Portugal com Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo na qualificação para o Euro2020

por RTP
A qualificação do Euro2020 realiza-se entre 21 de março e 19 de novembro de 2019 John Sibley - Reuters

A seleção portuguesa de futebol, atual campeã europeia, vai defrontar Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo no Grupo B da fase de qualificação para o Euro2020, ditou o sorteio, realizado este domingo em Dublin.

Por ter vencido o seu grupo na Liga das Nações, Portugal ficou integrado num dos quatro grupos com cinco equipas, num apuramento em que os dois primeiros de cada 'poule' garantem a presença na fase final.
 
A qualificação do Euro2020 realiza-se entre 21 de março e 19 de novembro de 2019, com as últimas quatro vagas a serem decididas num 'play-off', entre 26 e 31 de março de 2020, entre os vencedores dos agrupamentos da Liga das Nações, nos quais se inclui Portugal, se não conseguirem o apuramento direto. No caso de conseguirem, as vagas nos ‘play-offs’ serão ocupadas por ordem da classificação na Liga das Nações.

A composição dos grupos da fase de qualificação para o Euro2020 de futebol, após o sorteio hoje realizado, é a seguinte:

Grupo A - Inglaterra, República Checa, Bulgária, Montenegro e Kosovo.

Grupo B - Portugal, Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo.

Grupo C - Holanda, Alemanha, Irlanda do Norte, Estónia e Bielorrússia.

Grupo D - Suíça, Dinamarca, República da Irlanda, Geórgia e Gibraltar.

Grupo E - Croácia, País de Gales, Eslováquia, Hungria e Azerbaijão.

Grupo F - Espanha, Suécia, Noruega, Roménia, Ilhas Faroé e Malta.

Grupo G - Polónia, Áustria, Israel, Eslovénia, Macedónia e Letónia.

Grupo H - França, Islândia, Turquia, Albânia, Moldávia e Andorra.

Grupo I - Bélgica, Rússia, Escócia, Chipre, Cazaquistão e São Marino.

Grupo J - Itália, Bósnia-Herzegovina, Finlândia, Grécia, Arménia e Liechtenstein.

O Europeu 2020 vai ser, pela primeira vez, disputado em 13 cidades: Londres (Inglaterra), Baku (Azerbaijão), Bruxelas (Bélgica), Copenhaga (Dinamarca), Munique (Alemanha), Bilbao (Espanha), Budapeste (Hungria), Roma (Itália), Amesterdão (Holanda), Dublin (Irlanda), Bucareste (Roménia), Glasgow (Escócia) e São Petersburgo (Rússia).
"Candidatos a tudo"
O selecionador nacional acredita que Portugal não pode deixar para trás a responsabilidade que carrega por ter sido campeão europeu, mas não considera que a seleção seja "favorita".

"Portugal é campeão da Europa, e portanto essa responsabilidade não a pode deixar para trás", considera Fernando Santos. "Eu espero é que, no próximo sorteio para o campeonato da Europa, Portugal possa continuar com essa pressão".

"Não somos favoritos de nada, mas somos candidatos a tudo, não tenho dúvidas em relação a isso", declarou.

"Neste momento, de uma forma muito teórica, há três equipas para disputar dois lugares", acrescentou Fernando Santos, considerando Ucrânia e Sérvia como os principais desafios mas não esquecendo que Lituânia e Luxemburgo têm vindo a ficar mais fortes.

c/Lusa
Tópicos
pub