Pela primeira vez desde que se sagrou tri-campeão do mundo, que Lewis Hamilton está na liderança do campeonato. Uma novidade esta temporada. Isto depois de vencer o seu 3º GP consecutivo na temporada e se tornar o único piloto na história a vencer por 5 vezes, o GP da Hungria.
O campeão arrancou muito bem da primeira linha e surpreendeu a pole de Rosberg. O alemão ainda perdeu posição para Daniel Ricciardo que da 2ª fila foi para a 2ª posição após a primeira curva. Logo depois, Rosberg recuperou e colocou-se na perseguição a Hamilton.
JANOS MARJAI
Ricciardo fechou em 3º lugar, resistindo a um ataque final de Sebastian Vettel que tentou ainda a posição de pódio.
Um pouco mais atrás, outro duelo entre Red Bull e Ferrari, de novo com vantagem do piloto que defendia a posição mais à frente.
Max Verstappen resistiu aos sucessivos ataques de Kimi Raikkonen. Kimi que fez uma corrida a partir da 14ª posição na grelha, ia perdendo o seu resultado final depois de um toque com a asa dianteira do Ferrari, no Red Bull do jovem holandês.
Verstappen em condições normais talvez devesse ter sido 4º colocado. Mas tal foi hipotecado, quando o pilotofoi mantido em pista tanto tempo no primeiro turno. A Ferrari aproveitou. A Scuderia deu de inicio a Raikkonen o pneu macio, o que lhe permitiu rodar mais voltas no início da corrida, para terminar depois sempre com super-macio até ao final. Verstappen começou com SuperMacio e fez dois turnos com macios.
Registo para a corrida consistente de Fernando Alonso. O espanhol com o #14, fez um fim-de-semana de 7ºs lugares.
Foi 7º nos 3 treinos livres, na qualificação e na corrida. O melhor dos outros depois das 3 equipas mais rápidas e competitivas do pelotão.
Laszlo Balogh
O outro McLaren, de Jenson Button, foi o único abandono da corrida. Derivvado de uma fuga de óleo. Button foi vítima de mais um polémico momento das regras de limitação das mensagens de rádio. Penalizado com um drive-through depois de informado que tinha um problema hidráulico, que provocou a que o pedal de travagem ficasse colado.
A polémica vem do que é ou não considerada uma informação relevante. Neste caso, cremos que se tratava de um problema de segurança. As regras que limitam informações para o piloto estão a receber críticas ferozes e com razão.
O Top 10 foi concluído com Carlos Sainz, Valtteri bottas e Nico Hulkenberg.
ZSOLT CZEGLEDI
O duelo entre Hamilton e Rosberg durou toda a corrida. A diferença sempre curta. Lewis após o seu 1º pit stop teve o seu momento mais crítico de corrida, ao não conseguir que os pneus macios lhe dessem o ritmo adequado e esperado. Da boxe foi mesmo informado que, caso não aumentasse o ritmo, a equipa levaria Rosberg mais cedo para a última paragem e daria então ao alemão a chance de passar para o comando.
Um outro momento crítico aconteceu quando ambos os carros tiveram de dobrar o mexicano Esteban Gutierrez que nunca facilitou e foi mesmo penalizado em tempo, por ignorar bandeiras azuis (além de ter ficado sem 2 pontos na “carta”).
Rosberg fechou quase a meio segundo de Hamilton mas o inglês nunca cedeu.
O arranque de Lewis foi o momento chave para dominar a dorida e o seu ritmo. Teve sempre a chance de carimbar o triunfo como aconteceu. Em Budapeste a posição de defesa pista é vantajosa.
Reuters
CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DA HUNGRIA
1. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1h40m30.115 | |
2. | Nico Rosberg | Mercedes GP | +1.977 | |
3. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Tag Heurer | +27.539 | |
4. | Sebastian Vettel | Ferrari | +28.213 | |
5. | Max Verstappen | Red Bull-Tag Heurer | +48.659 | |
6. | Kimi Raikkonen | Ferrari | +49.044 | |
7. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | +1 volta | |
8. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Ferrari | +1 volta | |
9. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | +1 volta | |
10. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | +1 volta | |
11. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | +1 volta | |
12. | Jolyon Palmer | Renault | +1 volta | |
13. | Esteban Gutierrez | Haas-Ferrari | +1 volta | |
14. | Romain Grosjean | Haas-Ferrari | +1 volta | |
15. | Kevin Magnussen | Renault | +1 volta | |
16. | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Ferrari | +1 volta | |
17. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | +1 volta | |
18. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | +2 voltas | |
19. | Pascal Wehrlein | MRT-Mercedes | +2 voltas | |
20. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | +2 voltas | |
21. | Rio Haryanto | MRT-Mercedes | +2 voltas | |
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Jenson Button | McLaren-Honda | Fuga Óleo | |
MELHOR VOLTA | ||||
Kimi Raikkonen | Ferrari | 1:23.086 |
Laszlo Balogh
No Mundial de Fórmula 1, destaque então para a primeira vez que Hamilton lidera o campeonato este ano. Por 6 pontos sobre Rosberg.
Hamilton tem 192 pontos, Rosberg 186, Ricciardo 115, Raikkonen 114, Vettel 110, Verstappen 100, Bottas 56 e Perez 47.
No Mundial de Construtores, A Red bull e a Ferrari em duelo colado pela vice liderança. 1 ponto separa ambas as equipas.
A Mercedes tem 378 pontos, Ferrari 224, Red Bull 223, Williams 94, Force India 74, Toro Rosso 45, McLaren 38, Haas 28 e Renault 6.
O próximo GP é na Alemanha, em Hockenheim.