Dakar: Carlos Sousa ganha primeira etapa nos carros

por RTP
Carlos Sousa Reuters

Carlos Sousa (Haval) venceu este domingo a primeira etapa do Rali Dakar2014, entre Rosario e San Luis (Argentina), ao concluir a especial cronometrada em 2:20.36 horas, deixando o argentino Orlando Terranova a 11 segundos.

Carlos Sousa (Haval) afirmou que "não estava nada à espera" e classificou como "fantástico" o facto de ter ganho a primeira etapa do Rali Dakar2014, entre Rosario e San Luis, na Argentina.

"É fantástico, não estava nada à espera. Correu tudo muito bem, o carro
estava fantástico e acabámos por fazer uma especial limpa. Mas, confesso, que estava longe de imaginar que pudéssemos ganhar", disse Carlos Sousa, citado pela sua assessoria de imprensa.

De acordo com o piloto luso, é um começo motivador: "É um resultado
que nos abre excelentes perspetivas para o muito que ainda resta neste Dakar, apesar de os nossos objetivos permanecerem intactos".

"Foi um ótimo e inesperado início, mas há ainda muito Dakar pela frente
e vamos continuar focados em lutar por um lugar no top-10 à chegada a Valparaíso, no próximo dia 18 de janeiro. Para já, vamos saborear esta vitória e aproveitar o facto de estarmos na liderança da prova", afirmou Carlos Sousa.

Não se trata de uma estreia, mas é especial: "Não é a primeira vez que
isso acontece, mas não deixa de ser significativo consegui-lo com uma equipa chinesa e com um carro que, apesar das suas recentes evoluções, tem já seis anos de idade. É um feito, sem dúvida", frisou, à chegada à sua assistência, em San Luís.

  A dupla Carlos Sousa/Miguel Ramalho completou os 180 quilómetros da especial à frente dos Mini de Orlando Terranova - que tem como co-piloto o português Paulo Fiúza - e do qatari Nasser Al-Attiyah, a 47 segundos.
 
    O espanhol Nani Roma, também num Mini, ficou a 1.15 minutos do primeiro, seguido do buggy SMG do espanhol Carlos Sainz (a 4.03 minutos) e de outro Mini, do favorito à vitória final Stephane Peterhansel. O francês faz um mau arranque do Dakar2014, ficando a 4.21 minutos do líder Carlos Sousa.

    A primeira etapa (809 quilómetros entre Rosario e San Luis) iniciou-se
com um troço de ligação de 405 quilómetros até Cordoba, segunda cidade da Argentina em termos de população, seguida de uma especial cronometrada de 180 quilómetros, e depois quase 300 quilómetros de ligação até San Luis.
 
    A dupla portuguesa Francisco Pita/Humberto Gonçalves (SMG) também compete na categoria dos carros.  
pub