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Com a penalização, Rosberg nunca sairía da pole, mas quanto mais acima ficasse, mais perto da 1ª fila se colocaria no arranque para a corrida. Mas Hamilton ainda assim fez questão de discutir e marcar a pole position, com 543 milésimos de diferença no crono tirado na Q3 que definia a pole.
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A sessão foi marcada pela chuva que caiu bem durante a Q2, mas para a hora da decisão ela parou. A secagem do asfalto proporcionou capacidade de risco e procura do momento indicado para colocar os slicks.
Quem apostou mais cedo na colocação dos pneus de seco foi o alemão da Force India, Nico Hulkenberg. Batido na fase final também por um crono de Nico Rosberg, certo é que Hulkenberg larga pela primeira vez em 6 anos da 1ª fila de um GP, já que Rosberg é relegado com a sua penalização para a 4ª fila da grelha.
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Quem também merece destaque nesta qualificação é Jenson Button que levou o seu McLaren ao 5º lugar em pista, mas fruto das penalização de Vettel e Rosberg, vai começar a corrida do 3º lugar, algo que não acontecia com ele e com a equipa desde o GP da Inglaterra de 2014.
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Os pneus, por regra, começam a corrida com os pneus usados na 2ª fse de qualificação. Ora a Ferrari forçou a tática e entregou a Vettel a oportunidade de ir para a pista com os pneus super-macios, não com os ultra-macios.
Com o detalhe da diferença a ser importante na F1, o certo é que Red Bull e também a Mercedes deixaram táticas diferentes e resolveram "copiar" a solução também.
Kimi Raikkonen foi 6º com o Ferrari, sendo logo a seguir, em 7º, a vez do Red Bull de Daniel Ricciardo. Só que ambos vão ser promovidos a 4o e 5º na largada.
No top 10 ainda, o Williams de Valtteri Bottas, o Red Bull de Max Verstappen e o outro Williams, de Felipe Massa.
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A sessão foi especialmente marcada por falhas de suspensão. A exemplo do que aconteceu no treino livre com o Mercedes de Nico Rosberg, também o Force India de Sergio Perez e o Toro Rosso de Daniil Kvyat, viram as suspensões dos seus carros partir, depois dos carros terem escorregado em demasia sobre as "escapatórias/zebras" da pista austriaca.
Se com Sergio Perez, o incidente apenas obrigaou a que ele não saisse para pista na Q2, já o acidente de Kvyat levou à destruição do chassis e a uma interrupção da sessão, por alguns minutos. Conclusão: Em Spielberg, a ideia é que os carros andem dentro da pista, sem procurar em demasia os corretores.
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Derradeiro destaque para o Manor de Pascal Werlhein. que levou o ManorGP ao 12º lugar, fantástico. A sua melhor qualificação de carreira na F1. E da equipa.
GRELHA DE PARTIDA PARA O GP DA AUSTRIA
1. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1:07.922 |
2. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 1:09.285 |
3. | Jenson Button | McLaren-Honda | 1:09.900 |
4. | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1:09.901 |
5. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Tag Heuer | 1:09.980 |
6. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | 1:10.440 |
7. | Nico Rosberg | Mercedes GP | 1:08.465* |
8. | Max Verstappen | Red Bull-Tag Heuer | 1:11.153 |
9. | Sebastian Vettel | Ferrari | 1:09.781** |
10. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | 1:11.977 |
Q2 | |||
11. | Esteban Gutierrez | Haas-Ferrari | 1:07.578 |
12. | Pascal Wehrlein | MRT-Mercedes | 1:07.700 |
13. | Romain Grosjean | Haas-Ferrari | 1:07.850 |
14. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | 1:08.154 |
15. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Ferrari | s/tempo |
16. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | s/tempo |
Q1 | |||
17. | Kevin Magnussen | Renault | 1:07.941 |
18. | Jolyon Palmer | Renault | 1:07.965 |
19. | Rio Haryanto | MRT-Mercedes | 1:08.026 |
20. | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Ferrari | 1:08.409 |
21. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | 1:08.418 |
22. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | 1:08.446 |
* Vettel, 4º na qualificação, penalizado em 5 posições por mudança de caixa.