Celtics dão passo importante rumo à final

por Antena 1 c/ LUSA
Paul Pierce (C) entre os jogadores dos Miami Heat Mario Chalmers (E) e Shane Battier (D) CJ Gunther / EPA

Os Boston Celtics mantiveram-se sexta-feira na corrida por um lugar na final dos "play-offs" da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA), ao vencerem em casa os Miami Heat por 101-91, no terceiro jogo da final da conferência Este.

Depois de dois desaires em Miami, o segundo no prolongamento, os Celtics dominaram por completo o primeiro embate caseiro, graças sobretudo às atuações de Kevin Garnett, Rajon Rondo e Paul Pierce, todos com mais de 20 pontos.
 
Garnett conseguiu um "duplo duplo", com 24 pontos e 11 ressaltos, Pierce somou 23 pontos e quatro assistências e Rondo terminou com 21 pontos, 10 assistências e seis ressaltos.  
 
Ray Allen, com 10 pontos, e os suplentes Marquis Daniels, com nove, e Keyon Dooling, com sete, também estiveram em bom plano na formação comandada por Doc Rivers. 
 
Por seu lado, LeBron James, com 34 pontos, oito ressaltos e cinco assistências, liderou o conjunto da Florida, secundado, ao longe, por Dwyane Wade, autor de 18 pontos.  
 
Com LeBron a assumir o comando e a acertar quase tudo o que lançava, os Miami Heat começaram melhor e lideravam por seis pontos (22-28) a 2.38 minutos do final do primeiro período.  
 
Mas, então, os Celtics responderam com um parcial de 15-0, em 6.51 minutos: fecharam o parcial inicial já na liderança (30-28) e passaram a vencer por nove (37-28). 
 
Foi o momento decisivo do encontro, já que os anfitriões jamais perderam a liderança do marcador, tendo fechado a primeira parte com 13 pontos de vantagem (55-42). 
 
O avanço foi aumentando ainda mais ao longo do terceiro período, que fechou com 22 pontos a separar as duas equipas (85-63), e teve o seu ponto máximo no início do quarto (87-63). 
 
Com três "triplos" de Mike Miller, os Miami Heat ainda esboçaram uma reação, colocando-se a oito pontos (97-85, a 3.09 minutos), mas já era tarde demais: Rondo voltou a assumir o comando e os Celtics controlaram o jogo até ao final. 
 
"Tinha dito após o segundo jogo que corrigiríamos algumas coisas e jogaríamos com mais inteligência. Foi isso que sucedeu. Era um jogo decisivo para nós e demos uma passo na direção certa", disse Doc Rivers.

O quarto encontro da eliminatória realiza-se domingo (madrugada de segunda-feira em Lisboa), de novo em Boston. 
pub