A semana arranca com cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia fechados, a maior parte na região de Lisboa, e também com o fecho de uma urgência pediátrica, segundo informação do portal do SNS. Prevê-se que a situação piore no final da semana com sete urgências de Ginecologia encerradas na quinta-feira e no sábado.
Esta segunda-feira as urgências de Ginecologia e Obstetrícia que estão encerradas são as de Setúbal, Barreiro, Caldas da Rainha, Leiria e São Francisco Xavier, em Lisboa. A urgência pediátrica do hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, também está fechada.
Na região afetada de Lisboa e Vale do Tejo, estão abertas 24 horas seis urgências de obstetrícia. Mais duas estarão disponíveis, mas com restrições de horário.
De acordo com o portal do SNS, também as urgências de pediatria estão a funcionar com constrangimentos: dos 13 serviços abertos apenas sete estão a funcionar durante todo o dia.
Os hospitais de Santa Maria, em Lisboa, e Garcia de Orta, em Almada, só recebem grávidas encaminhadas através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pela linha SNS24.De acordo com o portal do SNS, também as urgências de pediatria estão a funcionar com constrangimentos: dos 13 serviços abertos apenas sete estão a funcionar durante todo o dia.
c/ Lusa