Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Sporting mostra mais do mesmo

por RTP
Sporting e U. Leiria empataram sem golos em Alvalade LUSA

O Sporting e a União de Leiria empataram hoje 0-0, em jogo da 24ª jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado no estádio José Alvalade, em Lisboa. O Sporting, que venceu apenas um dos últimos seis encontros no campeonato, segue em terceiro lugar, com 38 pontos, enquanto a União de Leiria ocupa a oitava posição, com 30. Com apenas quatro vitórias em casa, o Sporting somou somente 19 pontos em 36 possíveis no seu terreno.

Jogo pobre e fraco em Alvalade e um Sporting ineficaz, é desta forma que se pode explicar o que se passou esta noite em Lisboa. A U. Leiria só se atreveu nos últimos minutos do jogo. Resultado justo, a haver um vencedor só poderia ser o Sporting.

Salomão, Postiga, André Santos, Yannick e Matías tiveram por várias vezes nos pés o golo mas não conseguiram marcar. O chileno foi, de resto, o mais esclarecido do Sporting ao longo de toda a partida e o melhor em campo.

Com Diogo Salomão com "onze", no lugar do chileno Jaime Valdes, o Sporting entrou dominador na partida e só não chegou ao intervalo em vantagem por culpa própria, mas também do jovem guarda-redes da União de Leiria.

Mika, que cumpriu o seu primeiro jogo no campeonato, começou a brilhar aos 23 minutos, com uma bela defesa a cabeceamento de Postiga, e pouco depois "roubou" o que parecia um golo feito a Matias Fernandez.

O médio chileno cotou-se mesmo como o melhor jogador do Sporting em campo, ao realizar inúmeros passes mortíferos para Postiga, com o avançado a falhar quase sempre o alvo.

Com a União de Leiria fechada no seu meio campo, o Sporting foi controlando a partida mas sempre sem sucesso, desperdiçando várias oportunidades de golo, por vezes de forma completamente atabalhoada, principalmente por Yannick.

O extremo "leonino", que esteve verdadeiramente trapalhão, foi o mais assobiado no Estádio de Alvalade e acabou substituído no início da segunda parte, sob uma irónica salva de palmas do público "leonino".

O intervalo fez bem à União de Leiria, que regressou ao relvado mais atrevida, mas mesmo assim sem conseguir incomodar Rui Patrício, que mal teve que intervir durante toda a partida.

Aliás, foi o Sporting que teve a melhor oportunidade de golo logo no início da etapa complementar. Aos 53 minutos, Hugo Gomes fez de guarda-redes! Canto do Sporting batido na direita para o segundo poste onde surgiu de cabeça Polga a rematar e o jogador leiriense a evitar, em cima da linha, o golo do brasileiro dos "leões".

Já com Valdes em campo, só aos 75 minutos o Sporting criou algum perigo junto da baliza da União de Leiria, com o extremo chileno a rematar para nova grande defesa de Mika.

Logo de seguida surgiu um novo capítulo na já longa história de falhanços de Hélder Postiga: em duas ocasiões em que tinha todas as condições para "matar" o encontro, o avançado luso falhou em ambas a baliza, levando os adeptos do Sporting ao desespero.

Perto do final, o guardião Rui Patrício salvou mesmo a sua equipa de sofrer novo desaire caseiro, com uma excelente intervenção a remate de Cacá, que apareceu soltou na área "leonina".

O Sporting soma agora 38 pontos e poderá ficar apenas com dois de vantagem sobre o Paços de Ferreira, que segunda-feira recebe o Benfica, no jogo que fecha a ronda.
pub