Reportagem
|

Covid-19. A situação do novo coronavírus ao minuto no país e no mundo

por RTP

Eduardo Muñoz - Reuters

Subiu para 39 o número de pessoas infetadas pelo Covid-19 em Portugal. A maioria dos infetados encontra-se "clinicamente estável" mas uma doente inspira algum cuidado e está sob vigilância clínica mais apertada. As autoridades de saúde confirmaram ainda que há 339 casos suspeitos em Portugal a aguardar resultados laboratoriais. Acompanhamos aqui os desenvolvimentos sobre a propagação do novo coronavírus à escala global.

Mais atualizações

22h36 - Suspensa atividade nos tribunais de Lousada e Felgueiras

A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) determinou esta segunda-feira a suspensão da atividade das secretarias dos tribunais de Lousada e de Felgueiras devido ao surto de coronavírus.

22h34 - FCSH, da Universidade Nova de Lisboa, estuda alternativas às aulas presenciais com mais de 50 alunos

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, está a estudar alternativas para as aulas presenciais com mais de 50 alunos devido ao surto do novo coronavírus.

21h33 - António Costa reúne-se com sete ministros. Videochamada com membros do Conselho Europeu

O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se na terça-feira de manhã, em Lisboa, com os ministros das Finanças, da Economia, Administração Interna, Saúde, Negócios Estrangeiros, Infraestruturas e Planeamento sobre a resposta ao surto do Covid-19.

A reunião - em que vão participar também o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro e a secretária de Estado dos Assuntos Europeus - tem em vista a preparação de uma videochamada com todos os membros do Conselho Europeu para acompanhamento e articulação de respostas a nível europeu.

A videochamada decorre às 16h00 desta terça-feira.

21h24 - Governo recomenda suspensão de eventos com mais de 5.000 pessoas

Os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas pela epidemia do Covid-19 em Itália estão suspensos, decidiu hoje o Governo português.

O executivo português recomenda também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

O Governo também recomendou a suspensão de quaisquer eventos, como casamentos e a celebração de missas, com mais de 150 pessoas nos municípios de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto.

21h09 - Universidades de Lisboa e Coimbra suspendem aulas presenciais

As universidades de Lisboa e Coimbra decidiram suspender todas as aulas presenciais com efeitos imediatos e por um período de duas semanas, anunciaram as instituições de ensino superior em comunicado.

A medida vai vigorar na universidade de Lisboa até 27 de março.

21h08 - Instituto Egas Moniz em Almada suspende aulas

O Instituto Egas Moniz, em Almada, distrito de Setúbal, vai suspender as atividades letivas como medida preventiva devido à epidemia de Covid-19.

21h07 - Portimonense suspende atividades desportivas

O Portimonense anunciou esta segunda-feira a “suspensão temporária de todas as suas atividades desportivas das várias secções”, como medida de prevenção para a expansão do surto de Covid-19.

“Na sequência das últimas informações acerca da evolução do Coronavírus (Covid-19) na nossa cidade, e decorrente do acompanhamento permanente que o clube vem mantendo com a autarquia, o Portimonense Sporting Clube vem informar a suspensão temporária de todas as suas atividades desportivas das várias secções”, informa o clube no seu site.

21h06 - Escola de Saúde de Leiria suspende estágios

A Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) vai suspender, a partir de terça-feira, os estágios clínicos de todos os cursos.

21h05 - Israel impõe quarentena a quem entre no país

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou que o seu governo impôs uma quarentena de 14 dias a todas as pessoas que entrem no país, israelitas ou estrangeiros, na tentativa de conter o surto do novo coronavírus.

Até ao momento não se registou nenhuma morte no país, mas os casos de infetados chegaram aos 42, com um dos doentes em estado grave.

21h01 - Mais quatro mortos em França

O novo coronavírus provocou mais quatro mortes em França, o que elevou o total para 25, além dos mais de 1.400 casos confirmados.

20h47 - Governo italiano alarga restrições de movimentação a todo o país

O primeiro-ministro Giuseppe Conte anunciou esta segunda-feira que as restrições de movimento foram alargadas a todo o país.

O Governo italiano anunciou ainda a suspensão do campeonato italiano de futebol.

20h45 - Bolsa de Lisboa foi das mais afetadas num colapso geral

Foi uma segunda-feira negra nos mercados internacionais. As bolsas europeias, Lisboa incluída, fecharam a cair entre 7 e quase 9 por cento, valores que não se registavam desde o início da crise financeira de 2008.


20h43 - Empresas podem pagar impostos mais tarde

O Governo vai alargar o prazo de pagamento de impostos às empresas afectadas pelo novo coronavírus. A linha de apoio à tesouraria vai ser também reforçada, com 200 milhões de euros.

As medidas foram anunciadas em concertação social para fazer face ao impacto económico do novo coronavírus.

20h40 - Concelhos mais afetados: Lousada e Felgueiras

Nestes concelhos há 19 dos 39 infectados em Portugal. As autoridades tentam travar um foco de infeção que já alastrou aos concelhos vizinhos.


20h36 - DGS alarga testes

Vão ser alargados os testes para despiste do novo coronavírus. A partir de hoje, todas as pessoas que manifestem doença respiratória vão ser testadas à presença do novo coronavírus.


20h11 - "Estamos próximos de uma economia de guerra"

Nicolau Santos, comentador de assuntos económicos na Antena 1, diz que os investidores vivem momentos de pânico devido ao novo coronavírus e da falta de sintonia entre os países da OPEP e a Rússia.
A quebra de 26% nas cotações do petróleo, a queda das principais bolsas para níveis do início do século, os cancelamentos de milhares de voos e de reservas nos hotéis, são alguns dos sinais de "pânico" na economia mundial.

20h02 - Ministro francês da Cultura com coronavírus

O ministro francês da Cultura, Franck Riester, está infetado com o coronavírus.

"O ministro foi testado positivamente hoje" depois de manifestar "sintomas", disse o gabinete do ministro, sublinhando que Franck Riester passou vários dias da semana passada na Assembleia Nacional, onde vários casos foram confirmados.

20h00 - Dublin cancela desfiles do dia de St. Patrick

O governo irlandês decidiu esta segunda-feira cancelar os desfiles do dia do patrono do país, St. Patrick, que comemora no próximo dia 17 de março.

19h58 - Armazenamento de medicamentos nos EUA

As autoridades sanitárias norte-americanas pediram às pessoas mais vulneráveis ao novo coronavírus, idosos e pacientes com doenças crónicas, para armazenarem medicamentos, preparando-se para ficarem retidas em casa.

“Verifiquem se têm em casa o que precisam - particularmente medicamentos para a tensão arterial e diabetes, bem como outros medicamentos comuns para tratar febres e outros sintomas”, disse Nancy Messonnier, responsável do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças.

19h54 - Madrid fecha escolas, institutos e universidades

As creches, escolas, institutos e universidades de toda a comunidade de Madrid vão ficar encerrados entre quarta-feira e 23 de março.

A medida surge numa altura em que esta região é a mais afetada em Espanha, contabilizando hoje 578 casos de Covid-19 em território espanhol.

Na Comunidade de Madrid foram registadas, até à data, 17 mortes causadas pelo novo coronavírus.

Em termos globais, Espanha contabiliza, até ao momento, 1.204 casos diagnosticados e 28 mortos.

19h40 - Total de casos de infeção em Portugal sobe para 39

O total de casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal aumentou hoje para 39, mais nove do que no domingo, havendo uma doente com um quadro clínico mais gravoso e que se encontra em "vigilância apertada".

As informações foram transmitidas pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, em conferência de imprensa conjunta com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

"Para já, a maioria das situações destas pessoas está clinicamente estável. Uma doente inspira algum cuidado e está sob vigilância clínica mais apertada", disse o secretário de Estado.

Há neste momento 339 casos suspeitos em Portugal a aguardar resultados laboratoriais.

O norte continua a ser a região mais afetada.

19h11 - Líder Supremo do Irão cancela discurso do ano novo persa

O ayatollah Ali Khamenei cancelou o discurso do ano novo persa (Noruz) devido ao surto do novo coronavírus. A cerimónia estava marcada para 20 de março.

O país é um dos mais afetados pelo Covid-19 em todo o mundo, com um total de 237 mortes e 7.161 pessoas infetadas.

19h07 - Primeira vítima mortal no Canadá. Quinta vítima mortal no Reino Unido

O Canadá registou esta segunda-feira a primeira vítima mortal devido ao novo coronavírus, num total de 71 casos confirmados de infeção. A vítima tinha cerca de 80 anos e tinha outros problemas médicos.

No Reino Unido houve mais uma vítima mortal, a quinta desde o início do surto. Tratava-se de uma doente na casa dos 70 anos com vários problemas de saúde anteriores ao coronavírus.

18h11 - Marcelo em declarações à RTP3. Teste negativo é "boa notícia"

Em declarações à RTP3, o Presidente da República diz que o teste que deu negativo é "uma boa notícia".

"Era importante, em termos de saúde pública, saber que o Presidente da República não tinha (...) um resultado positivo", disse.

"Apesar de pessoalmente ser, naturalmente, uma boa notícia, penso que é uma boa notícia para o exercício das funções", acrescentou.



Marcelo Rebelo de Sousa diz que a quarentena voluntária deverá durar até ao final da próxima semana. O Presidente diz que deverá regressar ao trabalho em Belém a partir do final da próxima semana, evitando ainda assim "encontros, cerimónias e contactos mais amplos".

"Não vale a pena correr o risco. Não por mim, mas sobretudo por aquilo que poderia estar, involuntariamente, a transmitir comigo, a ser portador. Ontem tinha uma procissão com milhares de pessoas, hoje tinha uma cerimónia com centenas de pessoas. Tinha, ao longo destas semanas, compromissos que envolviam centenas ou milhares de pessoas", explicou.

Em declarações à RTP3, Marcelo Rebelo de Sousa explica que o isolamento partiu da sua própria iniciativa. Ao contactar a Diretora-Geral da Saúde e a ministra da Saúde, ambas concordaram com a medida.

"Disseram que era esse o tratamento genérico que devia ser dado a estas situações, não havia razão para que o Presidente da República tivesse um tratamento excecional. Pelo contrário, o Presidente deve ter ainda mais precauções porque o universo de pessoas com as quais contacta é maior", acrescentou o chefe de Estado.

17h58 - 463 mortos em Itália

O novo coronavírus provocou mais 97 vítimas mortais. No total, 463 pessoas morreram naquele país devido ao surto.

A Itália continua a ser o país mais afetado pelo novo coronavírus na Europa.

17h49 - Suspensão preventiva do Dia de Defesa Nacional

O Ministério da Defesa decidiu suspender preventivamente o Dia da Defesa Nacional de forma imediata. A suspensão foi decretada por pelo menos 14 dias.

"O Dia da Defesa Nacional, que neste período abrange um total de 6714 cidadãos convocados, implica a concentração de um elevado número de jovens e de equipas divulgadoras, em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas, pelo que se justifica esta medida preventiva de proteção, até ao dia 23 de março", lê-se na nota enviada às redações.

Após essa data, será reavaliada a necessidade de prolongar a interrupção do Dia da Defesa Nacional.

A suspensão abrange as convocatórias para os Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional do Porto, de Vila Nova de Gaia, Braga, Almada, Lisboa e Funchal, e inclui jovens de várias freguesias dos concelhos de Valongo, Vila Nova de Gaia, Famalicão, Guimarães, Setúbal, Lisboa, Loures e, na Região Autónoma da Madeira, dos concelhos do Funchal e de Santa Cruz.

17h43 - Ryanair cancela mais voos para Itália

A Ryanair cancelou novos voos de e para Itália, bem como dentro deste território, na sequência do bloqueio imposto pelo Governo do país perante o desenvolvimento do novo coronavírus.

As novas suspensões aplicam-se desde a meia noite de 10 de março - terça-feira - à meia noite de 8 de abril em todos os voos domésticos italianos de e para Bergano, Malpensa, Parma e Treviso.

Por outro lado, desde a meia noite de 12 de março até à meia noite de 8 de abril, a Ryanair vai reduzir os voos internacionais de e para Bergano, Malpensa, Veneza, Parma, Rimini e Treviso, sendo que "apenas serão operados às sextas-feiras, sábados, domingos e segundas-feiras".

17h38 - Teste a Marcelo deu negativo

De acordo com a informação disponível no site da presidência, foi negativo o resultado do teste efetuado a Marcelo Rebelo de Sousa.

"Apesar de continuar sem sintomas viróticos, o Presidente da República continuará a trabalhar em casa até perfazer as duas semanas referidas na nota ontem divulgada", lê-se ainda na nota no site da presidência.

No Twitter, o primeiro-ministro faz referência ao resultado negativo numa mensagem de felicitação pelos quatro anos de presidência.


17h25 - TAP cancela mais 2.500 voos

Na semana passada, a companhia aérea já tinha anunciado o cancelamento de 1.000. Assim, a TAP irá cancelar um total de 3.500 voos até ao final de maio.

Estes números correspondem a sete por cento dos voos programados em março, 11 por cento em abril e 19 por cento dos voos cancelados em maio.

Em comunicado, a companhia aérea explica que estas medidas se justificam "pela quebra nas reservas de viagens para os próximos meses que se tem verificado nos últimos dias".

"Os cancelamentos agora anunciados continuam a incidir especialmente na operação para cidades nas regiões mais afetadas, sobretudo Itália, mas contemplam também a redução de oferta em outros mercados europeus que mostram maiores quebras da procura, como Espanha ou França, e incluem ainda alguns voos intercontinentais", lê-se na nota enviada às redações. 

17h22 - Turistas portugueses no Egito continuam viagem

Os turistas portugueses retidos num cruzeiro em Luxor, no Egito, vão continuar a sua viagem "de acordo com o programa", depois de não terem sido detetados casos do novo coronavírus.

17h12 - Único português em Wuhan elogia China

A China tenta normalizar o dia-a-dia, mas na província de Hubei ainda persiste a quarentena forçada.

João Pedrosa foi o único português que não deixou Wuhan. Desde então está em casa, aguardando a normalidade e elogia a capacidade da China para enfrentar a situação.

Em janeiro, a região de Wuhan foi das primeiras a ficar em regime de quarentena, situação que, na altura, afetou 56 milhões de pessoas, entre os quais alguns portugueses que foram posteriormente retirados.

Agora, as autoridades chinesas aparentemente controlaram a propagação do vírus naquela região, com pouco casos de novas infeções.

A jornalista Alexandra Madeira conversou com este português. Um tema em destaque na tarde informativa da Antena 1, numa edição de Nuno Rodrigues.

16h52 - Câmara de Portimão encerra instalações desportivas e culturais

As instalações desportivas e culturais do município vão estar encerradas até 31 de março e os eventos organizados pela Câmara de Portimão ou que tenham lugar em equipamentos municipais serão suspensos.

16h43 - Câmara de Vizela implementa medidas excecionais

O município de Vizela anunciou esta segunda-feira que vai implementar medidas excecionais de ordem preventiva. Para além do encerramento do ginásio, decretado pela DGS, a câmara pede aos munícipes que privilegiem o contacto via telefone ou e-mail. Em caso de atendimento no edifício sede, os munícipes deverão aguardar a sua vez no exterior.

Para além disso serão também desmarcadas todas as audiências e reuniões de trabalho por tempo indeterminado e a próxima reunião de Câmara decorrerá à porta fechada.

16h28 - Mais um caso do novo coronavírus em Portugal

Para além dos três casos confirmados em Matosinhos, há mais um caso no Hospital São João. Trata-se de uma mulher na casa dos 40 anos.

16h08 - 34 pessoas infetadas em Portugal

Os últimos três casos são de pessoas internadas no hospital Pedro Hispano em Matosinhos.

Um dos casos mais recentes é o da mãe da jovem de Portimão que está internada no hospital Dona Estefânia, em Lisboa, com Covid19.

Estes são os dois únicos casos registados na região do Algarve. Há agora dúvidas sobre o pai e mais duas filhas porque a família esteve de férias em Itália.

Em Lisboa há seis casos identificados e outro na região centro. A zona do país mais afetada é a região norte com 22 doentes.

A Comissão Nacional de Protecção Civil marcou uma reunião de emergência com a presença do ministro da Administração Interna e a ministra da Saúde para fazer um ponto da situação situiação e avaliar eventuais medidas para o futuro.

16h03 - Madonna cancela concertos em Paris

Foram cancelados os espectáculos de Madonna agendados para terça-feira e quarta-feira, em Paris. Os concertos foram cancelados devido ao surto do novo coronavírus.

Em França, os eventos com mais de 1.000 pessoas estão proibidos desde o último domingo.

15h56 - Dois casos confirmados no Chipre

De acordo com a agência France Presse, há dois casos confirmados do novo coronavírus no Chipre. Todos os países da União Europeia têm, neste momento, casos confirmados.

15h41 - Alemanha regista as duas primeiras mortes causadas por Covid-19

Uma mulher de 89 anos morreu em Essen, na Renânia do Norte-Vestfália, o maior dos 16 estados do país, segundo a autarquia local.

A outra morte ocorreu na mesma região, em Heinsberg, uma vila próxima da Holanda, que nos últimos dias se tornou num dos principais focos do surto na Alemanha.

15h40 - No Reino Unido, o número de mortes subiu para quatro

15h38 - Câmara do Porto suspende atividades extracurriculares nas escolas

A Câmara do Porto suspendeu atividades com saída de transporte e atividades extracurriculares nas escolas, estando a avaliar "caso a caso" a implementação outras medidas em função da evolução do surto de Covid-19, indicou hoje o vereador Fernando Paulo.

"Demos indicações à Direção Municipal de Educação que todas as atividades que não pusessem em causa o normal funcionamento das escolas, programas extras, pudessem ser suspensas neste período. As atividades que garantem o normal funcionamento das escolas, (...) só suspenderemos por indicação do Ministério da Educação ou da Direção-Geral de Saúde (DGS)", disse Fernando Paulo.

O vereador da Educação da Câmara do Porto exemplificou entre as atividades suspensas "as atividades com saída de transporte e atividades extracurriculares nas escolas" e esclareceu que "a câmara tem competências ao nível da ação social escolar, edificado, mas a tutela é do Ministério da Educação".

15h20 - Epidemia é mais mortal do que a gripe sazonal

O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George afirmou hoje que o novo coronavírus e a gripe sazonal são vírus distintos, sabendo-se já que a nova epidemia é mais mortal.

Apesar de a doença provocada pelo novo coronavírus(Covid-19), ainda não ser totalmente conhecida, “já se identificou o vírus, a forma como se transmite, a sua composição molecular, estão a ser ensaiadas vacinas e um novo medicamento que se administra por via oral para apoiar o controlo da doença”, disse o especialista em saúde pública.

Também já se sabe que “a probabilidade de se morrer da doença é comprovadamente maior para o novo coronavírus do que para outras doenças respiratórias como a gripe”, disse o também presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.

15h10 - Governo está a acompanhar situação dos portugueses retidos no Rio Nilo

Os portugueses a bordo de um cruzeiro no rio Nilo aguardam a conclusão dos testes pelas autoridades egípcias. Uma situação que o ministro dos Negócios Estrangeiros garante estar a acompanhar de perto.

Sobre o controlo de fronteiras, admitido pela Secretária de Estado da Administração Interna, Augusto Santos Silva ressalvou que Patrícia Gaspar apenas recordou uma situação-limite que não está em cima da mesa.

15h00 - SAS cancelou dois mil voos

A companhia aérea da Escandinávia SAS cancelou dois mil voos programados para março, o equivalente a oito por cento do total.

14h45 - Portimão encerra equipamentos culturais e desportivos até 31 de março

A Câmara de Portimão anunciou hoje o encerramento preventivo dos equipamentos culturais e desportivos sob a sua gestão até 31 de março, por indicação da delegada de saúde pública local, revelou hoje à Lusa fonte do município.

A medida, em vigor a partir de hoje, abrange o teatro, museu e biblioteca municipais, o Portimão Arena, os pavilhões desportivos, as piscinas municipais de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande e os campos de ténis do concelho, adiantou.

A decisão de encerrar estes espaços surge depois de terem sido encerradas hoje duas escolas no concelho, após a confirmação da doença em duas pessoas da mesma família - mãe e filha -, os dois primeiros casos reportados de contaminação por Covid-19 a sul de Portugal.

De acordo com a mesma fonte do município, durante todo o dia "estarão a decorrer reuniões", sendo expectável que ao final da tarde haja uma comunicação a "anunciar mais aspetos" que possam contribuir para conter o surto provocado pelo novo coronavírus.

Aquela fonte indicou que as decisões vão sendo tomadas "com alguma serenidade" e comunicadas à população em "função disso", reafirmando que há uma ligação "direta e constante" com a delegada de saúde pública de Portimão, Maria Filomena Agostinho.

"Hoje vamos comunicar as decisões dos encerramentos, sendo que podem vir a ser transmitidas outras medidas, sempre que isso seja importante comunicar à população", concluiu.

Após ter sido conhecido o primeiro caso no distrito de Faro, no domingo, a delegada de saúde pública de Portimão apelou às pessoas que estiveram em contacto com a aluna infetada que adotassem medidas de "distanciamento social" para evitar a propagação do vírus.

14h30 - Portugueses devem confiar nas autoridades de saúde

O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George considerou hoje “apropriadas” as medidas para conter o surto de Covid-19 em Portugal e apelou à população para confiar nas autoridades, lembrando que “o alarmismo é inimigo do controle da doença”.

“Nós não queremos mergulhar num problema com a dimensão que se verifica no norte da Itália, o que nós queremos é ganhar mais tempo e sobretudo evitar que este problema transborde para a comunidade” e a única maneira de o fazer é trabalhar como se tem feito na contenção do vírus.

“Conter o vírus em ambiente hospitalar é aquilo que se está a fazer e bem em Portugal”, afirmou o especialista em saúde pública e presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.

Francisco George adiantou que as medidas recentemente tomadas vão ao encontro de iniciativas adotadas em países europeus confrontados com este problema e defendeu que “os portugueses devem ter confiança, devem colaborar, mas sobretudo estarem, a todo o momento, bem informados”.

14h20 - Wall Street interrompe sessão por 15 minutos após queda de 7% no S&P 500

As transações na bolsa de Nova Iorque foram suspensas por 15 minutos depois de o índice S&P 500 ter registado, no início da sessão, uma queda de 7% devido ao pânico associado às consequências económicas do novo coronavírus.

No momento da interrupção, o índice Dow Jones Industrial Average recuava 7,29% e o Nasdaq, dominado pelo setor tecnológico, perdia 6,86%.

A descida de 7% do índice S&P 500, que representa as 500 grandes empresas de Wall Street, leva automaticamente a um mecanismo de interrupção temporária das transações. Se o índice chegar a uma queda de 13% haverá uma segunda interrupção de 15 minutos.

Após o recomeço da sessão, os três principais índices continuaram com quedas da ordem dos 7%, com o Dow Jones a ceder 7,48%, uma descida de 1.933,88 pontos.

14h18 - FMI defende "resposta internacional coordenada"

Os governos devem dar "uma resposta internacional coordenada" para atenuar o impacto económico da epidemia de coronavírus, defendeu hoje a economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), sugerindo a adoção de medidas orçamentais, monetárias e financeiras "importantes".

Para ajudar as famílias e as empresas afetadas, Gita Gopinath preconizou ajudas diretas e medidas de alívio fiscal.

Num texto divulgado pelo FMI, Gopinath sublinhou a importância de apoiar a economia durante a epidemia para manter "intacta a rede de relações económicas e financeiras entre trabalhadores e empresas, entre credores e devedores, entre fornecedores e utilizadores para permitir uma recuperação quando a epidemia desaparecer".

A economista refere que o desafio é "impedir que uma crise temporária cause danos irreparáveis a pessoas e empresas devido a perdas de empregos e falências".

Os custos humanos do coronavírus aumentaram "a um ritmo alarmante", notou, acrescentando que o impacto económico é "já visível" nos países mais afetados.

14h15 - Aumentou o número de casos no Reino Unido

O número de casos confirmados no Reino Unido aumentou de 273, para 319, informou o Ministério da Saúde.

No Reino Unido há registo de três casos mortais.

14h10 - EUA com abordagem agressiva

O secretário da Saúde dos Estados Unidos revelou que a Administração Trump está a trabalhar “agressivamente” no combate ao novo coronavírus.

“Tem sido uma abordagem muito agressiva do Governo, em nível estadual, local e federal. Estamos a levar o Covid-19 muito a sério”, disse.

14h00 - Reunião da Proteção Civil esta tarde

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, preside à reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil. A reunião, que começa às 18h00, conta com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido.

13h55 - Sindicatos dos guardas prisionais querem máscaras nas prisões para visitas

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) vai propor hoje aos serviços prisionais que sejam distribuídas máscaras nas prisões e suspensas as visitas íntimas aos reclusos para fazer face ao surto do novo coronavírus.

Estas sugestões vão constar de um ofício que o sindicato vai enviar hoje à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), depois deste organismo ter suspendido, a partir de hoje, as visitas aos fins de semana nas prisões do país, devendo estas ter lugar em dias úteis e limitadas a um máximo de dois visitantes por recluso devido ao Covid-19.

Em declarações à Lusa, o presidente do sindicato, Jorge Alves, manifestou-se contra esta medida da DGRSP, mas para mitigar a situação decidiu propor uma série de medidas.

A existência de máscaras nos estabelecimentos prisionais para serem distribuídas às visitas, suspensão das visitas íntimas e das deslocações aos ginásios por parte dos reclusos são algumas das medidas que o sindicato vai propor, disse Jorge Alves.

O sindicalista afirmou também que no domingo se gerou a confusão entre os reclusos do estabelecimento prisional junto à Polícia Judiciária no Porto, tendo um guarda prisional ficado ferido e recebido tratamento hospital.

13h45 - Governo não exclui fecho de fronteiras e imposição de quarentenas

Para já, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, diz que os portugueses infetados têm tido um comportamento colaborante e que não deverá ser necessário adotar medidas extremas.


13h38 - 200 milhões e "lay-off" como medidas económicas preventivas

O Governo vai reforçar para o dobro a linha de crédito de 100 milhões de euros por causa dos efeitos do coronavírus. Esta é uma das medidas apresentadas no fim da reunião desta segunda-feira da Concertação Social.



A verba vai estar disponível a partir de dia 12 de março, mas apenas para empresas que percam o volume de vendas superior a 20 por cento.

O pacote de medidas aprovado entre Governo, patronato e sindicatos inclui a criação de um regime excecional simplificado, de lay-off, para empresas que apresentem uma quebra de 40 por cento de volume de vendas.

13h30 - Açores recomendam restrições a visitas em internamento e acompanhantes na urgência

A Direção Regional da Saúde dos Açores recomendou hoje a restrição do número de visitas em unidades de cuidados continuados integrados, estruturas residenciais para idosos e casas de saúde, no âmbito das medidas de prevenção do novo coronavírus.

Segundo uma nota enviada às redações, foi hoje emitida uma "circular informativa na qual é indicado que os responsáveis por aquelas unidades de internamento devem limitar as visitas a uma pessoa, em horário restrito".

A Direção Regional da Saúde determina ainda que a mesma restrição seja aplicada ao acompanhamento de utentes nos serviços de Urgência e nas Unidades Básicas de Urgência, indicando que "o visitante não deverá apresentar, à entrada do serviço, critérios clínicos, designadamente tosse, febre ou dificuldade respiratória".

O Governo dos Açores explica, na mesma nota, que a circular da Direção Regional da Saúde "destina-se a serviços de saúde do Serviço Regional de Saúde, unidades de cuidados continuados integrados, estruturas residenciais para idosos e casas de saúde".

13h27 - Acender da tocha olímpica para Tóquio2020 à porta fechada

O ato de acender a tocha olímpica, marcado para quinta-feira nas ruínas do antigo Olimpo em Atenas, a caminho dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, em julho e agosto, vai decorrer à porta fechada devido ao surto de Covid-19.

O Comité Olímpico da Grécia decidiu encerrar ao público o ato, confirmou em comunicado, e os jornalistas não poderão acompanhar os ensaios da cerimónia, podendo apenas credenciar um jornalista por órgão de comunicação social para o momento oficial.

Os 'media' japoneses puderam apenas acreditar 40 jornalistas, em vez dos 170 previstos, numa série de medidas tomadas em linha com a decisão do governo grego de celebrar à porta fechada todos os eventos desportivos nas próximas duas semanas.

13h29 - Felgueiras cancela feiras semanais e encerra serviços municipais

O presidente da Câmara de Felgueiras anunciou hoje que todos os serviços municipais de acesso ao público serão encerrados, exceto os Paços do Concelho, e estão suspensas as feiras semanais de Felgueiras e da Lixa, devido ao surto de Covid-19.

Falando, naquele concelho do distrito do Porto, numa conferência de imprensa conjunta com o presidente da Câmara de Lousada, Nuno Fonseca acrescentou que estão também cancelados todos os eventos, pelo período de 30 dias.

O autarca de Felgueiras disse esperar que as entidades privadas do concelho possam também seguir aquela indicação em relação à realização de eventos.

"Apelo a todos os munícipes para que sigam rigorosamente todas as recomendações da Direção Geral de Saúde", sublinhou o autarca.

Por ordem da Direção-Geral da Saúde foram fechadas temporáriamente todas as escolas públicas e privadas e encerrados vários equipamentos de Felgueiras e Lousada. São medidas de exceção que implicam 100 mil pessoas.


Estão também suspensas todas as atividades em todos os estabelecimentos de lazer ou culturais de Lousada e Felgueiras.

13h20 - Todas as faculdades de medicina do país estão de portas fechadas

A RTP sabe que a decisão foi tomada esta manhã pelo Conselho Nacional de Escolas Médicas, como medida de contenção e afeta quase 12.500 estudantes.

Já hoje todas as aulas na Faculdade de Medicina do Porto tinham sido canceladas.

13h17 - PSD quer ouvir Henrique Martins e secretária de Estado da Saúde

O PSD anunciou hoje que pediu a audição parlamentar urgente do ex-presidente do Conselho Diretivo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), substituído na semana passada, e da secretária de Estado Jamila Madeira.

Para o PSD, torna-se essencial "obter do Governo os exigíveis esclarecimentos sobre os constrangimentos que se têm verificado no SNS 24, assim como sobre os meios que lhe estão alocados e os recursos que a mesma requer, especialmente no que se refere a equipas de atendimento".

Num requerimento com data de sexta-feira e que foi hoje divulgado, os sociais-democratas recordam as declarações do primeiro-ministro, António Costa, que no debate quinzenal de quarta-feira disse, quando questionado sobre a diretora-geral da Saúde, que "no meio da batalha não se mudam os generais, travam-se as batalhas."

13h15 - Aumentam casos na Assembleia Nacional francesa

Cinco deputados e dois agentes que trabalham na sede da Assembleia Nacional francesa estão infetados. O Palácio de Bourbon já tomou medidas para limitar a propagação da epidemia.

Em França há o registo de mais de mil infetados e 20 mortos. O último óbito ocorreu hoje na Córsega. Um homem de 89 anos quem como todas as outras vítimas mortais no país, sofria de outras patologias.

13h04 - Macron apela a coordenação urgente entre países da União Europeia

O Presidente francês vai realizar amanhã uma videochamada com outros líderes europeus e com o líder do Conselho Europeu para coordenar uma resposta da Europa ao novo coronavírus, anunciou o Palácio do Eliseu.

13h02 - Universidade dos Açores adia ou cancela eventos em espaços da instituição

A Universidade dos Açores (UAc) decidiu adiar por "tempo indeterminado ou cancelar" os "congressos, workshops, seminários ou outros eventos públicos científicos ou culturais" em espaços da instituição, atualizando o plano para enfrentar o surto de Covid-19.

A instituição de ensino superior dos Açores, que já tinha implementado um plano de contingência sobre o Covid-19, esclarece que, "dada a rápida progressão" do surto, atualizou o documento, que se aplica "a toda a comunidade académica, assim como convidados e visitantes de espaços da instituição".

A atualização, publicada na página da instituição, determina também que "é proibido o ingresso e a entrada nas residências universitárias de qualquer estudante, ou de outra pessoa, que se desloque para os Açores provindo de outros países/regiões, incluindo Portugal continental, sem que tenha cumprido o período de quarentena de 14 dias fora das instalações da UAc, cabendo tal monitorização ao Serviço de Ação Social Escolar".

12h57 - Desinfeções diárias e reforço de limpeza nos transportes públicos do Porto

A Metro do Porto e a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) dizem estar a reforçar a limpeza das suas viaturas, fazendo desinfeções diárias devido ao surto de Covid-19, de acordo com a agência Lusa.

A STCP adotou ainda "cuidados especiais" com os motoristas, tentando reduzir "ao mínimo" o contacto com os passageiros, pelo que recomenda evitar compras do bilhete a bordo e assinalou, no pavimento dos autocarros, a distância que os utentes devem manter em relação ao condutor.

A Metro do Porto refere a "desinfeção diária de todos os veículos, incluindo as cabines de condução e os salões dos passageiros", bem como de "corrimões e outros pontos de contacto existentes nas estações subterrâneas".

Estão ainda "previstas medidas de ajustamento de serviço de transporte, a serem acionadas em cenários de agravamento, por orientações da DGS ou de outro organismo público competente".

Para os casos de doença suspeitos que possam surgir em serviço, "foram criadas áreas de isolamento em diversas instalações da empresa, devidamente equipadas respeitando as orientações publicadas no site da DGS", acrescenta.

12h43 - Governo duplica linha de crédito para apoio às empresas para 200 milhões de euros

O Governo vai duplicar de 100 para 200 milhões de euros a linha de crédito para apoio à tesouraria das empresas, sendo uma das medidas para minimizar o impacto do novo coronavírus que foram hoje anunciadas aos parceiros sociais.

O Governo reforçou hoje as medidas para mitigar o impacto económico da epidemia e diminuir o esforço de tesouraria nos próximos meses.

A linha de crédito destina-se a micro, pequenas e médias empresas, tem a comissão de garantia totalmente bonificada e estará disponível a partir de dia 12.

12h31 - Procura de petróleo deverá cair pela primeira vez desde 2009

O novo coronavírus provocará em 2020 a primeira contração da procura global de petróleo desde a recessão de 2009, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), que avisa que o crescimento do consumo vai desacelerar nos exercícios seguintes.

No relatório mensal sobre o mercado do petróleo publicado hoje, a AIE reconhece que a situação ainda é muito incerta, também pela falta de acordo na sexta-feira entre os membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e os 10 aliados liderados pela Rússia em relação a um corte da produção que por agora não vai ocorrer.

12h29 - Espanha vai lançar plano de emergência

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou que o seu Governo está a preparar-se para lançar com a maior brevidade possível um plano de emergência para lidar com o novo coronavírus.

12h27 - Investigadores brasileiros sequenciam genoma do novo coronavírus

Um grupo liderado por investigadores da Universidade de São Paulo, no Brasil, anunciou que sequenciou o novo coronavírus 48 horas depois da identificação do primeiro caso no país.

Análises preliminares mostram que o vírus identificado no Brasil é diferente por três mutações do referencial observado em Wuhan, na China, primeiro foco da epidemia.

Duas dessas alterações aproximam o vírus que chegou ao Brasil do diagnosticado na região da Bavária, na Alemanha.

Os investigadores brasileiros também conseguiram isolar e cultivar em laboratório o novo coronavírus obtido no sequenciamento genético dos primeiros pacientes brasileiros diagnosticados com a doença no Hospital Israelita Albert Einstein.

12h22 - Irão liberta temporariamente 70 mil prisioneiros

O Irão anunciou a libertação temporária de cerca de 70 mil prisioneiros para combater a propagação do novo coronavírus. A decisão surge numa altura em que o país detetou quase seis centenas de novos casos e dezenas de mortes.

As autoridades judiciárias iranianas esclareceram que a libertação destes reclusos irá continuar “sem que seja criada insegurança na sociedade”.

12h12 - Regime chinês assume-se líder global no combate ao surto

O Partido Comunista Chinês tem aproveitado o aumento de casos do novo coronavírus além-fronteiras e o abrandamento da crise no país para reabilitar a sua imagem como líder inequívoco na luta global contra a epidemia, dizem analistas.

Depois de ter desaparecido da imprensa oficial durante o pico da crise, o secretário-geral do Partido, Xi Jinping, voltou a ser destaque no noticiário da televisão estatal, surgindo a dar instruções sobre como lidar com o surto, numa altura em que o número de novos casos no país tem caído.

A reabilitação da imagem do regime "parece ser um esforço de última hora de Xi para desviar a culpa e evitar uma condenação pela comunidade internacional por ausência de uma versão honesta do que realmente aconteceu", escreveu Elizabeth C. Economy, diretora para a Ásia no Conselho de Relações Exteriores, uma unidade de investigação norte-americana, na revista Foreign Policy.

12h05 - Número de infetados ultrapassa os 110 mil

O número de infetados com o nono coronavírus chegou aos 110.564 em mais de cem países e territórios. Há ainda o registo de 3.862 mortes.

Desde as 17h00 de domingo, foram registados mais 1532 novos casos.


12h00 - Irão anuncia mais 43 mortes e eleva o total para 237 no país

O Irão anunciou que mais 43 pessoas morreram após serem contaminadas pelo novo coronavírus (Covid-19), elevando o número total de mortos para 237 entre os 7.161 casos de infeção pelo vírus confirmados no país.

Existem mais de 7.640 casos confirmados do novo coronavírus em todo o Médio Oriente.

O Ministério da Saúde iraniano anunciou hoje os novos dados numa conferência de imprensa, num dia em que as bolsas de valores do Médio Oriente caíram significativamente devido ao surto e os preços do petróleo caíram em níveis nunca vistos desde a Guerra do Golfo de 1991.

11h50 - Plenário do Parlamento Europeu transferido de Estrasburgo para Bruxelas

O elevado número de casos de coronavírus em França levou o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, a mudar o lugar da sessão plenária da próxima semana. Em vez de ser a cidade de Estrasburgo a receber o evento, será Bruxelas.




11h45 - Ordem dos médicos apela a clínicos no ativo e na reforma

O bastonário da Ordem dos Médicos apelou na RTP3 para que todos os médicos que colaborem, caso venha a ser necessário, de forma a reforçar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde.

Miguel Guimarães apela ao "sentido humanista" e "solidário" que "os médicos sempre têm tido nestas circunstâncias".

"Os cidadãos confiam na capacidade de resposta dos médicos e portanto não os vamos dececionar", acrescentou.

O bastonário recorda que a Ordem está em contacto constante com a DGS e com o Governo.

11h30 - Casos em Madrid duplicaram nas últimas horas

Nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados e de mortos em Madrid duplicou. Morreram 16 pessoas (o número era de oito) e o número de infetados aumentou de 202 para 436.

Os casos estão localizados nas localidades de Valdemoro e Torrejón.

Todas as vítimas mortais sofriam de outras patologias. 

Com estes óbitos, eleva para 25 o número de mortos em Espanha devido ao novo coronavírus.

Já o número de infetados é agora de 999.

11h15 - Epidemia já matou 3.819 pessoas e infetou mais de 100 mil

O número de pessoas infetadas desde dezembro pelo novo coronavírus em todo o mundo aumentou para 109.946, das quais morreram 3.819, segundo um balanço feito pela agência noticiosa France Presse (AFP), com dados atualizados às 9h00 de hoje.

Citando fontes oficiais, a AFP diz que, no total, foram registadas 914 novas contaminações e 27 mortes desde o último balanço, às 17h00 de domingo.

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia eclodiu no final de dezembro, teve 80.735 casos, incluindo 3.119 mortes. Entre as 17:00 de domingo e as 9h00 de hoje foram anunciadas 40 novas infeções e 22 novas mortes no país.

Em outras partes do mundo, foram registados 29.211 casos (874 novos) até às 9h00 de hoje, incluindo 700 mortes (cinco novas).

Os países mais afetados depois da China são a Coreia do Sul (7.382 casos, incluindo 69 novos, 51 mortes), Itália (7.375 casos, 366 mortes), Irão (6.566 casos, 194 mortes) e França (1.126 caso, 19 mortes).

Desde domingo, a China, a Coreia do Sul, o Reino Unido e a Suíça registaram novas mortes.

A Ásia registou até às 9h00 de hoje 89.892 casos (3.188 mortes), a Europa 12.211 casos (410 mortes), o Médio Oriente 6.951 casos (200 mortes), os Estados Unidos e Canadá 614 casos (16 mortes), a Oceânia 98 casos (três mortes), a América Latina e as Caraíbas 91 casos (uma morte), e África 89 casos (uma morte).

Este balanço da AFP foi elaborado com dados recolhidos junto das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

11h00- Três presos morrem em revolta contra restrições nas prisões em Itália

Três presos morreram durante uma revolta numa prisão em Módena, no norte da Itália, devido às restrições impostas pelo surto do novo coronavírus (Covid-19) no país, confirmou à agência de notícias EFE fonte do Governo.

O motim em Módena começou contra as restrições no regime de visitas impostas pelo Governo italiano para tentar conter a disseminação do novo coronavírus, que já tem 366 mortos e 6.387 infetados na Itália, especialmente no norte do país.

Fontes do Ministério da Justiça confirmaram as três mortes em Modena, mas alertaram que podem não estar diretamente ligadas à revolta.

Em dois casos, nenhum sinal de ferimento físico foi encontrado nos corpos, portanto, teme-se que tenham morrido pelo abuso de substâncias entorpecentes; no terceiro, o corpo foi encontrado ferido, mas a causa da morte ainda é desconhecida.

10h55 - Faculdade de Medicina do Porto a meio gás

Nuno Ferreira, presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto, explicou como está a ser recebida a notícia da suspensão de aulas presenciais - uma medida preventiva face à propagação do novo coronavírus.