Portugal apura-se para a fase final do Europeu de sub-17

por Lusa
Foto: FPF/DR

A seleção portuguesa de futebol garantiu hoje a qualificação para o Europeu de sub-17, ao vencer a Alemanha, por 3-2, em jogo da terceira e última jornada do Grupo 5 da Ronda de Elite de apuramento.

Depois de vencer República da Irlanda (4-1) e Croácia (3-0), Portugal garantiu o apuramento com o pleno de triunfos, com golos de Geovany Quenda (42 e 82 minutos) e João Trovisco (78), com Husser (49 e 90) a fazer os golos alemães em Vila Nova de Famalicão.

A equipa das 'quinas', campeã neste escalão em 2003 e 2016, vai estar pela quinta edição consecutiva no Europeu da categoria e vai ser uma das 16 equipas que vai estar no sorteio de 03 de abril, em Ayia Napa, no Chipre, que recebe o Europeu de sub-17 de 20 de maio a 05 de junho.

Portugal vence grupo ao derrotar Alemanha e garante acesso ao Euro de sub–17
A seleção portuguesa masculina sub-17 assegurou hoje a presença no Euro2024 da categoria, no Chipre, após derrotar a Alemanha por 3–2, em Vila Nova de Famalicão, e vencer o Grupo 5 da Ronda de Elite de apuramento.

A equipa das ‘quinas’ encerrou o grupo com três vitórias em três jogos, ao ‘inaugurar o marcador’ por Geovany Quenda, aos 42 minutos, e ao responder ao golo da seleção germânica, apontado por Denis Husser, aos 49, com os golos de João Trovisco, aos 78, e de Geovany Quenda, aos 82, num livre direto em arco, antes do ponta de lança Denis Husser bisar, aos 90.

Portugal apurou-se para a competição que se disputa entre 20 de maio e 05 de junho como primeiro classificado, enquanto a Alemanha caiu para o terceiro lugar, com os mesmos quatro pontos da segunda classificada, Croácia, seleção que goleou hoje a República da Irlanda por 5-0, e está de fora da prova que vai reunir os oito primeiros classificados e os sete melhores segundos da Ronda de Elite, assim como o Chipre.

Portugueses e germânicos proporcionaram uma primeira parte nivelada, várias vezes pausada, mas a equipa às ordens do selecionador João Santos foi aquela que mais rompeu o equilíbrio quando acelerava, a começar pela arrancada de Geovany Quenda à qual Gabriel Silva e Rodrigo Mora foram incapazes de dar resposta, ao minuto oito.

O avançado Gabriel Silva obrigou Florian Hellstern a defesa atenta, aos 13 minutos, antes de o conjunto luso reaparecer com perigo na área contrária após a meia hora, com os remates de Geovany Quenda, Duarte Soares e Rodrigo Mora a antecederem uma perda de bola de Coulibaly em ‘zona proibida’, aproveitada por Quenda para um remate certeiro, fora do alcance do guarda–redes alemão.

A troca de Otto Stange por Denis Husser no eixo do ataque germânico, após o intervalo, demorou quatro minutos a surtir efeito, com o ponta de lança recém–entrado a aproveitar uma defesa incompleta de Diogo Ferreira após cabeceamento de Abdoul Karim Coulibaly para encostar para o fundo das redes.

O golo do empate abalou o controlo luso e lançou o duelo para uma toada mais imprevisível, com ambas as equipas a disporem de espaço para ataques rápidos, mas foi nas bolas paradas que a Alemanha provocou calafrios à defesa portuguesa, com Coulibaly a cabecear por cima, aos 58, e Francis Onyeka a acertar na trave, aos 62, também de cabeça.

Portugal travou a reação alemã a partir do minuto 65, retomando a iniciativa ofensiva que perdera após o intervalo, e adiantou-se de novo por João Trovisco, num desvio após passe de Duarte Soares, e dilatou o resultado num vistoso livre de Geovany Quenda, antes de Denis Husser voltar a marcar no final, num golo insuficiente para as aspirações alemãs.



Jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Alemanha - Portugal, 2-3.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Geovany Quenda, 42 minutos.

1-1, Denis Husser, 49.

2-1, João Trovisco, 78.

3-1, Geovany Quenda, 82.

3-2, Denis Husser, 90.



Equipas:

- Alemanha: Florian Hellstern, Rafael Pinto Pedrosa, Till Neininger, Abdoul Karim Coulibaly, Owono Darnell Keumo, Naba Mensah (Juan Poller, 84), Niklas Swider, Adin Licina, Montrell Culbreath (Kilian Sauck, 73), Francis Onyeka (Cenny Neumann, 84) e Otto Stange (Denis Husser, 46).

(Suplentes: Leon Klanac, Ben Nink, Cenny Neumann, Kilian Sauck, Juan Poller, Mick Schmetgens, Boris Lum e Denis Husser).

Treinador: Michael Prus.

- Portugal: Diogo Ferreira, Duarte Soares, Rui Silva, Afonso Sousa, Denilson Santos, David Dalber (Afonso Meireles, 72), Rodrigo Mora, João Simões (Eduardo Felicíssimo, 60), Geovany Quenda, João Trovisco (Martim Cunha, 84) e Gabriel Silva (Afonso Vieira, 72).

(Suplentes: Miguel Gouveia, Rafael Mota, Martim Cunha, Tiago Ferreira, Eduardo Felicíssimo, Afonso Meireles, Afonso Vieira, Cardoso Varela e Francisco Silva).

Treinador: João Santos.



Árbitro: Marc Nagtegaal (Países Baixos).

Ação disciplinar: cartão amarelo para João Simões (35) e Adin Licina (89).

Assistência: cerca de 2.000 espetadores.


pub