Federação queniana de atletismo escolhe militar para presidente interino

por Lusa
Noor Khamis - Reuters

A federação queniana de atletismo (AK) escolheu esta terça-feira para seu presidente interino Jackson Tuwei, antigo chefe das forças armadas, em substituição de Isaiah Kiplagat, suspenso pela IAAF por suspeita de corrupção.

A federação queniana de atletismo (AK) escolheu hoje para seu presidente interino Jackson Tuwei, antigo chefe das forças armadas, em substituição de Isaiah Kiplagat, suspenso pela IAAF por suspeita de corrupção.

A nomeação de Tuwei, que foi tornada pública por comunicado, aconteceu durante uma reunião do comité executivo da AK, em que foi registada a suspensão de três administradores, que estão a ser investigados pela IAAF, e prometida cooperação com as autoridades.

"Na sequência da suspensão do presidente da AK pela comissão de ética da IAAF, o comité executivo ratificou a nomeação do tenente-general Jackson Kiprono Tuwei, com efeito imediato", refere o comunicado.

O antigo predidente Kiplagat, o seu vice-presidente, David Okeyo, e o tesoureiro, Joseph Kinyua, foram suspensos depois de analisadas queixas contra eles por "potencial subversão do processo de controlo antidoping no Quénia e desvio potencial de fundos recebidos da Nike".

Okeyo, que também integrava o conselho da IAAF, no qual era diretor de competições, verá as suas funções redistribuídas por outros membros.

A IAAF designou o antigo procurador do Quénia, Sharad Rao, para examinar as acusações que pesam sobre os três dirigentes suspensos.
pub