Nico Rosberg junta-se a uma elite de 13 pilotos que por atacado, em 20 outras vezes obtiveram esta sequência de 5 poles consecutivas na F1. É a maior sequência de sempre do alemão, igualando o que antes Senna, Prost, Schumacher, Hamilton, Lauda, Mansell, Hakkinen, Moss, G.Hill, J.Villeneuve, Montoya, Alonso e Vettel já tinham feito.
1.12.282s numa pole bem construída, de modo inteligente, pela forma como o alemão geriu os seus pneus por exemplo na Q2. Na volta que lhe deu a pole, Rosberg foi perfeito, ainda assim a diferença foi de 76 milésimas de segundo.
Vettel foi o melhor dos restantes, com o 3º crono a 522 milésimas de Rosberg. Os Ferrari foram separados por Valtteri Bottas, no Williams que gastou mais 803 milésimas que o pole.
Todos nos lembramos nos duelos recentes na Rússia e México entre os dois finlandeses, Bottas e Raikkonen. Em Interlagos, foram 59 milésimos de diferença com vantagem de Bottas, que no entanto desce por penalização 3 posições na grelha. Mas o duelo entre ambos está prometido para a corrida, como tem acontecido.
Hulkenberg foi o 6º na sessão, sobe também uma posição. O alemão não se sentiu contente com o carro na 6ª feira, mas as mudanças feitas para a Qualificação resultaram. Hulkenberg por beneficiar do motor Mercedes para ambicionar uma boa corrida no Brasil.
Daniil Kvyat bateu Daniel Ricciardo no duelo de Red Bulls, com o russo a bater Ricciardo por 95 milésimos de segundo mesmo usando a versão não evoluída do motor Renault. Precisamente o motivo pelo qual Ricciardo perde 10 posições na grelha, descendo do 9º para o 19º lugar em grelha, no domingo.
Numa pista onde os pilotos, de modo geral, se queixaram de uma tração bastante pior do que habitual fruto de uma mudança do asfalto, homens como Felipe Massa pioraram bastante a sua habitual performance em Interlagos, pista que o brasileiro conhece bem. O brasileiro não foi além do 8º tempo, mas com a penalização de Bottas em 3 posições sai da mesma fila que o colega de escuderia.
Max Verstappen sobe a 9º na largada e Nasr que subiria no Sauber a 10º na largada no seu GP, perdeu também ele (já depois da sessão) a posição ao ser penalizado em 3 posições por provocar acidente a Felipe Massa sobre a sessão.
Outro destaque importante, divertido no meio de tanto sofrimento competitivo, para a McLaren. Com nova paragem em pista por dificuldades mecânicas não especificadas, Alonso ficou fora da sessão bem cedo. E Button embora tentando em pista, também não passou da 1ª fase de qualificação.
O último pódio duplo da McLaren na F1 aconteceu no GP da Austrália de 2014, já há quase 2 épocas completas. Pois bem, brincando por 5 segundos, tentando aliviar a frustração, Button e Alonso tomaram de assalto o pódio do GP do Brasil para acenar à multidão.
GRELHA DE PARTIDA DO GP DO BRASIL (já incluindo as penalizações)
1 | Nico ROSBERG | Mercedes | 1'11''282 |
2 | Lewis HAMILTON | Mercedes | 1'11''360 |
3 | Sebastian VETTEL | Ferrari | 1'11''804 |
4 | Kimi RAIKKONEN | Ferrari | 1'12''144 |
5 | Nico HULKENBERG | Force India | 1'12''265 |
6 | Daniil KVYAT | Red Bull | 1'12''322 |
7 | Valtteri BOTTAS | Williams | 1'12''085 * |
8 | Felipe MASSA | Williams | 1'12''415 |
9 | Max VERSTAPPEN | Toro Rosso | 1'12''739 |
10 | Carlos SAINZ | Toro Rosso | 1'13''045 |
11 | Sergio PEREZ | Force India | 1'13''147 |
12 | Marcus ERICSSON | Sauber | 1'13''233 |
13 | Felipe NASR | Sauber | 1'12''989 ** |
14 | Romain GROSJEAN | Lotus | 1'13''913 |
15 | Pastor MALDONADO | Lotus | 1'13''385 |
16 | Jenson BUTTON | McLaren | 1'13''425 |
17 | Alexander ROSSI | Marussia | 1'16''151 |
18 | Will STEVENS | Marussia | 1'16''283 |
19 | Daniel RICCIARDO | Red Bull | 1'12''417 *** |
20 | Fernando ALONSO | McLaren | s/crono |
* Perde 3 lugares em grelha - por ultrapassagem sob mostragem de bandeiras amarelas no treino livre,
** Perde 3 posições por provocar acidente a Felipe Massa
***Perde 10 lugares em grelha - por mudança de motor
Início do GP do Brasil às 16h - hora portuguesa - 14h no Brasil. Acompanhe em direto com comentários via http://twitter.com/f1rtp ou http://rtp.pt/f1