Mundial2022. Seleção de Portugal calculista para ultrapassar o Uruguai

por Mário Aleixo - RTP
Pepe, em ação na foto, regressa ao "onze" da equipa nacional D.R.-Facebook da FPF

A seleção portuguesa de futebol defronta esta segunda-feira o Uruguai, na segunda jornada do Grupo H do Mundial2022, sendo que uma vitória garantirá já à equipa das quinas a qualificação para os oitavos de final da prova.

Depois do triunfo sobre o Gana (3-2), Portugal terá pela frente aquele que, à partida, será o principal rival na luta pela primeira posição do grupo, num encontro agendado para as 22h00 locais (19h00 em Lisboa), em Lusail, e que encerra a segunda ronda da fase de grupos.

A seleção nacional ocupa a liderança, com três pontos, à frente da Coreia do Sul, de Paulo Bento, e do Uruguai, ambos com um, enquanto o Gana, que joga com os sul-coreanos, é último, sem qualquer ponto.

Um triunfo sobre os sul-americanos, "carrascos" na edição anterior do Campeonato do Mundo, garantirá, desde logo, a presença lusa na próxima fase e, eventualmente, até mesmo a primeira posição do grupo, se os asiáticos e os africanos empatarem na outra partida.

Com a lesão de Danilo, que dificilmente voltará a jogar nesta fase de grupos, e Otávio em dúvida, Fernando Santos terá de mexer, pelo menos, em duas posições do "onze" que arrancou contra o Gana, sendo que o técnico já confirmou que Pepe vai ocupar a posição do jogador do Paris Saint-Germain no eixo defensivo.

Desta forma, é provável que Portugal alinhe com o seguinte "onze": Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Raphaël Guerreiro, Rúben Neves (ou Palhinha), William Carvalho, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo.

Na antevisão da partida o futebolista Bernardo Silva e o treinador Fernando Santos abordaram o jogo, com o médio a revelar como poderá ser aborado o desafio e o técnico a deixar elogios ao adversário.

Do lado dos sul-americanos o o jogador Rodrigo Bentancurt e o selecionador Diego Alonso não se pouparam em elogios à equipa portuguesa.

A partida será realizada no Estádio de Lusail, o maior entre os oito do Mundial2022, com capacidade para 88.000 espetadores, e será arbitrada pelo iraniano Alireza Faghani.

Antes, a partir das 16h00 locais, Coreia do Sul e Gana jogam no Estádio Education City, em Doha, depois de na primeira jornada os sul-coreanos terem empatado 0-0 com o Uruguai e os ganeses terem sido derrotados por Portugal.


pub