Pinto da Costa volta a concorrer à presidência

por Mário Aleixo - RTP
Pinto da Costa está há mais de três décadas à frente do FC Porto José Coelho-Lusa

Pinto da Costa é o concorrente único às eleições do FC Porto.

Pinto da Costa concorre sozinho, no domingo, à 13ª presidência consecutiva do FC Porto, com uma lista de apenas seis vice-presidentes, em que a novidade é Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

Recordista à frente de um clube primodivisionário em Portugal, desde 23 de abril de 1982 (a perfazer 34 anos), Jorge Nuno Pinto da Costa, de 78 anos, será eleito para um mandato de quatro anos, conforme a alteração de estatutos aprovada na última Assembleia Geral do clube, em março de 2015.

Emídio Santos Gomes, dirigente máximo da CCDRN, que já integrava o Conselho Consultivo do clube e a Comissão de Vencimentos da SAD, será responsável pela pasta do planeamento de novos empreendimentos, numa lista de apenas seis "vices", menos de um terço dos 14 anteriores.

Realce ainda para a exclusão de Reinaldo Teles, que esteve em praticamente todas as direções encabeçadas por Pinto da Costa, embora o histórico dirigente mantenha o cargo de administrador da sociedade desportiva dos azuis e brancos.

Os restantes vice-presidentes, conforme a lista a submeter ao ato eleitoral de domingo, transitam da anterior equipa diretiva e são: Fernando Gomes (setor financeiro), Adelino Caldeira (setor jurídico), Antero Henrique (futebol), Alípio Jorge (casas, delegações e filiais) e Eduardo Valente (património).

O conjunto de diretores a votos é constituído por António Borges (andebol), Vítor Hugo (basquetebol), Eurico Pinto (hóquei em patins), Luís Fernandes (natação), Faria de Almeida (relações institucionais) e Rodrigo Barros (provedor dos sócios).

O ato eleitoral decorre no domingo, entre as 10h00 e as 19h00 horas de domingo, em instalações reservadas na Tribuna de Sócios do Estádio do Dragão.
pub