Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

DR

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h32 - Mais 3.472 mortos e 79.719 novos casos no Brasil em 24 horas

O Brasil somou 3.472 mortos e 79.719 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou esta quarta-feira o Ministério da Saúde brasileiro no seu último boletim epidemiológico.

No total, a nação sul-americana, com 212 milhões de habitantes, concentra 381.475 óbitos e 14.122.795 diagnósticos de covid-19 desde o início da pandemia, registada oficialmente no país em fevereiro do ano passado.

Segundo a tutela da Saúde, a taxa de incidência da doença no país é agora de 182 mortes e 6.720 casos por 100 mil habitantes.

O Brasil, que ocupa a segunda posição mundial na lista de países com mais óbitos e a terceira com mais casos, é ainda a nação com mais mortes registadas nas últimas 24 horas, muito acima da Índia ou dos Estados Unidos, por exemplo, segundo a plataforma worldometers.

22h46 - Plano de Recuperação e Resiliência. Portugal entrega esta quinta-feira de manhã versão final

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou que o Governo português procederá à entrega formal à Comissão Europeia da versão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nesta quinta-feira.

António Costa comunicou este passo do seu executivo no final de uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Andorra, após a XXVII Cimeira Ibero-Americana.

"O ministro do Planeamento (Nelson de Souza) informou-me há pouco que na quinta-feira de manhã entregará o PRR à Comissão Europeia. O trabalho realizado ao longo dos últimos meses produziu os seus frutos", declarou o líder do executivo português.

"Há pouco, o senhor ministro do Planeamento ligou-me com a boa notícia de que amanhã de manhã teremos o nosso PRR entregue formalmente à Comissão Europeia, o que significa que estes longos meses de trabalho muito aturado com os serviços da Comissão deu os seus frutos", declarou António Costa.

O primeiro-ministro destacou depois, além do trabalho interno, o debate público que considerou "muito importante para enriquecer o programa".


22h05 - Vigília contra Jair Bolsonaro juntou 30 pessoas no Porto

Cerca de 30 pessoas realizaram hoje uma vigília no Porto contra a "política de morte" de Jair Bolsonaro na gestão da covid-19, acusando o Presidente do Brasil de inabilidade para lidar com a pandemia.

Aproveitando as tréguas da chuva que caiu durante toda a tarde no Porto, membros do grupo "Solidariedade Brasileira" juntaram-se na Avenida dos Aliados, com velas, uma faixa e muita vontade de mostrar a sua indignação no dia em que do outro lado do Atlântico de comemora o feriado "Tiradentes".

Priscila Batista, brasileira nascida na Alemanha e há seis anos em Portugal, explicou à Lusa que a vigília é pelas "vítimas do desgoverno do (Jair) Bolsonaro", contra a "política de morte" do presidente do Brasil, que "causou, pelo menos 370 mil mortes no país" e contra a "inabilidade para lidar com a pandemia".

"Somos brasileiros e portugueses juntos no grito 'Fora Bolsonaro genocida'", acrescentou, aludindo à frase que a letras gordas dominava, também, uma faixa colocada no chão molhado da avenida na Baixa portuense.

A vigília, apesar de simples e feita com as pessoas de máscara e guardando distanciamento social, nem por isso deixou de ter imaginação, com o megafone a ser utilizado também para reproduzir o som de Bolsonaro a minimizar os efeitos da covid-19 com as palavras "gripezinha" e "mimimi".

"Banalizaram o facto da pandemia existir e por isso estamos preocupados. É que além do Governo dizer que é uma gripezinha, as pessoas acreditaram e muitas vezes não usam máscara e agem como se nada estivesse acontecendo", lamentou Priscila, para quem "são muitos absurdos juntos" a competir para que o Brasil não consiga "a quantidade de vacinas necessária".

"Acordar e adormecer com o Governo Bolsonaro genocida no poder tira-nos a paz em qualquer lugar do mundo", disse.

21h59 - São Tomé e Príncipe registou 16 novas infeções pelo novo coronavírus, nas últimas 72 horas, aumentando o total para 2.288 casos, com mais 16 recuperações da doença.

21h10 - Custos da pandemia. Segurança Social já esgotou todo o orçamento de 2021
21h05 - Cabo Verde registou 398 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, o novo máximo diário desde o início da pandemia, e quatro pessoas morreram por complicações associadas à doença.

21h03 - Nacionalismo das vacinas debaixo de críticas na Cimeira Ibero-Americana
21h01 - Tribunal Constitucional alemão deu luz verde à bazuca europeia
20h33 - Angola registou nas últimas 24 horas mais cinco mortos devido à covid-19 e 222 novos casos, totalizando 24.883 infeções desde o início da pandemia. No mesmo período foram registadas 235 recuperações da doença. Angola totaliza 570 óbitos desde o início da pandemia e 22.882 doentes recuperados.

20h33 - Vacina da Johnson & Johnson avança em Portugal

As autoridades portuguesas reafirmam que vacina da Johnson & Johnson tem condições para ser utilizada em Portugal.
20h18 - Falha de energia deita a perder quase cinco mil vacinas em Famalicão
20h16 - Até maio. Ministra quer portugueses com mais de 60 anos com uma dose de vacina
19h57 - Habitantes de Odivelas já podem fazer testes gratuitos nas farmácias

Os habitantes do município de Odivelas, no distrito de Lisboa, podem a partir de hoje solicitar a realização de um teste gratuito à covid-19 em 12 farmácias do concelho, anunciou a Câmara Municipal.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Odivelas explica que cada munícipe poderá realizar um teste antigénio a cada 15 dias, mediante marcação telefónica junto da farmácia e apresentação do comprovativo de residência.

A medida decorre de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Odivelas e a Associação Nacional das Farmácias, tendo até ao momento aderido 12 farmácias do concelho.

"As farmácias aderentes estão ligadas ao sistema de informação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o SINAVE, para garantir que os resultados ficam registados e disponíveis às equipas de saúde pública. Caso tenha um teste positivo, o cidadão será contactado pelo SNS", é referido na nota.

No comunicado, a Câmara de Odivelas informa ainda que o município assinou também um protocolo que permite que os trabalhadores possam ser todos testados.

Para obter mais informações sobre esta medida ou consultar as farmácias aderentes, os munícipes podem ligar para o número gratuito 1400 ou aceder ao 'site' da Câmara Municipal de Odivelas.

19h29 - A Madeira registou hoje 15 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, um dos quais importado da Rússia e os restantes de transmissão local, e 24 doentes recuperados, revela a Direção Regional de Saúde (DRS).

A região, segundo a DRS, contabiliza desde 16 de março de 2020, 8.789 casos confirmados de covid-19, 8.446 doentes recuperados e 71 óbitos associados à doença. Ainda segundo a DRS, atualmente existem 272 situações ativas, sendo 22 importadas e 250 de transmissão local.

19h07 - Açores deixam de exigir teste prévio à chegada com fim do estado de emergência

Os Açores vão deixar de exigir que os viajantes façam previamente o teste de despiste à covid-19 quando o estado de emergência for levantado, mas a sua realização será obrigatória à chegada, anunciou hoje o Governo açoriano.

Em nota de imprensa, o Governo Regional adianta que passageiros sem o teste feito na origem "terão teste pago pela região à chegada, aguardando em isolamento profilático o resultado do mesmo, que chegará num período de até 24 horas", repetindo depois aos 6.º e 12.º dias de permanência.

Serão, no entanto, criados incentivos para quem apresente teste, no valor de 35 euros para quem viaje a partir de Portugal continental e da Madeira, e de 50 euros para quem chegue do estrangeiro.

A diferença nos valores é justificada pelo facto de que quem viaja a partir de Portugal continental ou da Madeira para os Açores poder fazer gratuitamente o teste PCR à covid-19 num dos laboratórios convencionados pelo Governo Regional.

18h55 - Número de testes por semana regista "aumento declarado"

O coordenador da 'task-force' para o plano nacional de testagem à covid-19 afirmou hoje que o número de testes realizados por semana observou “um aumento declarado”, sendo já a maioria testes rápidos de antigénio.

"Já há por semana um aumento declarado e evidente de testes e há outra alteração é que, a partir de agora, cerca de 61 por cento destes testes, cerca de 40 mil, são testes de antigénio", afirmou Fernando Almeida numa audição conjunta na comissão parlamentar de Saúde e na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19.

Segundo o coordenador da ‘task-force’ para a promoção do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal, trata-se de "uma mudança científica, uma mudança logística, e uma mudança financeira", porque, afirmou, "estes testes são incomensuravelmente muito mais baratos do que os PCR [testes moleculares]".

"É uma ferramenta muito mais favorável em termos de preço e de facilidade", mas, ressalvou, há critérios que, perante um teste de antigénio positivo, impõem fazer um teste confirmatório PCR.

Fernando Almeida observou que o maior número de testes foi registado no dia 22 de janeiro deste ano, no pico da terceira vaga da pandemia, 77.000, uma média de 52.911 testes por dia, com uma taxa de positividade de 20,2 por cento.

18h46 - Irão ultrapassa um milhão de contágios

Os casos de covid-19 ultrapassaram hoje um milhão no Iraque, um número incomparável no mundo árabe, registado num país de 40 milhões de pessoas com escassez de medicamentos, médicos e hospitais desde há décadas.

Com 8.696 novos casos e 38 mortes nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde, o número de iraquianos contagiados desde o surgimento do novo coronavírus no país em fevereiro de 2020 é de 1.001.854, dos quais 15.098 morreram.

18h38 - Marcelo e Filipe VI de Espanha querem aprofundar cooperação no combate à covid-19

O Presidente da República e o rei de Espanha defenderam hoje a promoção do diálogo e da cooperação no quadro ibero-americano, designadamente em matéria de combate à pandemia da covid-19 e seus efeitos económicos e sociais.

Uma nota publicada no site da Presidência da República refere que Marcelo Rebelo de Sousa e Filipe VI encontraram-se esta manhã, em Andorra, à margem da XXVII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.

"No encontro foram abordadas temáticas de interesse partilhado a nível bilateral, mas também a importância de continuar a promover a cooperação e o diálogo no quadro ibero-americano, em particular no diz respeito ao combate à pandemia Covid-19 e seus efeitos nas sociedades e economias dos países do espaço ibero-americano", lê-se na mesma nota.

18h30 - Espanha regista 10.232 casos e 148 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou hoje 10.232 casos de covid-19, elevando para 3.446.072 o total de infetados até agora, num dia em que baixou a incidência acumulada diagnosticada por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas.

O Ministério da Saúde espanhol também contabilizou desde terça-feira mais 148 mortes atribuídas à pandemia, passando o total de óbitos para 77.364. O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha baixou hoje depois das subidas das últimas semanas: de 231 (terça-feira) para 230 casos (hoje) diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

18h24 - Medidas de confinamento em França acabam em maio

A França não vai prolongar as medidas de confinamento anunciadas por um mês no início de abril, uma vez que os resultados obtidos pelo mesmo permitiram travar o avanço da pandemia de covid-19, e vai reabrir progressivamente lojas não essenciais.

A confirmação foi dada hoje após o Conselho de Ministros pelo porta-voz do executivo, Gabriel Attal, que indicou que a partir de 3 de maio vão ser suspensas as restrições de circulação, fixadas em 10 quilómetros à volta do domicílio, embora por agora seja mantido o recolher obrigatório em todo o território às 19h00 locais (18h00, em Lisboa).

18h18 - Itália soma quase 14 mil casos a poucos dias de uma reabertura parcial

A Itália registou 13.844 contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o maior aumento da semana, divulgaram hoje as autoridades italianas, a cinco dias do país iniciar uma reabertura parcial de alguns setores de atividade.

Com o registo destes novos contágios, o país totaliza, até à data, 3.904.899 casos de pessoas que ficaram infetadas com o novo coronavírus (SARS-Cov-2), de acordo com o boletim informativo do Ministério da Saúde italiano.

O país somou 364 óbitos nas últimas 24 horas, elevando para 117.997 o número total de mortes atribuídas a covid-19 no território italiano desde o início da crise pandémica, em fevereiro de 2020, de acordo com a mesma fonte.

18h13 - Japão. Terceiro estado de emergência para as zonas de Tóquio e Osaka

O governo japonês está a preparar-se para anunciar um terceiro estado de emergência em Tóquio e na área metropolitana ocidental ao redor de Osaka, após líderes locais indicarem que as medidas atuais são insuficientes para conter infeções de covid-19.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, e outros membros do governo reuniram-se hoje para discutir detalhes antes de decidir sobre o estado de emergência para Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo previsto para o final desta semana.

O governador de Osaka – 1.242 novos casos hoje, um novo recorde – disse na terça-feira que o foco atual de horários mais curtos em bares e restaurantes não é eficaz e solicitou um estado de emergência que lhe permitiria impor medidas mais duras, incluindo o encerramento de comércios.

17h58 - Papa pede à Cimeira Ibero-americana "vacinação extensiva"

O Papa Francisco enviou uma mensagem à XXVI Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que decorre em Andorra, a apelar paraa uma "vacinação extensiva" para acabar com a pandemia da Covid-19.

"Reconhecendo os esforços na busca por uma vacina eficaz para a covid-19 em tão pouco tempo, desejo reiterar que a imunização extensiva deve ser considerada um "bem comum universal", noção que requer ações concretas que inspirem todo o processo de pesquisa, produção e distribuição de vacinas", disse.

Francisco enviou esta mensagem numa carta lida pela secretária-geral ibero-americana, Rebeca Grynspan, durante seu discurso no plenário da cimeira, que se realiza no Principado de Andorra. O Papa considerou serem "particularmente bem-vindas as iniciativas que procurem criar novas formas de solidariedade a nível internacional, com mecanismos que visem garantir uma distribuição equitativa das vacinas, não com base em critérios puramente económicos, mas tendo em conta as necessidades de todos, especialmente dos mais vulneráveis e necessitados".

Na sua opinião "nada disso será possível sem uma forte vontade política que tenha coragem de decidir mudar as coisas, principalmente as prioridades, para que não sejam os pobres que paguem o maior custo desses dramas".

"Em várias ocasiões tenho assinalado que temos que sair "melhor" desta pandemia, já que a crise atual é uma ocasião propícia para repensar a relação entre a pessoa e a economia que ajuda a superar o curto-circuito "da morte que vive em todos os lugares e em todos os momentos", frisou.

17h43 - Moçambique regista mais três óbitos e 128 novos casos

Moçambique registou mais três mortos por covid-19 e 128 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo o boletim de atualização diária sobre a pandemia divulgado hoje pelo Ministério da Saúde.

17h37 - Suiça não pretende aliviar mais restrições até 26 de maio

A Suíça não prevê novos alivios de restrições até 26 de maio, infrmou o Governo esta quarta-feira, citando a situação de fragilidade no país e as medidas de reabertura já em andamento.

17h23 - Reino Unido regista menos mortes nas últimas 24 horas

O Reino Unido registou 22 mortes e 2.396 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, menos do que na véspera, de acordo com os dados publicados pelo Governo britânico. Na terça-feira, o Reino Unido tinha registado 33 mortes e 2.524 novos casos.

Nos últimos sete dias, entre 15 e 21 de abril, a média diária foi de 24 mortes e 2.463 casos, tendo o número de mortes descido 28,2 por cento e o número de infeções 9,4 por cento relativamente aos sete dias anteriores.

17h15 - ECDC recomenda que países relaxem "lentamente" restrições mediante vacinação

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) defendeu hoje que os países podem começar, "lentamente", a relaxar as restrições de combate à covid-19, nomeadamente para vacinados, à medida que a inoculação avança na União Europeia (UE).

"À medida que a vacinação avança, é encorajador ter recomendações baseadas em provas de que a imunização pode, lentamente, permitir o relaxamento das intervenções não-farmacêuticas [medidas restritivas], tais como o uso de máscaras e o distanciamento físico", assinala a diretora do ECDC, Andrea Ammon, numa posição hoje divulgada.

No dia em que o ECDC emite recomendações sobre as implicações da vacinação nas medidas restritivas adotadas para conter a pandemia, Andrea Ammon acrescenta que, "embora o relaxamento das medidas de proteção deva ser feito gradualmente e com base em avaliações cuidadosas dos riscos envolvidos", a agência europeia está "confiante de que uma maior cobertura vacinal terá um impacto positivo e direto no regresso à vida normal".

No relatório hoje publicado, este centro europeu contextualiza que a circulação viral na UE "continua atualmente elevada", enquanto as taxas de inoculação "ainda são baixas na população adulta com 18 anos ou mais, embora mais altas em grupos específicos da população visada nas fases iniciais da vacinação, tais como pessoas com 80 anos ou mais e trabalhadores da saúde".

Por essa razão, "a redução global dos riscos de doença grave de covid-19 depende da absorção da vacina e da cobertura vacinal na população em geral", sublinha.

17h04 - "O mundo deve unir-se para distribuir vacinas suficientes para todos"

A vacinação em todos os países contra a Covid-19 é a maior prova moral dos nossos tempos. São declarações de António Guterres feitas esta quarta-feira na Cimeira Ibero-americana.

O secretário-geral das Nações Unidas está preocupado com alguns nacionalismos em relação às vacinas e aos acordos paralelos para a produção.

Guterres considera que os países com maior riqueza devem contribuir para uma maior produção de doses.

16h56 - França anuncia doação de 100 mil doses de vacinas a países africanos

A França vai doar 100 mil doses da vacina contra o novo coronavírus da AstraZeneca aos países africanos como parte do mecanismo Covax, anunciou hoje fonte do Eliseu.

As doses doadas pela França serão provenientes da fábrica de embalagem que a AstraZeneca tem em Itália, depois de a unidade da empresa na Índia ter sido excluída dos fornecimentos por ordem do Governo de Nova Deli para proibir a exportação de vacinas na sequência da situação crítica da pandemia no país.

"Em África é onde há mais prioridade" para a chegada de vacinas, acrescentou fonte do Eliseu, em declarações a um grupo de jornalistas.

A França também quer que a iniciativa Covax dê prioridade às remessas de vacinas para a América Latina, "onde existem desafios muito importantes", dada a propagação das mutações do vírus naquela região, acrescentou a mesma fonte.

16h45 - Restrições 25 de abril: só quem for convocado pode integrar desfile

Devido à pandemia de covid-19, a participação no desfile na Avenida da Liberdade, em Lisboa, será restrita a representantes das entidades que integram a comissão promotora das comemorações, que alerta "todos os democratas e patriotas que decidam deslocar-se à Avenida da Liberdade e não tenham sido convocados" pela organização para a "impossibilidade de se integrarem no desfile".

Em comunicado, o presidente da Associação 25 de Abril, uma das entidades que constitui a comissão promotora do desfile (que em 2020 não se realizou por causa do contexto sanitário causado pelo novo coronavírus), assinala que este ano vai voltar a realizar-se o tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974, mas ressalva que, devido à pandemia de covid-19, "não se faz apelo à alargada participação popular".

É pedido também a quem queira assistir ao desfile que cumpra o distanciamento social e o uso de máscara e que leve desinfetante para as mãos.

16h35 - Guterres ataca nacionalismo das vacinas e fala na "maior prova moral de sempre"

O secretário-geral das Nações Unidas atacou hoje o nacionalismo em torno das vacinas contra a covid-19, advertindo que o mundo está perante "a maior prova moral de sempre", num discurso em que apelou ao reforço financeiro do mecanismo Covax.

Estas advertências foram transmitidas por António Guterres num discurso por videoconferência que fez para a sessão de abertura da reunião plenária da XXVII Cimeira Ibero-Americana, em Andorra, dedicada aos temas do desenvolvimento sustentável e do combate à pandemia da covid-19.

No seu discurso, parte em espanhol e parte em português, o antigo primeiro-ministro de Portugal considerou que esta cimeira "deve constituir um momento de esperança perante os enormes desafios que se colocam ao mundo" e uma reafirmação do multilateralismo e da concertação política presentes desde a fundação há 30 anos desta organização.

"A pandemia da covid-19 é a crise mais grave que enfrenta o mundo desde a II Guerra Mundial. Os seus impactos têm sido devastadores no mundo e, em particular, nos países da comunidade ibero-americana. A América Latina concentra 25 por cento das mortes globais por covid-19 e em 2020 sofreu uma contração económica de 7,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB)", apontou.

Para António Guterres, os países da América Latina "correm o risco de retroceder nos avanços alcançados em décadas de recentes", com os impactos da crise a serem especialmente penalizadores para as mulheres, crianças e outros segmentos mais vulneráveis da população.

"O lançamento de vacinas gerou esperança, deram-se passos importantes na criação do mecanismo Covax e uma lista crescente de países está a receber as vacinas através deste mecanismo. Mas preocupa-me profundamente que muitos países com baixo poder económico não tenham ainda recebido uma só dose, enquanto os mais ricos estão a caminho de vacinar toda a sua população", declarou o antigo líder do executivo português.

O secretário-geral das Nações Unidas avisou então que, "se esta perigosa tendência de nacionalismo de vacinas e de acordos paralelos continuar, a vacinação nos países em desenvolvimento poderá levar anos".

"Vai atrasar a recuperação mundial. A campanha mundial de vacinação [contra a covid-19] é a maior prova moral do nosso tempo", sustentou António Guterres.

O antigo primeiro-ministro de Portugal lançou depois um apelo ao aumento do financiamento do mecanismo Covax e defendeu que "o mundo deve unir-se para produzir e distribuir suficientes vacinas para todos, o que significa pelo menos duplicar a capacidade de fabricação em todo o mundo".

"A recuperação abre a possibilidade mais ampla de se mudar de rumo e de se construir um futuro melhor. Por isso, saúdo que esta cimeira esteja centrada na recuperação pós-covid-19 e na inovação para o desenvolvimento sustentável", disse.

16h24 - Portugueses na África do Sul contra quarentena obrigatória em Portugal

Os portugueses na África do Sul não compreendem o cumprimento obrigatório de 14 dias de isolamento à chegada a Portugal, medida imposta pelas autoridades portuguesas para prevenir a propagação da covid-19, segundo um conselheiro das comunidades.

"Pedi por escrito um esclarecimento nesse sentido à secretária de Estado das Comunidades e se haverá mais alguma razão além da existência da variante sul-africana para justificar os 14 dias de quarentena", afirmou Vasco Pinto de Abreu à Lusa.

"Os números da pandemia são baixos na África do Sul, estando também o país no seu nível mais baixo de confinamento, o que para mim não justifica a exigência dessa quarentena", frisou o representante dos emigrantes portugueses na África do Sul, salientando que "os portugueses viajam com um teste PCR negativo à covid-19 efetuado até 72 horas antes do voo até Lisboa".

O conselheiro português referiu que a medida "está a afetar muitos compatriotas" que têm programada a sua habitual ida a Portugal nos meses de maio a setembro, aproveitando as férias escolares sul-africanas, em junho e julho, "bem como o facto de ser inverno por cá e verão em Portugal".

16h17 - Oposição pede urgência ao Governo de Cabo Verde para controlar pandemia

O vice-presidente do PAICV, maior partido da oposição cabo-verdiana, pediu hoje urgência ao Governo na tomada de medidas para controlar a pandemia da covid-19 no país, que nos últimos dias tem registado números elevados de novos casos.

"A urgência é que o Governo aja, tome as medidas necessárias para enfrentar esta pandemia, proteger os cidadãos, as famílias, proteger a saúde das pessoas, também tem a obrigação de proteger o emprego e as empresas", apelou Rui Semedo.

O vice-presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) falava à imprensa, na cidade da Praia, à saída de uma audiência com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que começou a ouvir os partidos políticos com assento parlamentar para indigitar o primeiro-ministro após as eleições legislativas de 18 de abril. Para o representante partidário, o Governo, que agiu em campanha eleitoral noutras coisas, não pode reclamar da falta de posse ou de recondução para não agir com relação a esta questão que considera "urgente e prioritária".

"Nesse aspeto, acho que o Governo tem todas as condições para agir para enfrentar a pandemia no país, num contexto em que também o mundo tem sinais pouco encorajadores e aqui em Cabo Verde a situação é muito grave", considerou Rui Semedo.

16h10 - Município de Odivelas avança com testagem gratuita à população

A Câmara Municipal de Odivelas anunciou, em comunicado, que vai disponibilizar, a partir de hoje, "testes rápidos, universais e gratuitos aos seus munícipes".

"Através de um protocolo celebrado com a Associação Nacional das Farmácias, devidamente articulado com as autoridades locais de saúde, a testagem será realizada nas 12 farmácias aderentes do concelho", lê-se em comunicado.

16h04 - Parlamento alemão aprova endurecimento controverso da lei contra coronavírus

Os deputados da Alemanha aprovaram, esta quarta-feira, uma controversa modificação da lei anti-covid-19 que reforça os poderes do governo de Angela Merkel para endurecer a luta contra a terceira vaga da pandemia.

Esta reforma da lei sobre a proteção contra as infeções, que impõe o desencadeamento automático de severas restrições a nível nacional além de um determinado limiar de casos de covid-19, foi aprovada com os votos dos conservadores e dos sociais-democratas, aliados no governo e que têm a maioria no parlamento. Os Verdes abstiveram-se por considerarem que as medidas ficam aquém e que deveriam ter sido ativadas antes, enquanto o Partido Liberal (FDP), que considera "contrário à Constituição" determinar recolheres obrigatórios nacionais, já tinha anunciado que votava contra.

A Alternativa para a Alemanha (AfD, extrema-direita) votou contra, após acusar o governo de restringir as liberdades individuais fundamentais, assim como a esquerda radical Die Linke.

Fora do parlamento, milhares de manifestantes – entre seguidores de teorias da conspiração, negacionistas, militantes de extrema-direita e outros cidadãos descontentes com as restrições – protestavam contra o projeto de lei.

Para entrar em vigor, a lei deve ser aprovada na quinta-feira pelo Bundesrat (Conselho Federal).

15h56 - Empresas são "um dos grandes alvos" do plano nacional de testagem

As empresas são um dos "grandes alvos" do plano nacional de testagem à covid-19 e já "existe total disponibilidade" por parte de muitas para promover a realização de rastreios, disse hoje o coordenador da `task-force` para a testagem.

"Um dos grandes alvos deste programa é convocar as empresas a promover testagens" sempre em articulação com as autoridades saúde, afirmou Fernando Almeida numa audição por videoconferência na Comissão de Saúde e da Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social, requerida pelo PS.

O coordenador da `task-force` para a promoção do "Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal", divulgado na terça-feira, explicou no parlamento que o objetivo é se surgir um caso positivo numa empresa "testam-se imediatamente todo o grupo e todo o universo". Segundo Fernando Almeida, a task-force já se reuniu com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição das grandes superfícies e disse poder garantir que "existe total disponibilidade e muito interesse".

"Muitos deles estão já a fazer este tipo de testagem, mas querem mais, querem contribuir mais solidariamente", salientou, apontando a criação de centros testagem comunitária como uma boa medida para a realização de rastreios oportunísticos.

15h50 - Polónia vai aliviar restrições em algumas regiões a 26 de abril

A Polónia vai suspender as restrições em algumas regiões a partir de 26 de abril, anunciou o ministro da Saúde esta quarta-feira, com o número de casos diários de covid-19 a começar a diminuir.

As escolas primárias vão retomar as aulas presenciais e os cabeleireiros e centros de estética vão reabrir.

15h40 - EUA vão chegar à meta dos 200 milhões de doses de vacina ainda esta semana

Os Estados Unidos vão alcançar já esta semana a meta estabelecida por Joe Biden de administrar 200 milhões de doses de vacina contra a covid-19 nos primeiros 100 dias da presidência, anunciou esta quarta-fera a Casa Branca.

O presidente democrata fará ainda hoje um discurso no qual "sublinhará que os Estados Unidos chegarão a 200 milhões de doses esta semana", disse um funcionário da Casa Branca. A meta será alcançada um pouco mais cedo do que fora inicialmente anunciado, já que o 100.º dia do mandato de Joe Biden é apenas no final da próxima semana.

15h32 - Chegou primeiro lote de vacinas ao noroeste da Síria

O noroeste da Síria recebeu o seu primeiro lote de vacinas contra o coronavírus, através da plataforma global COVAX esta quarta-feira, com as inoculações programadas para começar a 1 de maio.

15h09 - Incidentes em Berlim entre polícia e manifestantes contra mais restrições

Incidentes ocorreram hoje em Berlim entre a polícia e milhares de manifestantes contra a aprovação prevista de uma lei reforçando os poderes da chanceler Angela Merkel para endurecer a luta contra a terceira vaga de covid-19 na Alemanha.

A polícia utilizou gás lacrimogéneo para dispersar os cerca de 8.000 manifestantes que recusavam abandonar o local, segundo uma jornalista da agência France Presse. As forças de segurança deram conta de sete detenções e de vários lançamentos de projeteis contra os seus agentes.

A dispersão foi ordenada porque os manifestantes não usavam máscara e não respeitavam o distanciamento social, mas a maioria manteve-se no local, gritando "Nós somos o povo", "o confinamento já chega" e "defendamos as nossas liberdades", segundo a jornalista da AFP.

14h53 - Açores com 24 novos casos e 22 recuperações

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 24 novos casos de covid-19, sendo 22 em São Miguel e dois em Santa Maria, e 22 doentes recuperaram da doença, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde dos Açores, foram realizadas 2.413 análises nos laboratórios de referência da região.

14h44 - Mais de 300 reportes ao SNS24 de autotestes positivos ou inconclusivos

Mais de 300 pessoas reportaram ao SNS24 o resultado de um autoteste à covid-19 positivo ou inconclusivo, adiantou hoje o coordenador da ‘task-force’ para a testagem, anunciando que já há quatro empresas autorizadas a comercializar estes testes.

Desde o dia 5 de abril até agora, foram comunicados ao serviço SNS24, 315 resultados de testes inconclusivos ou testes positivos para os quais foram emitidos automaticamente uma requisição de teste laboratorial covid-19 (RT-PCR), disse Fernando Almeida numa audição por videoconferência no parlamento, requerida pelo PS para prestar informações sobre o processo de testagem no país.

14h35 - Governo diz que não haverá falta de profissionais de saúde na vacinação

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que não haverá falta de profissionais de saúde no processo de vacinação contra a covid-19, sublinhando a existência de diferentes mecanismos legais de contratação.

“Não haverá, garantidamente, qualquer tipo de dificuldades nesta matéria [profissionais de saúde], sendo necessários nas diferentes carreiras, nomeadamente médicos, enfermeiros e assistentes técnicos e operacionais cerca de 4.700 profissionais”, afirmou António Lacerda Sales no final da cerimónia de entrega da Bolsa D. Manuel de Mello, no Porto.

Destes 4.700 profissionais de saúde necessários, o governante especificou que 2.500 são enfermeiros, 600 médicos e, os restantes, assistentes operacionais e técnicos.

14h27 - Portugal Fashion regressa com desfiles 'online' e revelação de uniformes para Tóquio 2020

O 48.º Portugal Fashion regressa esta quinta-feira em formato digital, por causa da covid-19 e, até dia 24 de abril, vão ser apresentadas novas coleções de ‘designers’ e revelados os uniformes da Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

14h20- Mais de quatro mil estrangeiros inscreveram-se na plataforma para vacinação

Mais de quatro mil cidadãos estrangeiros já se registaram na plataforma criada pelo Governo para integrarem a lista para a vacinação contra a covid-19 mesmo sem terem número de utente, adiantou hoje a ministra de Estado e da Presidência.

14h08 - Portugal regista mais 610 infetados e um óbito

Portugal registou nas últimas 24 horas 610 novos casos de Covid-19, num total de 832.255 casos desde o início da pandemia. Quanto ao número de óbitos, houve mais uma morte, num total de 16.952.

Quanto ao número de casos em internamento, há menos 32 pessoas internadas em enfermaria com Covid-19, num total de 397doentes, e menos três internados em cuidados intensivos (total de 110 pessoas internadas em cuidados intensivos em todo o país).

índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal desceu para 0,98 enquanto a incidência de casos de infeção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias subiu para 72,7.

14h02 - Automobilistas em Moura acham exageradas limitações e pedem outros critérios

Os automobilistas fiscalizados hoje pela GNR perto de Moura, um dos concelhos que recuou no desconfinamento e tem medidas mais apertadas, apresentaram justificação para circular e a maioria considerou exageradas as limitações e pediu alteração dos critérios.

A operação de fiscalização da Guarda, com a participação de seis militares, arrancou por volta das 08:30 e decorreu na estrada nacional (EN) 255, entre Moura e Pias, no concelho vizinho de Serpa, distrito de Beja, na “fronteira” dos dois municípios.

13h54 - França espera levantar restrições de viagens internas a 3 de maio

13h46 - Pandemia já matou pelo menos 3,04 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou até hoje pelo menos 3.046.134 pessoas no mundo desde que foram detetados os primeiros casos, no final de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

Mais de 142.838.730 casos de infeção foram oficialmente registados desde o início da pandemia.

13h40 - Eventos de massa vão ser alvo de testagem prévia e generalizada


13h38 - Parlamento decide no início de maio se aumenta plenários e altera regras de funcionamento

A conferência de líderes parlamentares vai reunir-se em 5 de maio para decidir se retoma os três plenários semanais e altera outras regras de funcionamento restritivas do funcionamento da Assembleia, em vigor devido à pandemia de covid-19.

13h23 - Reabertura dos cinemas contou com cerca de 4.700 espectadores em perto de 330 salas

Pelo menos 4.761 espectadores foram ao cinema na segunda-feira, dia de reabertura das salas, seguindo o plano de desconfinamento em tempo de pandemia, revelou à agência Lusa fonte do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Segundo o ICA, que reúne estatística regular sobre a exibição cinematográfica no país, as exibidoras reportaram cerca de 27 mil euros de receita de bilheteira na segunda-feira, mas nem todas as salas reabriram portas.

Das 561 salas de cinema existentes no país, e o ICA indica que, na reabertura, obteve dados de bilheteira de 333 salas, entre independentes e recintos multiplexes, localizados sobretudo em centros comerciais.

13h14 - Governo cumprirá decisão da DGS e Infarmed sobre vacina da Janssen

O primeiro-ministro manifestou-se hoje "satisfeito" com a decisão da Agência Europeia do Medicamento (EMA) em relação à vacina anticovid-19 da Janssen, mas salientou que o Governo cumprirá a decisão técnica da DGS e do Infarmed sobre restrições.

António Costa assumiu esta posição em declarações aos jornalistas, antes de se reunir com o seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, em Andorra - um encontro à margem da XXVII Cimeira Ibero Americana.

Em relação à questão da vacina da Janssen (grupo Johnson & Johnson) anticovid-19, que na terça-feira a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) concluiu que ter uma "possível ligação" a casos muito raros de coágulos sanguíneos, insistindo, no entanto, nos benefícios do fármaco contra a doença, António Costa manifestou-se satisfeito com essa decisão.

"Essa vacina foi aprovada sem qualquer tipo de restrições. Mas as restrições ou não restrições são uma decisão técnica em que os políticos não se devem meter", salientou o primeiro-ministro.

13h02 - Suécia com mais 7,510 casos e 38 vítimas mortais

12h58 - Taxa de emprego recua para os 72,4% em 2020

A taxa de emprego na União Europeia (UE) recuou 0,7 pontos percentuais para os 72,4% em 2020 face a 2019, devido ao impacto da pandemia da covid-19, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Por outro lado, de acordo com o gabinete estatístico europeu, as consequências da covid-19 no setor do emprego reduziram a diferença entre homens e mulheres para 11,3 pontos percentuais, face aos 11,7 em 2019.

A taxa de emprego nos homens entre os 20 e os 64 anos baixou em 2020 para 78,1%, contra 79% no ano anterior e nas mulheres recuou de 67,3% em 2019 para 66,8% em 2020.

Entre os Estados-membros, só três viram a taxa de emprego aumentar de 2019 para 2020: Malta (0,6 pontos para os 77,4%), a Polónia (0,6 pontos para os 73,6%) e a Croácia (0,2 pontos percentuais para os 66,9%).

Os maiores recuos na taxa de emprego registaram-se em Espanha (-2,3 pontos para os 65,7%), Irlanda (-1,7 pontos ara os 73,4%) e a Bulgária (-1,6 pontos, ara os 73,4%).

A Suécia (80,8%) foi o país que apresentou uma maior taxa de emprego em 2020 e a Grécia a menor (61,1%), com Portugal a registar uma taxa acima da média da UE (74,7%) e fixando-se no 15.ºlugar da tabela.

12h49 - Médicos de Saúde Pública consideram testagem massiva ambiciosa, mas tardia

12h48 - França deve começar a usar a vacina da Johnson&Johnson na próxima semana

12h19 - DGS volta a pedir que hospitais assegurem condições aos pais no parto

A DGS reforçou as orientações sobre gravidez e parto para que os hospitais assegurem as condições necessárias à presença do pai no parto e que as mães com covid-19 possam amamentar o filho caso seja a sua vontade.

As Orientações sobre gravidez e parto e cuidados ao recém-nascido na maternidade em contexto de pandemia covid-19 foram atualizadas na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde.

12h18 - Timor-Leste com mais 57 casos e 33 recuperados nas últimas 24 horas

11h55 – Recuperados da covid-19 há mais de seis meses vão ser vacinados

Sobre a vacinação de pessoas que recuperaram da infeção da Covid-19, a diretora-geral da Saúde afirmou que quem recuperou da doença há mais de seis meses vai começar a ser vacinado no final de maio, assim que terminar a vacinação das pessoas com mais de 60 anos.

Graça Freitas sublinhou que as pessoas que recuperaram da doença "nunca foram esquecidas", acrescentando que a escassez de vacinas levou as autoridades a tomar a opção de não as vacinar ao início, até porque a infeção confere alguma imunidade.

"Foi uma opção, tendo em conta a escassez de vacinas, não administrar vacinas a pessoas já com alguma imunidade natural [da infeção] quando tínhamos população sem qualquer imunidade", afirmou.

Adiantou ainda que após estarem vacinadas as pessoas com mais de 60 anos, está previsto que sejam vacinados, então, os recuperados que tenham tido a doença há mais de seis meses.

11h43 – Vacina da Jassen pode ser restrita a mulheres com menos de 60 anos

Questionada sobre as restrições da vacina da Jassen, Marta Temido começou por explicar que todos os países europeus dispõem de um sistema para registar todas as reações adversas às vacinas, “que é fiável”.

“É exatamente a confiança neste sistema que é a nossa maior arma”, esclareceu a ministra. “Se foram identificados alguns efeitos potencialmente relacionados com a administração das vacinas, a este sistema (…) se deve”.

A decisão para usar esta vacina já existe. A avaliação benefício-risco da EMA “permanece positiva”.

“É maior a vantagem da administração, (…) do que os eventuais riscos”, continuou.

Uma vez que os casos ocorridos nos EUA foram em mulheres com menos de 60 anos, já houve países que restringiram esta vacina a este grupo de pessoas e em Portugal pode haver “tradução desta regra” para a inoculação.

11h41 - Responsável pela Task Force da vacinação diz que foram 2400 as vacinas que ficaram inutilizadas em Famalicão.

Gouveia e Melo diz que desde o início do processo de vacinação perderam-se 5 mil doses.

Acidentes com vacinas “vão sempre acontecer”

Sobre as vacinas estragadas em Famalicão, Gouveia e Melo lamentou o sucedido mas afirmou que problemas destes “vão sempre acontecer”.

“Fazer um processo com esta dimensão sem um único erro é impossível”, afirmou. “O que nós temos de fazer é limitar os erros a máximo, perceber as causas e corrigir essas causas”.

No entanto, o coordenador da Task Force disse que o número de vacinas perdidas é muito inferior comparativamente ao número de vacinas inoculadas.

11h38 – Há “diferença entre vacinar e não vacinar” no número de mortos, diz Gouveia e Melo

O coordenador da Task Force, referindo-se à ocorrência de coágulos após a toma da vacina da J&J, afirmou que podia ter havido menos mortos na população portuguesa se já tivesse sido aprovada para uso em Portugal.

“Se nós tivéssemos usado a vacina da Jassen, tivéssemos vacinado os sete milhões de pessoas que foram vacinadas nos Estados Unidos, nós teríamos tido, eventualmente, sete mortos”, começou por responder Henrique de Gouveia e Melo. “Pelo facto de não termo vacinado a nossa população tivemos, nos últimos 365 dias, mais de 16 mil mortes”.

“Esta é a diferença entre vacinar e não vacinar”.

11h35 – Vacina da J&J. Marta Temido diz que posição da EMA é muito clara

Relativamente à vacina da Jassen, Marta Temido afirmou aos jornalistas que o parecer da Agência Europeia do Medicamento “é muito claro”.

“Refere que nos oito casos analisados, com ocorrências de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas com esta vacina nos Estados Unidos, foi encontrada uma possível relação causal com a toma da vacina”, começou por esclarece a ministra. “E, insiste que a vacina é segura contra a Covid-19 e, consequentemente, todos os países irão seguir esta recomendação” e prosseguir os planos de vacinação com o uso da vacina da Johnson & Johnson.

No entanto, Marta Temido acrescentou que pode haver algum tipo de “restrição etária”, até haver mais informação sobre esta vacina. Segundo a ministra, esta avaliação está a ser, de momento, realizada pelas próprias agências nacionais de medicamentos e pela EMA.

De acordo com os dados disponíveis, Marta Temido garante que esta vacina continua a ser “segura e eficaz” e que os poucos casos de ocorrência de coágulos foram em mulheres com menos de 60 anos.

11h34 – Vacinas da Moderna e da Pfizer podem ser entregues ainda este trimestre

Sobre os contratos celebrados com a União Europeia, Rui Ivo afirmou que tem havido “alguma aceleração na execução de alguns dos contratos”, nomeadamente com a farmacêutica Moderna e a Pfizer, no sentido de algumas das quantidades serem entregues mais cedo do que previsto.

Embora as doses previstas, para já, da Moderna sejam poucas, cerca de 100 mil doses, vão contribuir para um aumento das entregas nos próximos meses e em junho Portugal pode ter mais 1,7 milhões de doses de vacinas.

11h33 - Infarmed diz que "neste momento em relação a qualquer das quatro vacinas" a serem utilizadas na Europa "existem condições para a sua utilização"

Vacina de toma única da Johnson & Johnson avaliada pela EMA

Da mesma forma, a vacina da Jassen está a ser avaliada detalhadamente pela Agência Europeia do Medicamento, para poder posteriormente ser, ou não, aprovada na EU.

Comparando a vacina da Johnson & Johnson com a da AstraZeneca, o presidente do Infarmed garante que o “benefício continua a superar o risco”.

11h30 – Infarmed continua a analisar detalhadamente dados da vacina da AstraZeneca

Sobre a vacina da AstraZeneca, Rui Ivo afirmou que o Infarmed continua a avaliar os níveis de riscos da vacinação e a formação de coágulos.

“Esta semana iremos ter uma análise mais detalhada sobre os dados da vacina da AstraZeneca que, no fundo, os ajudem a perceber ainda em mais detalhe a utilização nas diferentes faixas etárias”.

11h28 – Vacinas CureVac e Novavax em avaliação pela EMA

Na conferência de imprensa, o presidente do Infarmed, corroborando com as informações anunciadas pelo Governo e a DGS, anunciou que estão em fase final de avaliação mais duas vacinas para uso na União Europeia, e em Portugal: a CureVac e a Novavax.

11h25 – Task Force planeia acelerar vacinação a mais de 100 mil vacinas por dia

Começando por dizer que o Plano de Vacinação está numa fase de transição, o almirante Henrique de Gouveia e Melo afirmou que se pode agora “acelerar a vacinação” em Portugal.

“O Plano está a adaptar-se em função da realidade”, acrescentando que a Task Force está a preparar-se para “vacinar a população portuguesa a um ritmo muito elevado”, superior a 100 mil vacinas por dia.

“Toda a nossa preparação indica que vamos ter sucesso nesse desígnio que ter a vacinação muito rápida a partir de agora”, disse o coordenador da Task Force.


11h20 – Prioridade de vacinação por doença independentemente da idade

Recordando que há doenças de risco que não são características de apenas uma faixa etária, Graça Freitas esclareceu que o Plano de Vacinação vai sofrer alterações de forma a priorizar, de igual forma, pessoas de determinada faixa etária e pessoas com determinadas doenças consideradas de risco.

“São pessoas com doença oncológica ativa”, explicou, referindo-se a pessoas a realizar tratamentos. São também pessoas “em situação de transplantação”, pessoas “com imunossupressão”, pessoas com doenças neurológicas, pessoas com doença mental grave, pessoas com casos graves de obesidade e diabéticos.

11h17 – Plano de Vacinação adaptado para “vacinação rápida”

Sobre as próximas etapas do Plano de Vacinação, Graça Freitas começou por dizer que entramos “agora na fase da abundância”.

“O sistema está a permitir o fornecimento de vacinas em quantidade muito maior do que aquela que existia (…) e isso permite-nos alterar o Plano de Vacinação”.

Segundo a diretora-geral da Saúde, um dos primeiros objetivos é a “vacinação rápida por faixas etárias decrescentes”.


“Neste momento, estamos a iniciar a vacinação dos 70 aos 79 anos”, afirmou a diretora-geral. “Esta faixa etária é muito importante não só pela idade, mas também porque muitas das patologias das doenças associadas a um pior prognóstico de Covid-19 também estão nesta faixa etária”.

11h12 – Plano de Vacinação vai entrar em fase “de maior disponibilidade de vacinas”

Abordando as próximas etapas do Plano de Vacinação, Marta Temido começou por dizer que, depois de uma fase de escassez, Portugal vai entrar numa fase de “maior disponibilidade de vacinas”.

“Vamos agora entrar numa fase de maior disponibilidade de vacinas”, começou por anunciar. “O principal desafio que agora se nos depara é o da solidez, o da celeridade do processo de administração de vacinas”.

“Será determinante para o seu sucesso o processo de agendamento, (…) e a capacidade dos centros de vacinação realizarem aquilo que é a função para a qual tem de estar preparadas”, continuou.

11h10 – 91% das pessoas com mais de 80 anos já tomou a primeira dose de uma vacina

Do universo de população já vacinada com, pelo menos, uma dose, Marta Temido destacou que a faixa etária acima dos 80 anos é o grupo com maior percentagem de pessoas vacinadas.

Segundo a ministra, cerca de 91 por cento das pessoas deste grupo já tomaram a primeira dose de uma vacina e cerca de 58 por cento já foi inoculada com as duas doses.

“Em termos de balanço, estimamos que (…) até ao final de maio, ou mesmo até à terceira semana de maio, todas as pessoas com mais e 60 anos estejam vacinadas com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19”, declarou ainda Marta Temido.

11h07 – Já foram administradas 2,7 milhões de doses de vacinas em Portugal

Quase a chegar aos 120 dias desde que se iniciou a vacinação contra a Covid-19 em Portugal, Marta Temido começou por explicar que é importante, nesta altura, não só fazer um balanço do processo de vacinação como abordar os próximos passos e as adaptações do Plano que estão a ser preparadas.

Em conferência de imprensa, a ministra da Saúde relembrou que foram entregues no país, até agora, 2,9 milhões de doses de vacinas das “companhias farmacêuticas que têm vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento”.

“A esses 2,9 milhões acrescentam-se cerca de 31.200 doses da vacina da Jassen”, declarou Marta Temido, acrescentando que foram já administradas cerca de 2,7 milhões de doses em Portugal.

Isto significa que cerca de dois milhões de pessoas já foram vacinadas com, pelo menos, uma dose de uma vacina no nosso país, ou seja 20 por cento da população portuguesa “possui já algum grau de imunidade”. 

Além disso, cerca de 690 mil pessoas já tomaram a segunda dose de uma vacina contra o coronavírus, ou seja, cerca de sete por cento da população tem o "processo vacinal completo".


11h00 - Vacinas. Primeiro-ministro considera que políticos não se devem meter nas decisões técnicas

10h44 - 3500 vacinas estragadas em Famalicão

A RTP sabe que 3500 vacinas ficaram estragadas devido a uma falha de energia.

10h38 - África com mais 408 mortos e 9.810 infetados nas últimas 24 horas

10h37 - Ministro alemão da saúde diz que começará a distribuir a vacina da Johnson em breve

10h24 - Protestos em Berlim contra uma lei que o Parlamento vai votar que dá poderes ao Governo nacional para impor restrições em zonas onde há taxa de infeção elevada

09h49 - Contrato com a Comissão Europeia isenta Pfizer de quaisquer responsabilidades

A Comissão Europeia já assinou com a Pfizer/BioNTech o segundo contrato para a aquisição de 300 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 a serem entregues ainda este ano. No entanto, nem este nem o primeiro acordo assinado foram divulgados na íntegra ao público pela UE. Agora, informações confidenciais reveladas por um jornal espanhol dão a conhecer o preço da vacina da Pfizer e mostram como a farmacêutica está isenta de quaisquer responsabilidades no que diz respeito a danos provocados a terceiros. Saiba mais aqui.

09h40 - Fonte governamental disse à Reuters que a França pretende por fim às limitações nas viagens domésticas no dia 3 de maio

09h21 - Rússia com mais 8.271 casos e 399 vítimas mortais

09h11- Tribunal Constitucional alemão abre caminho para ratificação do Fundo de Recuperação da União Europeia

O Tribunal Constitucional da Alemanha abriu caminho na quarta-feira para o país assinar legislação que ratifica o Fundo de Recuperação da União Europeia, uma vez que rejeitou as contestações legais contra o plano de investimento financiado por dívida.

A decisão era fundamental para que o plano de ajuda europeu avançasse. Saiba mais aqui.

09h10 - Grécia vai reabrir restaurantes no início do próximo mês

09h02 - Governo do Japão está a ponderar avançar para o estado de emergência para Tóquio e Osaka devido ao aumento de casos de Covid-19

08h24 - TAP quer dispensar mais 400 a 500 trabalhadores

08h21 - Alemanha com mais 24.884 casos e 331 vítimas mortais

08h18 - Médicos insistem na vacinação de profissionais que já tiveram a doença

A Ordem dos Médicos, Federação Nacional dos Médicos e Sindicato Independente dos Médicos voltaram a defender a vacinação dos médicos que já tiveram covid-19, alegando que a evidência científica mostra que a imunidade não se perpetua no tempo.

08h17 - UGT comemora de novo em confinamento com conferência sindical

A UGT volta este ano a comemorar o 1.º de Maio em confinamento, com uma conferência sobre os desafios da negociação coletiva, porque considera que não ficava bem ir para a rua em plena pandemia.

"Não quisemos vir para a rua na situação de grande incerteza que o país vive. O plano de vacinação está atrasado, o estado de emergência termina dia 30 e ninguém sabe o que vai acontecer. Por isso optámos por comemorar a data com uma conferência que decorrerá de forma virtual e em presença", disse à agência Lusa o secretário-geral da UGT, Carlos Silva.

7h45 - Índia bate recorde com mais de dois mil mortos num dia

A Índia anunciou mais de dois mil mortos com covid-19 e quase 300 mil casos em 24 horas, um recorde nacional e um dos mais altos números diários do mundo desde o início da pandemia.

O Ministério da Saúde assinalou 2.023 óbitos e 295 mil novos casos, elevando o total de mortes para 182.553 e de infetados para 15,6 milhões.

7h30 - Avenida da Liberdade, em Lisboa, vai voltar a ser palco do desfile do 25 de Abril

A Direção Geral da Saúde deu luz verde à realização do evento, tendo em conta a garantia da organização, de que todas as regras relativas à pandemia vão ser cumpridas.

Em declarações à Antena 1, o presidente da Associação 25 de Abril, o coronel Vasco Lourenço, explica que o desfile vai acontecer, mas apenas com a participação dos membros da organização.

Esta é a razão para que o partido Iniciativa Liberal fique de fora.

A Iniciativa Liberal divulgou ontem um comunicado onde lamentava a impossibilidade de participar nas comemorações. O partido anunciou, também, que vai organizar um desfile no mesmo dia e também na Avenida da Liberdade para assinalar o 25 de Abril.

7h15 - Plano de Testagem. Bastonário dos Médicos alerta para necessidade de testes regulares

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos, no dia em que foi divulgado o Plano Nacional de Testagem. Miguel Guimarães avisa que não basta apostar numa testagem em massa. Os testes à Covid-19 têm de ser regulares.

A estratégia que vai ser implementada implica a identificação precoce de casos assintomáticos e uma testagem intensificada e dirigida, com o envolvimento de todos, mesmo de pessoas que não são suspeitas de terem contactado com o vírus.

Ouvido pela Antena 1, o bastonário da Ordem dos Médicos diz que o Plano tem medidas boas mas é preciso ir mais além.

O Plano Nacional de Testagem prevê a realização de testes à Covid-19 em contextos como os eventos de massa, nas escolas, nos transportes ou em atividades de clubes desportivos.

Nos eventos de massa, podem considerar-se, por exemplo, celebrações religiosas e atividades de lazer.

O objetivo é que haja uma testagem generalizada, de modo a contribuir para o controlo da pandemia.


7h00 – Atualizada orientações sobre gravidez e partos

A Direção-Geral da Saúde já atualizou as duas orientações técnicas sobre a gravidez, o parto e os cuidados ao recém-nascido para facilitar o acesso de acompanhantes e promover a presença do pai nas maternidades, como era habitual antes da pandemia.

A ideia é não deixar qualquer margem para interpretações divergentes.

De acordo com as orientações, os hospitais têm de garantir todas as condições para que o pai ou outro acompanhante possa assistir ao parto, desde que seja apresentado um teste negativo à Covid, realizado nas 72 horas anteriores ao internamento.

Fica também ao critério exclusivo da mãe o contacto pele a pele com o bebé e a amamentação logo após o nascimento, em casos positivos de Covid-19.

Portugal anuncia decisão sobre vacina da Johnson & Johnson
Está marcada uma conferência de imprensa com a Ministra da Saúde, a Diretora Geral da saúde, o Presidente do Infarmed e o coordenador do plano de vacinação às 11h00.

A RTP apurou que uma das opções que está a ser equacionada é a de administrar esta vacina apenas aos maiores de 60 anos, tal como acontece com a vacina da AstraZeneca, vacina que recebeu a mesma avaliação com recomendações da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal tem armazenadas 31 mil doses da vacina da Johnson & Johnson e deverão chegar mais até ao final do mês.

Antes da suspensão, as autoridades portugueses esperavam receber até ao final deste mês, um total de 86 mil doses da vacina da Johnson & Johnson.

A Agência Europeia de Medicamentos deu parecer positivo à vacina da Johnson & Johnson, depois da avaliação se oito casos de coágulos tinham ligação com a vacina.

A Agência admite uma possível ligação a casos muito raros de coágulos sanguíneos, mas insiste que as vantagens são superiores aos riscos.

Até porque são casos muito raros. Em sete milhões de doses administradas, a vacina da Johnson & Johnson foi associada a oito casos de coágulos no sangue.


280 postos de vacinação por todo o país

O coordenador do plano de vacinação quer ter 280 postos de vacinação prontos em todo o país nas próximas semanas: 119 postos de vacinação rápida com capacidade para administrar 600 doses por dia e 161 centros de resposta reforçada com 150 inoculações diárias.

O vice-almirante Gouveia e Melo diz que só assim se vai conseguir atingir o objetivo de 100 mil pessoas vacinadas diariamente.