Ser ou não ser campeão

por Mário Aleixo - RTP
Benfica e FC porto não desarmam na luta pela conquista do 1.º lugar do campeonato Epa-José Coelho

A três jornadas do final do campeonato da I Liga Benfica e FC Porto lutam pelo 1.º lugar e consequente título de campeão. Ser 1.º classificado ou 2.º não parece mas faz toda a diferença.

Apesar de o segundo lugar no campeonato da I Liga poder dar acesso à Liga dos Campeões, conquistar o título tem todas as vantagens para além de proporcionar uma festa entre equipa e adeptos.

A nível financeiro são no mínimo 40 milhões de euros garantidos pela presença na fase de grupos da “Champions”, sem esquecer o facto do segundo classificado ter de iniciar a pré-temporada mais cedo.

Para chegar à liga milionária o vice-campeão terá de realizar duas pré-eliminatórias (quatro jogos) em agosto, no mesmo mês em que se inicia o campeonato e se realiza a Supertaça. Facto que tornará a planificação da época 2019/20 mais complicada.

Recorde-se que a Supertaça se jogará a 3 ou 4 de agosto, a 3.ª pré-eliminatória da “Champions” entre 6 e 16 de agosto, a 1.ª jornada do campeonato a 10/11 de agosto e o “play-off” da “Champions” entre 20 e 28 de agosto.

Percebe-se agora o porquê de tanta luta para atingir o 1.º lugar do campeonato.

Eis os desafios que faltam às duas equipas que lutam pelo título de campeão:

Benfica – Portimonense (casa), Rio Ave (fora) e Santa Clara (casa).

FC Porto – Aves (casa), Nacional (fora) e Sporting (casa).




pub