Taça de Portugal. Sporting com percurso tranquilo

por Mário Aleixo - RTP
Viktor Gyökeres e os companheiros festejam um percurso sem mácula Paulo Cunha - Lusa

O Sporting, que vai defrontar o rival Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal em futebol, cumpriu um percurso tranquilo na competição, em que só defrontou equipas de escalões inferiores.

Nos quatro jogos disputados, os "leões" somaram quatro triunfos tranquilos, apresentando um registo de 18 golos marcados e apenas um sofrido, curiosamente frente à equipa do escalão mais baixo, o Olivais e Moscavide, dos Distritais de Lisboa.

O avançado sueco Viktor Gyökeres, a principal figura dos "leões" na época em curso, é também o melhor marcador da equipa na competição, com cinco golos apontados, em três jogos.

Percurso fácil

A equipa de Rúben Amorim entrou em prova na terceira eliminatória e venceu por 3-1 na visita ao Olivais e Moscavide, que, na casa emprestada da Amadora, esteve a ganhar, graças a um penálti transformado por Fabrício Simões, aos oito minutos.

Na ronda seguinte, o Sporting fez bem melhor, batendo em casa o Dumiense, do Campeonato de Portugal, por 8-0 - a maior goleada da época, a par do 8-0 ao casa Pia, para a I Liga -, num embate em que se destacou Paulinho, com um "hat-trick".

Nos oitavos de final, o Sporting voltou a jogar em casa, desta vez frente ao Tondela, da II Liga, e venceu novamente de forma confortável, agora por 4-0, num jogo em que "bisaram" Pedro Gonçalves e Gyökeres.

O derradeiro embate dos "leões" aconteceu no reduto de outra equipa do secundo escalão, a União de Leiria, batida por 3-0, com novo "bis" de Gyökeres e mais um tento de Pedro Gonçalves.

Duelo de titãs

Nas meias-finais, o Sporting vai ter pela frente o Benfica, num confronto entre os atuais dois primeiros classificados do campeonato, com o jogo da primeira mão a ser o segundo confronto da época entre os dois rivais lisboetas.

No primeiro, disputado no Estádio da Luz, na 11.ª jornada da I Liga, os encarnados venceram por 2-1, numa partida em que estiveram a perder, com um golo de Gyökeres, mas deram a volta já em período de descontos, com tentos de João Neves e Tengstedt.

A primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica está agendada para quinta-feira, pelas 20h45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. A segunda mão, no Estádio da Luz, está prevista para o dia 3 de abril.

pub