Nikola Jokic eleito jogador mais valioso da NBA

por Mário Aleixo - RTP
Nicola Jokic é o o jogador mais valioso (MVP) da fase regular da NBA Tom Szczerbowski - Reuters

O poste sérvio Nicola Jokic, dos Denver Nuggets, foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da fase regular da NBA, recebendo o galardão pela terceira vez em quatro anos.

Depois dos prémios em 2020/21 e 2021/22, Jokic voltou a ser escolhido, com 926 votos, à frente do canadiano Shai Gilgeous-Alexander (640), dos Oklahoma City Thunder, e do esloveno Luka Doncic (566), dos Dallas Mavericks, sucedendo a Joel Embiid (Philadelphia 76ers), que não era elegível por não ter cumprido um mínimo de 65 jogos.

O poste sérvio, que está na sua nona temporada na NBA, terminou a fase regular com médias de 26,4 pontos, 12,4 ressaltos e nove assistências em 34,6 minutos por jogo.

Jokic, que foi MVP da final na última época, tornou-se o segundo jogador na história a conseguir pelo menos 2.000 pontos, 900 ressaltos e 700 assistências numa época, juntando-se a Oscar Robertson (1961/62), terminando com 68 "duplos-duplos" e 25 "triplos-duplos".

O sérvio ajudou os campeões Nuggets a conseguirem o segundo melhor registo da Conferência Oeste, em igualdade com os Oklahoma City Thunder, que foram os primeiros.

Aos 29 anos, Jokic é o nono jogador a conquistar três ou mais prémios MVP e igualou Larry Bird, Magic Johnson e Moses Malone, ficando atrás de Kareem Abdul-Jabbar (seis), Michael Jordan (cinco), Bill Russell (cinco), Wilt Chamberlain (quatro) e LeBron James (quatro).

Antes de Jokic, já tinham sido premiados os franceses Rudy Gobert (melhor defensor) e Victor Wembanyama (rookie), Tyrese Maxey (jogador que mais evoluiu) e Mark Daigneault (treinador), entre outros.


pub