Hamilton Ganha e lidera pela primeira vez em 2016.

por RTP
Hamilton vence na Hungria JANOS MARJAI



Pela primeira vez desde que se sagrou tri-campeão do mundo, que Lewis Hamilton está na liderança do campeonato. Uma novidade esta temporada. Isto depois de vencer o seu 3º GP consecutivo na temporada e se tornar o único piloto na história a vencer por 5 vezes, o GP da Hungria.

O campeão arrancou muito bem da primeira linha e surpreendeu a pole de Rosberg. O alemão ainda perdeu posição para Daniel Ricciardo que da 2ª fila foi para a 2ª posição após a primeira curva. Logo depois, Rosberg recuperou e colocou-se na perseguição a Hamilton.


JANOS MARJAI Ricciardo fechou em 3º lugar, resistindo a um ataque final de Sebastian Vettel que tentou ainda a posição de pódio.

Um pouco mais atrás, outro duelo entre Red Bull e Ferrari, de novo com vantagem do piloto que defendia a posição mais à frente.
Max Verstappen resistiu aos sucessivos ataques de Kimi Raikkonen. Kimi que fez uma corrida a partir da 14ª posição na grelha, ia perdendo o seu resultado final depois de um toque com a asa dianteira do Ferrari, no Red Bull do jovem holandês.



Verstappen em condições normais talvez devesse ter sido 4º colocado. Mas tal foi hipotecado, quando o pilotofoi mantido em pista tanto tempo no primeiro turno. A Ferrari aproveitou.  A Scuderia deu de inicio a Raikkonen o pneu macio, o que lhe permitiu rodar mais voltas no início da corrida, para terminar depois sempre com super-macio até ao final. Verstappen começou com SuperMacio e fez dois turnos com macios.

Registo para a corrida consistente de Fernando Alonso. O espanhol com o #14, fez um fim-de-semana de 7ºs lugares.
Foi 7º nos 3 treinos livres, na qualificação e na corrida. O melhor dos outros depois das 3 equipas mais rápidas e competitivas do pelotão.


Laszlo Balogh

O outro McLaren, de Jenson Button, foi o único abandono da corrida. Derivvado de uma fuga de óleo. Button foi vítima de mais um polémico momento das regras de limitação das mensagens de rádio. Penalizado com um drive-through depois de informado que tinha um problema hidráulico, que provocou a que o pedal de travagem ficasse colado.

A polémica vem do que é ou não considerada uma informação relevante. Neste caso, cremos que se tratava de um problema de segurança. As regras que limitam informações para o piloto estão a receber críticas ferozes e com razão.

O Top 10 foi concluído com Carlos Sainz, Valtteri  bottas e Nico Hulkenberg.


ZSOLT CZEGLEDI

O duelo entre Hamilton e Rosberg durou toda a corrida. A diferença sempre curta. Lewis após o seu 1º pit stop teve o seu momento mais crítico de corrida, ao não conseguir que os pneus macios lhe dessem o ritmo adequado e esperado. Da boxe foi mesmo informado que, caso não aumentasse o ritmo, a equipa levaria Rosberg mais cedo para a última paragem e daria então ao alemão a chance de passar para o comando.



Um outro momento crítico aconteceu quando ambos os carros tiveram de dobrar o mexicano Esteban Gutierrez que nunca facilitou e foi mesmo penalizado em tempo, por ignorar bandeiras azuis (além de ter ficado sem 2 pontos na “carta”).
Rosberg fechou quase a meio segundo de Hamilton mas o inglês nunca cedeu.

O arranque de Lewis foi o momento chave para dominar a dorida e o seu ritmo. Teve sempre a chance de carimbar o triunfo como aconteceu. Em Budapeste a posição de defesa pista é vantajosa.
 


Reuters

CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DA HUNGRIA


1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1h40m30.115
2. Nico Rosberg Mercedes GP +1.977
3. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer +27.539
4. Sebastian Vettel Ferrari +28.213
5. Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer +48.659
6. Kimi Raikkonen Ferrari +49.044
7. Fernando Alonso McLaren-Honda +1 volta
8. Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari +1 volta
9. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +1 volta
10. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +1 volta
11. Sergio Perez Force India-Mercedes +1 volta
12. Jolyon Palmer Renault +1 volta
13. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari +1 volta
14. Romain Grosjean Haas-Ferrari +1 volta
15. Kevin Magnussen Renault +1 volta
16. Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari +1 volta
17. Felipe Nasr Sauber-Ferrari +1 volta
18. Felipe Massa Williams-Mercedes +2 voltas
19. Pascal Wehrlein MRT-Mercedes +2 voltas
20. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari +2 voltas
21. Rio Haryanto MRT-Mercedes +2 voltas
D
Jenson Button McLaren-Honda Fuga Óleo
MELHOR VOLTA
  Kimi Raikkonen Ferrari 1:23.086


Laszlo Balogh

No Mundial de Fórmula 1, destaque então para a primeira vez que Hamilton lidera o campeonato este ano. Por 6 pontos sobre Rosberg.
Hamilton tem 192 pontos, Rosberg 186, Ricciardo 115, Raikkonen 114, Vettel 110, Verstappen 100, Bottas 56 e Perez 47.

No Mundial de Construtores, A Red bull e a Ferrari em duelo colado pela vice liderança. 1 ponto separa ambas as equipas.
A Mercedes tem 378 pontos, Ferrari 224, Red Bull 223, Williams 94, Force India 74, Toro Rosso 45, McLaren 38, Haas 28 e Renault 6.

O próximo GP é na Alemanha, em Hockenheim.


pub