A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou este sábado, em comunicado, que resgatou sete migrantes ao largo de Cartagena, em Espanha, na quinta-feira.
No comunicado, a GNR explica que “a aeronave da Frontex detetou uma embarcação suspeita de transportar migrantes e monitorizou o seu trajeto”.
“Após o alerta, foi ativada a intervenção da LPC Bojador e os militares da Guarda direcionaram de imediato a LPC Bojador até ao alvo que se encontrava a uma distância de 90 milhas náuticas”, acrescenta.
“Foi intercetada uma pequena embarcação de fibra, com sete pessoas a bordo, tendo sido possível efetuar o seu resgate em condições de segurança”, lê-se ainda no comunicado.
“Após o término da operação de resgate, a LPC Bojador deslocou-se até ao Porto de Cartagena com os sete migrantes a bordo, incluindo o facilitador, todos adultos e do género masculino, tendo sido entregues às autoridades competentes”, explica o comunicado.
A embarcação foi apreendida e o facilitador envolvido nesta entrada ilegal de pessoas em território europeu foi identificado e detido.
A Guarda Civil verificou que o facilitador identificado era alvo de um mandado de detenção e tinha histórico de outras travessias ilegais, entre outos tipos de delitos cometidos em território espanhol, motivos pelos quais foi detido.