João Monteiro campeão europeu de ténis de mesa em pares

por Lusa
Legenda da Imagem REUTERS

O português João Monteiro, a fazer dupla com o austríaco Stefan Fegerl, conquistou hoje o título europeu de ténis de mesa em pares, ao vencer na final os austríacos Robert Gardos e Daniel Habesohn, por 4-3.

Na cidade russa de Ecaterimburgo, Monteiro e Fegerl começaram por vencer os primeiros jogos, por 11-9 e 14-12, permitiram a reviravolta dos austríacos, que venceram os parciais seguintes, por 11-6, 11-8 e 15-13, e asseguraram o título continental, com os triunfos por 11-8 e 12-10.

Ainda hoje, Marco Freitas, segundo cabeça de série, vai disputar a final de singulares frente ao alemão Dimitrij Ovtcharov, campeão em título e `carrasco` de Tiago Apolónia nas meias-finais.

Além da medalha de ouro de João Monteiro em pares, Portugal conquistou ainda duas medalhas de bronze, com a chegada às `meias` de Apolónia, em singulares masculinos, e de Fu Yu, em singulares femininos.

"Jogo complicado", diz Monteiro

O português João Monteiro afirmou hoje que o jogo que lhe garantiu a conquista do título europeu de ténis de mesa em pares “foi muito complicado”, mas assegurou ter acreditado sempre que a vitória era possível.

“Foi uma final muito complicada, começámos bem, com 2-0 depois eles conseguiram virar para 3-2, no quinto ‘set’ tivemos vantagem de 7-3, mas eles conseguiram dar a volta e ganhar”, afirmou João Monteiro, em declarações à agência Lusa.

O jogador português, que fez dupla com o austríaco Stefan Fegerl, considerou que o sexto parcial foi decisivo.

“Acho que o importante foi ter começado bem o sexto ‘set’ para podermos voltar ao jogo. No último ‘set’ conseguimos uma vantagem de 5-1, mas eles depois viraram e tiveram um ‘match point’, que nós conseguimos salvar, e depois viramos o jogo a nosso favor, vencendo por 12-10”, referiu.

João Monteiro, que representa a equipa francesa do Chartres ASTT, garantiu que, apesar das reviravoltas no resultado, acreditou sempre na vitória: “Mesmo estando em desvantagem depois de termos estado em vantagem, pensei sempre em dar o melhor e sabia que era possível”.

Na cidade russa de Ecaterimburgo, Monteiro e Fegerl começaram por vencer os primeiros jogos, por 11-9 e 14-12, permitiram a reviravolta dos austríacos, que venceram os parciais seguintes, por 11-6, 11-8 e 15-13, e asseguraram o título continental, com os triunfos por 11-8 e 12-10.

Monteiro considera que a sua vitória é mais uma “das muitas alegrias que o ténis de mesa tem dado ao desporto português”.

O jogador português considerou que os bons desempenhos dos representantes lusos em grandes competições internacionais são um bom indicador para os Jogos Olímpicos Rio2016, mas alertou para a necessidade de “trabalhar muito”.

“Para o ano há Jogos Olímpicos. Isto [esta vitória] é bom sinal, mas é preciso continuar a trabalhar forte. Se não continuarmos a trabalhar forte perdemos o comboio. Neste momento estamos à frente do comboio, queremos continuar à frente e para isso temos que trabalhar”, considerou.

Tópicos
pub