Portugal soma segunda vitória no Rugby Europe Trophy

por Lusa
Legenda da Imagem

A seleção portuguesa de râguebi venceu hoje a Holanda, por 36-12, num encontro da segunda jornada do Rugby Europe Trophy, em que teve que saber sofrer após o intervalo, mas mostrou-se consistente nos momentos cruciais.

Depois do triunfo convincente no primeiro jogo da competição diante da República Checa (45-12), os 'lobos' entraram aguerridos no Estádio no Jamor, instalando-se no meio campo holandês e mostrando que queriam manter a vantagem no confronto direto até este encontro, registando nove vitórias, três empates e apenas uma derrota.

António Pinto foi inteligente ao apanhar a defesa visitante desprevenida, escapando-se com rapidez pela linha para fazer o seu segundo ensaio internacional e colocar Portugal na frente do desafio.

A Holanda não se deixou abalar pela fraca prestação até então, respondendo com agressividade e obrigando os 'lobos' a recuarem no terreno, mas sem chegaram à zona de finalização para inverter a desvantagem.

Contudo, era a seleção portuguesa que jogava melhor e tinha bem estudada a estratégia e os pontos fracos do adversário, concretizando mais dois ensaios, novamente por António Monteiro e outro por Salvador Vassalo, enquanto Louis Rodrigues se apresentava eficaz nas respetivas conversões e penalidades.

A Holanda regressou dos balneários com um resultado nada abonatório (24-0), pressionando Portugal ao subir as suas linhas e alcançando o seu primeiro ensaio no encontro, através de Sep Visser, que fez o seu quatro neste Europe Trophy.

Se nos primeiros 40 minutos foram os 'lobos' a comandar, os holandeses mostravam-se agora mais compactos e coesos a defender, uma vez que a seleção orientada por Martim Aguiar começou a jogar com a boa diferença no marcador, mas deu-se mal, acabando por sofrer mais um ensaio holandês.

O conjunto laranja estava a dois ensaios e uma conversão de igualar a partida, porém foram os 'lobos' com uma jogada individual de Louis Rodrigues a desequilibrar por completo a defesa adversária e a oferecer o ensaio a Nuno Guedes.

Portugal 'cerrou fileiras' com a vantagem ainda mais confortável e soube gerir bem o resultado, com Francisco Vieira ainda a ter tempo para fazer o último ensaio português.



Jogo realizado no Estádio do Jamor, em Oeiras.

Portugal - Holanda, 36-12.

Ao intervalo: 24-0.

Sob arbitragem do francês Sebastian Minery, as equipas alinharam:

-Portugal: Hugo Valente, Nuno Mascarenhas, Bruno Medeiros, Geordie Mcsullea, Gonçalo Uva, Salvador Vassalo, Sebastião Villax, Vasco Mendes, Manuel Queirós, Louis Rodrigues, António Monteiro, António Vidinha, Tomás Appleton, Nuno Guedes e Manuel Pinto.

Jogaram ainda: Francisco Bruno, João Vasco Corte-Real, Francisco Vieira, Francisco Sousa, Jorge Abecasis e Gonçalo Domingues.

Ensaios (1): António Monteiro (08 e 26), Salvador Vassalo (36), Nuno Guedes (60) e Francisco Vieira (79).

Conversões (3): Louis Rodrigues (09, 27, 37) e Nuno Guedes (80).

Penalidades (1): Louis Rodrigues (34).

Treinador: Martim Aguiar.

- Holanda: Hugo Langelaan, Mark Darlington, Andrew Darlington, Marl Wokke, Chesney Crosby, Vincent Wright, Dirk Danen, Kevin Krieger, Jake Ashby, David Weersma, Sep Visser, Storm Carrol, Josh Gascoigne, Siem Noorman e Liam McBride.

Jogaram ainda: Ross Bennie-Coulson, Arno Macken e Kieran Hogg.

Ensaios (1): Sep Visser (42) e Storm Carroll (54).

Conversões (1): David Weersma (55),

Penalidades (0).

Treinador: Gareth Gilbert.



Assistência: Cerca de 400 espetadores.
pub