Tóquio2020: Francis Obikwelu felicita novo recordista europeu dos 100 metros

por Lusa
Boas memórias Reuters

O antigo velocista português Francis Obikwelu, que detinha desde 2004 o recorde europeu nos 100 metros (9,86 segundos), deu os parabéns ao seu sucessor, Lamont Jacobs, italiano que se sagrou hoje campeão olímpico em Tóquio2020, com 9,80 segundos.

"Parabéns (Lamont Jacobs), depois de cerca de 20 anos, o recorde europeu dos 100 metros é batido. Para mim é um orgulho assistir a esta evolução e uso-a como motivação também no meu trabalho com os jovens atletas", lê-se no texto publicado na conta de Instagram de Obikwelu, e que é acompanhado de uma fotografia do italiano.

Lamont Jacobs sucedeu hoje à 'lenda' jamaicana Usain Bolt como campeão olímpico dos 100 metros em Tóquio2020, sendo o mais rápido na prova 'rainha' do atletismo, à frente do norte-americano Fred Kerley (9,84), segundo, e do canadiano Andre De Grasse (9,89), terceiro, e conseguindo bater pela segunda vez no dia o recorde da Europa.

Com 9,84 segundos na terceira meia-final, já tinha 'apagado' da lista dos recordes europeus o português Francis Obikwelu (2004) e o francês Jimmy Vicaut (2015), que partilhavam o melhor registo do 'velho continente', com 9,86.

"Parabéns pelo caminho percorrido, que foi duro com toda a certeza, mas a vitória pertence aos fortes, aos que acreditam sempre que, com treino e dedicação, o sucesso acaba por chegar", realçou o recordista português, que nasceu na Nigéria há 42 anos.

Lamont Jacobs, de 26 anos, não era apontado como favorito, mas tornou-se o primeiro europeu campeão no hectómetro olímpico desde Barcelona1992 (quando venceu o britânico Linford Christie), sucedendo ao tricampeão e recordista mundial Usain Bolt.

"Hoje, perco meu recorde europeu e passo o testemunho (ao Lemont Jacobs) com muito orgulho e desejos de mais sucessos e velocidade", finalizou Obikwelu.
pub