FC Porto: 13 anos de Estádio do Dragão

por Inês Geraldo - RTP
Estádio do Dragão comemora 13 anos Reuters

No dia 16 de novembro de 2003, o Estádio do Dragão conhecia as primeiras conquistas e glórias do FC Porto. Coube ao FC Barcelona inaugurar o novo recinto com os azuis e brancos, numa partida que acabou com o triunfo do FC Porto por 2-0. Treze anos depois recorda-se o dia da inauguração e alguns dos maiores momentos vividos na cidade invicta.

Depois de vários anos de muitos vitórias no Estádio das Antas, em 2003 foi inaugurado o novo Estádio do Dragão. Com a finalidade de ser uma das principais atrações do Euro 2004 que se realizou em Portugal, o FC Porto convidou o FC Barcelona para estrear o novo recinto dos Dragões.

José Mourinho estava no banco de suplentes e os adeptos do FC Porto puderam festejar a primeira de muitas vitórias no novo estádio. Derlei (de grande penalidade) e Hugo Almeida marcaram os primeiros golos naquele recinto, numa vitória por 2-0.



O arquiteto da obra foi Manuel Salgado, e a Junho de 2004 deu-se a estreia oficial do estádio: num jogo de má memória para os portugueses, a seleção nacional abriu o campeonato da Europa de 2004 com uma derrota por 2-1 frente à Grécia. Portugal viria a chegar à final mas perderia no confronto decisivo para a mesma seleção grega.

Hoje, o estádio do Dragão celebra o 13.º aniversário. Para além das grandes conquistas do Dragão com a Liga dos Campeões e Liga Europa à cabeça, foram muitos os títulos de campeão nacional que o FC Porto festejou no seu estádio.


Foto: Estádio do Dragão no dia da inauguração - Reuters

Foram pelo menos oito os campeonatos ganhos, e os adeptos não esquecem as épocas douradas de José Mourinho, André Villas-Boas ou Jesualdo Ferreira e o famoso campeonato ganho ao Benfica, na reta final da Liga em 2013, com um golo de Kelvin aos 92 minutos.Muitas e boas memórias do Estádio do Dragão
Costinha representou o FC Porto entre 2001 e 2005. O antigo jogador e atual treinador da Académica explicou à RTP que não conseguiu jogar na inauguração do Estádio do Dragão por estar num compromisso da Seleção Nacional.

No entanto, Costinha disse que tanto ele como Deco tiveram a oportunidade de estarem na companhia dos colegas para consagrar a construção daquele que disse ser a concretização de um grande objetivo.

"No primeiro jogo que lá foi disputado com o FC Barcelona, tanto eu como o Deco não pudemos jogar porque estávamos ao serviço da Seleção Nacional mas também a própria Seleção deu-nos a possibilidade de estarmos presentes nesse dia e saltarmos nesse dia a concentração para poder estar junto dos nosso companheiros".

Foto: Reuters

Apesar de falar das melhores condições do novo recinto, Costinha não esquece a influência que o antigo Estádio das Antas teve em si, adjetivando-o de mítico.

Com as cores do FC Porto, Costinha venceu vários títulos. Dois dos mais icónicos foram a Taça UEFA em 2003 e a Liga dos Campeões em 2004. Questionado sobre os momentos mais marcantes que passou no Estádio do Dragão, o antigo internacional português disse não conseguir destacar um.

Foto: Reuters

Apesar de todos os títulos ganhos no Dragão, Costinha concluiu e lembrou o apoio e força constante que recebeu dos adeptos, tanto nos bons, como nos maus momentos.

"Recordo-me e penso que é o mais importante salientar, tal como acontecia quase sempre no Estádio das Antas, foi a forma como, nos anos em que lá estive, havia a presença maciça dos adeptos, a força que eles transmitiam aos jogadores, nos momentos em que precisávamos de maior ajuda dentro de campo".
pub