"Ronaldo é um exemplo, mas tenho o meu caminho"

por RTP
William Carvalho, que prometeu demonstrar na segunda-feira a forma "estratégica" como combinará com o melhor futebolista do Mundo... se jogar. fpf

A seleção portuguesa conta com Cristiano Ronaldo para vencer a Alemanha na estreia no Mundial2014, observou esta sexta-feira William Carvalho, que prometeu demonstrar na segunda-feira a forma "estratégica" como combinará com o melhor futebolista do Mundo... se jogar.

"No início do estágio o Cristiano estava um bocado desgastado, devido à época que teve, mas agora penso que está a 100% e irá dar o melhor pela
seleção. Temos o melhor jogador do Mundo, todos nós sabemos o que pode fazer e contamos com ele para ajudar a seleção", disse o médio, em conferência de imprensa em Campinas, cidade brasileira do estado de São Paulo.

Cristiano Ronaldo, a grande "arma" da equipa lusa para contrariar o favoritismo germânico, falhou grande parte do estágio de preparação para a fase final do torneio, devido a dores musculares na coxa esquerda e uma inflamação no tendão rotuliano, mas já treina com normalidade e até foi titular no último jogo particular, com a Republica da Irlanda (vitória por 5-1).

"A importância de Cristiano Ronaldo é muito grande, é o nosso 'capitão', o melhor jogador do Mundo. Irá passar a sua experiência para a equipa e de certeza que nos vai ajudar a conseguir o nosso objetivo", enfatizou William Carvalho, de 22 anos, após o treino realizado no centro de treinos da Ponte Preta.

Apesar de ser o segundo jogador entre os 23 convocados pelo selecionador Paulo Bento com menos internacionalizações, com apenas cinco presenças pela equipa das "quinas", o médio garantiu que não sente "qualquer pressão", porque recebe o "suporte necessário" por parte dos restantes colegas.

"É um sonho que estou a viver, mas não sinto pressão nenhuma. ...Tenho aprendido com todos. Todos ajudam porque eu sou o menos experiente", indicou William Carvalho, atribuindo a sua convocatória ao reconhecimento pelo trabalho que fez durante a época no Sporting, durante a qual o "sonho foi aumentando" com as boas exibições.

Ronaldo tem sido um dos interlocutores de William Carvalho durante os
treinos e o médio defensivo até adiantou que existe uma "estratégia" conjunta para explorar a velocidade do avançado e melhor marcador da equipa lusa, com 49 golos: "No primeiro jogo vai poder vê-la... se jogar".

Apesar de considerar o avançado do Real Madrid "um exemplo" e de se manifestar disposto a aprender tudo o que puder com o melhor jogador mundial de 2013, William Carvalho observou que tem o seu próprio caminho a seguir e que esse "não é o caminho de Cristiano Ronaldo".

O médio sabe que "Portugal não é um dos favoritos" à conquista do título mundial, mas prometeu "muito trabalho" para ajudar a concretizar os objetivos da seleção, que passam já por um triunfo no jogo de segunda-feira, com a Alemanha, no estádio Arena Fonte Nova, em Salvador, com início às 13:00 (17:00 em Lisboa).

"É uma hora a que não estamos habituados a jogar, mas a Alemanha e as outras equipas também não. Se nos sentir-mos cansados, eles também se vão sentir", disse William Carvalho, prometendo "jogar olhos nos olhos" com um adversário que já se sagrou campeão do Mundo por três vezes (1954, 1974 e 1990).

Além da Alemanha, considerada uma das principais candidatas à conquista do título mundial, Portugal vai também medir forças no Grupo G da fase final do Mundial2014 com os Estados Unidos, a 22 de junho, em Manaus, e o Gana, a 26, em Brasília.
pub