Reportagem
|

Covid-19. A situação do novo coronavírus ao minuto no país e no mundo

por RTP

A situação no país e no mundo.

Mais atualizações


As últimas informações indicam que em Portugal há neste momento 21 casos confirmados de pessoas infetadas com o novo coronavírus. Há ainda 47 casos suspeitos que aguardam resultado das análises. 412 pessoas estão sob vigilância das autoridades.

Ao início da noite, em conferência de imprensa, a ministra da Saúde anunciou a suspensão temporária de visitas aos hospitais, lares e estabelecimentos prisionais da região norte. Há também instituições de ensino que foram encerradas.

Veja a informação que marca este dia de acompanhamento da epidemia do novo coronavírus ao longo deste artigo.

22h40 - PR enaltece a forma como os portugueses estão a reagir

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enalteceu a forma "madura, tranquila e serena" como os portugueses estão a reagir ao coronavírus e elogiou os profissionais de saúde envolvidos no combate a este surto.

"Os portugueses merecem uma palavra pela forma muito madura como estão a reagir. Muito madura. Muito serena, muito tranquila e muito madura. Os profissionais de saúde, encontrei, quer em Lisboa, quer no Porto, muitos, vários, os que estão envolvidos nisto são especialistas em doenças infecciosas e alguns deles, além disso, são ainda intensivistas, isto é, podem recorrer à sua experiência para situações críticas, que não tem acontecido até agora", afirmou o Presidente da República à chegada ao Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, para a comemoração do centenário deste espaço cultural.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, os profissionais de saúde "têm respondido de uma forma espetacular: o pessoal médico, o pessoal de enfermagem, o pessoal auxiliar, o pessoal técnico", acrescentando que "todo ele tem respondido com trabalho brutal, com uma sobrecarga constante, mas com uma qualidade e capacidade de doação sem limite".

22h31 - Facebook proíbe anúncios de máscaras

A rede social Facebook vai proibir anúncios de máscaras, de forma temporária, para prevenir aproveitamentos relacionados com as preocupações dos cidadãos sobre o novo coronavírus.

22h21 - PM garante que Portugal está preparado para o novo coronavírus

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu que Portugal está preparado para o surto de coronavírus e reiterou a confiança no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nos seus profissionais.

"Temos condições para tratar deste surto e vamos continuar a responder, e acho que temos todas a razões para ter confiança no nosso Serviço Nacional de Saúde e, sobretudo, nos nossos profissionais de saúde", afirmou no Porto.

21h58 -  Governo italiano proíbe entradas e saídas da Lombardia

O Governo italiano vai proibir as entradas e saídas da Lombardia e de outras 11 províncias próximas como uma das novas medidas para limitar a disseminação do coronavírus, que já causou 233 mortes e 5.061 infetados em todo o país.

A medida, que pode afetar cerca de 16 milhões de pessoas, está contemplada num decreto que está a ser discutido no Conselho de Ministros e que a comunicação social italiana avançou.

20h48 - "Temporariamente suspensas" as visitas nos hospitais, lares e estabelecimentos prisionais da região norte, anunciou a ministra da Saúde.

Em conferência de imprensa, ao início da noite, a ministra da Saúde afirmou que o "encerramento de escolas ou outras instituições não deve ser encarado com alarmismo mas sim com prudência e responsabilidade que nos é pedida, a todos, neste momento".

A ministra anunciou ainda o encerramento da escola básica e secundária de Idães, em Felgueiras, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, do ICBAS e do edifício onde funciona o curso de História da Universidade do Minho.

"Recomenda-se ainda o adiamento de eventos sociais", disse a ministra.
 20h43 - Hospital de São João no Porto avança com hospital de campanha

O Centro Hospitalar de São João, no Porto, anunciou a instalação de um hospital de campanha "para responder em exclusividade ao Covid-19", doença causada pelo novo coronavírus, sem adiantar quando entrará em funcionamento e a capacidade do mesmo.

A decisão de avançar com um hospital de campanha, que será instalado "durante a noite de hoje", foi tomada pelo Hospital de São João, uma vez que faz parte do plano de contingência da unidade hospitalar, disse à Lusa fonte oficial da instituição, indicando que "tem a ver com a evolução" do surto epidémico pelo novo coronavírus.

A infraestrutura será montada no perímetro do Hospital de São João, desconhecendo-se ainda se será numa tenda ou em contentores, assim como o local concreto, a capacidade e até quando poderá entrar em funcionamento.

20h42 - Aumenta o número de casos no Reino Unido

Há agora 209 casos confirmados, quando eram ontem 163.

20h13 - Aumenta o número de casos em Portugal

21 casos de infeção com o novo coronavírus no país. Três novos casos estão no Porto. 

47 casos suspeitos aguardam resultado das análises. 412 pessoas estão sob vigilância das autoridades.

Três jovens com idades entre os 10 e os 19 anos entre os infetados.

A região Norte é a que regista mais casos confirmados de infeção, com 15, seguindo-se a Grande Lisboa, com cinco, e um no Centro do país.

O mapa disponibilizado pela DGS não regista casos no Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

As 21 pessoas com infeção pelo Covid-19 confirmada estão hospitalizadas, de acordo com a DGS.

Destes 21 doentes, 5 resultam de importação do vírus, dos quais 4 em Itália e 1 em Espanha.

Um dos casos importados, infetou outras nove pessoas, refere a DGS.

19h26 - Mais casos na Grécia

21 novos casos no país que conta agora com 66 pessoas afetadas pelo novo coronavírus.

19h18 - Itália aperta medidas de controlo no país

Autoridades italianas preparam decreto numa tentativa de conter a epidemia do novo coronavírus no país. Todas as pessoas não devem entrar ou sair da região da Lombardia. As pessoas não devem igualmente circular dentro das áreas cobertas pelo decreto, exceto para situações de emergência e questões relacionadas com trabalho.

Escolas na Lombardia e em 11 províncias vão permanecer encerradas até pelo menos 3 de abril.

Retiradas todas as licenças atribuídas a funcionários do sistema de Saúde. 

Ginásios, piscinas e centros de saúde vão encerrar, tal como resorts de ski, museus, centros culturais em algumas áreas.

A legislação deve ser aprovada ainda este sábado.

19h16 - Mais um país com novo coroanavírus

Caso registado no Paraguai.

18h44 - Mais casos em França

França anuncia que tem agora 949 casos confirmados do novo coronavírus. Mais 336 do que na sexta-feira. 16 pessoas morreram por causa do vírus no país.

18h31 - Ajuda para os hospitais

Itália vai recrutar 20 mil reforços para os hospitais que estão com dificuldade em combater a epidemia do novo coronavírus.

18h23 - Egito confirmou a existência de 33 novos casos do novo coronavírus a bordo de cruzeiro no Nilo

17h59 - Centro Hospitalar de Gaia/Espinho limita visitas e acompanhantes

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho limitou as visitas aos doentes internados e o acompanhamento de utentes no serviço de urgência, devido à epidemia de Covid-19, anunciou a unidade hospitalar.

Em comunicado, o centro hospitalar refere que tem em vigor, desde sexta-feira, "restrições a visitas e ao acompanhamento de utentes no serviço de urgência, como prevenção, contingência e contenção do coronavírus".

17h52 - Médicos querem mais hospitais a realizarem testes

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) pediu hoje que mais hospitais tenham meios para confirmar casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, que atualmente só existem em dois sítios no país inteiro.

17h20 - PR altera agenda por causa do novo coronavírus

O Presidente da República admitiu hoje alterações na sua agenda para "não criar problemas em concentrações em recintos fechados".

Sobre os encontros internacionais, Marcelo Rebelo de Sousa diz que "depende de outros Estados" mas que até agora o programa mantém-se. Compromissos, explicou, que são "para o final do mês. Vamos ver".
 17h15 -  Aumenta o número de mortos em Itália

O número de vítimas mortais em Itália passou para 233. Esta sexta-feira eram 197. São dados oficiais revelados esta tarde.

Há agora 5883 casos confirmados de pessoas infetadas, mais de mil dos que as 4636 registadas na sexta-feira.

16h47 - Federação italiana de futebol admite suspender Serie A em definitivo

A Federação de Futebol Italiana admite suspender definitivamente o principal escalão do futebol transalpino, caso haja jogadores infetados pelo novo coronavírus Covid-19.

"Temos de ser realistas, o risco de que haja futebolistas contagiados existe e tomaremos as medidas necessárias para apoiar os atletas, tentando entender que impacto teriam estas precauções na atividade desportiva", afirmou Gravina, em entrevista à televisão estatal Rai.

16h33 - Contabilidade de casos na China

Na China Continental, o número de casos de pessoas que recuperaram do novo coronavírus é agora superior ao número de casos de pessoas que estão infetadas. No total, 80652 pessoas foram registadas como infetadas com o vírus. Dessas, 55473 recuperaram.

15h55 - Casos positivos nas Maldivas

Ministro da Saúde das Maldivas afirmou que duas pessoas testaram positivo para o novo coronavírus no país.

15h49 - Colapso de hotel com doentes do novo coronavírus

Pelo menos 70 pessoas estão debaixo dos escombros do hotel de 5 andares que colapsou na cidade de Quanzhou, na China, avançam os meios de comunicação estatais.

O hotel colapsou às 7h30 locais. 34 pessoas foram retiradas dos escombros.

15h18 - "Não houve nenhuma situação de incapacidade de resposta" do SNS, diz Costa

O primeiro-ministro considera que "temos as autoridades de saúde a funcionar em pleno". Sobre a substituição do responsável pelo serviços partilhados de saúde, António Costa diz que se trata de uma mudança normal num fim de mandato.
15h14 - Mais vítimas mortas no Irão

O número mortos no Irão aumentou para 145 depois da confirmação de mais 21 vítimas mortais.

15h12 - Mais casos na Alemanha

Aumentou para 684 o número de casos no país este sábado. Aumentam também os receios do impacto do vírus na economia alemã.

14h55 - Mais três casos de infeção em Portugal

Há mais três casos confirmados de infeção, internados no Hospital de S. João. São dois homens e uma mulher por contágio através de um dos infetados.

Passam a ser 18 os casos confirmados em Portugal, 13 deles estão internados no Hospital de S. João.

A RTP sabe que os cinco novos casos de hoje estão também ligados ao homem de 60 anos que esteve na Feira de Calçado de Milão.

14h25 - 23 pessoas já terão sido retiradas dos escombros de hotel

De acordo com um comunicado do governo local de Fujian, citado pela agência France-Presse, o hotel "Xinjia" desabou por volta das 19:30 locais (11:30 em Lisboa) e cerca de 23 pessoas foram retiradas até às 21:00 (13:00 em Lisboa).

Dezenas de pessoas ainda estarão sob os escombros do hotel que colapsou hoje na cidade de Quanzhou, província de Fujian, na China, informaram as autoridades locais.

14h05 - Hotel na China que acolhia cidadãos em quarentena desabou

O edifício tinha 5 pisos. Pelas informações disponíveis até agora, haverá 70 pessoas nos escombros. Catorze pessoas já terão sido resgatadas.

O edifício na cidade de Quanzhou era usado para acolher pessoas infetadas, de acordo com os media estatais.


13h50 - Casos nos Países Baixos sobem de 60 para 188

O primeiro caso mortal foi anunciado esta sexta-feira. As autoridades revelam que maior parte dos casos são referentes a pessoas que viajaram, sobretudo para o norte de Itália.

13h40 - Mais um morto do cruzeiro Diamond Princess

Sobe para sete o número de mortos entre os passageiros do cruzeiro que está atracado no Japão.

13h35 - BCE testa planos de emergência e faz teletrabalho na segunda-feira

O Banco Central Europeu (BCE) vai funcionar em regime de teletrabalho na segunda-feira, de forma a testar os planos de emergência preparados para enfrentar o surto do novo coronavírus, foi hoje conhecido.

De acordo com os planos da instituição, confirmados pela AFP, os cerca de 3.700 funcionários do BCE, sediado em Frankfurt, na Alemanha, laborarão em regime de teletrabalho para testar os planos de emergência da instituição, no caso de ser necessário o confinamento devido à epidemia de Covid-19.

13h15 - Mais dois mortos em Espanha e outros dois em França

Em Espanha, há registo da morte de mais duas pessoas, dois idosos, fazendo subir para dez o número de mortos. Há 430 infetados.

Em França, há 716 casos, mais 39 casos do que anterior balanço. Há onze mortos, mais dois do que o balanço anterior.

13h09 - Primeiro caso em Malta

O primeiro caso positivo é de uma menina de 12 anos.

13h07 - Líder do Partido Democrático em Itália revela infeção por coronavírus

Nicola Zingaretti anunciou que testes para infeção pelo novo coronavírus foram positivos. “Também tenho coronavírus”, refere o líder do partido que partilha o poder em Itália. Numa publicação no Facebook, refere ainda que se colocou em auto-isolamento em casa e que todas as pessoas com quem esteve estão a ser contactadas para fazer avaliações e diz estar bem.
12h58 - Papa vai realizar oração de domingo por vídeo 

O Vaticano anunciou que o Papa vai realizar a as celebrações religiosas de domingo no interior do Vaticano, que será transmitida por streaming e não na praça de S. Pedro, devido ao novo coronavírus e para impedir grandes concentrações de pessoas.

“A oração será transmitida por vídeo em direto (…) nos écrans da Praça de S. Pedro, de forma a que os fiéis possam participar”, refere o Vaticano em comunicado.

As audiências gerais do Papa serão também transmitidas por streaming até 15 de março.

O Papa está infetado com uma constipação, mas não é coronavírus, assegura o Vaticano.

12h35 - Confirmadas oito mortes em Espanha e 430 infetados

O diretor do Centro de Coordenação de Alertas e de Emergências Sanitárias do Ministério da Saúde de Espanha, Fernando Simón, citados pela agência espanhola Efe, revela que todos os casos positivos de infeção pelo novo coronavírus estão associados a focos de contágio já conhecidos.

O responsável acrescentou que pelo menos 30 pessoas já recuperaram, mas as autoridades de saúde consideram que ainda é cedo para decretar o fim da fase de contenção do surto.

12h15 - Maratona de Barcelona adiada para outubro

A maratona de Barcelona, que se deveria disputar em 15 de março, foi adiada para 25 de outubro, devido à propagação do coronavírus Covid-19, anunciou o município de Barcelona.

"Chegou-se a acordo para adiar a prova, de forma a seguir a trabalhar na contenção do coronavírus, seguindo as recomendações das autoridades sanitários e da Organização Mundial de Saúde (OMS), no que refere a grandes acontecimentos", explicou, em comunicado, o município.

12h00 - Funeral apontado como maior fonte do surto em Espanha

Um funeral, realizado há cerca de duas semanas, está a ser apontado como a maior fonte de casos de coronavírus, de acordo com a imprensa.

Mais de 60 pessoas que estiveram na cerimónia na capital basca Vitoria-Gasteiz e os contactos próximos foram infetados, de acordo com o Centro Nacional de Microbiologia.

Foi reportado um primeiro caso de vírus numa prisão em Espanha. 

Espanha regista 402 infetados e oito mortos.

11h45 - NBA pede a equipas para se prepararem para jogos sem público

A NBA pediu às equipas para se prepararem para jogarem sem adeptos nas bancadas, devido ao surto do novo coronavírus Covid-19.

Numa nota enviada às equipas, a NBA detalhou algumas ações que as equipas vão ter de tomar "caso se torne necessário jogar apenas com as pessoas essenciais presentes".

Nesse documento, a NBA pede às equipas para identificarem os elementos que serão essenciais para a realização de um encontro, referindo ser necessário que sejam capazes de comunicar rapidamente com o "staff" dispensável e com os detentores de bilhetes.

11h40 - Mais 35 mortos e 1.145 novos infetados desde sexta-feira

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo novo coronavírus aumentou para 101.988, dos quais morreram 3.491, segundo um balanço feito pela agência noticiosa France Press, com dados atualizados às 09h00 de hoje.

Citando fontes oficiais, a AFP diz que, no total, foram registadas 1.146 novas contaminações e 35 mortes desde o último balanço, realizado às 17:00 de sexta-feira.

Até ao momento, há registo de casos em 94 países, entre os quais Portugal.

10h55 - Mais 21 mortos no Irão

No Irão, registaram-se 21 mortes, fazendo aumentar para 145 o número total de mortos.

10h48 - Reino Unido regista segundo caso mortal

O homem tinha antecedentes de saúde e morreu pouco tempo depois de testar positivo para o vírus. O hospital isolou pacientes e funcionários que estiveram em contacto com ele.

A primeira morte foi registada na quinta-feira, uma mulher de cerca de 70 anos.

O número de casos confirmados ascende a 164.

10h30 - Coreia do Sul coloca dois edifícios em quarentena

A medida foi tomada depois de dezenas de ocupantes terem sido diagnosticados com Covid-19, todos membros da seita religiosa que está na origem do elevado crescimento de casos no país, revela a agência de notícias Yonhap.

O número total de infetados na Coreia do Sul sobe para sete mil. 44 pessoas morreram e 36 estão em situação crítica.

10h20 - 49 pessoas morrem em Itália em 24 horas, o maior aumento diário

O número de mortos sobe para 197, depois de ser registado o maior aumento diário de fatalidades desde o início do surto (49). Foram já reportados mais de 4.600 casos.

O governo já anunciou novas medidas para reforçar o sistema de saúde, como a contratação de 20 mil profissionais e o aumento do número de camas nos cuidados internsivos.



9h55 - Denunciadas falhas no combate ao coronavírus

O jornal Expresso elenca esta manhã uma longa lista de situações, algumas levantadas por profissionais de saúde, outras investigadas pelo semanário, que apontam falhas no combate à epidemia em Portugal. Denúncias aqui resumidas pelo jornalista Nuno Moura Brás.

9h45 – Filipinas declaram o estado de emergência de saúde publica

As Filipinas declaram o estado de emergência de saúde publica, depois da confirmação do primeiro caso de transmissão do coronavírus através da comunidade.

09h25 - Dois novos casos positivos de coronavírus em Portugal

Trata-se de duas mulheres (com cerca de 20 e 60 anos) que foram internadas no hospital de S. João, no Porto, e que têm ligações a um outro doente que permanece internado na mesma unidade hospitalar.

Sobe para 15 o número de casos positivos em Portugal, dez estão no S.João.

09h20 - Casos no Vietname sobem para 18

Foi confirmado mais um caso positivo de coronavírus, elevando para 18 o número de infetados.

9h10 - Montalegre não vai festejar a próxima sexta-feira 13, um dos principais eventos da região

Estava previsto para a próxima semana, mas foi cancelado como medida de prevenção, devido ao surto de Covid-19.

A autarquia refere que a decisão foi tomada em defesa da saúde pública e pede compreensão aos milhares de pessoas que, sempre que há uma sexta-feira 13, se deslocam à vila transmontana

A Sexta-feira 13 ou a noite das bruxas é um dos principais eventos de Montalegre e atrai muitos turistas.

09h00 - Estados Unidos registam dois mortos na Flórida, os primeiros na costa leste

Os Estados Unidos registaram dois novos mortos vítimas do novo coronavírus, Covid-19, na Flórida, os primeiros fora da costa oeste, anunciaram na sexta-feira as autoridades de saúde daquele estado norte-americano.

Conforme noticia a agência France Presse, as duas vítimas mortais tinham regressado do estrangeiro, tendo as autoridades de saúde acrescentado que existem mais 12 pessoas infetadas pelo novo coronavírus na Flórida.

Estes dois casos elevam o número total de mortes nos Estados Unidos para 16, sendo que todas as outras foram registadas em dois estados da costa do pacífico: Califórnia e Washington.

No total, mais de 200 pessoas contraíram o vírus nos Estados Unidos.

08h35 - Associação de Futebol do Porto anuncia adiamento de três jogos

Os jogos Barrosas-Freamunde (Divisão de Elite), Raimonda-Roriz e Ferreira-Citânia de Sanfins (1.ª Divisão), da Associação de Futebol do Porto (AFP), foram adiados devido ao surto do novo coronavírus, informou a entidade.

08h30 - Ponto de situação

A Organização Mundial de Saúde garante que o surto de Covid-19 não vai desaparecer no verão, como acontece com a gripe sazonal. O diretor-geral anuncia ainda que estão a ser desenvolvidos mais de 20 projetos de investigação para encontrar uma vacina para o novo Coronavírus.

Em Portugal, os casos confirmados continuam a ser 13 e há 30 pessoas a aguardar os resultados dos testes. Entre os casos confirmados, cinco são importados da China e Itália.

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai montar um Hospital de Campanha para fazer a triagem de doentes suspeitos de infeção pelo novo Coronavírus.

O Hospital requisitou uma estrutura provisória à Cruz Vermelha, que disponibiliza o Hospital de Campanha aos hospitais de referência que precisem de um ambiente de isolamento específico para casos suspeitos.

O objetivo é evitar o contacto de infetados por o novo Coronavírus com doentes que recorrem às urgências por outros motivos.

A Cruz Vermelha também está em condições de disponibilizar dois milhões de máscaras ao Estado, caso seja necessário.

MAI garante prontidão de meios

As forças de segurança portuguesas têm "regras muito claras" sobre como intervir perante profissionais ou cidadãos infetados com COVID-19, revelou o ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita.

"As forças de segurança têm mandatos claros, quer como intervir se se verificar uma situação (COVID-19) envolvendo um profissional e têm regras muito claras sobre as intervenções no apoio a cidadãos ou ações de contenção, nomeadamente isolamento de algum espaço territorial ou equipamento", afirmou o ministro.

O governante falava aos jornalistas à margem da cerimónia de tomada de posse da nova comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, a superintendente Paula Peneda.

Todas as estruturas do Estado têm planos de contingência atualizados, recordou, acrescentando que o próprio Ministério tem uma sala de isolamento em caso de alguma suspeita de infeção.

No Brasil, o Fórum Económico Mundial decidiu adiar a sua edição latino-americana, prevista para abril em São Paulo, devido à expansão do surto do novo coronavírus.

Numa declaração distribuída entre os participantes e à qual a os órgãos de comunicação brasileiros tiveram acesso, a diretora regional do Fórum, Marisol Argueta de Barillas, anunciou a suspensão da reunião devido à "situação dinâmica em torno do coronavírus".

"O Fórum Económico Mundial e os seus parceiros no Brasil concordaram em marcar essa reunião novamente numa data posterior", disse Argueta.

A edição latino-americana do fórum estava agendada entre 28 e 30 de abril em São Paulo, a cidade mais rica e populosa do Brasil e onde estão concentrados a maioria dos casos confirmados no país sul-americano.

A China faz as primeiras contas aos prejuízos provocados pelo coronavírus. Segundo dados divulgados hoje pela Administração Geral das Alfândegas as exportações de Pequim cifraram-se em 2,04 biliões de yuans 260,725 milhões mil de euros), nos dois primeiros meses do ano.

A China registou hoje mais 28 mortes devido do Covid-19, elevando o número total de mortes para 3.070, informou a Comissão Nacional de Saúde do país.

O número de novas infeções aumentou para 99, acrescentou a fonte, com um aumento do número de novos casos pelo terceiro dia consecutivo fora da província de Hubei.

A cidade de Wuhan, província de Hubei, foi o epicentro do novo coronavírus, que provoca o Covid-19, que já infetou mais de 100 mil pessoas, e provocou mais de três mil mortes em 91 países e territórios.

Já são mais de 100 mil, os casos de infeção, em todo o mundo. Metade dos que foram infetados conseguiram recuperar.

A Coreia do Sul continua a ser o país com mais casos fora da China. A Coreia do Sul regista 30 mortos.

Desde que foi detetado, pela primeira vez, no final do ano passado na cidade chinesa de Wuhan, o vírus já se espalhou por 90 países.

Para reler as principais notícias do novo coronavírus na sexta-feira, clique aqui.