GP Joaquim Agostinho: Cyril Barthe vence primeira etapa, José Neves novo líder

| Outras Modalidades

O francês Cyril Barthe venceu hoje a primeira etapa do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras -- Troféu Joaquim Agostinho, tendo o português José Neves 'arrebatado' a camisola amarela.

Barthe (Euskadi Basque Country-Murias) cumpriu os 162 quilómetros que ligaram a Ventosa a Sobral de Monte Agraço em 4:06.22 horas, batendo na meta o português João Matias (Vito-Feirense-BlackJack) e o espanhol Mikel Alonso (Team euskadi), segundo e terceiro, respetivamente.

"A etapa foi muito exigente, porque o percurso era constantemente a subir e a descer. Na fase final, a equipa trabalhou bem para anular a última fuga, porque sabíamos que a chegada, ligeiramente a subir, era boa para mim. Estou muito feliz com esta vitória", disse no final o vencedor da etapa.

A luta pela liderança na prova esteve em evidência nos últimos 15 quilómetros, quando seis corredores se adiantaram, entre os quais alguns candidatos ao triunfo final, como Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), Joni Brandão (Sporting-Tavira), Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli) e Henrique Casimiro (Efapel).

O pelotão reagiu e a tirada decidiu-se ao 'sprint', mas com consequências na classificação geral, já que os 'cortes' existentes no pelotão tiraram a camisola amarela a Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), passando a liderança para José Neves (W52-FC Porto), que é perseguido por dois homens da Caja Rural-Seguros RGA. Rafael Reis, a dois segundos, e Nicholas Schultz, a sete.

"O objetivo para hoje passava por não perder tempo e por tentar bonificar alguns segundos para aproximar-me da amarela. Calhou bem, porque já cheguei à liderança. A equipa está num grande momento de forma e tudo vai fazer para tentar levar a amarela. Estou bem e penso que os meus colegas vão confiar em mim", afirmou José Neves.

A segunda etapa disputa-se no sábado, com início em Serra d'el Rei e meta no centro de Torres Vedras, num percurso cujos últimos 70 quilómetro serão percorridos no sobe e desce do circuito de Torres Vedras, passando os corredores cinco vezes na meta.

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        Os novos desenvolvimentos no diferendo comercial entre os Estados Unidos e a China vieram lançar ainda mais dúvidas sobre os próximos passos que os dois lados poderão adotar.