Celtics dão passo importante rumo à final

| Outras Modalidades

Celtics dão passo importante rumo à final

Paul Pierce (C) entre os jogadores dos Miami Heat Mario Chalmers (E) e Shane Battier (D) | CJ Gunther / EPA

Os Boston Celtics mantiveram-se sexta-feira na corrida por um lugar na final dos "play-offs" da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA), ao vencerem em casa os Miami Heat por 101-91, no terceiro jogo da final da conferência Este.

Depois de dois desaires em Miami, o segundo no prolongamento, os Celtics dominaram por completo o primeiro embate caseiro, graças sobretudo às atuações de Kevin Garnett, Rajon Rondo e Paul Pierce, todos com mais de 20 pontos.
 
Garnett conseguiu um "duplo duplo", com 24 pontos e 11 ressaltos, Pierce somou 23 pontos e quatro assistências e Rondo terminou com 21 pontos, 10 assistências e seis ressaltos.  
 
Ray Allen, com 10 pontos, e os suplentes Marquis Daniels, com nove, e Keyon Dooling, com sete, também estiveram em bom plano na formação comandada por Doc Rivers. 
 
Por seu lado, LeBron James, com 34 pontos, oito ressaltos e cinco assistências, liderou o conjunto da Florida, secundado, ao longe, por Dwyane Wade, autor de 18 pontos.  
 
Com LeBron a assumir o comando e a acertar quase tudo o que lançava, os Miami Heat começaram melhor e lideravam por seis pontos (22-28) a 2.38 minutos do final do primeiro período.  
 
Mas, então, os Celtics responderam com um parcial de 15-0, em 6.51 minutos: fecharam o parcial inicial já na liderança (30-28) e passaram a vencer por nove (37-28). 
 
Foi o momento decisivo do encontro, já que os anfitriões jamais perderam a liderança do marcador, tendo fechado a primeira parte com 13 pontos de vantagem (55-42). 
 
O avanço foi aumentando ainda mais ao longo do terceiro período, que fechou com 22 pontos a separar as duas equipas (85-63), e teve o seu ponto máximo no início do quarto (87-63). 
 
Com três "triplos" de Mike Miller, os Miami Heat ainda esboçaram uma reação, colocando-se a oito pontos (97-85, a 3.09 minutos), mas já era tarde demais: Rondo voltou a assumir o comando e os Celtics controlaram o jogo até ao final. 
 
"Tinha dito após o segundo jogo que corrigiríamos algumas coisas e jogaríamos com mais inteligência. Foi isso que sucedeu. Era um jogo decisivo para nós e demos uma passo na direção certa", disse Doc Rivers.

O quarto encontro da eliminatória realiza-se domingo (madrugada de segunda-feira em Lisboa), de novo em Boston. 

A informação mais vista

+ Em Foco

Um estudo recente demonstra que pescar abaixo dos 600 metros de profundidade pode trazer graves problemas no ecossistema marinho.

    Milhares de migrantes procuram refúgio na Europa em fuga da guerra e da instabilidade no Médio Oriente e África.

      A rádio pública completou 80 anos. Assinalámos a data com cinco entrevistas e outras cinco reportagens.

        Tire uma fotografia, escreva um e-mail com nome, local e descrição e envie para ferias@rtp.pt.