Sagres, o mundo da viagem

por RTP |

No dia 21 de outubro de 1520, uma frota espanhola encontrou a passagem do oceano Atlântico para o Pacífico. À frente da expedição estava o navegador português Fernão de Magalhães, que havia de dar o nome ao Estreito. 500 anos depois, o navio-escola "Sagres", da Marinha portuguesa, iniciou uma viagem de circum-navegação para participar nas comemorações do quinto centenário.

Em janeiro de 2020, a RTP foi ao encontro da Sagres nas Canárias, acompanhou-a até Cabo Verde, depois voltou a esperá-la no Brasil e daí acompanhou-a até ao Uruguai e à Argentina.

O olhar panorâmico que esta série documental queria lançar sobre o que se tornaram, 500 anos depois, as economias e sociedades situadas na rota de Magalhães viria finalmente a focar-se num universo hispanófono e lusófono - por ironia da vida, um condensado das ambiguidades que rodeiam a reivindicação de méritos desta viagem, meio portuguesa, meio espanhola.

O presente dossier inclui as quatro reportagens mais alargadas, algumas peças sobre temas relacionados e um diário de bordo que foi sendo feito durante a viagem.

Grande reportagem

Portos de escala do Navio Escola-Sagres

Diário de bordo