Taça Challenge:Benfica `sofre` mas vence

por Carlos J Barros - RTP
remate com selo de golo slb

O Benfica venceu hoje por 28-26 o IBV Vestmannaeyjar, da Islândia, num jogo quem o Benfica pareceu surpreendido com a qualidade dos islandeses, conseguindo contudo, vencer na primeira mão da terceira eliminatória da Taça Challenge de andebol.

A jogar no pavilhão da Luz, em Lisboa, mas na condição de visitante, o Benfica foi surpreendido por uma lutadora e organizada equipa do IBV Vestmannaeyjar na qual se destacou o lateral Sverrisson com 12 golos, mas conseguiu reagir, e acabou por vencer por dois golos de diferença, tendo como destaques, em termos individuais, Uelington Silva com sete tentos marcados e o guarda-redes Mitrevski, que com uma serie de defesas importantes, manteve a partida equilibrada até ao final da primeira parte.

O Benfica, que se estreou esta temporada na Taça Challenge, entrou mal na partida, com muitas falhas a nível técnico, dificuldade em atacar e, na defesa, os ?encarnados' mostravam-se impotentes para travar o lateral esquerdo Sverrison, principal goleador da formação islandesa.

O desacerto dos jogadores do Benfica era visível e esses fatores contribuíram para duas exclusões, de Borragan e Tiago Ferro, ambas antes dos dez minutos de jogo, e para a expulsão de Paulo Moreno, aos 22 minutos, por alegada agressão a Stefansson.

Ao longo do primeiro tempo foi evidente a desconcentração da equipa portuguesa perante uma aguerrida formação da Islândia, contudo, o jogo mudou e o Benfica conseguiu equilibrar a partida, muito por culpa das defesas efetuadas pelo guardião macedónio Mitrevski, que manteve a baliza inviolável cerca de seis minutos, entre os 20 e 26 minutos.

Com o guarda-redes ?encarnado' a anular as intenções dos islandeses, o Benfica conseguiu reduzir a desvantagem com o brasileiro Uelington Silva em destaque ao marcar cinco tentos, que permitiram às ?aguias' sair para o intervalo com uma desvantagem de um golo (14-13).

Na segunda parte o IBV Vestmannaeyjar continuou a aproveitar as falhas dos ?encarnados' que com faltas ofensivas e muita displicência desperdiçavam a oportunidade de igualar a partida, mantendo a diferença entre um e dois golos, só alterada aos 50 minutos, quando Davide Carvalho empatou o jogo a 22 golos.

Depois de Hugo Figueira ter defendido um livre de sete metro, que manteve a partida empatada, o Benfica passou para a frente do marcador, algo que não acontecia desde uma fase muito prematura do jogo, mas com um denominador comum, Uelington Silva como principal goleador da equipa portuguesa.

Ao longo do segundo tempo a toada de jogo manteve-se com o equilíbrio como nota dominante, sendo que o Benfica, não mais perdeu a liderança do marcador, que se fixou nos 28-26.

Com esta vitória a formação de Mariano Ortega parte com uma vantagem de dois golos para a segunda mão da terceira eliminatória da Taça Challenge, que se vai disputar sábado, às 19:30, também no pavilhão n.º2 do Estádio da Luz, desta feita com o Benfica na condição de visitado.

pub