Esquema russo de dopagem divulgado em dezembro

por Mário Aleixo - RTP
O esquema de doping na Rússia vai ser divulgado na íntegra Epa-Yuri Kochetkov

O esquema de dopagem na Rússia será publicado em dezembro.

A Agência Mundial Antidopagem anunciou que irá publicar no início de dezembro a totalidade do relatório elaborado pelo jurista canadiano Richard McLaren, que denunciou um esquema organizado de doping na Rússia.

De acordo com o Relatório McLaren, Vitali Mutko, na altura ministro do desporto da Rússia e nomeado a 18 de outubro vice-primeiro-ministro, foi o principal responsável por um esquema organizado de doping no desporto russo, criado em 2001 e que abrangia 30 modalidades.

Em consequência da primeira parte do relatório, a Rússia foi impedida de competir nas provas de atletismo dos Jogos Olímpicos Rio20016 e também toda a equipa paralímpica russa foi excluída pelo Comité Paralímpico Internacional (CPI) dos Jogos Rio2016.

"Richard H. McLaren pretende publicar a segunda parte do seu relatório no início de dezembro. Mais detalhes seguirão nas próximas semanas", referiu a AMA em comunicado.

McLaren também concluiu que o laboratório antidopagem de Moscovo colaborou neste esquema e que os atletas russos que participaram nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi2014 foram protegidos e os seus controlos camuflados.

pub