Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Violeta Santos Moura - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


22H40 - Ministros britânicos afastam vacinação de adolescentes

O Reino Unido optou por não vacinar em massa as crianças e os adolescentes do país devido à falta de dados sobre os riscos envolvidos.

Em alternativa irão possibilitar a vacinação a adolescentes entre os 12 e os 15 anos vulneráveis e para os britânicos que vão completar 18 anos. A notícia foi avançada pelo jornal The Telegraph.

22h18 - Cabo Verde com mais 36 infetados em 24 horas

Cabo Verde registou mais 36 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 33.270 o acumulado de casos desde março de 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 942 amostras desde sexta-feira, com uma taxa de positividade global de 3,8%.

21h30 - Laboratórios no Aeroporto de Lisboa com horário alargado para testes covid-19 devido à greve

A ANA -- Aeroportos de Portugal anunciou hoje o alargamento do horário dos laboratórios que realizam testes à covid-19 no aeroporto de Lisboa, na sequência dos cancelamentos de voos devido à greve dos trabalhadores da Groundforce.

"De forma a possibilitar a realização de testes covid-19 por parte dos passageiros que deles necessitem para viajar nos próximos dias, a ANA - Aeroportos de Portugal solicitou aos laboratórios que alarguem o seu horário de funcionamento", adiantou a empresa em comunicado.

Segundo a ANA, os passageiros podem, a partir das 04:00, efetuar o teste de despiste ao vírus SARS-CoV 2 no Synlab, no piso -1 do aeroporto, e na UCS - Cuidados Integrados de Saúde/TAP, junto às partidas.

21h20 - Hospital atacado no Iraque

Homens armados atacaram o hospital Al Kindi em Bagdade e acabaram detidos.

A polícia avançou em comunicado que o ataque a um dos prinicpais hospiatis da capital iraquiana, foi uma represália por um corte de oxigénio que levou à morte quatro pacientes Covid.

21h00 - França regista 16 mortes e 10.949 infeções nas últimas 24 horas

A França registou 16 mortes nas últimas 24 horas e 10.949 novos casos de infeção por covid-19, contabilizando um total de 111.496 óbitos, de acordo com os dados divulgados hoje pelas autoridades de saúde.

Os números revelam um "ligeiro" aumento face aos dados de sexta-feira (10.908), elevando o número total de contágios em França desde o início da pandemia para os 5,8 milhões.

Nas últimas 24 horas, ocorreram 16 mortes por covid-19 nos hospitais franceses, registando-se um total de 111.496 óbitos.

As autoridades francesas referem que o aumento de casos se deve à variante Delta, estimando que seja responsável por 67,5% dos novos contágios.

Apesar do aumento do número de casos, a situação nos hospitais de França continua a "melhorar gradualmente"

20h30 - Centro comercial oferece testes à Covid-19 junto à zona de restauração


19h20 - Portugal vai triplicar oferta de vacinas aos PALOP e Timor-Leste

O primeiro-ministro português, António Costa, anunciou hoje que Portugal vai triplicar a oferta de vacinas aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, passando para de um para três milhões de doses, no combate à covid-19.

Na conferência de imprensa final após o encerramento da XIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), António Costa recordou que Portugal se tinha comprometido a oferecer 5% do total de vacinas, mas as contas mais recentes permitem disponibilizar quatro vezes mais.


18h30 - Madeira com 26 novos casos e 180 situações ativas

As autoridades da Madeira identificaram 26 novos casos de covid-19 e mais 16 doentes recuperados nas últimas 24 horas na região, reportando 180 situações ativas no arquipélago, revelou hoje a Direção Regional de Saúde.

"Hoje há a reportar 26 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 9.907 casos confirmados de covid-19", lê-se no boletim epidemiológico hoje divulgado.

O número de novos infetados representa uma diminuição de 15 doentes em comparação com os diagnosticados sexta-feira, embora se verifique um aumento de duas pessoas internadas no Hospital Nélio Mendonça, no Funchal (oito nas unidades polivalentes e uma nos cuidados intensivos).

18h25 - Líderes defendem parcerias para recuperação económica pós-pandemia

Os chefes de Estado e de Governo da CPLP comprometeram-se hoje a reforçar a parceria na área do comércio e do investimento entre os países lusófonos para promover a recuperação económica pós-pandemia de covid-19.

Na declaração final da XIII cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realizou hoje, em Luanda, os chefes de Estado e de Governo defenderam que a recuperação económica deve passar pela preservação e criação de "empregos dignos, rendimento e capacidade produtiva".

Nesse sentido, comprometeram-se a "reforçar a ação multilateral", a "partilha de experiências, iniciativas em rede e desenvolvimento de parcerias no âmbito da promoção do comércio e do investimento".

18h10 - Angola com 76 novos casos, cerca de metade em Luanda

Angola registou 76 novos casos de infeção, cerca de metade dos quais em Luanda, e duas mortes atribuídas à covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje a direção nacional de Saúde Pública.

Segundo o boletim epidemiológico, os novos casos de infeção pelo vírus SARS-CoV2 em pessoas entre os 01 e os 91 anos foram notificados nas províncias de Luanda (37), Huíla (18), Bié (9), Huambo (9) e Lunda Sul (3).

Os dados das autoridades sanitárias indicam ainda que os dois óbitos -- um homem e uma mulher de 52 e 60 anos -- registaram-se em Huíla e no Bié, tendo recuperado da infeção oito pessoas nas últimas 24 horas.

18h57 - Moçambique com mais 24 óbitos e 2.025 novas infeções

Moçambique registou mais 24 mortes de covid-19 e 2.025 novos casos nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim de hoje de atualização diária sobre a pandemia.

As vítimas mortais são todas de nacionalidade moçambicana e tinham entre 31 e 86 anos, segundo o documento.

Com a terceira vaga da doença avançar no país, há mais 106 pessoas internadas nas últimas 24 horas e 499 pessoas em centros de isolamento, 66% na capital.

Moçambique tem um total acumulado de 1.099 mortes de covid-19 e 98.152 casos, 77% dos quais recuperados da doença.

No total, o país contabiliza 20.780 casos ativos de covid-19.

17h39 - Reino Unido com novos máximos de casos dos últimos seis meses

O Reino Unido registou hoje 54.674 novos casos de covid-19, o valor mais alto desde 15 de janeiro, quando foram reportados 55.761 casos. As autoridades britânicas registaram ainda 41 novas mortas devido à infeção provocada pelo coronavírus.

17h12 - Milhares de franceses protestam este sábado contra vacinação e obrigatoriedade de certificado digital

Milhares de franceses sairam às ruas, este sábado, em protesto contra os planos do presidente Emmanuel Macron de tornar obrigatória a vacinação dos profissionais de saúde e exigir um certificado para entrar em locais como bares, restaurantes e cinemas.

16h50 - Itália tem mais 3.121 infeções e 13 mortos

As autoridades de saúde italianas registaram, nas últimas 24 horas mais 3.121 casos e 13 vítimas mortais devido à covid-19.

16h22 - Algarve ocupa o topo da incidência de infeção por Covid-19

Há mais sinais de alerta no relatório de ontem das Linhas Vermelhas da pandemia. Do aumento do número de casos ao aumento do número de internamentos também em Cuidados Intensivos e com o Norte a registar as subidas mais abruptas.

São no entanto concelhos do Algarve a ocupar o topo da incidência da infeção com mais de mil novos casos por 100 mil habitantes.

15h39 - Ministro da Saúde britânico testou positivo apesar de já estar vacinado

O ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, informou hoje que teve um teste positivo ao novo coronavirus, apesar de ter recebido as duas doses da vacina contra a covid-19, mas apresenta apenas sintomas leves.

Numa gravação colocada na sua conta na rede social Twitter, Javid afirma que na noite de sexta-feira começou a sentir-se "sonolento", então fez um teste de antígeno hoje de manhã, que deu positivo, depois do qual, subsequentemente fez um teste de PCR, do qual aguarda na sua residência os resultados.

"Felizmente, tomei as duas doses e os sintomas são leves", disse Javid, que pediu aos britânicos que "se vacinassem, se ainda não o fizeram".

"Se todos fizerem a sua parte, não apenas se protege a si mesmo e aos seus, mas também protege o NHS [o sistema de saúde público britânico], e ajuda a preservar o nosso modo de vida", disse.

O anúncio de Javid ocorre quando as infeções diárias pelo novo coronavírus no Reino Unido ultrapassam os 50.000 casos pela primeira vez desde 15 de janeiro passado, devido à variante delta, a mais transmissível.

Embora o número de infetados continue a aumentar, o Governo britânico suspenderá as últimas restrições legais na próxima segunda-feira e o uso de máscaras deixa de ser obrigatório, medida que a comunidade científica critica.

15h18 - "Pandemia de não vacinados" ameaça combate à Covid-19 nos EUA

Os casos de Covid-19 aumentaram, na última semana, 70 por cento nos Estados Unidos. Também o número de hospitalizações de pessoas não vacinadas e de mortes devido à infeção pelo SARS-CoV-2 estão a crescer nos últimos dias. Considerando o agravamento da situação epidemiológica no país e a preocupante disseminação da variante Delta, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) alertou, na sexta-feira, para "uma pandemia de não vacinados".

Nas últimas três semanas, os casos de Covid-19 triplicaram nos EUA, estando a aumentar os internamentos e o número de óbitos entre as pessoas não vacinadas. Embora a taxa de infeção e de hospitalizações ainda não sejam tão altas como as relatadas em janeiro, as autoridades de saúde começam a recear a reversão da tendência de decréscimo dos últimos meses e alertam para casos de doença e até morte "desnecessárias" e evitáveis.

A diretora do CDC, Rochelle Walensky, afirmou que os EUA estão a registar uma média de 26 mil casos por dia – a média dos últimos sete dias é 70 por cento mais elevada do que na semana anterior - e que as hospitalizações e os óbitos causados pela Covid-19 aumentaram 36 por cento e 26 por cento, respetivamente. Segundo Walensky, o país enfrenta um "momento crítico" na pandemia, visto que o vírus continua a propagar-se.

"Há uma mensagem clara que está a chegar-nos: isto está a tornar-se a pandemia dos não vacinados", referiu a diretora do CDC.

"Estamos a ver surtos de casos em zonas do país que têm taxas de vacinação baixas porque as pessoas que não foram vacinadas estão em risco. As comunidades que completaram a vacinação estão, de forma geral, bem", acrescentou.

14h47 - Portugal regista mais 3.677 infeções e cinco mortos, nas últimas 24 horas

Há 3.677 novos casos de covid-19 em Portugal e cinco vítimas mortais. Este sábado foram também reportados mais 331 casos ativos, 3.341 recuperados e 86 novos contactos em vigilância.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo foram contabilizados, nas últimas 24 horas, mais 1.581 infeções, na região Norte 1.182, no Algarve 407, no Centro 319 e no Alentejo 104.

Na Madeira também há mais 43 infeções e nos Açores 41.

Os internamentos subiram ligeiramente desde sexta-feira: mais dois doentes em enfermaria e mais dois em cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal ja contabilizou 927.424 casos de infeção e 17.199 mortos devido à Covid-19.

14h07 - Açores registam 43 novos casos de infeção e 38 recuperações

Os Açores registaram hoje 43 novos casos de infeção pelo novo coronavírus que provoca a doença covid-19 e 38 recuperações, aumentado para 433 o número de casos ativos, revelou a Autoridade de Saúde Regional. Dos 43 novos casos registados, decorrentes de 2.175 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, 29 foram detetados na ilha de São Miguel, 12 na ilha Terceira e dois na ilha do Faial.

Segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, em São Miguel, “três dos novos casos correspondem a viajantes, dois não residentes (um com rastreio de 6.º dia e outro com rastreio por sintomatologia) e um residente com análise positiva no rastreio à chegada” e “os restantes casos decorrem de transmissão comunitária”.

13h18 - Madeira promove 'Open Day' para vacinar residentes com mais de 18 anos

O Serviço de Saúde da Madeira anunciou hoje que vai realizar na próxima terça-feira, no Centro de Vacinação do Funchal, um ‘open day’ destinado vacinar residentes no arquipélago com mais de 18 anos ainda não inoculados.

“No próximo dia 20 de julho, terça-feira, irá decorrer no Centro de Vacinação do Funchal (Madeira Tecnopolo) um “Open Day’ dedicado à vacina AstraZeneca”, lê-se na informação divulgada pelo gabinete do secretário da Saúde e Proteção Civil.

A mesma nota adianta que esta ação tem como alvo “todos os cidadãos, residentes na Região Autónoma da Madeira, com idade igual ou superior a 18 anos, e que ainda não foram vacinados contra a covid-19”.

Também indica que este podem desloca-se aquele centro, que funciona no Madeira Tecnopolo, entre as 09:00 e as 18:00, sem necessidade de marcação prévia, para serem vacinados.

12h56 - Presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP defende cooperação para combater pandemia

O presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP, Cipriano Cassamá, defendeu hoje a adoção de uma plataforma de cooperação no combate à covid-19 para permitir à população dos países-membros alcançar, de forma solidária, a imunidade de grupo.

Cipriano Cassamá, que intervinha hoje no início da XIII cimeira de chefes de Estado e do Governo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), destacou que o combate à pandemia de covid-19 e os seus efeitos foram temas discutidos na 10.ª Assembleia Parlamentar, ocorrida em Bissau em 07 e 08 de junho, cujos trabalhos decorreram em “clima de amizade e cordialidade com apelos a cooperação e solidariedade” entre os integrantes da organização.

12h41 - Caso de covid-19 na Aldeia Olímpica não representa risco para atletas

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, considerou hoje que o primeiro caso de infeção com o novo coronavírus detetado na Aldeia Olímpica não representa riscos para os atletas participantes em Tóquio2020.

Após a deteção do primeiro caso de covid-19 entre os residentes da Aldeia Olímpica, confirmado hoje pelo Comité Organizador de Tóquio2020, o presidente do COI mostrou-se despreocupado com a situação, numa altura em que há outros 13 novos casos de infeção em pessoal relacionado com os Jogos Olímpicos. Bach notou que os novos casos foram colocados em isolamento, seguindo estritamente o protocolo sanitário do evento, e “não representam qualquer risco para os outros participantes [nos Jogos], nem para a população nipónica”.

Na mesma conferência de imprensa, realizada no final de uma reunião da direção do COI em Tóquio, o diretor executivo do organismo olímpico, Christophe Dubi, reiterou a confiança do COI no “rigor” dos organizadores na aplicação dos protocolos de segurança sanitária em Tóquio2020.

12h10 - Moçambique entra para a lista vermelha de França

Moçambique foi incluído na lista vermelha de zonas de risco covid-19 de França e todas a viagens de e para este país terão de ser justificadas por motivo imperioso, com teste obrigatório e quarentena para os viajantes não vacinados.

Também a Tunísia, Cuba e Indonésia entram nesta lista, que obriga à apresentação de testes à covid-19 na partida e no regresso e a uma quarentena de 10 dias para as pessoas não vacinadas.

11h49 - Violência na África do Sul agrava pandemia

A consultora Capital Economics considerou hoje que a violência na África do Sul deverá levar a um abrandamento da atividade económica, principalmente devido à conjugação com as medidas de confinamento para conter a pandemia de covid-19.

"Pensamos que haverá um abrandamento modesto, e não uma queda da atividade económica e, mesmo assim, isto irá refletir principalmente o impacto da terceira vaga da covid-19 e o aprofundamento das medidas de contenção do vírus, mais do que a agitação social", escrevem os analistas da Capital Economics.

10h50 - França vai exigir teste com máximo de 24 horas a viajantes de Portugal

A França vai exigir a partir de domingo testes PCR ou antigénio à covid-19 com máximo de 24 horas a viajantes não vacinados provenientes de Portugal e outros países europeus, em contraste com as 72 horas em vigor.

Espanha, Países Baixos, Grécia e Chipre são os outros países que terão o sistema de controlo reforçado, que também se aplica aos viajantes do Reino Unido, os quais tinham de apresentar um teste negativo feito 48 horas antes e que, agora, passarão igualmente para 24 horas, com a medida a entrar em vigor às 00:00 de domingo (hora local).

O anúncio foi feito através de um comunicado emitido pelo gabinete do primeiro-ministro de França, Jean Castex, que justifica o mesmo com o aumento de casos de covid-19 no território gaulês e a nível mundial, sobretudo devido à variante delta.

O governo francês, por outro lado, reduziu de 14 para sete dias o período após a toma da segunda dose da vacina a partir do qual se poderá entrar no país sem um teste de deteção, sendo que, no caso da vacina Janssen, de apenas uma dose, ou para quem já contraiu o vírus e apenas tomou uma dose única, esse período efetiva-se em 28 dias.

10h10 - Escola de New Bedford dá aulas virtuais de português a alunos de todos os EUA

A escola portuguesa comunitária Discovery Language Academy, em New Bedford, passou a ensinar português a crianças que moram em diferentes partes dos Estados Unidos, de Nova Iorque à Califórnia, a cerca de cinco mil quilómetros.

9h51 - Estados Unidos vão enviar primeiras vacinas para África nos próximos dias

Os Estados Unidos da América (EUA) vão enviar as primeiras vacinas contra a covid-19 para África, nos próximos dias, tendo como objetivo distribuir 25 milhões de doses durante o verão em todo o continente, foi hoje conhecido.

“As primeiras doses vão ser enviadas para a Etiópia, Djibouti e Burkina Faso”, disse a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Jalina Porter.

A distribuição será feita em 49 países em conjunto com a União Africana (UA).

9h33 - Ingleses que regressam de França obrigados a fazer quarentena

Moradores do Reino Unido vindos de França, mesmo que totalmente vacinados contra a covid-19, terão de continuar a fazer quarentena quando chegam a Inglaterra, anunciou sexta-feira o governo britânico, criando uma exceção para aquele país.

O governo tinha anunciado que as pessoas totalmente vacinadas residentes no Reino Unido e provenientes de países classificados como "laranja" - entre os quais se encontravam França, Itália ou Espanha - deixavam de ficar em quarentena a partir da próxima segunda-feira.

9h10 - Portugal envia para Cabo Verde 24 mil doses de vacinas

Portugal vai disponibilizar a Cabo Verde 24 mil doses de vacinas contra a covid-19 assim como todo o material necessário para viabilizar a sua administração, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

De acordo com o MNE, as vacinas e o material - seringas e agulhas, entre outros – “chegam hoje à cidade da Praia” e serão entregues às autoridades de saúde locais.

8h52 - México com 12.420 casos e 275 mortos nas últimas 24 horas

O México registou 12.420 infetados e 275 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas, o segundo maior aumento desde 05 de fevereiro, um número que confirma o terceiro pico de infeções no país.

Com estes dados, o país acumula um total de 2.642.068 casos confirmados, de acordo com o balanço diário do Ministério da Saúde, que também elevou o número de óbitos para 236.015.

8h30 - China regista 30 novos casos, dois são importados

A China registou 30 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, dois dos quais importados na província de Yunnan, segundo dados hoje divulgados pelas autoridades.

O país contabilizou 92.213 casos e 4.636 mortos desde o início da pandemia.

8h00 - Detetado primeiro caso de Covid-19 entre residentes da Aldeia Olímpica

O comité organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 informou hoje a deteção do primeiro teste positivo para a Covid-19 entre os residentes da Aldeia Olímpica, de acordo com a emissora pública japonesa, NHK.

De acordo com fontes consultadas pela NHK, não se trata de um atleta.

Este é o primeiro positivo confirmado entre as equipas do complexo residencial localizado numa das ilhas artificiais da Baía de Tóquio, quando faltam seis dias para a cerimónia de abertura do evento, numa altura de ressurgimento de contágios na área da capital japonesa.

Ponto da situação em Portugal

Portugal está a administrar mais de 120 mil doses de vacinas por dia e task force espera recuperar ritmo da vacinação até ao final da semana e mantém meta da imunidade de grupo.

O país tem 175 concelhos com uma incidência superior a 120 casos de infeção pelo vírus SARS-COV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mais 45 do que na última sexta-feira.

Todas as regiões do país registam um índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 superior ao limiar de 1, mas com uma desaceleração do aumento de novos casos de infeção nos últimos dias.
Na sexta-feira, o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde reportou mais 3547 casos e sete mortes associadas à Covid-19.

No hospital estão 778 doentes (mais quatro do que na véspera), dos quais 171 em unidades de cuidados intensivos (menos três do que no dia anterior).

Nos cuidados intensivos, 72 por cento das camas estão ocupadas.

O R (t) registou uma ligeira queda mas a incidência subiu.

De acordo com o boletim, a incidência é agora de 355,5 casos de infeção por 100 mil habitantes a nível nacional e de 366,7 no continente. Na análise anterior, a incidência situava-se nos 336,3 a nível nacional e 346,5 no continente.

Já o R(t) registou uma descida. O índice de transmissibilidade é agora de 1,12 a nível nacional e de 1,13 a nível continental. Na atualização anterior, o R(t) era de 1,14 e 1,15, respetivamente.

Ponto da situação a nível global

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.070.508 mortos em todo o mundo, entre mais de 188,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência de notícias France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.