FC Porto 2 - 0 V. Guimarães

por RTP
João Alves e João Moutinho tiveram luta no meio campo REUTERS

O FC Porto venceu o V. Guimarães por 2-0, com golos de Falcao e Cristian Rodriguez. Depois de uma primeira parte sem grande garra de parte a parte, os "dragões" conseguiram exercer maior pressão e chegaram ao golo aos 67 minutos pelo colombiano e, já em tempo de compensação e com o V. Guimarães reduzido, pelo "Cebola". Recorde aqui os principais lances do jogo!

21:36 - Final do jogo no Dragão! O FC Porto vence por 2-0 o V. Guimarães, num jogo de serviços mínimos.

90+1' - Golo do FC Porto! Cristian Rodriguez faz o golo da tranquilidade!
Álvaro Pereira desmarcou Ruben Micael e conduziu a jogara descaído pelo direita para depois servir Cristian Rodriguez à entrada da área para este fazer o 2-0.

90' - Vão jogar-se mais 4 minutos!

89' -
Como se falha um golo feito!? Aqui vai a explicação: Livre do V. Guimarães mal estudado, com Moutinho a roubar a bola e a servir Ruben Micael que perdeu muito tempo, quase perdeu a bola mas chegou Falcao para rematar mas ao lado. Havia três jogadores do FC Porto para dois do V. Guimarães.

87' - Cartão vermelho para N'Diaye!
Por acumulação de amarelos depois de cortar a bola com a mão numa jogada de Cristian Rodriguez.

83' -
Nilson voa para negar o golo! Livre de João Moutinho na esquerda com o médio do FC Porto a marcar direto à baliza com o brasileiro a defender por cima da trave e a ceder canto.

82' - Cartão amarelo para N'Diaye (V. Guimarães)!
Por falta sobre Álvaro Pereira.

80' - Substituição no FC Porto!
Sai James, entra Ruben Micael.

79' - Cartão amarelo para João Alves (V. Guimarães)!
Por falta sobre Cristian Rodriguez.

76'
- Helton mais rápido que Rafael! Alguém se esqueceu de marcar o avançado do V. Guimarães na direita que com uma correria tenta chegar à bola mas o guardião portista chegou mais depressa.

73' - Cartão amarelo para Alex (V. Guimarães)!
Por falta sobre Álvaro Pereira.

72' -
Que bomba de Guarín! Nilson foi obrigado a sacudir com os punhos.

71' -
Rodriguez e Rodriguez limitada! Cristian serviu James que tirou dois adversários e rematou forte ao lado da baliza

70' - Substituição no V. Guimarães!
Sai João Ribeiro, entra Edgar.

67' - Golo do FC Porto! Marca Falcao!
Grande passe de ruptura de James que desmarca o compatriota e companheiro de equipa para, cara a cara, com Nilson fazer o golo inaugural.

65' - Substituição no FC Porto!
Sai Varela, entra Cristian Rodriguez.

64' - Cartão amarelo para Rafael (V. Guimarães)!
Por falta sobre Álvaro Pereira.

61' - Dupla alteração no V. Guimarães!
Sai Jorge Ribeiro, entra João Pedro e sai Toscano, entra Rafael.

João Pedro e Rafael vão entrar no V. Guimarães...


55' -
Nilson mais forte! Cruzamento para a área do V. Guimarães com Falcao a cabecear fraco para o guarda-redes brasileiro segurar sob ameaça de Varela que acaba por fazer falta sobre Nlson.

54' - Substituição no FC Porto!
Sai Belluschi, entra Guarín.

Guarín chamado por Villas-Boas...

36.419 espetadores no Dragão esta noite!


51' -
Falcao sem espaço para o remate! Cruzamento a surgir da esquerda para a cabeça de Varela que amorteceu para servir Falcao mas a tentativa de remata do colombiano esbarrou num defesa vimaranense.

47'
- Álvaro Pereira corte o perigo! Jogada de Jorge Ribeiro na esquerda do ataque do V. Guimarães, com o cruzamento a surgir para a entrada da área onde surgiam dois companheiros de ataque mas o lateral do FC Porto antecipou-se.

20:47 - Começa a segunda parte!
FC Porto com posse de bola.

Cristian Rodriguez e Ruben Micael aqueceram durante o intervalo mas não vão ser opção para já

20:31 - Intervalo! Que jogo sem sabor neste primeiro tempo!!!

45' - Cartão amarelo para João Ribeiro (V. Guimarães)!
Por ter pontapeado a bola para longe.

39' -
Soco de coragem de Nilson! Cruzamento para a área do V. Guimarães com o guarda-redes do V. Guimarães a sair dos postes e a subir mais alto que uma "molhada" de jogadores. Soberbo!

37' -
Grande defesa de Nilson! Em cima da linha de golo, o brasileiro negou o tento a Falcao que respondeu de cabeça de forma fantástica a um cruzamento de James na cobrança de um canto.

33' -
Nilson segura à terceira! Varela entra pela direita e cruza com Nilson a sentir dificuldades em recolher.

Meia hora cumprida e o FC Porto vê-se orfão de Hulk e não se entende no ataque; o V. Guimarães tenta discutir o jogo pelo jogo mas com dificuldade de penetração no setor recuado dos portistas.


28' -
Álvaro Pereira só viu baliza! Jogada na esquerda do lateral canhoto do FC Porto que preferiu o remate em vez do cruzamento para Falcao que estava na zona central mas marcado pela defesa vimaranense.

23' -
Joga-se muito a meio campo, num jogo equilibrado! Primeiro comandou o V. Guimarães, depois o FC Porto e agora "não ata, nem desata"! Partida pouco interessante nos últimos minutos! "Chatinho", diz o comentador da Antena 1, José Nunes.

O FC Porto soube reagir aos cinco minutos iniciais que tiveram o comando do V. Guimarães. Apesar de ainda não ter incomodado muito o guarda-redes Nilson, os "dragões" estão melhor nesta fase. Estão esgotados 15 minutos!


10' -
O FC Porto começa a reagir à boa entrada do V. Guimarães! Agora Falcao dominou na cara de Nilson uma bola cruzada por Fucile, mas valeu Alex na atrapalhação para entregar com o peito a Nilson!

8' -
Maicon tira tinta ao poste da baliza de Nilson mas estava fora de jogo.

7' - Cartão amarelo para Jorge Ribeiro (V. Guimarães) e para Rolando (FC Porto)!
Por um desentendimento entre os dois jogadores.

6' - Nilson nega golo a Falcao! Grande passe de James para Falcao, que controlou com o esquerdo e rematou para um defesa do guarda-redes do V. Guimarães, completada pela defesa vimaranense que sacudiu.

Primeiros cinco minutos equilibrados no Dragão mas com sinal mais para o V. Guimarães
!

19:46 - Começa o jogo no Dragão!
Pontapé de saída para V. Guimarães.

Os "dragões" têm pela frente uma formação vitoriana que segue empatada com o Paços de Ferreira (32 pontos), mas que é unanimemente considerada um dos obstáculos mais difíceis até ao fim do campeonato.


Na verdade, os minhotos, comandados por Manuel Machado, foram uma das duas equipas (a outra foi o Sporting) que conseguiu tirar pontos aos invictos "azuis e brancos", com um empate 1-1 na primeira volta.

Para manter o pleno de 12 triunfos em outros tantos jogos em casa, o treinador André Villas-Boas não vai poder contar com um dos seus principais trunfos esta época, o internacional brasileiro Hulk (19 golos), que vai cumprir castigo.
---------------------------------------------------

Equipas:


FC Porto:
Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Varela, Falcao e James

Suplentes
Beto, Guarín, Cristian Rodriguez, Mariano, Sapunaru, Ruben Micael e Otamendi

Treinador:
André Villas-Boas

V. Guimarães:
Nilson; Alex, N'Diaye, Cléber e Bruno Teles; Renan; João Alves, João Ribeiro e Jorge Ribeiro; Toscano e Tiago Targino

Suplentes
Douglas, Faouzi, Flávio Meireles, Edgar, Anderson, João Pedro e Rafa

Treinador: Manuel Machado

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

Estádio: Dragão (Porto)
---------------------------------------------------

Acompanhe o relato deste jogo em direto na Antena1, com relato de Manuel Chaves, reportagem de Carlos Rui Abreu e comentários de José Nunes.

Ao mesmo tempo, e sem sair desta página, poderá ir seguindo o resumo escrito das principais incidências do jogo e fazer os seus comentários em direto através da caixa de conversação localizada à direita deste texto. Para o fazer precisa apenas de ter conta aberta no Facebook. Aproveite: acompanhe o encontro e divirta-se!
pub