelo considera que encerramento das escolas "é uma boa solução"

O Presidente da República e recandidato ao cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou na quarta-feira à noite que o encerramento das escolas "é uma boa solução, se for essa que for adotada no Conselho de Ministros".

No final de uma entrevista ao Porto Canal, foi pedido a Marcelo Rebelo de Sousa que comentasse a notícia de "a ministra da Saúde acabou de anunciar que as escolas vão mesmo fechar" - Marta Temido, de facto, apenas admitiu que essa é uma possibilidade que será analisada na quinta-feira em Conselho de Ministros.

"Como imagina, eu já tinha uma noção de que poderia acontecer. Eu penso que é uma boa solução, se for essa que for adotada no Conselho de Ministros, e pelos vistos a senhora ministra anunciou", reagiu o chefe de Estado e candidato presidencial.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "é uma boa solução" encerrar as escolas porque "não é fácil distinguir entre ciclos e fechar A, não fechar B, fechar C, não fechar D" e porque "a disseminação social está a entrar nas escolas".

"O número de turmas que estão em casa aumentou muito substancialmente nos últimos tempos, e alguns dos testes que começaram a ser feitos nas escolas parecem apontar para a prudência desse tipo de medidas. Mas está a dar-me a notícia. Eu não era suposto sabê-la e muito menos comentá-la aqui antes de o Governo decidir", acrescentou.

23h38 – Conselho de Ministros decidirá “em conformidade” com novas informações

António Costa acaba de confirmar nas redes sociais que esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, será decidido “em conformidade” com as informações que os epidemiologistas hoje passaram ao Governo.

“Assim que cheguei de Bruxelas, reuni esta noite de emergência com os Ministros de Estado e da Presidência, da Saúde, da Educação e da Ciência e do Ensino Superior. Fizemos um ponto de situação sobre a alarmante propagação da pandemia em Portugal. E analisámos detalhadamente a relevante informação que os epidemiologistas partilharam hoje com o Governo, designadamente sobre o crescimento da variante britânica do vírus no nosso País”, escreveu o primeiro-ministro.

“Esta quinta-feira reuniremos o Conselho de Ministros, analisaremos todas estas informações e decidiremos em conformidade, com a certeza de que a nossa prioridade é salvar vidas e controlar a pandemia”, concluiu.


23h23 - Mais 1.340 mortos e 64.385 infetados nas últimas 24 horas no Brasil


O Brasil somou, nas últimas 24 horas, 1.340 mortos e 64.385 infetados pelo novo coronavírus, totalizando 212.831 óbitos e 8.638.249 casos confirmados desde o início da pandemia, informou hoje o executivo.

No seu último boletim epidemiológico, o Ministério da Saúde informou que a taxa de incidência da Covid-19 em território brasileiro é agora de 101 mortes e 4.111 casos por cada 100 mil habitantes.

São Paulo continua a ser o foco da pandemia no país, com 1.658.636 casos positivos, sendo seguido por Minas Gerais (659.385), Santa Catarina (549.579) e Bahia (549.315).

Já a lista dos Estados com mais mortes é liderada por São Paulo (50.652), Rio de Janeiro (28.215), Minas Gerais (13.721) e Ceará (10.243), respetivamente.

No total, mais de 7,5 milhões de cidadãos infetados recuperaram da doença no Brasil e 860.796 pacientes infetados continuam sob acompanhamento médico, quer em hospitais, quer nas suas residências.

23h18 - Encerramento de escolas em cima da mesa

Marta Temido admitiu que o encerramento de escolas para evitar a propagação da pandemia de Covid-19 está em cima da mesa. O assunto foi esta noite debatido entre António Costa e alguns ministros, incluindo a da Saúde, e será mais aprofundado em Conselho de Ministros já esta quinta-feira.

“As decisões vão ser tomadas amanhã no Conselho de Ministros”, adiantou Marta Temido na Grande Entrevista da RTP, frisando que a situação pandémica se agravou em Portugal, algo que não estava previsto quando foram decididas as últimas medidas.

“Nós estamos perante factos novos, a nova variante” inglesa, mais facilmente transmissível, acrescentou a ministra da Saúde, frisando que as infeções causadas por esta estirpe no país possam atingir os 60 por cento até ao final do mês, “o que muda muita coisa”.

22h48 - Reunião entre primeiro-ministro e ministros

O primeiro-ministro, a ministra da Saúde Marta Temido, a ministra da Presidência, o ministro da Educação e o ministro do Ensino Superior estão nesta altura reunidos por videoconferência para analisar a informação reunida pelos epidemiologistas e preparar o Conselho de Ministros de amanhã.

22h44 - INSA apela ao "cumprimento rigoroso" do confinamento devido à variante inglesa

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) apelou esta quarta-feira ao "cumprimento escrupuloso" das medidas de confinamento dado que se observa um aumento da prevalência da variante inglesa em Portugal, estimada em cerca de 13%.

O INSA, através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas estima que desde o início de dezembro tenham sido registados a circular em Portugal cerca de 30 mil casos com a variante recentemente identificada no Reino Unido (VUI-202012/01).

"Tendo em conta os dados da semana 02/2021 (11-17 janeiro), na qual foram confirmados laboratorialmente cerca de 10 mil casos diários, a prevalência estimada da nova variante foi de cerca de 13%", refere o INSA em comunicado

Dados acumulados, até à data, mostram que não existe diferença na distribuição etária dos casos covid-19 com e sem a variante do Reino Unido. Para ambos os grupos, as faixas etárias mais atingidas são dos 20 aos 50 anos".

Para a determinação da prevalência da nova variante foi utilizada uma ferramenta, desenvolvida no âmbito da colaboração entre o INSA e a Unilabs, que permite detetar casos em tempo real.

21h38 - Madeira com mais 129 casos

A Madeira regista hoje 129 novos casos de covid-19, passando a contabilizar 3.906 infeções desde 16 de março de 2020, revela a Direção Regional da Saúde (DRS).

Entre 13 e 20 de janeiro, a Madeira registou uma média diária de 131 casos de covid-19.

De acordo com a DRS, os registos de hoje dizem respeito a dez casos importados (sete da região de Lisboa e Vale do Tejo, um da região Norte de Portugal, um do Reino Unido e um da Alemanha) e 119 de transmissão local.

Este organismo da área da Saúde indica ainda que hoje há mais 99 recuperações (passando a região a contabilizar 2.110 recuperados), 31 óbitos associados à covid-19 e 1.765 casos ativos, dos quais 117 são importados e 1.648 de transmissão local.

Setenta pessoas encontram-se hospitalizadas (67 em Unidades Polivalentes e três na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça), enquanto 42 cumprem isolamento em unidade hoteleira dedicada e os restantes nas respetivas residências.

No total, acrescenta o boletim da DRS, 2.250 pessoas encontram-se em vigilância ativa.

21h36 - AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas no `take away`

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a revogação da proibição da venda, no `take away` de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é o consumo junto aos estabelecimentos.

No seu boletim diário, a associação referiu que "as últimas medidas restritivas impostas ao funcionamento da restauração e similares vieram determinar a proibição, no `take away`, da venda de qualquer tipo de bebidas".

A AHRESP considera que "a venda de bebidas propriamente dita não representa qualquer risco acrescido", defendendo que "seja revogada esta medida, uma vez que o que se quer prevenir é o consumo de produtos à porta do estabelecimento ou nas suas imediações, e não a venda, que apenas vai prejudicar a já difícil situação dos estabelecimentos".

Esta questão "assume maior relevância nos estabelecimentos que funcionam com menus, com bebida muitas vezes incluída no preço", diz a AHRESP, adiantando que "está a questionar a tutela sobre esta e outras questões que estão a levantar muitas dúvidas".

21h31 - Presidente da Câmara de Leiria quer escolas fechadas

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, defendeu hoje o encerramento das escolas do concelho, onde 10,4% dos alunos estão em casa, na sequência da pandemia de covid-19.

"Cada dia que passa é um dia de atraso na necessidade do seu encerramento", afirmou à agência Lusa Gonçalo Lopes, também presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Segundo dados de hoje do município, 1.456 alunos ficaram em casa de um total de 14.060. Das 668 turmas do concelho, 31 estão em casa.

O presidente da Câmara salientou que estes são indicadores "muito significativos de como a comunidade escolar nesta fase já tem muita gente em casa e que, por isso, é urgente tomar medidas relativamente ao encerramento das escolas".

"Cada dia que passa é um sinal de fraqueza e de insegurança que se transmite à população portuguesa, em especial aos pais que assistem, diariamente, a um crescimento de preocupação em relação à saúde dos filhos e que reparam que é necessário interromper esta escalada de números assustadora e fazer um recolhimento efetivo", adiantou o autarca socialista.

21h24 - António Costa admite que podem ser revistos os critérios de vacinação

O primeiro-ministro admitiu que podem ser revistos os critérios de vacinação. A ideia é dar prioridade aos idosos acima dos 80 anos. António Costa foi a Bruxelas apresentar as prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.


21h03 - Hospital de Beja à beira da rutura

Hospital esgota a capacidade em enfermarias e cuidados intensivos.


20h46 - Profissionais de saúde avisam que os próximos dias vão ser muito difíceis

Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde estão em pré-rutura e os privados já enfrentam dificuldades. Os especialistas consideram imperativo cumprir o confinamento e adotar restrições mais apertadas.


20h44 - Maior parte dos idosos que morreram com covid-19 não viviam em lares

A covid-19 atinge apenas oito por cento das pessoas com mais de 80 anos. Ainda assim, esta é a faixa etária onde mais se morre com a doença. Os números revelam que a maior parte dos idosos que morreram com covid-19 não viviam em lares.


20h42 - Encerramento das escolas está em cima da mesa

Marcelo Rebelo de Sousa revelou que o Governo deverá ponderar entre hoje e amanhã o encerramento das escolas. A ministra da Saúde e da Presidência reuniram-se esta tarde com epidemiologistas e ainda hoje Marta Temido vai reunir-se com o primeiro-ministro.


20h40 - Hospital de Castelo Branco decreta situação de catástrofe nos cuidados intensivos

Trata-se do último nível do plano de contingência para a pandemia. Nos cuidados intensivos a disponibilidade é de 22 camas e 21 estão ocupadas.


20h38 - Abriu em Lisboa um hospital de campanha

O problema é que a estrutura ainda não tem profissionais de saúde.


20h24 - Portugal é o segundo país do Mundo onde mais se morre por covid-19

Um especialista que integra a equipa de previsões nas reuniões do Infarmed prevê até março a morte de 10 mil portugueses vítimas da covid-19. Estas previsões têm por base a atual evolução da epidemia em Portugal, depois de nas últimas 24 horas terem morrido 219 pessoas por causa da covid-19. Mais uma do que ontem.


20h18 - Câmara de Setúbal pede ao Governo encerramento imediato das escolas

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, uma proposta de encerramento dos estabelecimentos de ensino, em que também solicita ao Governo que decrete o fecho imediato das escolas para quebrar as cadeias de transmissão da pandemia.

"Esta posição, defendida por todos os vereadores do executivo camarário, surge na sequência das recomendações no mesmo sentido da Comissão Municipal e da Comissão Distrital de Proteção Civil", disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil na Câmara de Setúbal, Carlos Rabaçal.

De acordo com o autarca setubalense, há muitas escolas do concelho que estão com problemas em se organizarem, porque as aulas - devido aos sucessivos casos de infeção de professores, pessoal auxiliar e alunos -, acabam por funcionar de forma intermitente.

"A Escola Secundária Lima de Freitas, por exemplo, já tem 45% dos alunos em casa. Mas há problemas semelhantes em quase todas as escolas", disse.

Carlos Rabaçal reiterou a urgência do encerramento dos estabelecimentos de ensino e de se estabelecerem regras de confinamento mais rígidas, de forma a "quebrar as cadeias de transmissão, achatar a curva epidemiológica e salvar vidas".

20h14 - Pandemia pode ser a maior tragédia da história do país

O assessor do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte Óscar Felgueiras admitiu esta quarta-feira que a pandemia de covid-19 poderá ser "a maior tragédia" da história de Portugal e defendeu que é preciso "fechar tudo" para a combater.

Óscar Felgueiras, que é também professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, defendeu que o "fechar tudo" deve também englobar as escolas.

"O que temos à nossa frente é, provavelmente, a maior tragédia dos últimos séculos, se é que possível encontrar na história do país algo semelhante ao que está e vai acontecer em termos da dimensão do número de óbitos", referiu, falando numa videoconferência promovida pela Universidade do Minho.

Para aquele especialista, o que vai acontecer nas próximas semanas será um "continuado" aumento de casos, de internamentos e de óbitos.

"Serão as semanas mais difíceis de sempre", alertou.

Para "controlar os danos", defendeu que Portugal deve seguir o exemplo da Irlanda, fechando tudo.

Tentar controlar os danos é o que podemos fazer, não nos resta outra hipótese.

19h46 - Ministra da Saúde garante que Governo quer "utilizar já" toda a capacidade

A ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou esta quarta-feira que o Governo quer mobilizar no imediato todos os meios possíveis para enfrentar a pandemia de covid-19, mas reconheceu o "contexto de recursos limitados" no país.

"Temos cerca de 800 camas no total das convenções que temos no país para covid e não covid, camas que foram contratadas no âmbito desta segunda onda de novembro e mais recentemente. Toda a capacidade que existe pretendemos utilizá-la já. Amanhã [quinta-feira] pode ser tarde demais e este é o momento de darmos todos o nosso melhor", afirmou.

Marta Temido realçou que a "colaboração do setor privado, social, militar, e da sociedade civil tem conhecido todos os dias algum alargamento" e esclareceu o número de convenções atualmente existente para cada administração regional de saúde: 21 no Norte, 19 em Lisboa e Vale do Tejo e 17 no Centro. Contudo, reconheceu que a oferta a este nível é mais limitada no Alentejo e no Algarve.

Em declarações aos jornalistas após a visita a uma nova unidade de retaguarda no campus da Universidade de Lisboa, com capacidade para 58 camas para doentes covid, a governante defendeu que o apoio das Forças Armadas permite criar "alguma folga", porém, vincou também que a situação epidemiológica atual "é fonte de grande preocupação".

19h43 - Presidente da Câmara da Guarda pede fecho das escolas do concelho

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, pediu esta quarta-feira ao Governo que encerre "já" as escolas do concelho, atendendo ao "pico elevado de contágios" por covid-19.

Segundo o autarca social-democrata, no município da Guarda estão atualmente "doze turmas em isolamento profilático, de todos os níveis escolares, desde o 1.º ciclo do ensino básico ao secundário", o que corresponde a mais de 200 alunos.

"As escolas ainda continuam abertas, porque ainda há alunos a receber aulas, embora uma parte deles esteja em isolamento profilático", disse Carlos Chaves Monteiro à agência Lusa.

O autarca da Guarda apela ao Governo "que encerre já as escolas" porque o concelho assiste a "uma onda crescente de casos e de contágios" por covid-19.

19h20 - França regista mais de 26 mil novos casos do vírus

A França registou 26.784 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de casos para 2.965.117, desde o início da pandemia, segundo as autoridades francesas.

Houve ainda 369 mortes hospitalares associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, e, nos últimos três dias, 310 mortos em lares de idosos. Os números relativos aos mortos em lares são atualizados duas vezes por semana.

No total, já foram registadas 71.652 mortes desde o início da pandemia.

Há atualmente 25.686 pacientes com covid-19 nos hospitais franceses e 2.852 foram admitidos nos cuidados intensivos.

19h12 - Portugal já terá 20 mil casos da variante inglesa

Portugal já terá cerca de 20.000 pessoas infetadas com a variante inglesa do coronavírus SARS-Cov-2, disse hoje à Lusa um dos autores de um estudo realizado pelo laboratório Unilabs para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

"Já identificamos mais de 1.500 amostras da estirpe inglesa. Atestando a representatividade da nossa testagem, significa que o país terá neste momento 20 mil infetados de estirpe inglesa. E isso é que explica, de facto, esta explosão (de novos casos) que nós temos tido", disse Carlos Sousa, especialista em biologia molecular e um dos autores do estudo "Vigilância em tempo real da prevalência e distribuição geográfica da estirpe inglesa do SARS-CoV-2".

De acordo com Carlos Sousa, o estudo científico extrapola que a variante do SARS-Cov-2, que provoca a doença covid-19, inicialmente detetada no Reino Unido já é "responsável por cerca de 20% das novas infeções em Lisboa e Vale do Tejo" e que "dentro de três semanas a estirpe inglesa vai afetar 60% do total de infetados".

"A projeção do artigo que nós escrevemos, e que foi agora submetido [no INSA], estima que na semana cinco do (atual) confinamento - primeiras semanas de fevereiro - 60% das infeções já serão pela estirpe inglesa. Será catastrófico, porque se tivermos 14 mil casos por dia ou 15 mil infetados e se forem 60% da estirpe inglesa, então significa que teremos, por dia, cerca de 10 mil casos só de estirpe inglesa, que é cada vez mais infecciosa", adiantou.

Para o especialista em biologia molecular, o "grande perigo desta estirpe é que tem ela tem uma capacidade de propagação muito alta porque tem cargas virais mais altas".

Outra conclusão do estudo, "muito interessante por causa da polémica das escolas", é que na distribuição etária dos infetados pela nova estirpe, a proporção dos indivíduos dos 10 aos 19 anos de idade é mais representativa do que, por exemplo, as pessoas dos 60 aos 69 anos e por aí fora. (...) Por isso é que o Reino Unido fechou as escolas", disse o especialista".

19h07 - Autarcas de Évora pedem mais pessoal de saúde e cuidadores para lares

Os presidentes de câmara do distrito de Évora apelaram esta quarta-feira ao "reforço possível" do pessoal para as unidades de saúde e de cuidadores para lares e outras estruturas, devido ao agravamento da pandemia de covid-19 na região.

O apelo dos 14 autarcas alentejanos foi feito, em comunicado enviado à agência Lusa, após a mais recente reunião do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

Segundo a CIMAC, os membros deste órgão pedem ao Governo "o reforço possível" do pessoal de saúde para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), Saúde Pública e Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) e de "cuidadores que possam apoiar os lares e outras estruturas residenciais".

"O principal problema de resposta à pandemia é a falta de pessoal qualificado a vários níveis e em diversos setores", mas "a situação é particularmente crítica na área da saúde e na área social", alertaram.

18h56 - Escritor Mia Couto testa positivo

O escritor moçambicano Mia Couto apelou esta quarta-feira ao cumprimento das recomendações das autoridades de saúde face à covid-19, alertando para implicações "profundíssimas", após testar positivo para o novo coronavírus.

"Nós temos de conseguir uma resposta e direção contrária à covid-19, ter respeito pelos outros e acatar essas instruções [de prevenção], tão simples", dadas pelas autoridades de saúde, disse o autor à Lusa.

O escritor moçambicano cumpre hoje o 10.º dia de isolamento domiciliar, desde que foi diagnosticado positivo para o novo coronavírus, apresentando-se com sintomas leves, entre cansaço e dores musculares.

Mia Couto alertou para as implicações "profundíssimas" da covid-19 a nível social, económico e humano, além da saúde, considerando que a doença "empurra para uma situação de agonia, solidão e abandono".

"Quando me comunicaram, o medo que me assaltou foi o de um tipo de morte solitária, foi essa a construção que fiz", contou Mia Couto.

"Nós já temos vacina. Chama-se máscara, chama-se distanciamento. Portanto, temos as vacinas que serão, até daqui a alguns meses, a nossa arma principal", declarou.

18h33 - Líder do PSD pede a Costa para encerrar escolas já na quinta-feira

O presidente do PSD, Rui Rio, pediu esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, que encerre as escolas, a partir de quinta-feira, como forma de conter a epidemia de covid-19.

"Faço-lhe um apelo público para que determine o encerramento das escolas" a partir de quinta-feira, escreve Rui Rio, em comunicado, no seguimento das notícias de que Costa "vai repensar, ainda hoje, a questão das aulas presenciais".

18h27 - Hospital de Beja tem mais 12 camas mas transferiu cinco doentes para Portimão

O Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, aumentou em 12 camas a capacidade de internamento covid-19, mas já transferiu cinco doentes para Portimão, disse esta quarta-feira à Lusa uma fonte daquela unidade local de Saúde.

O hospital, que pertence à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), conta, agora, com 58 camas de enfermaria para doentes infetados com covid-19, mantendo as mesmas oito de cuidados intensivos (UCI).

Anda assim, continua com ocupação plena e a necessitar de articular os internamentos com outros hospitais do Sul do país.

Nesse sentido, cinco doentes foram já transferidos para o hospital de campanha montado este mês no pavilhão multiusos Arena de Portimão, que tem atualmente capacidade para 100 camas.

18h08 - Itália regista 13.571 novos casos e 524 mortes nas últimas 24 horas

A Itália registou 13.571 novos casos nas últimas 24 horas e 524 mortes, de acordo com os dados do Ministério da Saúde divulgados esta quarta-feira.

O número de óbitos caiu em relação aos apresentados na terça-feira, de 603, e o total subiu para 83.681 mortes desde o início da pandemia em 21 de fevereiro de 2020.

No total, houve 2.414.166 casos de infeção de covid-19 desde o começo da crise sanitária.

Os novos 13.571 contágios representam um aumento de cerca de 3.000 casos em relação ao dia anterior, embora tenham sido realizados mais exames, num total de 279.762 contra os 254.000 de terça-feira, com o país a incluir testes rápidos de antígenos nos cálculos há vários dias.

Um total de 22.469 pessoas estão atualmente hospitalizadas, menos 2.717 do que na terça-feira, enquanto o número de internados em Unidades de Cuidados Intensivos também baixou para 2.461, menos 26.

Em casa, sem sintomas ou com sintomas leves, estão 498.623 doentes.

17h39 - África receberá 50 milhões de vacinas entre abril e junho

A África do Sul assegurou pelo menos 50 milhões de vacinas para três meses de vacinação, entre abril e junho, no continente africano, anunciou esta quarta-feira a ministra das Relações Internacionais e Cooperação sul-africana.

"Na qualidade de presidente da UA [União Africana], o Presidente [Cyril] Ramaphosa relatou, em 13 de janeiro de 2021, numa reunião especial da Assembleia da UA, que garantiu 270 milhões de doses provisórias de vacinas para os países africanos, com pelo menos 50 milhões disponíveis para o período crucial de abril a junho de 2021", referiu a ministra sul-africana.

Naledi Pandor, que falava hoje numa videoconferência promovida pelo instituto de política internacional britânico Chatham House, com sede em Londres, adiantou que "este esforço" complementa as iniciativas Covax, da Organização Mundial de Saúde e Aliança de Vacinas Gavi, "para ajudar os países de baixo e médio rendimento a garantir o acesso às vacinas de forma justa e equitativa".

"Para o Presidente Ramaphosa, nenhum país deve ser deixado para trás", sublinhou.

Nesse sentido, Naledi Pandor declarou: "As iniciativas covid levaram a uma África unificada, um dos resultados foi a criação do grupo de trabalho de Aquisição de Vacinas da África [AVATT, na sigla em inglês] da covid-19, em apoio à estratégia de vacinas para África".

17h31 - Governo vai ponderar entre hoje e quinta-feira encerramento de escolas

O Presidente da República afirmou que o Governo vai ponderar, entre hoje e quinta-feira, o eventual encerramento das escolas, podendo tomar uma decisão antes da sessão alargada com epidemiologistas marcada para terça-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa falava perante cerca de 50 alunos no auditório da Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, numa ação de campanha como candidato às eleições presidenciais do próximo domingo.

Segundo o chefe de Estado, o Governo irá ponderar "se se deve esperar até à sessão com os epidemiologistas marcada para terça-feira" para tomar uma decisão sobre a manutenção ou não da abertura de escolas.

"É uma questão que se vai colocar entre hoje e amanhã [quinta-feira]", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa apontou como "dados adicionais relevantes" a ter em conta nessa decisão o crescimento de casos em Portugal da "variante britânica" do novo coronavírus e a "disseminação social nas escolas".

17h17 - António Costa assume números "dramáticos"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quarta-feira, em Bruxelas, que os números de infeções de covid-19 em Portugal "são particularmente dramáticos", mas insistiu que não se deve "tomar decisões conforme as pressões", quando questionado sobre o eventual encerramento das escolas.

Num dia em que Portugal contabilizou 219 mortes relacionadas com a covid-19 e 14.647 casos de infeção com o novo coronavírus, novo máximo nacional desde o início da pandemia, António Costa, que se deslocou a Bruxelas para apresentar no Parlamento Europeu as prioridades da presidência portuguesa da UE, reconheceu que "os números de hoje, como é sabido, são particularmente dramáticos e demonstrativos da gravidade da situação que existe no país".

Sublinhando que, "obviamente, é cedo para tirar conclusões finais sobre as medidas" tomadas pelo Governo na semana passada, "porque é sabido que entre o momento em que se toma as medidas e elas produzem efeito há pelo menos duas semanas de demora", António Costa reiterou que, mesmo no atual contexto, tudo será feito para evitar o encerramento das escolas, apesar de se multiplicarem as vozes a defender esse cenário.

"Nós não podemos tomar decisões conforme as pressões. Ainda há poucas semanas a pressão era para abrir os restaurantes mais tempo, agora a pressão é para fechar mais. Nós temos de ir tomando as decisões em função daquilo que são as realidades efetivas e qual é a dinâmica efetiva", declarou.

17h12 - Espanha regista novo aumento diário de casos para 41.576 e tem 464 mortes

A Espanha registou esta quarta-feira 41.576 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 2.412.318 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 464 mortes desde terça-feira atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 54.637.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha continua a aumentar, passando de terça para quarta-feira de 714 para 736 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as da Extremadura (1.425), Múrcia (1.189), Comunidade Valenciana (1.076), Castela-Mancha (1.066), Castela e Leão (1.047), La Rioja (1.042) e Madrid (790).

Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais 3.635 pessoas com a doença, das quais 638 na Comunidade Valenciana, 614 em Madrid, 568 na Catalunha e 529 na Andaluzia.

Em todo o país há 25.228 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 20% das camas, das quais 3.583 pacientes em unidades de cuidados intensivos, 35% das camas desse serviço.

17h08 - Reino Unido registou segundo recorde consecutivo de 1.820 mortes

O Reino Unido registou novo máximo diário de 1.820 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para mais de 93 mil, segundo anunciou esta quarta-feira o Governo britânico, que está sob pressão para vacinar funcionários públicos.

O número foi superior em 210 ao anterior recorde de 1.610 mortes registadas na véspera.

Nas últimas 24 horas foram identificados 38.905 novos casos, contra 33.355 no dia anterior.

Os últimos dados dão conta de 39,068 infetados hospitalizados, dos quais quase quatro mil ligados a ventiladores.

Desde o início da pandemia de covid-19, já foram registadas no Reino Unido 3.505.754 infeções e 93.290 mortes confirmadas, mas o balanço aumenta para 101.880 mortes se forem incluídas aquelas cujas certidões de óbito referem a covid-19 como fator contributo.

16h57 - Casos da variante inglesa a "aumentar significativamente" em Portugal

A proporção de casos da variante inglesa do SARS-CoV-2 está a "aumentar significativamente" em Portugal, revela um relatório do INSA, que calcula em 70% a taxa de crescimento entre o início de dezembro de 2020 e o início deste mês.

O relatório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), avançado pela Rádio Renascença e publicado no site virological.org, alerta que se não se existirem alterações na taxa de aumento da variante detetada no Reino Unido, a proporção dessa variante no total de casos em Portugal pode atingir 60% na primeira semana de fevereiro.

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e a empresa de laboratórios Unilabs desenvolveram uma ferramenta para monitorizar e sinalizar em tempo real a prevalência e a distribuição geográfica em Portugal da variante do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, detetada no Reino Unido, permitindo uma melhor atuação das autoridades de saúde pública.

Os investigadores que produziram o relatório apresentam "dados abrangentes" que comprovam que a proporção de amostras desta variante "está a aumentar significativamente em Portugal".

16h46 - Ministras da Presidência e Saúde avaliam hoje situação do país com epidemiologistas

As ministras de Estado e da Presidência e da Saúde reúnem-se com epidemiologistas hoje, ao fim da tarde, numa altura em que aumenta a pressão para o encerramento das aulas presenciais do terceiro ciclo e do Secundário.

Fonte do Governo referiu à agência Lusa que esta reunião de Mariana Vieira da Silva e Marta Temido com os epidemiologistas que habitualmente participam nos encontros com o Governo, Presidente da República e partidos, no Infarmed, em Lisboa, antecede o Conselho de Ministros desta quinta-feira.

16h37 - Hospital de Castelo Branco aciona nível de catástrofe na medicina intensiva

O Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco acionou esta quarta-feira o nível de catástrofe na medicina intensiva, depois de, no espaço de duas horas, ter ficado apenas com uma vaga nos cuidados intensivos.

"Acionou-se hoje o nível de medicina intensiva de catástrofe. Ontem [terça-feira] ao abrirmos estas 12 camas, em menos de duas horas, elas ficaram apenas com uma cama vaga o que levou, durante a noite, a perceber que iríamos abrir mais oito camas", afirmou a diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) Eugénia André.

A médica falava durante uma conferência de imprensa, realizada no HAL, para fazer um balanço da covid-19 na área de abrangência da ULSCB.

Eugénia André explicou que a medicina intensiva tem um plano de catástrofe que inclui 20 camas e adiantou que o máximo de camas que poderá vir a ter são 22.

16h12 - Figueira de Castelo Rodrigo compra mais 1.000 testes rápidos

A Câmara Municipal da Figueira de Castelo Rodrigo anunciou esta quarta-feira que comprou mais 1.000 testes rápidos na sequência da pandemia provocada pela covid-19.

De acordo com a nota enviada à agência Lusa, o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo regista, desde o início da pandemia, em março de 2020, 553 casos do novo coronavírus, mantendo-se 182 ativos e 16 internados.

No mesmo período, 371 pessoas recuperaram da doença, havendo ainda quatro óbitos no concelho.

Face ao número de casos registados no concelho, o município avançou com a compra de 1.000 testes rápidos de antigénio e novos equipamentos de proteção à disposição pelos profissionais que se encontram na linha da frente e também para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

A Câmara Municipal refere que "sentiu o dever" para compra de testes rápidos, ressalvando que, "em novembro, compraram mil testes rápidos e ainda existe stock dessa aquisição".

15h47 - Região Centro aumenta número de vagas em enfermaria e cuidados intensivos

A região Centro aumentou o número de vagas em enfermaria e cuidados intensivos com a abertura de mais camas, disse hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

De acordo com a ARSC, foram criadas 24 camas em enfermaria para doentes covid-19 e sete em unidades de cuidados intensivos.

Neste momento, segundo aquele organismo, os hospitais da região dispõem de 1.184 camas ativas de enfermaria para doentes covid-19 e 136 de unidades de cuidados intensivos, que estão com uma taxa de ocupação de 96% e 88%, respetivamente.

15h44 - Surto no DIAP de Coimbra com dez casos positivos e 24 funcionários em isolamento

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra registou dez casos positivos de covid-19, entre magistrados e oficiais de justiça, e 24 pessoas daquela estrutura estão em isolamento profilático, afirmou fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O surto foi confirmado à agência Lusa por fonte oficial da PGR, que referiu que o DIAP de Coimbra "mantém-se em funcionamento para assegurar os processos/casos e demais serviço urgente".

Face ao elevado número de profissionais que tiveram que ficar em isolamento ou foram dados como positivos, "houve necessidade de recorrer ao destacamento de funcionários de outras unidades da Comarca", referiu.

"A situação tem sido acompanhada de perto pelas autoridades de saúde, tendo já sido efetuada a desinfeção das instalações", acrescentou a mesma fonte da PGR.

15h24 - Vacinas de carrinha acidentada avaliadas por equipa farmacêutica

As vacinas contra a covid-19 que estavam a ser transportadas numa carrinha que sofreu esta manhã um despiste na A2 – Autoestrada do Sul estão a ser avaliadas por uma equipa farmacêutica para verificar se as suas propriedades se mantêm.

Numa nota publicada no ‘site’ do Serviço Nacional de Saúde, é explicado que os frascos de vacinas da BioNtech-Pfizer que estavam em distribuição para pontos de vacinação, no Alentejo, "foram imediatamente transportados pela equipa da GNR que estava a fazer a escolta do transporte, para o Centro Hospitalar mais próximo do local".

De acordo com o esclarecimento, decorre "neste momento e em articulação com o Infarmed" a avaliação das vacinas por uma equipa farmacêutica de forma a verificar se as suas propriedades se mantêm.

"Para suprir a vacinação nos restantes pontos da rota, que não estava ainda, concluída, já seguiram outros frascos de vacinas, garantindo, deste modo, a continuidade do plano de vacinação previsto", pode ler-se ainda.

15h20 - Países Baixos querem impor recolher obrigatório noturno até 10 de fevereiro

O primeiro-ministro holandês demissionário, Mark Rutte, anunciou hoje a intenção de impor um recolher obrigatório noturno em todo o país até 10 de fevereiro para travar a propagação do novo coronavírus.

Os planos do executivo holandês em funções, que se demitiu em bloco na passada sexta-feira na sequência de um escândalo relacionado com abonos de família, é impor um recolher obrigatório noturno diário entre as 20h30 e as 04h30 (hora local). Numa conferência de imprensa, Mark Rutte precisou que irá pedir ao Parlamento para que apoie e aprove esta medida, afirmando que o país se encontra "num momento crucial para a segurança de todos, para a saúde pública nacional".

15h15 - Começou a segunda fase da vacinação contra a covid-19 no Centro Hospitalar de Coimbra

De um universo de quase 8.800 profissionais vão ser vacinados até à próxima sexta feira, quase metade.


14h58 - Mais 14.647 casos de infeção e 219 mortos em Portugal, nas últimas 24 horas

É o pior dia da pandemia em Portugal, até agora. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 14.647 casos de Covid-19 e 219 óbitos.

A situação nos hospitais continua a agravar, segundo o boletim que indica que há mais 202 doentes com covid-19 internados em enfermaria (um total de 5.493 internados) e mais 11 em Unidades de Cuidados Intensivos (num total de 681).

Esta quarta-feira, há mais 7.935 casos ativos e ainda mais 6.493 recuperados. Também há mais 9.679 contactos em vigilância.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo contabilizaram-se mais 5.593 casos de infeção, na região do Norte mais 5.097, no Centro mais 2.780 novos casos, no Alentejo mais 603 e no Algarve mais 459. Na região autónoma dos Açores foram identificados mais 43 novos casos e na Madeira mais 72.

Quanto ao número de óbitos, só na região de Lisboa e Vale do Tejo foram confirmadas 98 vítimas mortais, no Norte 55, no Centro 44, no Alentejo 16 e no Algarve mais cinco mortos.

Na Madeira foi ainda registada uma vítima mortal devido à covid-19.

Desde o início da pandemia, Portugal já contabilizou 581.605 casos de covid-19 e 9.465 mortos.

14h48 - Governo admite que a nova estirpe tem já impacto significativo no número das infeções

O Governo admite que a nova estirpe tem já impacto significativo no número das infeções em Portugal e pode ser uma determinante para o encerramento das escolas. À RTP, o secretário de Estado da Saúde diz que representa 13 por cento das infeções, ou seja , 18 mil casos.


14h40 - Centro hospitalar de Lisboa Norte deve atingir limite amanhã

As contas do presidente do Conselho de Administração do Santa Maria são, afinal, o espelho da região de Lisboa e Vale do Tejo, onde até já os privados avisam que vai ser difícil continuar a ser alternativa.


14h33 - Hospital de Aveiro reforça morgue com contentor devido a aumento de óbitos

O Hospital de Aveiro vai receber na quinta-feira um contentor frigorífico para reforçar a morgue, atualmente com capacidade para oito cadáveres, respondendo ao aumento de óbitos devido à pandemia de covid-19, revelou hoje a administração.

O conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) esclareceu que, "dado o acréscimo de óbitos devido à pandemia", decidiu adquirir um contentor frigorífico com capacidade, "no imediato", para mais 12 cadáveres e possibilidade de crescer.

"Desde a última semana, a mortalidade tem crescido de forma acentuada, sendo que, nos últimos cinco dias faleceram 24 pessoas com covid-19, perante um total de 47 óbitos. A morgue do CHBV recebe também cadáveres do exterior, que aguardam decisão de necessidade de autópsia" e, "nos últimos cinco dias", 12 estiveram nesta situação, contabilizou a administração.

14h25 - Hospital Garcia de Orta converte mais camas e tem já 181 doentes internados

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, anunciou hoje a conversão de mais 20 camas para tratamento de 'doentes covid', mas adianta que "já estão todas ocupadas".

"Para responder à elevada pressão assistencial e à procura significativa de doentes `covid´ e doentes `não covid´, o hospital converteu mais 20 camas do Serviço de Medicina 2, para tratar doentes `covid´", é referido num comunicado daquele hospital do distrito de Setúbal.

O HGO revela também que hoje estão internados 181 doentes com infeção por SARS-CoV-2, 160 em enfermaria, 18 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e três internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD). Todas as camas para ‘doentes covid’ estão ocupadas, salienta ainda o HGO.

Além disso, acrescenta o HGO, apesar de continuar a aumentar o número de camas para `doentes covid´, na terça-feira houve necessidade de transferir mais dois doentes para outros hospitais.

14h21 - Número de mortos por Covid-19 vai continuar elevado nos próximos dias

Os especialistas referem que é um reflexo do crescente número de casos positivos e que pode atingir os 13 mil óbitos até ao final do mês. Até ao dia de ontem estavam contabilizadas 9246 vítimas mortais.


14h15 - Governo garante estar pronto para adoptar medidas necessárias a cada momento

O secretário de Estado da Saúde garantiu esta manhã que o Governo está preparado para adoptar as medidas que forem necessárias para responder a cada momento da pandemia.


14h09 - Sindicato de Todos os Professores convoca greve contra escolas abertas

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) entregou um pré-aviso de greve para que os profissionais de educação de todos os níveis de ensino possam ter um instrumento legal que suspenda as aulas presenciais face ao contexto pandémico.

2Tendo em consideração a situação de emergência nacional (com risco de o Sistema Nacional de Saúde entrar em colapso) e face à atitude irresponsável do Governo em manter as Escolas abertas (ao contrário do que a esmagadora maioria dos médicos e cientistas defende), o STOP convocou greve para pressionar o Governo a mudar relativamente às escolas", refere o sindicato.

14h05 - Vacinação em lares estará concluída no final da próxima semana

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que no final da próxima semana estará concluída a vacinação para a covid-19 dos residentes e funcionários de lares, em Portugal, e comprometeu-se com a avaliação dos critérios definidos por Bruxelas.

"Em Portugal, o plano de vacinação e as prioridades são definidas pela ‘task force’ técnica, que definiu com o primeiro grupo prioritário os profissionais de saúde e segundo grupo prioritário as pessoas internadas ou residentes em lares e é com satisfação que podemos hoje ter a certeza que no final da próxima semana teremos assegurado a totalidade da vacinação de todas as pessoas residentes em lares ou que trabalham em lares", disse, falando numa conferência de imprensa no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas.

A Comissão Europeia, reiterou, também na conferência de imprensa, a presidente do executivo europeu, Ursula von der Leyen, definiu como metas concluir a vacinação "no fim de fevereiro, início de março, de 80 por cento das pessoas a partir dos 80 anos e, no verão, de 70 por cento da população adulta na Europa".

13h58 - Farmácias "devem ser incluídas" no plano de vacinação

Portugal está em vigésimo lugar, em termos mundiais, e abaixo da média europeia da taxa de vacinação contra a COVID-19. No entender de José Crespo Carvalho, especialista em logística na Saúde, quando chegarem as vacinas ainda por entregar, não haverá capacidade para vacinar ao ritmo que está inscrito no plano - 300 mil pessoas por semana. Segundo este especialista, o plano de vacinação deve ser revisto, de forma a simplificar o processo, e deve integrar também as farmácias.


13h46 - Lares de Vila Franca de Xira têm 209 utentes e 93 funcionários infetados

O concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, regista atualmente surtos ativos de covid-19 em quatro lares, estando infetados um total 209 utentes e 93 funcionários, informou hoje a Câmara Municipal.

Segundo adiantou a autarquia, os surtos localizam-se na Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, na Fundação Cebi, em Alverca, na Associação de Reformados e Idosos da Póvoa de Santa Iria (ARIPSI) e no lar de Betel na Castanheira do Ribatejo.

13h23 - Parlamento prepara renovação do estado de emergência até final de fevereiro

O Parlamento agendou para dia 11 de fevereiro um debate e votação sobre o eventual decreto presidencial para a prorrogação do estado de emergência em Portugal, por novo período de 15 dias.

Este agendamento foi hoje decidido em reunião da conferência de líderes parlamentares e indicia que a Assembleia da República antecipa que o estado de emergência irá vigorar todo o mês de fevereiro.

13h18 - Carrinha com vacinas despista-se na A2

Uma carrinha que transportava vacinas contra a Covid-19 despistou-se hoje, por volta das 11h20, na A2 - Autoestrada do Sul, junto a Águas de Moura, em Palmela.

A carrinha fazia o transporte de "vacinas que vinham de Coimbra com destino a Beja", indicou à Lusa a Guarda Nacional Republicana (GNR). Este acidente envolveu apenas a carrinha que se despistou e houve registo de um ferido ligeiro, que conduzia o veículo.

13h08 - Lar do concelho de Arraiolos com mais casos e dois óbitos

O número de pessoas infetadas com covid-19 no surto detetado num lar do concelho de Arraiolos, no distrito de Évora, aumentou para 39 e já se registaram dois óbitos, disse hoje o vice-presidente da câmara.

13h02 - Variante britânica. Prevalência na ordem dos 13 por cento em Portugal
  12h44 - Testes rápidos nas escolas começaram esta manhã
 12h37 - Alerta da OMS. Pode ser preciso reforçar medidas nas escolas secundárias

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou hoje que pode ser preciso reforçar nas escolas secundárias as medidas contra a pandemia pois os adolescentes de 16 a 18 anos transmitem o vírus mais rapidamente do que os mais novos.

Numa atualização informativa semanal, a OMS diz que os adolescentes entre os 16 e os 18 anos transmitem o vírus "tão frequentemente quanto os adultos e mais prontamente do que crianças mais novas" e acrescenta ainda que foram relatados mais surtos nas escolas secundárias do que nas primárias.

"Em particular, os adolescentes mais velhos devem ser lembrados para limitarem o risco de exposição fora dos ambientes escolares, evitando situações de alto risco, incluindo espaços lotados, de contacto próximo e mal ventilados", refere.

O OMS cita estudos que sugerem que as crianças menores de 10 anos são menos suscetíveis e infeciosas do que as mais velhas e aponta uma investigação na Noruega, entre agosto e novembro de 2020, que encontrou "transmissão muito baixa de criança para criança e de criança para adulto em escolas primárias (crianças de 5 a 13 anos) que tinham medidas de prevenção e controle de infeção em vigor".

"Estudos de carga viral sugerem que as crianças com sintomas carregam tantos vírus no nariz, boca e garganta quanto os adultos, mas por períodos mais curtos, com pico de carga viral respiratória logo após o início dos sintomas, seguido por um rápido declínio", explica.


12h10 - Detetado quinto surto em lares de Torres Vedras com 46 infetados no Ramalhal

Um surto de covid-19 foi detetado no Lar Nossa Senhora d'Ajuda, no Ramalhal, em Torres Vedras, onde 46 pessoas estão infetadas, sendo este o quinto surto ativo em lares do concelho, informou o município.

Dos 46 infetados, 40 são utentes e seis são funcionários.

As autoridades de saúde efetuaram teste de diagnóstico da covid-19 a 63 utentes e 40 funcionários.

No concelho, estão ativos outros quatro surtos em lares.

12h02 - Recuperação parcial da economia interrompida em novembro e dezembro

Os meses de novembro e dezembro de 2020 marcaram uma "interrupção da recuperação parcial" da atividade económica observada desde maio, embora a confiança dos consumidores e o clima económico tenham melhorado no último mês do ano, informa o INE.

"Em Portugal, não considerando médias móveis de três meses, a informação disponível para novembro e dezembro revela uma interrupção da recuperação parcial da atividade económica observada desde maio. No entanto, os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram em dezembro face ao mês anterior", lê-se na Síntese Económica de Conjuntura do Instituto Nacional de Estatística (INE), que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que refletem a evolução da economia.

Segundo o INE, "o mesmo sucedeu com os indicadores de confiança na indústria transformadora, na construção e obras públicas e, de forma ligeira, no comércio", tendo a exceção ocorrido nos serviços, em que o indicador diminuiu.

Novembro é apontado pelo INE como tendo sido, no quarto trimestre de 2020, "o mês mais negativo para a atividade económica".

11h49 - Ministra da Saúde vai estar esta noite na Grande Entrevista da RTP 3 às 23h00

11h43 - 40% dos alunos estão em casa em Mira de Aire

O presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, pediu esta quarta-feira o encerramento das escolas na freguesia de Mira de Aire, onde 40 por cento dos alunos estão em casa na sequência da pandemia de Covid-19.

11h41 - Covid-19 vitima ministro zimbabueano

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabué, Sibusiso Busi Moyo, militar que em 2017 anunciou a tomada do país pelas Forças Armadas, ação que derrubou Robert Mugabe, morreu esta quarta-feir de Covid-19.

Moyo morreu esta manhã aos 61 anos num hospital da capital do país, Harare, confirmou o porta-voz da Presidência, George Charamba.

11h21 -  Europa registou quase 300 mil mortes em excesso entre março e outubro de 2020

A União Europeia (UE) registou quase 300 mil mortes em excesso entre março e outubro de 2020 quando comparado com a média do mesmo período entre 2016 e 2019, com o pico no mês de abril, em que morreram mais 25 por cento de pessoas.

A mortalidade em excesso, medida a partir da média dos três anos anteriores, foi díspare ao longo de 2020 entre os estados-membros, com Portugal a atingir picos nos meses de julho e novembro, de acordo com dados estatísticos divulgados hoje pela Comissão Europeia, em que se contam 297.500 mortes em excesso na UE entre março e outubro.

Em julho, a mortalidade em Portugal foi 25,3% superior ao período homólogo de referência, muito acima da média europeia de mortalidade em excesso para esse mês, que ficou nos 2,9%, enquanto em novembro a mortalidade em excesso em Portugal voltou a disparar para 25,5% acima da média dos três anos anteriores.

O pico de mortalidade em abril nos 27 países da União coincidiu com a primeira vaga da pandemia da covid-19, assinala a Comissão.

11h03 - Viseu exige suspensão de aulas presenciais para 3.º ciclo e secundário

A suspensão da atividade letiva e educativa em regime presencial do 3.º ciclo e ensino secundário no concelho de Viseu é uma das exigências ao Governo da Comissão Municipal de Proteção Civil, após reunião com diversos responsáveis.

"Exigir à tutela a suspensão da atividade letiva e educativa em regime presencial do 3.º ciclo e ensino secundário nos estabelecimentos de ensino do concelho de Viseu, passando estes níveis de escolaridade a funcionar na modalidade de ensino à distância, por um período de 15 dias, e com posterior avaliação", refere um comunicado hoje enviado à agência Lusa.

10h59 - Turquia vacinou mais de um milhão de pessoas numa semana com a vacina chinesa da Sinovac Biotech Ltd

10h56 - Benfiquistas Otamendi e Nuno Tavares também estão infetados

Os futebolistas Otamendi e Nuno Tavares são os mais recentes casos de infeção pelo novo coronavírus no Benfica e elevam para sete o número de casos no plantel, informou hoje o clube lisboeta.

10h24 - Presidência Portuguesa União Europeia

O primeiro-ministro, António Costa, destacou hoje que a presidência portuguesa da União Europeia (UE) dará prioridade à retoma pós-pandemia guiada pelos "motores das transições climática e digital" e apelou à rápida ratificação dos planos nacionais de recuperação.

Falando no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para apresentação das prioridades da presidência portuguesa da UE, o chefe de Governo vincou que "a primeira é a recuperação económica e social da Europa" da pandemia de covid-19, "tendo como motores as transições climática e digital".

10h22 - Surto fecha escola básica de Ílhavo

A Escola Básica n.º 1 de Ílhavo, no distrito de Aveiro, foi encerrada na terça-feira por indicação da delegada de saúde, na sequência de casos de infeção por SARS-CoV-2 entre os alunos, professores e funcionários, confirmou hoje o município.

10h15 - "É urgente um confinamento mais robusto"

Em entrevista, hoje, à Antena 1, o matemático Henrique Oliveira defende que é urgente um confinamento mais robusto, com o encerramento das escolas. 
 10h05 - O Governo alargou as valências atribuídas às Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR), reforçando a capacidade de resposta no combate à pandemia Covid-19.

Esta rede nacional de estruturas de apoio de retaguarda (EAR), supletiva à rede já constituída pelos municípios, conta já com 20 EAR operacionais.

As 20 EAR já operacionais têm uma capacidade máxima instalada para 2.069 utentes.

Destas 20 Estruturas operacionais, 11 têm atualmente utentes instalados, num total de 144 utentes.

Para além destas 20 Estruturas operacionais, existem outras 8 Estruturas em fase de instalação, completando assim a rede nos 18 distritos de Portugal continental.

No total, a rede contará com uma capacidade máxima que ultrapassa as 2.300 camas.

10h00 - Novo estudo indica que vacina da Pfizer/Biontech é eficaz contra a variante britânica do novo coronavírus, escreve a Reuters

09h59 - África ultrapassou os 80 mil mortos

África registou nas últimas 24 horas mais 1.306 mortes por covid-19 e ultrapassou as 80 mil desde o início da pandemia, para um total de 80.939, somando 24.468 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais.

09h53 - Instituto apela à dádiva de sangue, reservas dão para quatro a 19 dias

O Instituto Português do Sangue apelou à dádiva, lembrado que as suas reservas dão para entre quatro e 19 dias e que os grupos sanguíneos mais afetados são o A positivo, A negativo, O negativo e B negativo.

Numa nota enviada às redações, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) alerta para o facto de os meses de janeiro e fevereiro serem "particularmente exigentes para a manutenção das reservas de sangue em níveis confortáveis", devido ao frio e às constipações, sublinhando que, este ano, a situação é agravada pela pandemia de covid-19, as medidas de confinamento e as regras para garantir a segurança para dadores e profissionais.

Segundo os dados do IPST, à data de 19 de janeiro, do grupo sanguíneo "A positivo", o mais prevalente na população portuguesa, há reserva para quatro dias, e do "O negativo" (dador universal) e "B negativo" existe reserva para cinco dias.

"No entanto, a reserva estratégica nacional, que considera também as reservas existentes nos hospitais, é de 12 a 35 dias, consoante os grupos sanguíneos. Apesar da suspensão da atividade programada não urgente em alguns Hospitais, a necessidade diária de componentes sanguíneos mantém-se", frisa o IPST.

09h20 - Infarmed alerta para "utilização criteriosa" das reservas de sangue

O Infarmed alertou as autoridades hospitalares para a necessidade da "utilização criteriosa" das reservas de sangue, lembrando que a pandemia está a ter efeitos na atividade de colheita de plasma humano a nível global.

Numa nota divulgada no seu 'site', a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde recorda as orientações da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT), divulgadas em maio do ano passado, e diz que a pandemia está a ter efeitos na atividade de colheita de plasma na generalidade dos países, incluindo Portugal.

Informa igualmente que "tem vindo a trabalhar com as demais autoridades do medicamento da União Europeia e com os titulares de autorização de introdução no mercado (AIM) no sentido de rever as condições de comercialização dos medicamentos contendo Imunoglobulina Humana Normal e, dessa forma, assegurar a sua disponibilidade no mercado nacional".

09h18 - Ministros da Educação reúnem-se por videoconferência na sexta-feira

Os ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Ensino Superior, Manuel Heitor, presidem na sexta-feira ao Conselho informal de ministros da Educação da União Europeia, consagrado ao papel da educação e da formação no modelo social europeu.

A reunião, que esteve prevista para Braga e que se prolongaria por dois dias, quinta e sexta-feira, foi reduzida a um dia e vai realizar-se por videoconferência, devido ao agravamento da situação epidemiológica na Europa, marcada por um acentuado aumento de infeções pelo novo coronavírus.

09h10 - Benfica enfrenta vaga de Covid-19
 09h00 - Porto encerrou parques municipais murados, parques infantis e cemitérios

A Câmara do Porto determinou que a partir de hoje todos os parques municipais murados e parques infantis ficarão encerrados, assim como os cemitérios, excetuando-se a realização de cerimónias fúnebres, para mitigar a aglomeração de pessoas em espaços públicos.

08h18 - Rússia com mais 21.152 casos e 597 vítimas mortais

08h16 - As farmacêuticas chinesas Sinovac, Sinopharm and Cansino Bio querem aderiar à COVAX, apoioado para OMS para fazer chegar vacinas a mais pessoas em todo o mundo

08h15 - Alemanha com mais 15.974 casos e 1148 vítimas mortais

8h03 - Variante britânica detetada em 60 países e territórios

A variante britânica do vírus que provoca a Covid-19 continua a propagar-se pelo mundo e foi detetada, na semana passada, em 60 países e territórios. As contas são da Organização Mundial da Saúde.

Esta nova estirpe está a circular em mais dez países e territórios, comparando com 12 de janeiro, segundo a Análise Epidemiológica Semanal da OMS.

Já a variante sul-africana está a propagar-se mais lentamente, encontrando-se agora em 23 países e territórios, mais três do que a 12 de janeiro.

A OMS adianta ter monitorizado a propagação de duas outras variantes que apareceram no Brasil (P1), no Estado do Amazonas, uma delas detetada no Japão em quatro brasileiros.

7h50 - Mais de 500 polícias peruanos morreram

A pandemia da Covid-19 provocou a morte de 524 polícias peruanos e propagou a doença a cerca de 40 mil, segundo o ministro do Interior do Peru, José Elice.

7h48 - México com novo máximo diário de mortes

O México registou 1584 novas mortes nas últimas 24 horas, um novo máximo diário no país, que soma agora 142.832 óbitos desde o início da pandemia.

Foram também reportados 18.894 novos casos de infeção no mesmo período. Ao todo, o México já registou 1.668.396 infeções.

7h18 - Ponto de situação

Esta terça-feira foi confirmado que Ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao COVID-19.

O Ministro já estava, como medida de precaução, em isolamento profilático desde sábado.

"Tendo, entretanto, apresentado alguns sintomas, foi testado e o resultado acusou positivo", lê-se num comunicado enviado às redações.

Portugal avança com mais uma medida para evitar contágios e conter a pandemia: têm hoje início os testes rápidos nas escolas.

Para já, o processo começa nos estabelecimentos com ensino secundário nos concelhos em risco extremamente elevado. Caso haja surtos ativos, a testagem vai ser intensificada.

A campanha abrange escolas públicas e privadas. Envolve alunos, professores e pessoal não docente.

As escolas podem vir a encerrar.
O primeiro-ministro admite avançar com esta medida caso a estirpe detetada no Reino Unido se torne dominante em Portugal.
Sondagem

Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP e o jornal Público mostra que 54 por cento dos inquiridos defendem que os estabelecimentos de ensino não devem estar abertos.
Setenta e sete por cento dizem que o novo confinamento deve ser idêntico ao de março e abril do ano passado.
Novas medidas em vigor
As novas restrições de confinamento entraram em vigor às 0h00.

É proibida a circulação entre concelhos ao fim de semana. É também proibida a permanência em espaços públicos, como por exemplo em jardins.

Passa ainda ser proibido o consumo de bens alimentares à porta de estabelecimentos ou nas imediações.

O Governo pediu também às câmaras municipais o encerramento de parques infantis e desportivos e das frentes ribeirinhas.

Os centros de dia e convívio também vão fechar. Os ATL reabrem.
Restrições para empresas
É proibida a venda ao postigo. Estão abrangidos todos os negócios, como por exemplo as lojas de vestuário e as livrarias.

O mesmo acontece no ramo alimentar. Vai ser proibida a entrega ao postigo de bebidas, incluindo café.

Os restaurantes dos centros comerciais têm de fechar, mesmo que estejam em regime de venda para fora.

São ainda proibidos saldos e promoções.

Todos os estabelecimentos passam a encerrar às 20h00 durante a semana e às 13h00 ao fim de semana.

A exceção são os super e hipermercados, que ao fim de semana podem encerrar às 17h00.
O quadro em Portugal
Em 24 horas, entre segunda e terça-feira, morreram 218 pessoas vítimas da Covid-19. É um máximo diário desde o início da pandemia.

Foram ainda detetados mais 10.455 casos confirmados de infeção.
Estavam ontem internadas mais 126 pessoas, para um total de 5291. Em unidades de cuidados intensivos, encontravam-se mais seis pessoas, para um total 670 doentes.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A Comissão Europeia quer que 70 por cento dos adultos na Europa sejam vacinados contra a Covid-19 até ao final do verão.
O Executivo comunitário pretende acelerar o processo e promover um certificado de vacinação transnacional.