Euro2017 : Portugal goleia Montenegro na qualificação

por Carlos J Barros - RTP
Portugal festeja fpf

Portugal goleou esta quinta-feira Montenegro por 6-1, no segundo jogo de qualificação para o Europeu de futebol feminino de 2017, um resultado construído na primeira parte, na qual a seleção portuguesa fez quatro golos.

A portuguesa Cláudia Neto, que alinha nos suecos do Linkopings esteve em destaque ao marcar os dois primeiros golos de Portugal aos 07 e 28 minutos, intercalados pelo empate da seleção de Montenegro por Armisa Kuc, aos 20. Contudo, Portugal construiu a goleada na primeira parte, com golos de Carolina Mendes aos 31 e Ana Borges.

Na segunda parte Portugal consolidou o resultado com tentos de Dolores Silva aos 61 e de Edite Fernandes, já em tempo de compensação.

Depois da derrota por 2-1 na primeira jornada do Grupo 2 frente à Irlanda, com este resultado a equipa de Francisco Neto soma os primeiros pontos, fixando-se no quarto lugar em igualdade pontual com a seleção irlandesa.

Portugal entrou melhor no jogo e logo aos sete minutos inaugurou o marcador, com um grande golo da capitã Cláudia Neto, que na cobrança de um livre direto não deu hipóteses de defesa à guarda-redes montenegrina.

Montenegro, seleção forte fisicamente mas por vezes demasiado agressiva na disputa dos lances, tentava atacar através de bolas nas costas da seleção das 'quinas', e depois de uma primeira ameaça a que a guarda-redes portuguesa Neide Simões correspondeu com uma saída atenta, a equipa dos Balcãs chegou ao empate por Armisa Kuc, que isolada não desperdiçou, aos 20.

Ainda assim as portuguesas reagiram bem e, oito minutos depois do empate, voltaram a colocar-se na frente, com novo golo de Cláudia Neto, que 'bisou', com um forte remate após um ressalto dentro da área.

Sempre melhor, a formação orientada por Francisco Neto ampliou a vantagem aos 31 minutos, pela ponta de lança Carolina Mendes que atirou de fora da área e que contou com a ajuda de Ivana Cadjenovic, guarda-redes de Montenegro que deixou a bola passar entre as mãos.

As jogadoras lusas não abrandaram o ritmo e o resultado começou a avolumar-se aos 40, num fantástico trabalho de Jéssica Silva no lado direito, que após percorrer todo o corredor serviu Ana Borges e a futebolista do Chelsea atirou certeiro, fazendo o 4-1.

Na etapa complementar Portugal geriu o jogo sendo a única equipa a procurar marcar e chegou ao quinto golo, por intermédio de Dolores Silva, na transformação de uma grande penalidade a castigar falta sobre Jéssica Silva.

Portugal fixou o resultado, já em tempo de compensação em 6-1, com um golo de Edite Fernandes, após passe de Vanessa Marques.

pub