Quintana vence na `Vuelta` e resgata liderança

por RTP/lusa
Quintana festeja vitória reuters

Nairo Quintana atacou esta segunda-feira no momento certo da subida aos Lagos de Covadonga para a sua primeira vitória de etapa de sempre na Volta a Espanha, depois de o já ter feito no Tour e no Giro.

Aos 26 anos, o colombiano que lidera a Movistar retomou a liderança e conseguiu-o de forma brilhante, resgatando a camisola vermelha, perdida na véspera para o espanhol David de la Fuente (Etixx-QuickStep), que perdeu mais de três minutos.

Quintana atacou na montanha de categoria especial do final da etapa, que ligou Lugones aos Lagos de Covadonga (164,5 km) quando o britânico Chris Froome (Sky), triplo vencedor da Volta a França, parecia estar em sérias dificuldades.

Quintana 'caçou' nos últimos quilómetros o último sobrevivente da fuga do dia, o holandês Robert Gesink (Lotto), com este a segurar o segundo lugar por muito pouco, à frente de um 'renascido' Froome, que entretanto passara por um 'sem número' de adversários, entre os quais Alejandro Valverde (Movistar), que perdeu 28 segundos, e Alberto Contador (Tinkoff), distanciado em 1.05 minutos.

Ao ser terceiro, a 25 segundos de Quintana, Froome perdeu também na luta pelas bonificações, 'traído' pelo sprint de Gesink, mas demonstrou grande poder de recuperação e mostra que há que contar com ele quando chegar o contrarrelógio.

Na véspera do dia de descanso, a 10.ª etapa da Vuelta deixa Quintana já com uma vantagem razoável de 57 segundos sobre o seu companheiro de equipa Alejandro Valverde e 58 sobre Froome.

Quanto a Contador, que chegou a equacionar desistir da Vuelta, após duas quedas, subiu a quinto, a 2.54 de Quintana, um atraso já considerável. O colombiano Johan Esteban Chaves (Orica) é o atual quarto, a 2.09 minutos.



pub