Liga dos Campeões faz regressar o futebol da elite europeia

por Inês Geraldo - RTP
A Liga dos Campeões regressa esta terça-feira Reuters

Esta terça-feira a Liga dos Campeões regressa após dois meses de interregno. Depois de uma fase de grupos atribulada, restam 16 equipas que vão lutar para continuar na liga milionária, agora numa fase a eliminar. Destaque para o FC Porto que chega pela segunda época consecutiva aos oitavos de final da prova e vai tentar, frente à AS Roma, alcançar a próxima fase. Vão ser disputados outros jogos com equipas da alta-roda europeia, dos quais se destacam um eletrizante duelo entre Liverpool e Bayern de Munique.

São 16 equipas e apenas uma deles será coroada como campeã da Europa. O título coube ao Real Madrid nos últimos três anos mas são muitos os clubes da elite europeia que esperam levantar a ‘orelhuda’. São os oitavos de final da Liga dos Campeões que vão apresentar grandes jogos na Europa do futebol.

Já esta terça-feira, o FC Porto vai entrar em campo para tentar alcançar os quartos de final que foram ‘roubados’ pelo Liverpool na última temporada. A equipa de Sérgio Conceição vem de dois resultados menos bons na Liga Portuguesa mas espera poder responder no Olímpico, frente à equipa da casa, a AS Roma.

O clube romano chegou à fase a eliminar depois do segundo lugar no Grupo G, apenas atrás do campeão Real Madrid. Apesar da vitória frente ao Chievo Verona na última jornada da Serie A, a equipa de Eusebio di Francesco não tem estado a corresponder às expectativas. A equipa da capital italiana encontra-se no quinto lugar, a 25 pontos da Juventus, e há pouco mais de uma semana foi eliminada da Taça de Itália pela Fiorentina, com um resultado pesado de 7-1.
Foto: David De Gea e Juan Mata festeja triunfo em Turim - Reuters

No segundo jogo da noite, embate de titãs. O Paris Saint-Germain vai visitar Old Trafford para defrontar um Manchester United renovado. Após o despedimento de José Mourinho, Ole Gunnar Solskjaer deu nova vida aos Diabos Vermelhos e não sofreu qualquer derrota nos primeiros onze jogos, contando com dez triunfos e um empate e uma excelente recuperação na Premier League, estando atualmente no quarto lugar.

O campeão francês parece estar em dificuldades, com Thomas Tuchel a não poder contar com algumas das referências do clube parisiense. Neymar Jr não vai jogar devido a lesão no metatarso. Thomas Meunier tem uma concussão e Cavani juntou-se na última jornada ao lote de lesionados no Parque dos Príncipes. Verratti foi convocado mas ainda encontra-se em dúvida. Sem três dos habituais titulares, o PSG espera um jogo duro contra um adversário que parece ter índices de confiança mais altos.
Campeão europeu entra em campo
Na quarta-feira mais dois jogos. Tottenham e Borussia de Dortmund vão protagonizar um dos duelos mais equilibrados destes oitavos de final da Liga dos Campeões. O Tottenham, em terceiro lugar em Inglaterra, vai tentar surpreender o atual líder da Bundesliga mas conta com dois desfalques importantes. Harry Kane e Dele Alli, lesionados, não deverão jogar a primeira mão dos oitavos de final.

Foto: Jogadores do Borussia Dortmund festejam qualificação - Reuters

No entanto, o Borussia de Dortmund também não vai poder contar com os préstimos do capitão, Marco Reus. De destacar que o Borussia, treinado por Lucien Favre, é líder na liga alemã e é perseguido na classificação pelo campeão crónico, o Bayern de Munique. A equipa de Dortmund venceu o grupo A, suplantando a concorrência de Atlético de Madrid, Club Brugge e AS Monaco.

Na outra partida de quarta-feira, o Real Madrid inicia uma nova fase para tentar conquistar a quarta Liga dos Campeões consecutiva. Depois do despedimento de Julen Lopetegui, Santiago Solari parece estar a estabilizar o Real Madrid, que no último fim-de-semana triunfou sobre o Atlético no dérbi madrileno.

A seis pontos da liderança da Liga Espanhola, os merengues já não contam com Cristiano Ronaldo mas têm em Vinícius Júnior uma nova esperança de títulos na Europa. Do outro lado está o Ajax, que remeteu o Benfica para a Liga Europa. No Grupo E, a equipa holandesa mostrou futebol de qualidade com jogadores da cantera, empatando por duas vezes o Bayern de Munique.

Foto: Juventude do Ajax relegou o Benfica para a Liga Europa - Reuters

Com duas derrotas nos últimos três jogos na Liga Holandesa (uma surpreendente com o Feyenoord por 6-2) e a seis pontos do PSV Eindhoven (líder), o Ajax não é o favorito na casa de apostas para derrotar o atual tricampeão europeu.
Jogo de cartaz: Liverpool – Bayern Munique
Os oitavos de final da Liga dos Campeões continuam na próxima semana. Dia 19 de fevereiro vai ser jogado o grande embate desta fase da prova milionária. O Bayern de Munique vai a Anfield Road defrontar o Liverpool, líder da Premier League.

Foto: Jurgen Klopp felicita Mohamed Salah - Reuters

O finalista da última temporada quer regressar aos triunfos na Liga Inglesa que lhe foge há 30 anos, mas conquistar novamente a Europa é um dos pensamentos mais frequentes na cabeça dos adeptos dos Reds. Uma equipa carismática, que conta no banco com Jurgen Klopp e com um trio atacante de meter inveja aos melhores clubes do mundo: Roberto Firmino, Mohamed Salah e Sadio Mané.

Niko Kovac tem um desafio gigantesco pela frente. Depois do primeiro lugar no Grupo E, o croata pretende levar os bávaros aos quartos de final da Liga dos Campeões, contra uma das grandes equipas da temporada. Lewandowski e companhia têm de mostrar acerto para levar a eliminatória para Munique.

Em França, o Olympique de Lyonnais vai receber o FC Barcelona. Os franceses não são favoritos a passar mas esperam surpreender, tal como a AS Roma fez aos catalães na última temporada.

Foto: Dembelé marca em Camp Nou frente ao Tottenham - Reuters

Os Blaugrana querem a redenção. Depois de três anos consecutivos a ver o rival Real Madrid levantar a taça, Messi, Piqué e companhia apostam num regresso à glória europeia com a conquista da sexta Liga dos Campeões do seu pecúlio.
Ronaldo de regresso a Madrid
Os últimos dois jogos da primeira mão dos oitavos de final terão lugar em Madrid e Gelsenkirchen. O Atlético de Madrid prepara o Wanda Metropolitano para receber a Juventus, nova casa de Cristiano Ronaldo, depois da saída do Real Madrid.

Um regresso a Madrid para o internacional português num dos jogos mais equilibrados desta fase a eliminar da liga milionária. Os colchoneros não passam uma boa fase em Espanha mas a Vechia Signora também vem de uma eliminação da Taça de Itália às mãos da Atalanta.

Foto: Juventus venceu o grupo frente a Valencia e Manchester United - Reuters

Duas equipas que têm defesas muito competentes e atacantes de luxo, num embate sem um favorito definido e com espetáculo garantido para os adeptos.

Na Alemanha, o Schalke 04 vai tentar utilizar o fator casa para surpreender o favorito Manchester City. Pep Guardiola e companhia tentam novamente este ano mostrar argumentos para chegar à final e vencer a Liga dos Campeões, um dos grandes objetivos dos citizens nos últimos anos.
Tópicos
pub