Festa do "leão" registada pela Antena 1

por Mário Aleixo - RTP
Os sportinguistas festejaram o título de campeão Lusa

O Sporting sagrou-se campeão português de futebol pela 20.ª vez, três anos após a conquista do último título - ambos sob a liderança do treinador Rúben Amorim -, reforçando um palmarés marcado por dois grandes hiatos.

Após décadas de braço-de-ferro com o Benfica, o clube de Alvalade efetuou uma longa travessia no deserto entre 1982 e 2000, ficando 18 anos sem festejar a vitória no campeonato, que foi ainda mais prolongada depois do título alcançado em 2002, uma vez que só voltou a ter idêntico sucesso em 2021, 19 anos mais tarde.

O cetro conquistado agora, graças à derrota do Benfica no terreno do Famalicão, por 2-0, permitiu aos "leões" consolidarem o terceiro lugar na lista de vencedores da I Liga, apesar de ainda estarem distantes do FC Porto, o clube segundo mais vitorioso, com 30.

Esta época o Sporting voltou a ser feliz e na noite de domingo e madrugada desta segunda-feira fez a festa aqui simbolizada na reportagem da jornalista da Antena 1, Inês Martins...


Com 38 títulos conquistados, o Benfica partiu para a edição de 2023/24 com o dobro do rival lisboeta, mantendo-se como recordista destacado da competição, que regista apenas duas "intromissões" ao domínio dos três "grandes": o Belenenses, em 1946, e o Boavista, em 2001.

A conquista deste título na presente época foi de imediato sublinhada por diversos dirigentes do futebol...

Sporting em festa após a conquista do 20.º título de campeão.
pub