Lewis Hamilton e Nico Rosberg erraram na derradeira volta. O campeão fez pião e deixou pole à mercê de Nico. Mas este despistou-se na derradeira curva. Hamilton obtém a 45ª pole de carreira igualando marca de Vettel.
Um final estranho de qualificação, com os dois Mercedes a errarem na mesma volta. E no final, tudo a ficar como estava. Lewis e Nico repartindo a sua vantagem na 1ª fila em relação aos demais.
O campeão do mundo já tinha um crono da primeira ronda de cronos na Q3, que lhe tinha permitido o melhor crono à pista, uma vantagem construída essencialmente no sector intermédio da pista austriaca. No final eram 200 milésimas de segundo com vantagem para o inglês.
Ao entrarem na última volta, numa pista onde a diferença entre pilotos é curta e todo o risco é necessário para levar a melhor, é alto o risco de cometer erros. E assim aconteceu.
Hamilton travou no início de volta e viu a traseira do carro rodar, ficando virado ao contrário. A sua volta estava estragada. Restava a Rosberg ir buscar a pole, os 200 milésimos que precisava.
E Nico fez uma volta muito boa. Até...à última volta. Ele vinha a ganhar essas 2 décimas necessárias. A pole ia ser decidida por muito pouco. Só que na última curva, Nico saiu em frente. Estava decidida a pole, a 7ª de Lewis em 8 GPs.
A 45ª pole de carreira de Hamilton, que iguala agora o número de poles de Sebastian Vettel. Ambos têm 45 poles. À frente apenas Michael Schumacher e Ayrton Senna.
Outra nota de registo é que Hamilton agora, é o único piloto a fazer 21 poles em pistas diferentes. Atrás Prost e Vettel 20. Schumacher 19. Senna 18. Mansell 17 Piquet 16
Sebastian Vettel, precisamente, foi o 3º mais rápido. O melhor dos outros. Sem chance para ir buscar o ritmo dos Mercedes, Sebastian fez o que tinha a fazer. Sem erros. O erro dos pilotos da Mercedes não chegou para o alemão ir buscar os 355 milésimos que precisava para bater Hamilton.
Na Ferrari, porém, algo correu mal. Kimi Raikkonen foi surpreendido na Q1, primeira parte de qualificação. O finlandês com falta de competitividade e (deu a impressão) alguma falta de comunicação prévia, não percebeu que o crono alcançado não chegava. A pista secou nos últimos minutos da manga de qualificação e os tempos desceram rapidamente com muitos pilotos a escalarem na geral.
Raikkonen será promovido 4 posições a partir do 18º lugar alcançado, pois o GP contará com penalizações para os 4 pilotos da McLaren e Red Bull que trocaram motores e unidades de energia, sofrendo fortemente na largada para a corrida e depois, na própria corrida.
Nico Hulkenberg, que na última semana ganhou notoriedade como vencedor das 24 Horas Le Mans com a Porsche, está com mão quente e conseguiu um extraordinário 5º lugar na qualificação, batendo ambos os Williams de Valtteri Bottas e Felipe Massa.
Outro registo obrigatório de celebrar é o do rookie teenager Max Verstappen, que colocou o seu Toro Rosso em 7º na largada. Com a penalização forte dos Red Bull na grelha, a história da marca austriaca no seu GP está até ver mais nas mãos dos pilotos da equipa ToroRosso. Além de Verstappen em 7º, Carlos Sainz ficou no 12º na partida (ganhando 1 posição por penalização de Daniil Kvyat.
O Sauber de Felipe Nasr e o Lotus de Romain Grosjean foram também ao Top 10, tal como Pastor Maldonado que sobe à 5ª fila da grelha ao lado do colega de equipa francês. Grosjean ficou limitado em chegar-se um pouco mais à frente, devido a um problema hidráulico que afetou o E23 já durante a Q3.
O outro Red Bull, de Daniel Ricciardo, foi apenas 14º na grelha e tal como Kvyat com 10 posições de penalização vem para a cauda da grelha, penaultima fila apenas na frente dos McLaren). O australiano vai ainda sofrer um Stop&Go de 5s num dos pit stops que fizer na corrida.
Por falar em loucura de penalizações. as unidades acumuladamente mudadas nos McLaren Mercedes de Jenson Button e Fernando Alonso acumularam 25 lugares para cada um.
Para não complicar, se bem que se trata de penalizações teóricas porque não têm como ser servidas, os pilotos da McLaren sairiam de 42º e 40º lugares, caso existisse uma grelha tão grande. Teoricamente esta foi mesmo a pior qualificação de conjunto da história da McLaren. Na prática o que acontecerá é que Alonso e Button vão repartir a última fila de grelha. Alonso irá tomar uma penalização de drive-through no início da corrida enquanto Jenson Button terá de entrar na pitlane e sofrer uma paragem de 10 segundos num Stop&Go.
GRELHA DE PARTIDA GP DA ÁUSTRIA
1. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | Q3 | 1:08.455 | |
2. | Nico Rosberg | Mercedes GP | Q3 | 1:08.656 | |
3. | Sebastian Vettel | Ferrari | Q3 | 1:08.810 | |
4. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | Q3 | 1:09.192 | |
5. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | Q3 | 1:09.278 | |
6. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | Q3 | 1:09.319 | |
7. | Max Verstappen | Toro Rosso-Renault | Q3 | 1:09.612 | |
8. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | Q3 | 1:09.713 | |
9. | Romain Grosjean | Lotus-Mercedes | Q3 | No Time | |
10. | Pastor Maldonado | Lotus-Mercedes | Q2 | 1:10.374 | |
11. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | Q2 | 1:10.426 | |
12. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Renault | Q2 | 1:10.465 | |
13. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | Q1 | 1:12.522 | |
14. | Kimi Raikkonen | Ferrari | Q1 | 1:12.867 | |
15. | Roberto Merhi | Marussia-Ferrari | Q1 | 1:14.071 | |
16. | Will Stevens | Marussia-Ferrari | Q1 | 1:15.368 | |
17. | Daniil Kvyat | Red Bull-Renault | Q3 | 1:09.694 | ** |
18. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Renault | Q2 | 1:10.482 | ** |
19. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | Q2 | 1:10.736 | ** |
20. | Jenson Button | McLaren-Honda | Q1 | 1:12.632 | ** |